O Planeta TV

Além do Tempo é uma novela nota dez

Novela de Elizabeh Jhin faz milagre e impulsiona audiência da Globo.

Por: Jeferson Cardoso

Bom, falar de Além do Tempo é prazeroso. Meus amigos, é um novelaço. Gostei de Sete Vidas, e estou adorando, amando, aclamando, essa atual folhetim das seis. É um capítulo melhor que o outro. Confesso, estou preocupado com a próxima fase. Não sei como Elizabeth Jhin irá aproveitar os atores. O público pode estranhar, e sumir com o início do horário de verão. Ou não, depende da apresentação. Espero ser surpreendido, assim como tenho sido até o momento.  

Além do Tempo é clássica, um dramalhão, de boas atuações, e personagens incríveis. A novela tem feito milagre no começo da noite, alcançando uma média de 20 pontos, mesmo recebendo no "fundo do poço" de Malhação. É uma prova do sucesso. Quando uma novela agrada, ela pode receber mal que vai bem.

Elizabeth apresenta uma trama cheia de ganchos e uma história bem contada e realizada. É perfeita parceria entre a autora e o diretor Rogério Gomes. O elenco é fantástico. Alinne Moraes está excelente como mocinha; Paolla Oliveira tem feito milagres à frente de uma vilã, que começou torta; Ana Beatriz Nogueira, Nívea Maria e Irene Ravache dispensam comentários. Essas atrizes são formidáveis.

Eu amo Além do Tempo. Que venha a segunda fase.  

Mesmice?

E a Globo confirmou Velho Chico (título horrível), novela de Benedito Ruy Barbosa. Vamos ver no que vai dar. Ainda acho que será uma boa novela, mas produzida na hora errada. Mas tudo bem. É vida que segue. Para a Globo não tinha outra saída. É hora de tentar apostar no óbvio: em uma novela clássica, seja ela rural ou urbana.

Adoro o texto de Benedito e a simplicidade de seus personagens. No entanto, não tenho mais paciência para novelas arrastadas, aquelas que não saem do lugar. É o estilo do autor. Sabe aquelas novelas que demoram uma semana para acontecer alguma coisa? Para quem gosta de A Regra do Jogo, será um choque.

Preferia Velho Chico às 18h, mas entendo a situação da Globo. É preciso arriscar. Até mesmo por que as pesquisas mostram que o público prefere o romance à tragédia.

Boa sorte para o autor. Como telespectador, só me resta aclamar à Santa Clara para que não repetem muito o elenco. As panelinhas estão descontroladas e insuportáveis. Não aguento ver as mesmas caras, dando a impressão de que as novelas são sempre as mesmas.

Parabéns, Walcyr!

Foto: Divulgação/Globo

Adoro Além do Tempo, mas admito que Verdades Secretas deveria ser nomeada a melhor novela do ano. Veja bem, a novela das seis faz o meu estilo, mas não posso fechar os olhos para o excelente trabalho de Walcyr Carrasco. O autor fez aquilo que nós (noveleiros) queríamos e esperávamos dele, que voltasse a escrever como na época de Xica da Silva.

O último capítulo de Verdades Secretas foi incrível, impecável.   

Tomara que o autor continue inspirado para Êta Mundo Bom (depois de I Love Paraisópolis, qualquer título é bonito).

Fracasso!

A Globo sabia que não podia errar na escolha de sua próxima reprise. Bobeou, dançou. Qualquer um sabia que Caminho das Índias não tinha fôlego para segurar o público de O Rei do Gado. Daqui a pouco o SBT cutuca a liderança com as novelas mexicanas. Aí a Globo resolve mutilar os capítulos de Caminho das Índias. Até agora não compreendo por que não fizeram isso no início. Os primeiros capítulos dessa novela são bem fracos.

Bobagem!

A atual temporada de Malhação é horrível. Gente, é boba demais. Como a Globo aprova uma história tão simples para um público (adolescente) tão exigente? Tem coisas que não compreendo. Nicolas Prattes, o protagonista, atua melhor do que Rafael Vitti, da temporada passada. Pelo menos isso. E só isso.

