O Planeta TV

A primeira semana primorosa de Velho Chico

Novela de Benedito Ruy Barbosa encanta, mas precisa ter cuidado para não cansar o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Quando vi as primeiras cenas de Velho Chico, pensei, ainda contrariado com sua exibição às 21h, que seria novela linda para a faixa das 18h. Acreditando que seria uma novela muito fabulosa (e arrastada), não acreditava no sucesso imediato de sua audiência. Alguns dias depois, percebi que a trama idealizada por Benedito Ruy Barbosa se tratava de um folhetim clássico e que apostaria no resgate da brasilidade. Pois bem, a primeira semana da novela, a mim, surpreendeu positivamente. Gostei (bastante) dos sete capítulos apresentados. Com destaque para a narrativa: ágil (até quando não sei) e com o estilo folhetinesco marcante. A fotografia é estupenda.

Ainda é cedo para apontar os erros e os acertos, até mesmo porque a novela está em fase de apresentação, mas Velho Chico, no meu ponto de vista, em uma semana, supera todos os capítulos de Babilônia e A Regra do Jogo, e em todos os sentidos. Óbvio, é uma opinião pessoal e de uma pessoa que não teve o menor prazer em acompanhar as obras citadas.

Focando em Velho Chico. O primeiro capítulo foi, digamos, arrastado. Mal apresentado, sendo sincero. Se não fossem os nudes (desnecessários) tinha passado em branco. A novela começou, de fato, no segundo capítulo. Adorei a cena em que Afrânio (Rodrigo Santoro) é surpreendido pela morte do pai. O ápice, no entanto, aconteceu na sexta e no sábado. Os capítulos com a formação do casal Leonor (Marina Nery) e Afrânio (Rodrigo Santoro) foram maravilhosos. O que dizer das cenas gravadas no sertão? As sequências de Piedade (Cyria Coentro) e Belmiro (Chico Diaz) foram tocantes. Um show de imagens e de ótimas interpretações. Do elenco, não posso deixar de destacar ainda o grande destaque: Julio Machado, com o jagunço Clemente.

A abertura é bem feita (e bonita), mas a música não combina. O início parece interminável com aquela trilha instrumental. Paciência.

Até então, Velho Chico é um boa novela, mas precisa ter cuidado para não cansar o telespectador. Alguns temas são chatos e "não agradam" o público mais jovem, como abordagem política e disputa por posse de terra. No geral, até aqui, é agradável e de muito bom gosto. Que continue assim (acho difícil, o autor – de opinião homofóbica – gosta de enrolar).

Graças ao ótimo desempenho do capítulo de estreia, a primeira semana de Velho Chico cravou 31 pontos de média em São Paulo. Um ótimo índice, principalmente se comparado com o desempenho de obras rejeitadas. A queda - infelizmente - é inevitável. É preciso, no entanto, observar (atento) as oscilações dos próximos capítulos. A média desta semana será determinante para o desempenho final da novela. Caso o resultado seja “trágico”, o feriado prolongado não vale como desculpa. É melhor partir para outra: “a novela precisa de um tempo para decolar”. Hahahahaha!

Brincadeira à parte. Estou na torcida por Velho Chico e clamando à Santa Clara para que a “barriga” dessa novela seja pequena e para que tenha ganchos entre os intervalos e os encerramentos dos capítulos. #Deboche

É vida que segue

João Emanuel Carneiro vacilou e o público não perdoou o autor de Avenida Brasil. A Regra do Jogo decolou no último mês, mas fechou com 28,46 pontos (28). Os mais animados acreditavam que a trama alcançaria, facilmente, os 29. Só esqueceram de observar que a trama demorou subir, mesmo com o fim de Os Dez Mandamentos.  

Falando na trama bíblica da Record... Algo me diz que a Globo transformará Velho Chico em novela das dez. Hahahaha!

