O Planeta TV

Silvio Santos: Ah! Que isso! Ele está descontrolado!

E mais: Por que o personagem Filipinho desapareceu de "Sangue Bom"?

Por: Jeferson Cardoso

A grade de programação do SBT voltou a voar. O piloto: Silvio Santos. Totalmente desgovernada, a emissora apostará em sete novelas, e modificará o horário do programa de Eliana, que vinha se firmando na vice-liderança há mais de um ano. Coitada.

Com exibição mais cedo, Eliana, deve manter a vice, mas com uma média mais baixa. O Programa Silvio Santos e o Domingo Legal devem ser os mais prejudicados.

Dizem que Silvio Santos não estava satisfeito com a audiência que vinha marcando, mesmo ameaçando o "Domingo Espetacular". O dono do Baú acredita que vencerá com facilidade o programinha de Rodrigo Faro.

As mudanças impostas por SS não tem nada a ver com a volta de Gugu Liberato. Este fez um acordo com a Record, e só voltará à telinha em 2013.

Enquanto algumas pessoas tentam convencer Silvio Santos a mudar de ideia, e manter a "excelente" programação aos domingos, a Globo, Record e Band esperam conquistar alguns pontinhos de audiência.  Como a disputa é acirrada, o que vier é lucro.

Na geladeira!

Chega ao fim o bizarro "Casos de Família". Uma semana após ter sido exibido no horário nobre, o programinha foi jogado no lixo. Silvio Santos aproveitou suas férias para acompanhar a programação de sua emissora. Envergonhado, tomou algumas atitudes. Que bom.

Sem sucesso

São raros os dias que o "Domingo Legal" alcança uma audiência digna. Não se pode esperar muito de um programa ruim, e com exibição às 11h. Mas uma coisa é certa: se fosse extinto, não faria falta.

A partir do próximo domingo, 01/09, o programinha terá seu tempo de exibição reduzido pela metade. Será exibido das 11h às 14h. Há algum tempo, Silvio Santos tentou extinguir a atração, mas acabou voltando atrás. Por enquanto, com pena, o mantém no ar.

Nas últimas semanas, Celso Portiolli tem feito de tudo para aumentar o público da atração, sempre com "brincadeirinhas picantes" envolvendo o sexo.  Muito bonito.

Portiolli é um bom apresentador, não merece estar à frente de um dos piores programas da TV brasileira. Lamentável a situação do apresentador.

Que fase!

Por que as emissoras estão realizando cortes e contendo gastos? Não sou especialista, muito menos economista, mas penso (só penso) que elas estão se prevenindo de uma possível crise que o Brasil pode enfrentar nos próximos anos. A moeda brasileira está frágil. Os Estados Unidos está se recuperando, e os países emergentes começam apontar crises.

Nos últimos meses, a imprensa destacou a "crise" da Record. Não é bem uma crise. A emissora gastou mais do que devia, e se viu obrigada enxugar a máquina, com demissões em massa e redução de salários. Com situação amenizada, a emissora, por enquanto, deixa de sonhar com a liderança. Uma pena, sonhar faz bem pra alma.

Para conter gastos, a Globo aderiu a contrato por obra; SBT cancelou programas e investiu em reprises de novelas mexicanas; Band demitiu funcionários, e suspendeu produção de realities shows. A RedeTV! é um caso a parte, o problema é financeiro.

A situação não é crítica, mas é preocupante. Até mesmo as emissoras de TV a cabo estão se adequando. A MTV, a primeira vítima, praticamente fechou as portas.

A programação da TV brasileira já estava desanimadora, agora então...

Pecado Mortal

As chamadas de "Pecado Mortal" lembram algumas situações da terrível "Kubanacan". Sim, sou fanzaço de Carlos Lombardi, mas não gostei dessa produção. Espero que as semelhanças fiquem na lembrança.

Quanto aos benditos números do Ibope, "Pecado Mortal" só começará mantendo o público de "Dona Xepa" se a Record evitar um confronto direto com "Amor à Vida", caso contrário...

Torço e espero para que "Pecado Mortal" seja uma ótima novela, independente da audiência. Se agradar, os números crescem. Carlos Lombardi não tem como fazer milagre de um dia para o outro, ainda mais numa emissora frágil e num horário onde ela (por falta de respeito) não tem a fidelidade do telespectador.

Mistéééééério!

Quem acompanha "Sangue Bom" deve estar estranhando o sumiço de Filipinho, o personagem até então de grande destaque. Realmente é muito estranho. Há quem diga que os autores mudaram o rumo do personagem depois de terem sido proibidos de abordar - do jeito que gostariam - a homossexualidade no horário das 19h.

Pra mim, a verdade é outra. Apesar do destaque, o personagem não caiu no gosto popular. Não estava empolgando, e a minoria que se identificava com o Filipinho não aprovou a opção sexual do rapaz. Será?

A culpa do personagem não ter emplacado é da interpretação de Josafá Filho ou dos autores? Não vem ao caso. Não emplacou, some, desaparece! Simples assim.

Uma pena, particularmente gostava do personagem.

Chiquititas

Não curto o texto didático de Íris Abravanel, mas preciso ressaltar o tão quanto à dramaturga tem evoluído. Se comparado com "Carrossel", o diálogo de "Chiquititas" é superior. Em resumido, a atual novelinha é melhor em todos os quesitos. Detalhe: estou comparando o texto de dois remakes. Surpreendente mesmo se fosse uma novela inédita, né?

Criança Esperança

Sábado, dia 31, é dia de esperança na Globo. Amém. A emissora dedicará toda a sua programação ao evento beneficente. Renato Aragão, idealizador e embaixador, não será o apresentador oficial. Pela manhã, será o convidado especial do "Encontro com Fátima Bernardes", onde receberá uma linda homenagem.

O diretor Luiz Gleiser garante que Aragão também receberá uma homenagem no show, à noite. A festa será comandada pela jornalista Patrícia Poeta; a apresentadora Fernanda Lima; e o ator Lázaro Ramos.

Espero que a Globo consiga humanizar o "Criança Esperança", passando emoção assim como o Teleton.

Fico por aqui! Tchau! ;)


Deixe o seu comentário