O Planeta TV

Silvio Santos: Ah! Que isso! Ele está descontrolado!

E mais: Por que o personagem Filipinho desapareceu de "Sangue Bom"?

Por: Jeferson Cardoso

A grade de programação do SBT voltou a voar. O piloto: Silvio Santos. Totalmente desgovernada, a emissora apostará em sete novelas, e modificará o horário do programa de Eliana, que vinha se firmando na vice-liderança há mais de um ano. Coitada.

Com exibição mais cedo, Eliana, deve manter a vice, mas com uma média mais baixa. O Programa Silvio Santos e o Domingo Legal devem ser os mais prejudicados.

Dizem que Silvio Santos não estava satisfeito com a audiência que vinha marcando, mesmo ameaçando o "Domingo Espetacular". O dono do Baú acredita que vencerá com facilidade o programinha de Rodrigo Faro.

As mudanças impostas por SS não tem nada a ver com a volta de Gugu Liberato. Este fez um acordo com a Record, e só voltará à telinha em 2013.

Enquanto algumas pessoas tentam convencer Silvio Santos a mudar de ideia, e manter a "excelente" programação aos domingos, a Globo, Record e Band esperam conquistar alguns pontinhos de audiência.  Como a disputa é acirrada, o que vier é lucro.

Na geladeira!

Chega ao fim o bizarro "Casos de Família". Uma semana após ter sido exibido no horário nobre, o programinha foi jogado no lixo. Silvio Santos aproveitou suas férias para acompanhar a programação de sua emissora. Envergonhado, tomou algumas atitudes. Que bom.

Sem sucesso

São raros os dias que o "Domingo Legal" alcança uma audiência digna. Não se pode esperar muito de um programa ruim, e com exibição às 11h. Mas uma coisa é certa: se fosse extinto, não faria falta.

A partir do próximo domingo, 01/09, o programinha terá seu tempo de exibição reduzido pela metade. Será exibido das 11h às 14h. Há algum tempo, Silvio Santos tentou extinguir a atração, mas acabou voltando atrás. Por enquanto, com pena, o mantém no ar.

Nas últimas semanas, Celso Portiolli tem feito de tudo para aumentar o público da atração, sempre com "brincadeirinhas picantes" envolvendo o sexo.  Muito bonito.

Portiolli é um bom apresentador, não merece estar à frente de um dos piores programas da TV brasileira. Lamentável a situação do apresentador.

Que fase!

Por que as emissoras estão realizando cortes e contendo gastos? Não sou especialista, muito menos economista, mas penso (só penso) que elas estão se prevenindo de uma possível crise que o Brasil pode enfrentar nos próximos anos. A moeda brasileira está frágil. Os Estados Unidos está se recuperando, e os países emergentes começam apontar crises.

Nos últimos meses, a imprensa destacou a "crise" da Record. Não é bem uma crise. A emissora gastou mais do que devia, e se viu obrigada enxugar a máquina, com demissões em massa e redução de salários. Com situação amenizada, a emissora, por enquanto, deixa de sonhar com a liderança. Uma pena, sonhar faz bem pra alma.

Para conter gastos, a Globo aderiu a contrato por obra; SBT cancelou programas e investiu em reprises de novelas mexicanas; Band demitiu funcionários, e suspendeu produção de realities shows. A RedeTV! é um caso a parte, o problema é financeiro.

A situação não é crítica, mas é preocupante. Até mesmo as emissoras de TV a cabo estão se adequando. A MTV, a primeira vítima, praticamente fechou as portas.

A programação da TV brasileira já estava desanimadora, agora então...

Pecado Mortal

As chamadas de "Pecado Mortal" lembram algumas situações da terrível "Kubanacan". Sim, sou fanzaço de Carlos Lombardi, mas não gostei dessa produção. Espero que as semelhanças fiquem na lembrança.

Quanto aos benditos números do Ibope, "Pecado Mortal" só começará mantendo o público de "Dona Xepa" se a Record evitar um confronto direto com "Amor à Vida", caso contrário...

Torço e espero para que "Pecado Mortal" seja uma ótima novela, independente da audiência. Se agradar, os números crescem. Carlos Lombardi não tem como fazer milagre de um dia para o outro, ainda mais numa emissora frágil e num horário onde ela (por falta de respeito) não tem a fidelidade do telespectador.

Mistéééééério!

Quem acompanha "Sangue Bom" deve estar estranhando o sumiço de Filipinho, o personagem até então de grande destaque. Realmente é muito estranho. Há quem diga que os autores mudaram o rumo do personagem depois de terem sido proibidos de abordar - do jeito que gostariam - a homossexualidade no horário das 19h.

