O Planeta TV

Seguindo os passos do SBT, Rede Record brinca com a paciência do telespectador!

Por: Jeferson Cardoso

Desde a sua estreia, em março, Rebelde vem registrando índices satisfatórios na Record, emissora que sonha – quem sabe até tem pesadelos – com a liderança. Em São Paulo, sua média é de dez pontos e em outras praças esse índice é ainda maior: Rio de Janeiro (14 pontos) e Distrito Federal (15 pontos). São números altíssimos, uma vez que, trata-se da emissora que (ainda) ocupa o segundo lugar no ranking das audiências televisivas.

Pois bem, passaram-se três meses da estreia; Globo driblou a rejeição de "Morde & Assopra"; a contratação de Datena irritou os fãs do seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o que fez a Record perder a vice-liderança nacional no horário das 18h; o "Jornal da Record" – com uma hora de duração – não aguenta a pressão da fraquíssima programação do SBT; e, diante das situações há quem fizesse um bolão para acertar quantos dias a programação da emissora permaneceria intacta.

Rede Record, emissora que sonha alto e quer ameaçar a Rede Globo, segue o caminho do SBT e envia um comunicado: a partir da próxima segunda: "Jornal da Record" às 19h40 e "Rebelde" às 20h30.

É um absurdo o tamanho da falta de respeito com os fãs da novela escrita muito bem por Margareth Boury. Não estou surpreso com a atitude, até acho que "Rebelde" ficou muito tempo no horário das 19h. É característica da emissora do bispo Edir Macedo brincar com o telespectador. Só acho que não podemos ser ingênuos e aceitar uma coisa desta. Temos que agir e exigir respeito.

A justificativa da emissora é de que uma pesquisa interna detectou que o horário das 20h30 ignora o público jovem e que "Rebelde" seria uma alternativa para quem não quisesse acompanhar as notícias de última hora do "Jornal Nacional" (Coitados! O telejornal é hábito do brasileiro há mais de 40 anos). Como assim? Isto, meus queridos, é desculpa para quem não entende nada de televisão. Primeiro esse tipo de pesquisa deveria ser feito antes de o produto ser lançando. Segundo, televisão é hábito. E, terceiro, essa emissora brinca de fazer televisão.

Não estou preocupado em saber se a audiência de "Rebelde" será maior ou não neste novo horário, uma vez que, deixarei de assisti-la. Não por revolta e, sim, porque tenho o que fazer nesta faixa horária. E digo mais: enganam-se quem pensa que a novela permanecerá nesse horário até seu último capítulo. Posso estar enganado, mas é capaz de perder a vice-liderança para o SBT. Felizmente, pela a emissora, quero que isto aconteça. Se isto acontecer (a probabilidade é grande), não fique espantado caso a emissora comunique o cancelamento do folhetim.

No momento, estou preocupado é com "Vidas em Jogo", a futura vítima da emissora. Vocês acham que a Record respeitará o horário de exibição da trama de Cristianne Fridman com a estreia de "A Fazenda"? Óbvio que não! Por isto, torço e farei campanha - se for preciso – para que Cristianne migre para a Globo.

A Rede Globo pode ter seus defeitos, mas não é a toa que é a maior e melhor emissora do Brasil, uma vez que, preza a credibilidade e respeita seu público. Tento ser coerente naquilo que digo, não estou sendo contraditório e continuo com a mesma filosofia: sou a favor do fim do monopólio e a Globo, por melhor que seja, precisa de concorrência. Só que de uma concorrência de respeito, não a que estamos presenciando.

Para finalizar, disse que a Record segue os caminhos do SBT. Ou seja, o final dessa história já sabemos. A diferença é que o SBT – na década de 90 – realmente abalou as estruturas da Globo, já a Record...

Ibope do passado x atualidade

Afirmei que Tieta tem uma audiência maior que a de Roque Santeiro. Não estou enganado, mas o contrário também é verdade (mistéeeeerio, by Dona Milú!). A confusão será, de uma vez por todas, esclarecida no próximo post. Postarei também o TOP 10 das faixas 18h, 19h e 20h/21h. Aguardem.

Tchau!


Deixe o seu comentário