O Planeta TV

A primeira semana primorosa de Velho Chico

Novela de Benedito Ruy Barbosa encanta, mas precisa ter cuidado para não cansar o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Quando vi as primeiras cenas de Velho Chico, pensei, ainda contrariado com sua exibição às 21h, que seria novela linda para a faixa das 18h. Acreditando que seria uma novela muito fabulosa (e arrastada), não acreditava no sucesso imediato de sua audiência. Alguns dias depois, percebi que a trama idealizada por Benedito Ruy Barbosa se tratava de um folhetim clássico e que apostaria no resgate da brasilidade. Pois bem, a primeira semana da novela, a mim, surpreendeu positivamente. Gostei (bastante) dos sete capítulos apresentados. Com destaque para a narrativa: ágil (até quando não sei) e com o estilo folhetinesco marcante. A fotografia é estupenda.

Ainda é cedo para apontar os erros e os acertos, até mesmo porque a novela está em fase de apresentação, mas Velho Chico, no meu ponto de vista, em uma semana, supera todos os capítulos de Babilônia e A Regra do Jogo, e em todos os sentidos. Óbvio, é uma opinião pessoal e de uma pessoa que não teve o menor prazer em acompanhar as obras citadas.

Focando em Velho Chico. O primeiro capítulo foi, digamos, arrastado. Mal apresentado, sendo sincero. Se não fossem os nudes (desnecessários) tinha passado em branco. A novela começou, de fato, no segundo capítulo. Adorei a cena em que Afrânio (Rodrigo Santoro) é surpreendido pela morte do pai. O ápice, no entanto, aconteceu na sexta e no sábado. Os capítulos com a formação do casal Leonor (Marina Nery) e Afrânio (Rodrigo Santoro) foram maravilhosos. O que dizer das cenas gravadas no sertão? As sequências de Piedade (Cyria Coentro) e Belmiro (Chico Diaz) foram tocantes. Um show de imagens e de ótimas interpretações. Do elenco, não posso deixar de destacar ainda o grande destaque: Julio Machado, com o jagunço Clemente.

A abertura é bem feita (e bonita), mas a música não combina. O início parece interminável com aquela trilha instrumental. Paciência.

Até então, Velho Chico é um boa novela, mas precisa ter cuidado para não cansar o telespectador. Alguns temas são chatos e "não agradam" o público mais jovem, como abordagem política e disputa por posse de terra. No geral, até aqui, é agradável e de muito bom gosto. Que continue assim (acho difícil, o autor – de opinião homofóbica – gosta de enrolar).

Graças ao ótimo desempenho do capítulo de estreia, a primeira semana de Velho Chico cravou 31 pontos de média em São Paulo. Um ótimo índice, principalmente se comparado com o desempenho de obras rejeitadas. A queda - infelizmente - é inevitável. É preciso, no entanto, observar (atento) as oscilações dos próximos capítulos. A média desta semana será determinante para o desempenho final da novela. Caso o resultado seja “trágico”, o feriado prolongado não vale como desculpa. É melhor partir para outra: “a novela precisa de um tempo para decolar”. Hahahahaha!

Brincadeira à parte. Estou na torcida por Velho Chico e clamando à Santa Clara para que a “barriga” dessa novela seja pequena e para que tenha ganchos entre os intervalos e os encerramentos dos capítulos. #Deboche

É vida que segue

João Emanuel Carneiro vacilou e o público não perdoou o autor de Avenida Brasil. A Regra do Jogo decolou no último mês, mas fechou com 28,46 pontos (28). Os mais animados acreditavam que a trama alcançaria, facilmente, os 29. Só esqueceram de observar que a trama demorou subir, mesmo com o fim de Os Dez Mandamentos.  

Falando na trama bíblica da Record... Algo me diz que a Globo transformará Velho Chico em novela das dez. Hahahaha!

A nova das onze

Estou animado com Liberdade Liberdade. Essa novela parece ser boa. As chamadas são interessantes, resta saber como será no ar. Uma pena que será exibida na segunda linha de shows, o que resultará numa audiência abaixo dos 18 pontos. A Globo deveria exibir as séries ou minisséries - sempre – na sequência da na novela das nove. Estou ansioso para ver o desempenho de Mateus Solano. Será que o Félix desencarnou dele? Rsrsrs

Fantástica!

