O Planeta TV

A Lei do Amor é boa, mas ainda não parece ser novela das nove

Elogiada pelos jornalistas, trama divide opiniões dos telespectadores.

Por: Jeferson Cardoso

Os protagonistas de A Lei do Amor. Foto: Globo

Os primeiros capítulos de A Lei do Amor dividem opiniões dos telespectadores. Os jornalistas, os crí-críticos especializados, no entanto, não enxergaram defeitos e amaram. Eu, particularmente, mesmo achando a primeira fase chata e fraca, gostei. Por ora, não tenho um motivo específico para rejeitá-la e ficar desanimado com segunda fase.  

A música não tem sintonia com a abertura, e desanima. É broxante. Tá, daqui a pouco, mesmo não curtindo, acostuma-se. 

O primeiro capítulo não foi impactante e alguns atores, tentando encontrar um tom para seus personagens, davam vergonha, como Sophia Abrahão (Vitória), Hugo Bonemer (Augusto), Bianca Salgueiro (Carmem) e João Vítor Silva (Hércules). A partir dos capítulos seguintes, as atuações foram menos constrangedoras. 

Esperava mais do elenco da primeira fase. Destaco apenas a atuação de Chay Suede, que nada lembra o Comendador, e parece ter estudado muito bem o seu papel, desde o tom de voz, olhares, modo de andar... Isabelle Drummond é ótima, só que parece estar sempre fazendo a mesma personagem. No entanto, é notável a evolução dela como atriz. 

Chay e Isabelle têm química, mas a história de seus personagens é muito simples para uma novela das nove. Tenho a impressão que A Lei do Amor emplacará os personagens paralelos e precisará fazer ajustes na trama central. Não sei se o público terá muita paciência para reencontro e idas e vindas dos protagonistas. Para vingar, é preciso um forte antagonista. O que, até o momento, não existe. Faltou ao prólogo de A Lei do Amor uma vilã de verdade. Acredito também que três capítulos seriam suficientes.  

Pedro (Chay Suede) e Helô (Isabelle Drummond). Foto: Globo

Por enquanto, não vejo Magnólia (Vera Holtz) como vilã. A presença dela, até o momento, é indispensável. Estou me referindo à personagem. Não sou admirador de vilões sem humor e penso que o lado cômico (ou sarcástico) na personalidade de um vilão é, sem dúvida, essencial na teledramaturgia. 

De tão simples e óbvia, o início de A Lei do Amor parece novela das seis. Tem uma boa narrativa, agilidade, mas a trama não convence. Em alguns momentos, o texto é fraco e algumas situações são tão forçadas que fica difícil embarcar na proposta dos autores. Para alguns, o estilo é de novela mexicana. Uma grande bobagem. Novela é novela. Não importa se é brasileira, mexicana, turca. Basta convencer o público a torcer.  

Esperava mais do começo de A Lei do Amor, mas ainda não estou frustrado. Estou gostando e dando chance para ser fisgado. 

Resumindo: A Lei do Amor precisa de emoção e de personagens humanos. 

Ainda sobre a novela...

Com a passagem de tempo, 20 anos depois, troca-se Gabriela Duarte por Regina Duarte; Thiago Martins por José Mayer (oi?). E mantêm Vera Holtz, Mila Moreira e Tarcísio Meira praticamente com os mesmos visuais. HAHAHAHAHAHAHA! Sabe por que isso acontece? Porque, na TV, só tem vez os queridinhos. A panelinha/puxa-saquismo é algo fora do comum. 

Em Família vingada. #deboche

A audiência...

A Lei do Amor começou aquém do esperado. Não empolgou e a audiência desandou. Vem oscilando entre 26 e 30 pontos. Isso não é bom.  Se demorar a decolar, adeus “sonhada meta”. #Deboche

Muitos falam que não ligam para a audiência. É mentira. Pode não se preocupar, e nem deve porque os números só interessam às emissoras de TV, só que precisa torcer para que tudo dê certo. Do contrário, terá que lamentar as mudanças que os autores serão obrigados a fazer e acompanhar os desânimos dos profissionais envolvidos. 

Loucura!

Na tentativa de emplacar Xuxa, Record deve fazer mudanças na programação de sábado. A ideia é colocar Xuxa e o Programa da Sabrina para baterem de frente com Caldeirão do Huck (Globo) e Programa Raul Gil (SBT). 

É preciso de bola de cristal para saber que isso não dará certo? Na faixa das 15h, Xuxa será vice-líder apenas na estreia. Já o Sabrina dependerá do insucesso de uma novela da Globo, o que não será difícil em 2017. 

Não estou sendo pessimista com Xuxa na Record. Aos sábados, o número de televisores ligados (share) é baixíssimo. Não tem como fazer milagre. O que ela pode (e será obrigada) fazer é brigar – décimo a décimo – pela vice-liderança. Espero que o novo formato do programa relembre algo do Planeta Xuxa. 

Avisei!

A Record confirma a reprise de A Escrava Isaura. A versão de 2004, de Tiago Santiago, será reapresentada – pela décima, milésima (perdi a conta) vez - após o fim de Escrava Mãe. KKKKK (rindo alto). 

Aos fãs da emissora, de comportamento amador, faço uma aposta: duvido que Belaventura seja exibida antes de maio. Duvido! 

O bom filho a casa torna?

Algo me diz que Gugu voltará para o SBT e Celso Portiolli terá que apresentar o Baú da Felicidade. Rsrs

Brincadeira à parte, penso que ainda não é o momento certo para Gugu sair da Record. O rompimento não é vantagem nem para ele, nem para a emissora.  

Para tudo!

Sem nada atrativo na Globo para assistir na faixa das 23h, estou acompanhando o MasterChef Profissionais. Adorei a estreia da nova temporada, que promete. 

O The Voice Brasil também me empolgou bastante. 

Desanimado com novelas, é a vez de eu viver intensamente os realities shows. MasterChef e The Voice são os meus preferidos. Não tenho do que reclamar. Aliás, tenho sim: do X-Factor Brasil. Criei uma expectativa com esse reality, mas é mal feito, os participantes são fraquíssimos... É péssimo! Uma pena. 

É isso. Gostaram da primeira fase de A Lei do Amor? O que esperar dos próximos capítulos?  Xuxa dará certo os sábados? Gugu deve continuar na Record ou voltar para o SBT? Abraços e até ao nosso próximo encontro. =D

PS: Aos fãs incondicionais dos artistas/novelas/programas citados neste post, peço encarecidamente: aceitem as opiniões contrárias dos outros. Controlem-se. Exponham as opiniões de vocês sem ataques, assim os comentários serão aprovados. Ninguém é dono da verdade. Todo mundo pensa ou enxerga de formas diferentes. Obrigado.


Deixe o seu comentário