Pra mim, a verdade é outra. Apesar do destaque, o personagem não caiu no gosto popular. Não estava empolgando, e a minoria que se identificava com o Filipinho não aprovou a opção sexual do rapaz. Será?

A culpa do personagem não ter emplacado é da interpretação de Josafá Filho ou dos autores? Não vem ao caso. Não emplacou, some, desaparece! Simples assim.

Uma pena, particularmente gostava do personagem.

Chiquititas

Não curto o texto didático de Íris Abravanel, mas preciso ressaltar o tão quanto à dramaturga tem evoluído. Se comparado com "Carrossel", o diálogo de "Chiquititas" é superior. Em resumido, a atual novelinha é melhor em todos os quesitos. Detalhe: estou comparando o texto de dois remakes. Surpreendente mesmo se fosse uma novela inédita, né?

Criança Esperança

Sábado, dia 31, é dia de esperança na Globo. Amém. A emissora dedicará toda a sua programação ao evento beneficente. Renato Aragão, idealizador e embaixador, não será o apresentador oficial. Pela manhã, será o convidado especial do "Encontro com Fátima Bernardes", onde receberá uma linda homenagem.

O diretor Luiz Gleiser garante que Aragão também receberá uma homenagem no show, à noite. A festa será comandada pela jornalista Patrícia Poeta; a apresentadora Fernanda Lima; e o ator Lázaro Ramos.

Espero que a Globo consiga humanizar o "Criança Esperança", passando emoção assim como o Teleton.

Fico por aqui! Tchau! ;)



Publicidade

Comentários (24) Postar Comentário

Danilo comentou:

Olá Jeff, pretendo acompanhar pecado mortal porque sou fã de juliana didone rsrs, espero que a novela seja boa. Estou gostando muito de o mistério da ilha, estou vendo pela primeira vez. Oque você acha dessa série?
Quero fazer outra pergunta, porque o SBT nunca reprisou a novela amor e ódio, essa novela foi um sucesso!


Jeferson Cardoso respondeu:

Danilo, não acompanho a série O Mistério da Ilha. Quanto a segunda pergunta, não faço ideia. Rsrsrs



Wilson Mota respondeu:

O Assassino do Mistério da Ilha, vc vai ficar surpreso quando souber.



Gilmar JM respondeu:

Porque Amor e Ódio é um remake de Soy tu duena com Gaby Spanic e Lucero que o SBT pretende exibir.



Clark respondeu:

Harpers Island foi uma ótima série de mistério e na primeira exibição foi muito bem no SBT. É uma pena que o Jeff seja tão obcecado por novelas e não veja algumas séries americanas que aí sim há qualidade.


paulo vitor comentou:

Sei Jeff que você não acompanha Saramandaia,mas não teve como não assistir as cenas da dama Fernandona Montenegro e do grande Tarcisao Meira.Foram emocionantes.Pena que o resto deixa a desejar...


Jeferson Cardoso respondeu:

Acompanho sim. A cena foi bonitinha. ;)


Alexandre Corneli comentou:

Jeff, só corrige ali no final do texto. o diretor do Criança Esperança é o "Luis Gleiser". Abração e muito sucesso sempre pra você.


Jeferson Cardoso respondeu:

Corrigido. Obrigado. ;)


Blog da Lili comentou:

Ola Jeferson!!! Vai entende o SS, para alimentar o próprio ergo praticamente trocou o programa da Eliana. Programa dele acaba sedo melhor que do Faustão e Rodrigo Faro, que estraga o programa e o fato de não ser ao vivo e faltar de mais investimento. Agora programa do SS é bom, mas parou no tempo precisa de mais novidades. Apesar que TV como um todo parou no tempo. Agora este monte de novela mexicana repetida, logo mais acaba. Que não lembra que o SBT alguns anos atrás resolveu passa um monte de novela mexicana, na época todas inédita. Tanto é que nesta época SBT exibiu a novela Destilado de amor, que foi o maior fiasco da emissora e atualmente repete o mesmo erro. Acha que enche a grande de repeteco é a saída mais econômica para salvar emissora. Duvida. Tem tantos soluções mais inteligente não precisa gasta milhões igual a record, só basta presta mais atenção. Acorda SS isso já foi feito não funcionou. Desejo sucesso para Carlos na minha opinião as novelas dele é muito engraçado por isso. Adoroooo!!!!