No último post fiz elogios à Totalmente Demais, a melhor novela dos últimos anos. Para mim, é claro. A audiência disparou e os autores não poupam história. #NuncaPensei que um dia fosse ver uma novela das sete atingir, facilmente, médias de 30 pontos. TD+ merece. É uma obra fascinante e que só evolui a cada capítulo.

A minha torcida ainda continua para que Eliza termine com o sapo. Hahahaha!

Final desanimador

The Voice Kids é um excelente programa, de final desanimador. Nenhuma surpresa, como a maioria dos realities shows brasileiros. Não gostei dos finalistas, que são carismáticos, mas...

Apesar da frustração final, sentirei falta do The Voice Kids nas tardes de domingo. É, sem dúvida, o grande acerto da Globo no ano. E olha que achei arriscado a decisão de emendar a temporada adulta com a infantil. Uma bobagem. A TV não é feita de achismo. Só sabe se vai dar certo colocando no ar.  

Xuxa “esnoba” cobrança da imprensa

Fui à uma gravação do Xuxa Meneghel. Conhecer a eterna Rainha dos Baixinhos foi mais um sonho realizado. Observei que Xuxa está feliz na Record e que ela não está muito preocupada com as cobranças, principalmente com as impostas pela a imprensa.  A apresentadora domina bem o palco, erra muito pouco, e tem uma presença forte na direção de seu programa. Em alguns momentos, ela pede para trocar a trilha instrumental de fundo (aquela que é usada para explorar a desgraça alheia). 

A felicidade de Xuxa é nítida no ar. Durante a gravação, ela se sente em casa. O programa que é levado ao ar é o formato que ela quer. Claro, ajustes são necessários, e ela sabe disso. Como fã, torço por ela.

Falando em Xuxa, preciso falar do antigo Recnov, agora chamado de Casablanca. Gente, aquilo está uma bagunça. É lixo para todo lado. Parece que está abandonado. É triste.

Festa de Velho Chico

Conheci Benedito Ruy Barbosa e o elenco de Velho Chico. Diverti-me horrores com a turma do Pânico na cobertura da festa de Velho Chico. Não fui cobrir nada, fui acompanhar os bastidores. Quando vi Benedito saindo de "mal humor" não percebi que algo tinha dado errado. Só depois li na imprensa que ele havia falado demais, numa entrevista para o jornal Extra. Mesmo "ranzinza", Benedito acenou para os fãs. Quando o vi, confesso, fiquei emocionado. Lembrei de Renascer (novelão monstro) e Meu Pedacinho de Chão (tenho um carinho por essa novela). Como noveleiro, admiro (e respeito) bastante o trabalho do autor.

A TV joga muita coisa no lixo. Xuxa gravou três horas (seguidas) para um programa que fica uma hora no ar e meia no ar. O Pânico ficou de plantão, aproximadamente 5 horas, no Museu do Amanhã (local da festa de Velho Chico) para uma reportagem de 14 minutos.

A seguir, algumas imagens dos bastidores:

Pânico entrevistando Benedito Ruy Barbosa. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Pânico entrevistando Rodrigo Santoro. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Lucas Veloso, filho de Shaolin, entra na brincadeira do Pânico. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Gravação do programa Xuxa Meneghel.  Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

É isso. Estão gostando de Velho Chico? A novela tem força até outubro? Como julgam as chamadas de Liberdade Liberdade e os finalistas do The Voice Kids?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. ;)



Publicidade

Comentários (23) Postar Comentário

Paulo comentou:

totalmente demais pra mim e a melhor novela no ar estou começando a gostar de velho Chico é uma novela clássica que tem a cultura nordestina muito bem apresentada sobre eta mundo bom que não foi falada no post não tenho muito a dizer só sei q não entendo o telespectador ela é um novela que tem muitas cenas repetidas e que a escolha da protagonista não lá as melhores pra mim seria Bianca bom ou Priscila fantin seria bem melhores e sobre the voice kids gostei muito mais perdi o interesse após a saída de Júlia Gomes ela sim tinha bastante potencial pra levar esse prêmio mais enfim sobre os finalistas não gostei muito tinha cantores muito melhores....