A nova das onze

Estou animado com Liberdade Liberdade. Essa novela parece ser boa. As chamadas são interessantes, resta saber como será no ar. Uma pena que será exibida na segunda linha de shows, o que resultará numa audiência abaixo dos 18 pontos. A Globo deveria exibir as séries ou minisséries - sempre – na sequência da na novela das nove. Estou ansioso para ver o desempenho de Mateus Solano. Será que o Félix desencarnou dele? Rsrsrs

Fantástica!

No último post fiz elogios à Totalmente Demais, a melhor novela dos últimos anos. Para mim, é claro. A audiência disparou e os autores não poupam história. #NuncaPensei que um dia fosse ver uma novela das sete atingir, facilmente, médias de 30 pontos. TD+ merece. É uma obra fascinante e que só evolui a cada capítulo.

A minha torcida ainda continua para que Eliza termine com o sapo. Hahahaha!

Final desanimador

The Voice Kids é um excelente programa, de final desanimador. Nenhuma surpresa, como a maioria dos realities shows brasileiros. Não gostei dos finalistas, que são carismáticos, mas...

Apesar da frustração final, sentirei falta do The Voice Kids nas tardes de domingo. É, sem dúvida, o grande acerto da Globo no ano. E olha que achei arriscado a decisão de emendar a temporada adulta com a infantil. Uma bobagem. A TV não é feita de achismo. Só sabe se vai dar certo colocando no ar.  

Xuxa “esnoba” cobrança da imprensa

Fui à uma gravação do Xuxa Meneghel. Conhecer a eterna Rainha dos Baixinhos foi mais um sonho realizado. Observei que Xuxa está feliz na Record e que ela não está muito preocupada com as cobranças, principalmente com as impostas pela a imprensa.  A apresentadora domina bem o palco, erra muito pouco, e tem uma presença forte na direção de seu programa. Em alguns momentos, ela pede para trocar a trilha instrumental de fundo (aquela que é usada para explorar a desgraça alheia). 

A felicidade de Xuxa é nítida no ar. Durante a gravação, ela se sente em casa. O programa que é levado ao ar é o formato que ela quer. Claro, ajustes são necessários, e ela sabe disso. Como fã, torço por ela.

Falando em Xuxa, preciso falar do antigo Recnov, agora chamado de Casablanca. Gente, aquilo está uma bagunça. É lixo para todo lado. Parece que está abandonado. É triste.

Festa de Velho Chico

Conheci Benedito Ruy Barbosa e o elenco de Velho Chico. Diverti-me horrores com a turma do Pânico na cobertura da festa de Velho Chico. Não fui cobrir nada, fui acompanhar os bastidores. Quando vi Benedito saindo de "mal humor" não percebi que algo tinha dado errado. Só depois li na imprensa que ele havia falado demais, numa entrevista para o jornal Extra. Mesmo "ranzinza", Benedito acenou para os fãs. Quando o vi, confesso, fiquei emocionado. Lembrei de Renascer (novelão monstro) e Meu Pedacinho de Chão (tenho um carinho por essa novela). Como noveleiro, admiro (e respeito) bastante o trabalho do autor.

A TV joga muita coisa no lixo. Xuxa gravou três horas (seguidas) para um programa que fica uma hora no ar e meia no ar. O Pânico ficou de plantão, aproximadamente 5 horas, no Museu do Amanhã (local da festa de Velho Chico) para uma reportagem de 14 minutos.

A seguir, algumas imagens dos bastidores:

Pânico entrevistando Benedito Ruy Barbosa. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Pânico entrevistando Rodrigo Santoro. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Lucas Veloso, filho de Shaolin, entra na brincadeira do Pânico. Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

Gravação do programa Xuxa Meneghel.  Foto: Jeferson Cardoso/OPTV

É isso. Estão gostando de Velho Chico? A novela tem força até outubro? Como julgam as chamadas de Liberdade Liberdade e os finalistas do The Voice Kids?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. ;)


Deixe o seu comentário