O Planeta TV

AUDIÊNCIA DAS NOVELAS: POR QUE CAÍRAM TANTO?

Por: Jeferson Cardoso

Olá galera tudo bem? Como prometido vou comentar sobre a “meta” de audiência das novelas da Globo.

Discordo de todos que aceitam a suposta meta, que a Globo nunca veio a público confirmar. Acho inadmissível, por exemplo, uma novela das oito registrar uma média geral de 40 pontos, mas enfim...

A verdade é que nos últimos anos as médias das novelas desabaram e, nem mesmo, A Favorita – considerada um sucesso – ultrapassou a casa dos 40 pontos, pelo contrário, por pouco não ficou com 39.

Diversos fatores proporcionaram esta mudança de “meta”. A mais óbvia é a divulgação dos capítulos na íntegra, no dia seguinte, na internet. Sou exemplo disto. Assisto Escrito nas Estrelas no site da Globo.com, assim como milhões de telespectadores.

Mesmo com este obstáculo, por enquanto, ainda não me convence uma novela – principalmente a das oito – com uma média pífia de 40 pontos. Tudo bem, não precisam me convencer, mas convenhamos, se a novela não consegue prender o telespectador diante da TV é por que tem alguma coisa de errado. Mas o que tem de errado? Isso cabe a empresa ou a um especialista descobrir!

Vamos a tal suposta meta estabelecida pela Globo:

Novela teen (Malhação) – 20
Novela das 18h – 25
Novela das 19h – 30
Novela das 21h – 40

Inacreditável não é mesmo? Sim, mas é a realidade (eu não aceito! Hahahaha)! E dificilmente a emissora voltará a marcar índices invejáveis como no início da década. A não ser que o Ibope adote uma nova metodologia para medir seus índices, levando em consideração os novos meios de comunicação (internet, celular, etc), aí sim, quem sabe, teremos uma visão real e global do universo de telespectadores.

Sobre audiência...

Tem muita gente apostando que Passione reerguerá o horário nobre da Globo. Também acho, mas não será fácil, até mesmo porque receberá com a pior média da história, Viver a Vida. Entretanto, com muita expectativa, aposto em uma média geral de 42 pontos. Será? Vamos aguardar!

Vem aí: Ti Ti Ti

Como prometido, seguem algumas informações sobre o remake da trama de Cassiano Gabus Mendes, adaptada por Maria Adelaide Amaral:

Novela de: Maria Adelaide Amaral; Baseada na obra de: Cassiano Gabus Mendes; Colaboração: Vincent Villari, Álvaro Ramos, Letícia Mey, Rodrigo Arantes do Amaral; Direção de: Ary Coslov, Maria De Médicis, Tande Bressane e Marcelo Zambelli; Núcleo e direção geral: Jorge Fernando.

Nomes confirmados no elenco:

Com: Murilo Benício, Alexandre Borges, Malu Mader, Christiane Torloni, Cláudia Raia, Isis Valverde, Guilhermina Guinle, Fernanda Souza, Regina Braga, Nicette Bruno, Giulia Gam,
Marco Ricca, Dira Paes, Sophie Charlotte, Tato Gabus Mendes, Juliana Alves, Marco Pigossi,
Caio Castro, Rodrigo Lopez, Júlia Almeida, Leopoldo Pacheco, André Arteche, Mônica Martelli, Carolinie Figueredo, Betty Gofman, Elizângela, Giselle Batista, Guilherme Winter,
Marcos Frota, Mayana Neiva, Mila Moreira, Mônica Martelli, Paulo Goulart, Ricardo Duque,
Thaila Ayala, Yacanã Martins, Gustavo Leão

Participação Especial: Luis Gustavo, Marília Pêra, Reginaldo Faria.

Falta de Respeito!

Engraçado, Tom Cavalcante com toda sua credibilidade nunca teve espaço no horário das 22h da Record. Marcos Mion, ex-MTV, estreia de cara no horário mais desejado por pessoas gabaritadas. É por isto que digo e afirmo: os diretores executivos da Record não entendem nada de televisão. E mais: o que o Show do Tom está fazendo na grade às 23h30 de sábado? Por que não colocam o programa aos domingos, 12h30? Tenho certeza que renderia muito mais. Só que insistem naquela Ana Hickmann que precisa aprender muito para comandar um programa. Tenho dito!

Legendários

Sim, gostei da estreia de Legendários, só que Marcos Mion até o momento não corrigiu os pequenos erros. Pequenos estão se tornando gigantes. Têm integrantes com quadros ridículos e sem graça. O programa não chega aos pés do CQC, mas também não precisa beirar ao nível do Pânico (se é que me entendem). Se Mion quiser continuar na grande vai ter que deixar o programa mais popular e enxugar a sua equipe.

Já?

E vem aí a reprise de Caminhos do Coração, grande sucesso da emissora escrita por Tiago Santiago. Gostei da surpresa, mas será que exibirão no horário certo? Se a Record pretende lançar uma inédita no horário das 19h30, então que comecem apostando nesta reprise, que pode render muito contra Tempos Modernos.

Bela, a Feia

Ainda bem que todos entenderam minha mensagem em relação à Bela, a Feia. Adoro o trabalho da Gisele Joras, que mais uma vez está arrasando. Só não gostei do rumo que a adaptação tomou, mas enfim, Gisele – ótima profissional que é – dentro do que lhe foi permitido fez o possível para que a trama revertesse os baixos índices de audiência. Foi beneficiada com a troca de horário, agora às 22h.

Detalhe: Gisele Joras já tem trabalho em vista, finalmente, com uma trama inédita. Tudo indica que ela substituirá a novela de Cristianne Fridman, no final de 2011.

É isso, depois comento sobre as estreias dos novos seriados da Globo, bem como, as chamadas de Ribeirão do Tempo e Passione que começam a ser divulgadas neste fim de semana.

Abs.


Deixe o seu comentário