O Planeta TV

Tieta e Roque Santeiro: folhetins que marcaram época e recordes de audiência

Por: Jeferson Cardoso

E aí, planetários! Tudo bem? OFICIAL: Dia 22 começam os teasers de FINA ESTAMPA, a próxima novela das nove. A estreia está CONFIRMADA para o dia 22/08.

Estreia de O Astro

Sempre achei Thiago Fragoso um dos destaques da nova geração, mas só agora pude ter a certeza de seu talento. E ainda ouço falar que autores têm dificuldade para escalar seus galãs. A beleza é importante, mas o talento é ainda mais.

No passado, fiz muitas críticas à atuação de Alinne Moraes, principalmente quando interpretou a vilã de "Duas Caras". Ela usava e abusava de caras e bocas e gritava bastante. Hoje, tenho a obrigação de parabenizá-la. Como melhorou essa menina arretada.

O primeiro capítulo pecou pelo excesso. Os primeiros dez minutos foram corridos e exagerados. Os autores poderiam ter explicado melhor o golpe de Neco (Humberto Martins), bem como, a passagem de Herculano (Rodrigo Lombardi) na prisão e até mesmo os ensinamentos da magia. E, mais, alguém entendeu por que Márcio (Thiago Fragoso) odeia o pai? A direção queria impressionar com a agilidade mas em, alguns momentos, era notável os cortes em cenas. No mais, Hans Donner caprichou na abertura.

Achei a macrossérie bem produzida e com ótimas histórias paralelas. Tudo entrelaçado, característica dos clássicos folhetins. Um desperdício, uma vez que, exibi-la às 23h é um tiro no pé. A estreia registrou uma média de 27 pontos, índice excelente para a faixa horária. É óbvio que o desempenho não será mantido, mas torço para que se mantenha entre 18 e 20 pontos.

Ruth x Raquel

Preparam o coração, a re-reprise de "Mulheres de Areia" está praticamente certa. Um novelão, de Ivani Ribeiro, que SEMPRE vale a pena ver de novo. Em setembro!

Ibope eletrônico x flagrante domiciliar

É verdade que Tieta superou a audiência de Roque Santeiro? Sim, mas o contrário também é verdade. Entre 1985 e 1989, o Ibope utilizava duas metodologias: eletrônico e flagrante. As pessoas podem fazer confusão com os índices das novelas exibidas nesse período, uma vez que, as mídias utilizavam os dois métodos.

No flagrante, Roque Santeiro registrou uma média de 74 pontos e no eletrônico marcou 63. Tieta, no eletrônico, cravou 65. Dados referentes à Grande São Paulo.

Pelo flagrante, no Rio de Janeiro, Roque Santeiro é recordista com 78 pontos.

O flagrante foi utilizado em SP até 1989 e no RJ até 1991.

Entenderam? Agora vocês têm duas explicações em relação à novela de maior audiência da teledramaturgia brasileira, ou apenas uma. Dependendo de qual metodologia queira utilizar.

As duas maiores audiências da teledramaturgia, entretanto, foram escritas por quem? Aguinaldo Silva. A primeira, é claro, em parceria com Dias Gomes. É MAGO!

Em breve publicarei no Blog uma lista com o ranking (top 10) do horário das seis, sete e das oito (hoje das nove). Levarei em consideração apenas o método eletrônico, que é o utilizado até hoje. Farei isto assim que finalizar a apuração dos dados.

PS: Flagrante domiciliar: pesquisadores batiam na porta da casa e perguntam o que os moradores estavam assistindo; Ibope eletrônico: é o People Meter, que repassa as informações da tevê para o instituto de pesquisa em tempo real.

O Astro: novela das onze?

Produzir "O Astro" como macrossérie e anunciá-la como novela das onze é um tiro no pé. Veja bem, sou contra a criação de mais um horário de novela. Isto desgasta ainda mais a teledramaturgia, que vive uma crise de audiência. Atualmente temos – em exibição – dez novelas (4 na Globo; 2 na Record; 3 no SBT) na TV Aberta sem citar dezenas de seriados e reprises do canal Viva.

Acredito que "O Astro" funcionaria muito bem como uma novela das seis. É uma bobagem apostar em um produto como este em um horário ingrato. No passado, as minisséries de sucesso eram exibidas na faixa das 22h, logo após a novela das oito. Hoje, as emissoras adaptaram suas grades e tudo começa muito tarde. Novela das oito se tornou das nove e acaba às 22h30.

Às 23h, a Globo pode abusar de cenas calientes, mas isto não é garantia de audiência. O telespectador está carente é boas histórias, ou seja, precisa que os autores tenham novas ideias ou até mesmo abuse de remakes, desde que saibam adaptar. Já fui contra remake, mas hoje em dia não sou mais. "O Astro", acredito, cairia muito bem às 18h.

Pretendo acompanhar a primeira semana de "O Astro", mas não continuarei porque concorrerá com "A Fazenda". Tenho que optar por uma. Sou fã de reality show, então... Sei que muitos devem questionar como consigo assistir ao reality da Record. A resposta é simples: da mesma forma em que acompanho ao Big Brother Brasil. São duas pragas que não acrescentam nada em nossas vidas, mas é um vício.

Assim fica fácil!

A rede que brinca de fazer televisão, Rede Record, também esnoba os patrocinadores. Nesta segunda-feira (10), com a mudança de horário do "Jornal da Record" e "Rebelde", a emissora eliminou os seus intervalos comerciais. O motivo: medo da concorrência, ou seja, do SBT.

O medo começa às 17h, com o "Cidade Alerta", que desde sua estreia no dia 20 de junho, nunca deu sequer um intervalo comercial e mesmo assim sofre ameaças do seriado enladado "Chaves".

O primeiro dia da mudança favoreceu a Record – que recuperou a vice-liderança –, mas de longe alcançou os índices desejados, uma vez que, o SBT – com dezenas de comerciais – continuou em sua cola.

"Jornal da Record" – 10 pontos x 6 (SBT) e "Rebelde" 11 x 7 (SBT).

Não sei até quando a emissora ficará sem anunciar seus patrocinadores, mas acredito que mesmo assim esse desempenho não será mantido. Vide "Cidade Alerta" (começou com 10 e estacionou entre 7 e 8 pontos).

O tempo é o senhor da razão. Amém!

PS: Um emissora que visa a liderança e, principalmente, tirar pontos da Globo precisa ter medo do SBT?

Ídolos

A pior edição de todos os tempos. Incrível como destruíram esse reality show. O que impressiona mesmo é o nível dos participantes classificados para a fase final. Posso estar errado, mas os responsáveis por este fracasso são os jurados, que deveriam assistir ao "Programa Raul Gil" – grande revelador de talentos. Ainda bem que a Globo produzirá o "The Voice" e torço para que tenha o mesmo nível do "Fama", outro revelador de talentos. Curiosidade: quantos talentos o "Ídolos" revelou? Nenhum! Já o "Programa Raul Gil" e "Fama"... não há o que comparar.

Por fim, se é para produzir um reality de baixo nível, espero que a Record crie vergonha e – infelizmente – desista do "Ídolos".

Justus na Record!

A ficha de Roberto Justus caiu! No SBT, ele descobriu que não é animador. Nunca foi, para falar a verdade. É apenas um empresário que deu certo como apresentador de reality show empreendedor. Se destacou à frente de "O Aprendiz" e, certamente, comandará um interessante em sua volta à Record, de onde nunca deveria ter saído.

Até a próxima!



Deixe o seu comentário