É boa, mas...

Esqueçam a audiência de A Regra do Jogo. Vivam a novela!!! Digo isso desde o início, mas tem gente que sofre à toa. Sei como é isso, sofri com os 33 pontos de Império. Eu era feliz e não sabia. Hahahahahah!

Falando sério, e sendo sincero, A Regra do Jogo não é ótima, mas é boa. Continua confusa e chata, e merece a audiência que tem.

João Emanuel Carneiro está explicando melhor o trama central, com cenas de flashback, só que está forçando demais nas tramas paralelas. Essa novela tem muitos personagens desnecessários e descartáveis.

Quando li o resumo da sinopse, pensei que seria uma novela de poucos núcleos. No ar, parece um pesadelo. JEC superou as falhas de suas obras anteriores. Uma pena. E, para variar, errou na apresentou da trama central. Até hoje não sei quem é do bem ou quem é do mal. E não tem um personagem para torcer. Assim fica difícil defender. 

Diz a lenda que, quando acabar Os Dez Mandamentos, o Ibope da novela irá disparar. É óbvio que vai subir, só não sei alcançará os índices que muitos desejam. No entanto, estamos prestes a comemorar uma média de 30 pontos. Hahahaha!

É isso. Estão gostando da atual temporada de Malhação? E A Regra do Jogo merece a audiência que tem? E a melhor novela do ano: Além do Tempo ou Verdades Secretas? Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. 



Publicidade

Comentários (50) Postar Comentário

Ana comentou:

A atual temporada de Malhação é horrivel sim! A maneira como é filmada é muito ruim (a câmera fica focada apenas no rosto dos atores..sei la, é diferente - Lembra como era filmada "Um Pedacinho do Chao", mas nesta acho que funcionou pois tinha um tema bem lúdico). Agora, comparar o Nicolas Prates com o Rafael Vitti acho que não ta certo, afinal os personagens são totalmente diferentes. Acho que o papel do Rafael na temporada passada tinha todo um carisma que é mérito do ator , o que eu já não acho do protagonista desta temporada.

Alice comentou:

A maioria do elenco de Verdades Secretas com certeza vai se repetir nessa nova novela do Walcyr Carrasco. Uma pena. Deveriam chamar novos atores.

Jussara comentou:

Oi JefersonI Vc que acompanha com tanto entusiasmo a novela Além do tempo, me explica em que época aproximada ela se passa? Pois a autora disse que a novela se passa no período após a abolição da escravatura ( depois da Lei Áurea) ou seja, após 1888, logo a novela não tem escravos. O que me intriga bastante é que vai ter um salto de 150 anos e a novela se passará nos dias atuais, se isso realmente acontecer será um daqueles furos de causar vergonha alheia, pois a abolição da escravatura tem 127 anos.... logo deveriam existir escravos na novela nessa primeira fase e não empregados, todos brancos...
Será que a JHIN deve fazer reciclagem e voltar pras aulas de história? Me explica em que época se passa a novela, pois realmente não entendi.


Victor H.L.C respondeu:

Eu não sou o Jeff mas posso lhe responder, a novela tem aquela pre-fase antes da primeira em que Alegra (Emilia) e Bernardo se conhecem, e são impedidos pela Condessa de viver esse romance. Ai a novela tem um salto de 25 anos, então essa primeira fase que a gente vê no ar se passa em 1890 por tanto a novela terá um salto de 125 da primeira fase atual até os dias de hoje. É que a Elizabeth Jhin não explicou direito isso.



