O Planeta TV

A CONCORRÊNCIA APARECE E A IMPRENSA NÃO VÊ?!

Por: Jeferson

Eu tinha prometido ficar uns dias sem comentar sobre “Os Mutantes”. Não dá, preciso comentar! Sinceramente, não consigo entender como alguns jornalistas não admitem o sucesso da atual trama das 21h da TV Record, principalmente os que trabalham no jornal O GLOBO. É implicância pura! Como diz o autor Tiago Santiago, é uma tática da concorrência para tentar desqualificar o trabalho da emissora.

Meus queridos, não estou aqui para puxa-saquismo, pelo contrário, estou aqui para comentar o repúdio dos jornalistas das organizações Globo em relação à trama da Record. A jornalista Patrícia Kogut, especialista e competente na área, é uma das que implicaram com “Os Mutantes”. Para ela é Deus no céu e “A Favorita” na terra e, quando se refere à trama de Tiago Santiago, sempre cita alguns adjetivos do tipo: bizarro, trash, entre outros. Na verdade, bizarra está sendo a audiência da novela “A Favorita”, bem como aquela abertura de “Malhação” criada por Hans Donner com uma música de tango que deixa Zeca Camargo todo animado.

A Globo (até hoje) sempre foi a número um em qualidade, eles sabem fazer e fazem bem feito suas telenovelas, mas desmerecer a concorrência é demais. Quero que isto fique bem claro! É isto que estou questionando! Por outro lado, existem especialistas que sabem valorizar o trabalho de outras emissoras. A Veja, por exemplo, mais uma vez destaca a qualidade dos efeitos especiais de “Caminhos do Coração/Os Mutantes” e traz esta semana uma matéria com Marcelo Brandão, responsável pela criação visual dos mutantes. O jornal Estado de São Paulo destacou a audiência da novela, bem como a queda da Globo no horário. Agora a minha pergunta fica no ar: QUANDO SERÁ QUE O JORNAL O GLOBO VAI FAZER O MESMO?

Desde 2004, quando começou a investir em teledramaturgia com a novela “A Escrava Isaura”, a TV Record vem surpreendendo a cada novela produzida. Quem não se lembra de “Prova de Amor” desbancando o todo poderoso “Jornal Nacional”?. E “Vidas Opostas” liderando de ponta a ponta contra o futebol e os filmes recordes de bilheteria apresentados na Tela Quente? Mas, a questão aqui não é a audiência e sim a qualidade. Em pouco espaço de tempo, a Record contratou profissionais de primeira linha para seu casting e vem fazendo a concorrência ficar de orelha em pé. Isto, para o mercado televisivo, é importantíssimo. Atores que antes não tinham vínculo com a Globo ficavam desempregados e em busca de oportunidades. Hoje é diferente, pois a TV Globo renova o contrato com antecedência com medo de perder o seu funcionário.

Atualmente com a exibição de “Amor e Intrigas”, a emissora dos bispos chega ao seu êxito. A novela que atualmente é exibida às 22h é uma obra prima. Gisele Joras, a autora maravilhosamente descoberta através de um concurso de roteiristas, surpreende a cada capítulo. E não pára por aí, pois já estão no ar as chamadas de “Chamas da Vida”, escrita por Cristianne Fridman e que promete muito mais ação e polêmicas para bater de frente com a toda poderosa Globo.

A FAVORITA É MARAAAAAAAAAAAAAAA!

Cá entre nós, a novela de João Emanuel Carneiro tem muita semelhança com “Dancin´ Days”, mas é tudo-de-bom, não é mesmo?

Excelente texto (de arrepiar), escalação de elenco perfeita para contar a história e, apesar da abertura não ser digna dos padrões globais, a música instrumental é de extremo bom gosto.

É de dar gosto acompanhar a volta de Patrícia Pillar ao horário nobre. A comoção de Glória Menezes em suas cenas também. As divertidas cenas com Elisângela e, claro, a presença da talentosa Lília Cabral que vem mais uma vez se destacando. É de arrepiar a atuação desta mulher!

Sim, “A Favorita” é uma ótima novela, mas devido à concorrência, vem registrando uma baixa audiência. Nada que abale os planos do autor. O que ele precisa é focar em sua história e não ficar se preocupando com índices. O sucesso vem com o tempo e, se não vir, a culpa não será dele e sim da nova era. A era da concorrência!

Mudando de assunto...

É vergonhoso o humor apresentado pelo programa “Zorra Total”. Aquilo é ridículo. Possui ótimos profissionais, mas as situações apresentadas são cafonas. Só de pensar que isto dá audiência... Lamentável!

Até agora não estou acreditando! A novela “Beleza Pura” é outra! Andréa Maltarolli encontrou o caminho certo. Confesso que não sou de voltar a acompanhar uma novela do meio para o fim, mas estou simplesmente fascinado pela história e voltei a acompanhar. Está fantástica!

A Globo fez a pesquisa para tentar descobrir onde está o erro em “Ciranda de Pedra”. Não descobriram nada! A verdade é que Alcides Nogueira estava contando a novela como se fosse uma minissérie. E outra, uma novela prevista para ter apenas 130 capítulos, precisava ser mais ágil. “Ciranda” precisa é de movimentação!

Percebi em alguns comentários que muitos estão dizendo que “Os Mutantes” está caindo em audiência. É verdade, vocês têm toda a razão. Daí eu pergunto: Seria possível marcar 24 pontos todos os dias se o número de televisores ligados não caísse? A média da novela caiu, porque o número de televisores ligados (share) também caiu. Isto serve para “A Favorita”. O número de televisores ligados não está favorecendo-a. É, meus caros, aos poucos os brasileiros estão deixando de lado a sua televisão.

Espero que vocês compreendam este tópico e, por favor, acusação de puxa-saquismo é perda de tempo. Por tanto, valorize o seu. Não deixem de comentar. Abraços.


Deixe o seu comentário