O Planeta TV

"Sangue Bom" melhora, mas audiência empaca!

Com ritmo de novela das seis, "Saramandaia" decepciona!

Por: Jeferson Cardoso

O COLUNISTA ENCONTRA-SE EM RECESSOS. O BLOG VOLTA A SUA NORMALIDADE NA PRÓXIMA SEGUNDA, 05/08.

Outro dia me perguntaram: "por que Sangue Bom patina na audiência?". A novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari melhorou bastante; mas não podemos esquecer seus capítulos iniciais, que foram fracos e não despertaram a atenção. Antes, é válido lembrar também que a trama substituiu "Guerra dos Sexos", o maior fracasso do horário.

Um dos fatores que talvez atinja "Sangue Bom" seja a rejeição do público adulto, principalmente daqueles acima dos 35 anos. Essa faixa etária, acredito, não compreende o universo da novela, e prefere acompanhar as noticiais sensacionalistas dos telejornais da Record, SBT e Band.

"Sangue Bom", diferente de "Cheias de Charme", não é totalmente focada na Classe C. É uma novela para jovens, com humor refinado, e pouco drama. Os perfis dos vilões fogem o padrão, mas estão dentro do universo proposto pelos autores. É uma ousadia válida. Só não pode arriscar muito. Até o momento, o público não sabe se Amora é mocinha ou vilã. Essa dúvida fez com a protagonista sofresse rejeição. Por outro lado, Fabinho rouba a cena. Humberto Carrão está perfeito no papel do bad boy; os autores também reservam para ele as melhores cenas e textos. Um personagem cínico, que sem grandes maldades, se destaca.

Alguns personagens de "Sangue Bom" também pecam pelo exagero. São os casos de Bárbara Ellen (Giulia Gam) e Damáris (Marisa Orth). Outros sofrem com a falta de carisma de seus intérpretes, como Rosemere (Malu Mader).

O que é bom nessa novela? O texto e a trilha sonora. 
Quem se destaca? Bento (Marco Pigossi), Malu (Fernanda Vasconcellos), Filipinho (Josafá Filho), Fabinho (Humberto Carrão), Lucindo (Joaquim Lopes), Verônica (Letícia Sabatella), Érico (Armando Babaioff), e Kevin (Marcus Rigonatti).
Por que assisti-la? Porque é divertida; romântica e alto astral.
O que fazer para que audiência reaja? Definir a personalidade de Amora.

No mais, depois de um começo frustrante, estou satisfeito com os rumos de "Sangue Bom". Não quero drama, e nem tenho tanta raiva de Amora. Lamento a baixa audiência, apesar de merecida. Que os próximos capítulos superem as expectativas.    

Chateado com a "magia das onze"

"Saramandaia" é um exemplo de como se decepcionar com uma novela de uma semana para a outra. Até quinta-feira passada, estava curtindo essa trama. Desde então, não mais. Os capítulos desta terça e quarta foram os piores. Terríveis! Ricardo Linhares foi avisado de que se trata de uma obra curta, de apenas 70 capítulos? Provavelmente não.

Essa versão de "Saramandaia" não tem ritmo. Não sai do lugar!  Com foco na chata relação entre Zico Rosado (José Mayer) e Vitória (Lília Cabral), parece mais uma novela das seis.

A Rede Globo deveria nos poupar de chamadas toscas, utilizando metáforas, e produzir algo digno de convicção. A paciência de muitos já chegou ao fim, a minha está quase lá. Uma pena.

Só de pensar que estão cogitando o remake de Tieta, tenho calafrios. Deus é mais!

Mexe mexe com as mãos....

Tenho que confessar que, assim como Carrossel, não pretendo acompanhar Chiquititas. Nada contra, mas essas obras não fazem mais parte de meu universo. No entanto, assisti ao primeiro capítulo da novelinha.