Fe respondeu:

Creio que a novela esteja no fim do Seculo XIX...pois tanto nas chamadas qto em entrevistas que li com a Jhin, era falado sobre o fim do sec. XIX....na trama teve uma cena do seu Raul com a Gema em que ficou claro que fazia pouco tempo da abolição...logo, a novela deve estar entre 1890 e 1900....o que sempre vi foi a mídia falar q a novela vai pular 150 anos...a mídia delimitou o tempo :)



pedro respondeu:

Amigo, seguindo a doutrina espírita, na novela foi citado que um estudioso chamado Allan Kardec chegou na França. Isso aconteceu em 1865. Logo, o salto de 150 anos chega nos dias de hoje. A escravidão simplesmente não é citada.



Manoel respondeu:

Se a trama é ambientada em um período que havia escravidão, não cita-la é um erro gravíssimo, pois o Brasil é cercado por escravos. E nem empregado branco era comum, só na obra do Bernardo Guimarães que tinha a Isaura. Então para mim a trama se passa depois 1888.



Loxtrex respondeu:

Gente, a escravidão não acabou com a Lei Áurea. Ali foi apenas o último passo. Começou com a lei do ventre livre, e várias outras. A novela se passa no Sul, onde a escravidão mal existiu (houve mais escravidão de índios do que negros por lá). Assim, o salto de 150 anos é perfeitamente verossímil.



Bia Falcão respondeu:

A escravidão não é o tema central de Além do Tempo, Jussa! Logo, a autora não nos deve explicação sobre isso. Conforme-se!



Joelma respondeu:

loxtrex ! Houve escravidão sim e das mais sofridas e pesadas. Acredito que a autora n colocou a escravidão na história pela novela ser quase uma fábula encantada, onde tudo é lindo , limpinho e florido, e se colocasse negros. isso ia fugir do tom , colocou um único personagem negro pra cumprir a cota quase obrigatória, e o restante fica tudo ariano mesmo.


Vlad comentou:

Jeff, tem alguma notícia sobre a próxima reprise do VPVN??????


Eduardo respondeu:

Boa pergunta porque essa Caminhos das Índias ninguém merece!



Juca respondeu:

este site nunca apresentou nenhum furo de notícia, nenhuma informação nova, exclusiva, o que o site faz e ctrl C ... ctrl V de alguns colunistas, tais como o Flávio Ricco... Se vc depender de uma pirralha como a Jeff, para ter alguma notícia de alguma coisa, vc está perdido.


LILI comentou:

Olá Jeferson!!! Triste ver atual fase da Rede Globo. Pelo jeito o bichinho da faltar de criatividade andar circulando pela emissora. Se fosse em outros tempos SBT e Record já teria feito a festa, sorte da emissora que os tempos são outros. Agora vamos ao que interessa. Concordo contigo em relação em Alem do Tempo é uma bela novela e super bem contada que continue assim. Agora é aguarda Walcyr melhor autor da Globo depois de Aguinaldo e JEC, mas que percou em a regra do jogo e caiu na velha cilada que os autores da GLOBO vem cometendo repetitividade de história e elenco. Talvez seja falha da escalação da GLOBO que andar mal da pernas em seu cronograma de novela, pelo jeito seus diretores passaram a ter aula com SILVIO SANTOS e diretores da RECORD. Acredito no sucesso de Benedito, mas espero que ele não venha com uma historia parecida com O REI DO GADO ai não dar. Ele tem que ser original chega de repeteco deixar isso para SBT que sabe fazer melhor. Malhação tirando a primeira versão de 1995 o resto tudo ruim, algumas temporadas ainda dar para engolir, mas tem umas que nem sei como é aprovada. Agora Jeferson saindo do assunto e está onda de REALITY SHOW de culinária o que está achando. Pelo jeito não vai ter mais fim. Vou dar uma sugestão não seria um boa postagem falar do MASTERCHEF, BATALHA DO CONFEITEIROS, BAKE OFF, COZINHA SOBRE PRESSÃO e o reality dentro do programa da Ana Maria. Como diz Chacrinha na TV nada se criar se copia, não é a toar que nossa tv está cada dia mais sem audiência.

