O Planeta TV

AS ARMADILHAS DO IBOPE

Por: Jeferson

É estranho a queda brusca de audiência da TV Brasileira desde janeiro de 2007. De uma hora para a outra a novela das oito, “Páginas da Vida” viu seus índices caírem de 47 para 42 pontos. A novela das 7, “Pé na Jaca” que começou super bem, em torno dos 35 pontos, viu seus índices caírem para 27 pontos. Até, “O Profeta” que vinha registrando índices superiores aos 34 pontos, se viu na casa dos 30.

Com essas mudanças repentinas, uma pergunta ficou no ar: O IBOPE mudou a sua metodologia? Tem algo de estranho nisto! Não tem explicação os baixos índices de audiência das novelas! Entrarei em contato com a assessoria de imprensa do instituto. Veja a resposta:

“Jeferson,

1 ponto de audiência é igual a 1% do Universo estudado.
No caso da Grande São Paulo, os universos são 5.554.600 domicílios e 17.267.746 indivíduos.
1% dos domicílios refere-se a 1 ponto de audiência domiciliar.
1% dos indivíduos refere-se a 1 ponto de audiência individual.

Não houve nenhuma alteração na metodologia.

Atenciosamente.”


Resumindo a explicação do Ibope: Hum (1) ponto equivale a 55.546 mil domicílios (audiência domiciliar) ou 172.697 indivíduos (audiência individual) na Grande São Paulo. Os significados:

Audiência ou Rating: Percentual de domicílios ou pessoas expostas a um veículo de comunicação em um dado momento. A audiência é um número relativizado, traduzidos em pontos. Pode ser calculada para pessoas ou domicílios.

Audiência Domiciliar: Percentuais relativos aos lares expostos a um meio/veículo sobre o total de lares com TV do mercado analisado. É uma medida genérica, já que tem como referência somente os domicílios (mais agilidade com menor precisão);

Audiência Individual: Percentual que reflete os indivíduos do público-alvo expostos a um veículo sobre o universo total do segmento analisado. É uma medida mais precisa uma vez que considera o público específico da campanha.

Participação, total ligados ou Share: Percentual de domicílios ou pessoas que assistem determinada emissora, considerando-se apenas os televisores ligados. É a distribuição da audiência entre as emissoras em um dado momento.

Falando em números (estranhos, diga-se de passagem), segue os consolidados do fim de semana:

A Favorita: 37 – 34
Ciranda de Pedra: 23 – 17
Três Irmãs: 26 – 22
Pantanal: 14 – 14
Os Mutantes: 12 – 13
Chamas da Vida: 11 – 11

PS: O site “O Planeta TV!” caracteriza-se pelas prévias, os consolidados ficam por conta de Patrícia Kogut. Certo? No entanto, percebe-se que neste fim de semana, não houve alterações dos índices preliminares, com exceção de “Três Irmãs” que ganhou um ponto no sábado.



Deixe o seu comentário