O Planeta TV

AUTORES: HISTÓRIAS DA TELEDRAMATURGIA!

Por: Jeferson

Conforme prometido descreverei aqui algumas curiosidades das entrevistas de Alcides Nogueira, Antonio Calmon e Carlos Lombardi. Lembrando que as entrevistas fazem parte do livro AUTORES – Histórias da Teledramaturgia.

Alcides Nogueira: A sinopse de “Força de um Desejo” foi de sua idealização. A Rede Globo tinha pedido uma sinopse para as 18h, quando ele pensou no livro “A mocidade de Trajano”, de Visconde de Taunay. Utilizou algumas coisas do livro, pois segundo ele era apenas baseada e, entregou a sinopse para Paulo Ubiratan. Só que o diretor acabou morrendo e a sinopse ficou esquecida, até que, o diretor Marcos Paulo leu a sinopse e sugeriu para a emissora produzi-la com a parceria de Gilberto Braga. Segundo o autor, Força de um Desejo é uma das novelas mais bonitas que a Globo produziu até hoje, mas que deveria ter sido exibida às 20h. Depois veio, “As Filhas da Mãe” do qual foi co-autor. A novela foi encurtada devido à baixa audiência e Alcides comenta que nas reuniões os autores não conseguiam entender onde estava o erro. Por último, o autor ao comentar sobre remakes disse que não é o que mais gosta, pois há tanta gente com boas tramas originais, mas que algumas histórias merecem ser revisitadas e, que há sempre diferenças na hora de recontá-las.

Antonio Calmon: O autor considera o seriado “Tarcísio & Gloria” o maior fracasso de sua carreira, pois não sabia escrever para o universo feminino e que à medida que foi escrevendo novelas percebeu que era necessário ter uma mulher em sua equipe. Diz que sua novela de maior audiência foi “Top Model” superando “Vamp”, que fez sucesso com o público infanto-juvenil, mas foi uma novela morna para os níveis de audiência da época. Brinca com o fato de que a audiência morna na época era de 50 pontos e que hoje para alcançar 30 pontos é um sofrimento. A novela que o autor menos gosta é “Olho no Olho” por causa da figura do demônio na história, pois, sua vida particular ficou terrível na época. Sobre “Começar de Novo” comentou que a trama foi um grande erro porque investiu em uma novela dramalhão, só porque O Beijo do Vampiro não havia feito sucesso. Calmon falou sobre sua fascinação por vampiros e que são metáforas de várias coisas: da eterna beleza, juventude, sensualidade e, que gostaria de escrever outra novela sobre o tema.

Carlos Lombardi: Teve muitos problemas com a censura em “Bebê a Bordo” e “Vereda Tropical”. Precisou ir a Brasília varias vezes para conversar com os censores. A sinopse de “Perigosas Peruas” nasceu de um jogo de tranca, quando observou sua mulher jogando com suas amigas. Inicialmente pensou em Regina Duarte e Marieta Severo para protagonizar a trama, mas não deu certo e acabaram escalando Vera Fischer e Silvia Pfeifer. A sinopse de Quatro por Quatro foi feita no susto, pois a emissora a solicitou com urgência para entrar às 19h. A emissora queria uma boa história para suceder “A Viagem”, o maior sucesso de audiência do horário. Sobre os personagens é interessante ressaltar que a personagem de Betty Lago seria de Bruna Lombardi; da Elizabeth Savella seria de Eliane Giardini; da Cristiana Oliveira seria para Malu Mader e; a Babalu interpretada por Letícia Spiller seria de Adriana Esteves. Adriana estava confirmada, mas ficou doente e não pôde fazer. O autor considera “Vira Lata” sua pior novela. Argumenta que foi a primeira vez que consertou o que estava dando errado com a trama no ar. Como estreou com 20 capítulos escritos só conseguiu colocar a casa em dias por volta do capítulo 80. Comenta que o grande erro da novela foi a escalação de Andrea Beltrão e Gloria Menezes como protagonistas. Precisou tirar a personagem de Glória da história e cresceu a personagem de Carolina Dieckmann. Por último, a Globo queria o índio de “Uga Uga” fosse interpretado por André Gonçalves, mas ele não queria um ator com cara de índio.

Lembrando que as entrevistas são extremamente resumidas. Os autores contam muito mais. São dois exemplares de 480 páginas. Para saber detalhes compre a edição. Para comprar o livro, acesse: http://www.submarino.com.br/produto/1/21471216/autores+:+historias+da+teledramaturgia .

Parece que o sucesso de Chamas da Vida está incomodando algumas pessoas. Pois bem, a trama da Record tem uma média nacional em torno dos 14 pontos, entretanto, em algumas praças sua média é baixa. Em Porto Alegre e Minas Gerais não ultrapassa os 7 pontos, mas isto não é culpa da novela e sim da própria emissora que é muito fraca nas respectivas regiões.

A atuação de Renata Dominguez em “Promessas de Amor” está sendo questionada nos blogs da novela. Uma bobagem! A interpretação da atriz é a mesma desde “Prova de Amor”. Um exagero para chorar... Enfim, repetir Renata Dominguez e Luciano Szafir como protagonistas é uma furada! Toda vez que eles entram em cena é impossível não recordar a vilã Valquíria e o mocinho Felipe de “Amor e Intrigas”.

Silvio Santos bateu o martelo e mandou o programa “Olha Você” para o espaço. Apostei que o programa teria uma duração de três meses. Errei, mas foi por pouco! Só durou seis meses. “Programa da Tarde”, da Record, é outro que deveria ser extinto imediatamente!

Veja a média das novelas entre os dias 23/03 e 28/03. Observa que a audiência da reprise de “Senhora do Destino” despencou:

Audiências O Planeta TV!

A média geral de Caminho das Índias até o capítulo 60, exibido neste sábado (28/03), é de 34,5. Sem comentários!




Deixe o seu comentário