César Silva comentou:

Gente, essa novela "Além do Tempo" tem cara de ser a melhor em exibição atualmente. Nunca assisti, mas morro de vontade. Estou quase assinando Globo.com pra ver os capítulos na íntegra (aos que assistem, será que faço isso? hahaha). E essa segunda fase tá com cara de que será muito boa. Acho a ideia da autora muito original.


Fe respondeu:

eu não chego em casa a tempo de assistir...vejo só o capitulo do sábado na tv....assino globo.com só para vê-la (e para rever Verdades Secretas na integra haha)...vale a pena



Salvador respondeu:

não tem a menor necessidade de você assinar nada, pois todos os capítulos podem ser vistos em diversos sites gratuitos espalhados pela net. mas se vc prefere pagar por algo que está disponibilizado de graça, fique a vontade, sempre achei que o verdadeiro louco é aquele que rasga dinheiro, quem sabe você não se enquadra nesta categoria.



Fe respondeu:

Salvador, querido, o dinheiro é meu e eu faço dele o que eu bem entender. Só disse que é uma opção. Se o Cézar Silva tbm quiser assinar, o dinheiro é dele, e isso tbm não lhe diz respeito. Valorizo os direitos autorais de quem produz uma obra audiovisual. Assistir de graça em qualquer lugar, além de não colaborar com quem produziu vc vai encher seu pc de vírus. Eu já acho que o verdadeiro louco...bom, não vou nem falar, costumo respeitar as pessoas, diferente de vc!


Victor H.L.C. comentou:

Eu tenho gostado muito de Além do Tempo, principalmente das atuações de Ana Beatriz Nogueira, Irene Ravache e Alinne Moraes, e Paola Oliveira tem feito um bom papel com sua Melissa. Eu infelizmente não acompanhei Verdades Secretas, mas pretendo ver depois a novela pela internet. O pouco que eu vi dela acho sim que é a melhor novela do ano, junto com Sete Vidas.
Sobre Velho Chico, essa novela só mudou de horário para ver se consegue conquistar a boa audiência e que não haja fuga do público em relação as novelas densas e "políticas". Vai ser aquela novela simples talvez com a ótima direção de Luiz Fernando Carvalho e o bom texto de Benedito. Vou acompanhar os primeiros capítulos, mas não sei se vai me agradar, vamos ver o que acontece até lá. Sobre Caminho das Índias essa reprise veio em hora errada, o público está muito chato com novelas e reprisar uma novela com começo complicado igual a essa é um tiro no pé (mas também não garanto que se alguma outra novela fosse reprisada, esta teria a mesma audiência de O Rei do Gado).
Por último queria falar sobre a atual novelas das nove, A Regra do Jogo pra mim começou ótima, houve uma época na novela em que ela estava bem chatinha, agora ela está pegando fogo. Não é uma ótima novela (por causa de certas repetições e alguns dispensáveis núcleos paralelos) mas está conseguindo ser boa, o núcleo principal tem me prendido muito na trama. Não é a melhor novela do João E.C como A Favorita e Avenida Brasil mas estou gostando muito dela, e como conheço o JEC, ele tem tudo para virar o jogo.

Pe comentou:

Não acho Velho Chico um titulo horrível....é popular...é o jeito que o cenario da novela, Rio São Fancisco já é chamado por muitos brasileiros na vida real...
Sobre Além do Tempo, creio que o público pode estranhar um pouco...mas esse mesmo público que vai estranhar é aquele que reclama que as novelas estão repetitivas, nao tem diferencial, inovação....ai quando vem uma que vai inovar reclamam....Do mais, Além do tempo e Verdades Secretas são as novelas do ano, acho que dos próximos tbm haha

Marcio comentou:

Vocês leem o Mr. Tv né?

Elisa comentou:

Um pos digno d Trofeu Melhores do ano do Faustao.So reconhece as prducoes globais.Esqueceu ate de Mil e uma Noites que ele faz questao de destacar paa diminuir s dez mandamentos.Tentei mas tao cedo nao volto neste site Global

Veja também

Publicidade