Jeferson Cardoso respondeu:

Paulo, concordo sobre o TVK, tinha melhores. Rsrs. Deixei Eta Mundo Bom! para o próximo post. Walcyr Carrasco está atiçado. A novela está bem zuada. =D


nandoaraujoTV comentou:

Estou gostando muito de Velho Chico, essa primeira semana trouxe um frescor ao horário, gostei do que vi e amei a sensação de ver algo novo mesmo sendo reciclado , mas pelo fato de a muito tempo não ver a esse horário me deu essa sensação, porém acho que vai ser difícil manter os mesmos 31 pontos da primeira semana.
Gostei muito de ARegra então sou suspeito de falar me sinto meio órfã os personagens foram muito marcantes. Só que a vida segue RS.
Totalmente Demais só melhora to amando a agilidade da novela me prende demais.
O que você achou do nome da nova das 21hrs "Lobo do amor" ? Acho que é isso! Eu fiquei horrorizado.


Jeferson Cardoso respondeu:

Adoro quando vejo fã que entra no universo e vive a novela que gosta. Sou desses. Sobre o título da novela de Maria Adelaide e Vincent Villari, até gostei. Resta saber se representará a história. Rsrsrs. Estou preocupado com a abordagem política, sei não...



paulo luis respondeu:

nandoaraujotv vc é lindo


Andre comentou:

Eu dei uma chance e vi algumas cenas de Velho Chico. É uma novela clássica, independente do que o autor disse, de maneira bem pesada sobre abordagens gay. Torço pra que conquiste o publico fã de uma trama mais tradicional. Se terá folego .... E tomara q a segunda fase seja interessante.

Guilherme Azevedo comentou:

Infelizmente Velho Chico por enquanto não me conquistou, não vi tudo, mas do que eu vi me decepcionou em algumas coisas principalmente comparando com os clássicos Renascer e O rei do gado que nas suas primeiras fases foram bem superiores em história, em pegada, em tudo. Gosto da fotografia da direção e tal, mas me incomoda muito o tom teatral, encenado da trama, eu prefiro algo mais natural. Esse tom lúdico, fantasioso pra mim não encaixa com o objetivo da novela e nem com o meio rural. Entendo a proposta do diretor, mas não me identifico com a trama. Vamos ver se na segunda fase o tom fica mais natural, caso contrário não irá me agradar e acho que não irá agradar a audiência também. Acho uma novela muito cansativa, pesada, os instrumentais são muito dramáticos e pesa demais assistir isso todo dia. Totalmente demais é tranquilamente a melhor novela no ar, a novela que mistura o novelão clássico da mocinha e dos vilões com uma roupagem moderna, com temáticas interessantes e atuais e a direção segura e no ponto do Luis Henrique Rios. Não gosto de Eta mundo bom que é uma colcha de retalhos de tudo o que o Walcyr fez até hoje incluindo os erros e as qualidades. Esperava algo a mais e me decepcionei, incluindo alguns núcleos inúteis da trama, alguns atores e atrizes do elenco mal além do texto teatral, didático e piegas do autor, que prejudica o trabalho do elenco.


Jeferson Cardoso respondeu:

Guilherme, também estou observando esse tom um pouco para baixo. Velho Chico realmente tem apelado para trilha instrumentais. Por enquanto, acho que não incomoda muito. Rsrsrs



Güida respondeu:

Ai Jeff, tem incomodado muito. Os diálogos são longos e a trilha de fundo deixa uma sensação de depressao. essa primeira fase realmente é bem triste devido aos vários acontecimentos que estão tendo. Espero que na próxima fase eles não exagerem nas musicas.


Edu comentou:

Vc foi dúbio com relação a Velho Chico, as vezes diz estar animado, outrora debocha, n entendi muito bem sua colocação sobre a trama!