Wilson Mota comentou:

Jeff. Eu acho nesse aglomerados de reprises do SBT. Rebelde vai dá uma audiência satisfatória, porque fez sucesso. Vc acha que o criança esperança tá perdendo a identidade?


Jeferson Cardoso respondeu:

Criança Esperança sempre foi muito engessado, sem emoção. O formato dos dois últimos anos (muito teatral) não agradou a cúpula da globo.


Aline Martins comentou:

Jeff, não vejo tv domingo então nao posso dar pitacos. Mas digo que é desde sempre que SS faz essas coisas. Parece não se preocupar com o público. Tira coisas do ar, reprisa diversas vezes as mesmas coisas, troca todos de horário em beneficio de seu programa...enfim... Ainda nao vi as chamadas de pecado mortal, mas acho que Lombardi vai fazer uma salada de tudo que já vimos dele e deu + ou - certo. Não confio mais nesses autores :p Bjs

Jason Lima Giambarba comentou:

Essa história aí de que o Filipinho de "Sangue Bom" vai sair da novela porque os autores não puderam abordar a homossexualidade dele no horário das 19h não cola de jeito nenhum. Afinal, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari conseguiram abordar esse assunto em "Ti ti ti" de forma clara e adequada para o horário. Mas, sinceramente, esse personagem não fará falta. A interpretação do Josafá Filho deixa muito a desejar, ele parece um pouco "velho" demais para o papel. Também não gosto da atuação da Malu Mader, nem do Felipe Camargo. Nesse núcleo, só se salva a impecável Yoná Magalhães.
Mudando de assunto, o que tem achado da reta final de "Flor do Caribe", Jeff? Confesso que essa novela me surpreendeu positivamente. Walther Negrão, depois de vários fracassos, voltou a acertar. A trama, no início, parecia fraca e convencional demais, mas o autor acrescentou algumas pitadas de ousadia e, com isso, conseguiu recuperar boa parte da audiência das 18h. Destaque para Aílton Graça e Rita Guedes nas cenas emocionantes em que Quirino e Doralice resolvem se separar... e também para Henri Castelli na cena em que Cassiano confessou para Ester(Grazi Massafera) que sentiu pena do vilão Alberto(Igor Riccki) e que não quer mais se vingar dele. Foi a primeira vez que o Henri ,ao meu ver, teve uma atuação convincente na trama.


Jeferson Cardoso respondeu:

Jason, Flor é um novelão. Voltei a acompanhá-la, e estou alucinado. Negrão e sua equipe arrasaram. ;)


Gilmar JM comentou:

Boa postagem só não concordo com a parte do Felipinho, que é muito querido sim e a explicação oficial faz todo sentido.

André Moreno comentou:

Jeff, Sangue Bom era pra ser um novelão, mais ... Deixou a desejar, salvo algumas atuações, a novela empacou e agora até que anda mais em passos lentos! To esperando a grande estreia de Jóia Rara, que vai sr um novelão! Quanto a Pecado Mortal, espero um texto bom, mais conhecendo Carlos Lombardi não espero muito rs


Jeferson Cardoso respondeu:

Sem puxar o saco, o texto de Lombardi é um dos melhores. É sarcástico, dramático, enfim, inteligente. ;)


Rita comentou:

Sílvio Santos está dando um tiro no escuro,justamente agora que vem aí Jóia Rara (sucessão), mesmo com horário de verão,vide o sucesso de Mulheres de Areia e alma gêmeas,quando a novela é ótima,não tem nada que impeça seu sucesso,sua audiência,Pecado Mortal só pelas chamadas e pelo elenco será outro sucesso.Já estou programada para assistir A Fazenda(final) está ótima a melhor edição até agora,José do Egito maravilhosa,o capítulo 32, foi lindo e já disse o que serão seus últimos capítulos, imperdível,depois Jóia Rara só pela volta do grande ator Marcos Damigo, no papel do Dr.Rubens(vai arrasar)uma pena que nenhum site deu esta notícia, no Brasil é assim mesmo dão foco para pessoas sem talento e esquecem dos verdadeiros artistas, mas tudo bem,e para finalizar Pecado Mortal,será a volta por cima da Rede Record.Só espero que a dona globo respeite o horário,e deixe um pouco para as outras emissoras.2014 promete.Só mais coisa que saudades, da TV Tupi, Excelsior e mesmo a globo,quando existia a novela das 20:00(em ponto)ficava no ar uma hora certinha, depois vinha a linha de show,novelas em outros canais e tinha para todos os gostos, e todos eram felizes, até que a dona globo,como sempre resolveu mudar tudo,uma pena.

Veja também

Publicidade