Jeferson Cardoso respondeu:

Edu, fui não. Gostei da primeira semana da novela, mas acredito que será barriguda. Simples assim. Rsrsr



Cida respondeu:

E isso lá é novidade. Esse Jeferson sempre é dúbio. Só não é dúbio e debochado com Aguinaldo Silva por motivos próprios... Passei meses sem ler nada nessa coluna. Passei aqui pra dar uma olhada, e... é melhor ficar sem ler mesmo durante um bom tempo... Melhor colunista de tv é o Nilson Xavier. E ponto.



michel luiz respondeu:

Mas quando se trata de BENEDITO RUY BARBOSA, Jeferson sempre é debochado. Lembro de O REI DO GADO, a reprise, que ele "previu" que seria um fracasso retumbante no horário, e aconteceu exatamente o contrário - muitas vezes, a reprise passou ou se igualou ao ibope das novelas das seis e sete da época, sendo que em alguns Estados, igualou no ibope de BABILÔNIA KKKKKKK Ele só tá fazendo looby de VELHO CHICO pra se redimir às críticas a O REI DO GADO - que talvez tenha lhe dado uma lição. Por isso, concordo com a moça aí em cima: NILSON XAVIER é o melhor colunista do Brasil. Preciso, bom crítico e crível no que diz.



michel luiz respondeu:

Em tempo, VELHO CHICO é uma super novela. Algo mágico, lindo, magnífico! Isso é teledramaturgia pura, no sentido mais profundo da palavra. Sou roteirista, e é suspeito eu dizer isso, mas nem é preciso ser roteirista pra saber, o que é uma boa dramaturgia desprendida de tiroteio, gritaria e correria ( o que prova que o produto, o texto, é vazio, por sempre recorrer a isso pra mostrar conteúdo). Vida longa a Luiz Fernando Carvalho!


sousa comentou:

Velho Chico é uma boa novela ,daquelas que a gente enche os olhos só de ver,a novela é bem escrita a fotografia é de uma qualidade que só a globo sabe fazer e as atuações são impecáveis.Acredito que será umas das melhores de todos tempo


Jeferson Cardoso respondeu:

Tomara! :D


M comentou:

Velho Chico é uma excelente novela. Pra mim essa primeira semana já valeu por todos os caps de salve jorge, amor à vida, ardj, babilônia, etc.Mas peca em dois erros: O Tom exagerado do diretor q gosta de aparecer mais q o texto. E a falta de ganchos entre os capítulos e blocos.

Fernando comentou:

Velho Chico é uma novela que tem um roteiro forte, assim como Totalmente Demais também tem. Aliás, as novelas com roteiros bons são as que estão tendo destaque nesses últimos tempos. As que se perdem já no inicio não decolam. A Globo tem no ar um trinca de campeãs de audiência como há muito não se via.

Fábio Sousa comentou:

" Alguns temas são chatos e "não agradam" o público mais jovem, como abordagem política e disputa por posse de terra"
Jeferson,
Esse público mais jovem de que você fala,não é nem deve ser o público alvo de uma novela das 21 horas.Para isso existe o horário das 19 horas ou novelas como Cúmplices de um resgate.Não acha?


Jeferson Cardoso respondeu:

Discordo. É a maioria. A Globo não pode abrir mão desse público para a concorrência. Eles são resistentes, não voltam com facilidade.


fabio comentou:

A novela é linda como só a globo sabe fazer, qualidade texto, atores tudo muito bom, mas faltou grandes atrizes já que a novela quer pegar pela emoção, muito arrastada e cansativa e se continuar assim vai ser chato acompanhar, o RDG foi um sucesso por causa da primeira fase que foi uma obra prima não é o caso de VC que teve uma primeira semana teatral e sem graça e essa média somente porque não tem concorrência e graça ARDJ que entregou bem, essa sim um fenomeno, pode até não ter gostado criticar, mas prender o povo a cada cena não é pra qalquer um não, TD é simples e maravilhosa, EMB já disse o mais do mesmo, mas o nucleo caipira é muito bom de se ver. Não é porque não gosto de algo que ele seja ruim, não assisto nem uma outra emissora, sou 24hs globo, mas sei que ODM foi boa e teve td ao seu favor, não é o caso da segunda temporada. A veja meus comentarios desde A Favorita. Veja se sei o que falo.

Veja também

Publicidade