Íris Abravanel cresceu como autora, mas seu texto – menos didático – continua fraco. Em resumo gostei da estreia. O elenco infantil agradou, talvez pelo fato da direção ter optado por gravar as primeiras cenas depois que as crianças encontrassem o tom de suas personagens. A produção acertou também ao manter as clássicas músicas da década de 1990, bem como, os clipes. Por fim, adorei a abertura, muito bem produzida.

Por enquanto, uma salva de palmas para o SBT.

O que a Globo está fazendo com Revenge?

No último domingo, a Globo compactou quatro episódios de Revenge. Uma vergonha! Atitude digna de uma emissora pequena. O motivo seria a audiência. Os dez pontos não estariam agradando a cúpula. Enfim, comigo, a Globo perdeu crédito.   

A Fazenda ainda não tem um favorito!

A Record conseguiu montar um ótimo elenco, mas não sou fã desta atual temporada de A Fazenda. A verdade é que já estou cansando desse tipo de reality show. Também não suporto as edições longas (e desnecessárias) diariamente. Tenho acompanhado apenas aos sábados, quando é exibido um compacto.  

Posso estar enganado, mas, por enquanto, não vejo um peão favorito. Talvez, Scheila Carvalho. Se dependesse de mim, a Record cancelava esse programa. Os R$ 2 milhões poderiam ser utilizados na divulgação de "Pecado Mortal". Sem publicidade, a novela de Carlos Lombardi não vai emplacar.

Agora é com vocês. Por que "Sangue Bom" não emplaca? "Saramandaia" é o mico do ano? Quem deve vencer a sexta edição de "A Fazenda"?

Abraços.



Publicidade

Comentários (53) Postar Comentário

Wilson Junior comentou:

Jeff Revenge foi compactada dessa forma. Porque ninguém quer assistir séries dubladas, assistiram na tv a cabo ou baixaram. Saramandaia não é ruim, pior é aquela Dona Xepa.


Jeferson Cardoso respondeu:

Nada. Qualquer coisa que a Globo colocar nesse horário vai marcar 10/12 pontos. Ela sairá perdendo com essa falta de respeito. Fato!



ana respondeu:

Concordo com o Wilson Junior... Assistir a serie dublada, podendo ver na ttv a cabo ou baixar na internet com o audio original, acho dificll ter gente acompanhando.


Tabba comentou:

Oi Jeff, oi gentes. Respondeno as kestoins:
1 - Por queSangue Bom" não emplaca?

Jeff, seplismente, a Xarllotty tá muito pessma. Gente não tem como gostar dela, pq ela não agrada nem como a prinspal nem como uma velona. Ta muito chata. E vc não é besta né Jeff? Gosta das peçonage mais gatos: Joaqui lopes, o Babalhofe que é belísimo, adoro tabém. A unica pesonage que eu gosto é da minha xarat, a Letissa Tabbatelle, ela sempre é xxxxou.

Etão, não implaca pq não tem histora pra agrada todos nos, né?


2 - "Saramandaia" é o mico do ano?
Gente, que novela e essa! Muito bexta. Novela dazonze, se não for saliente não dá inbope. As otra toda as pessoa gostava pq todo pinzode tinha gente fazeno saliente, aí as pessoa A-M-A-V-A. E antes tinha toda uma Inspeculatívia que ia ser muito defeitos ispeciais, pra q? Nada mais gente só muito bestero e abessurdo. .com.br

3 - Quem deve vencer a sexta edição de "A Fazenda
Gente, tá um poco besta, mas eu to troceno: Muleres: Shelha, pq ela não dança mais, o marido dela nao fais mais suceço, tem uma fília, toda uma pssicolótyka postrás, então, shelha deve ganha (das muleres.
Homes: Yudi, pq gente, ele deu tanta playtashon pas crianssa, muito emossionate, e otra. Ele falo mau da Çbt, então ele nao vai t espaço na tv, a Reco não vai da pograma pra ele, a globo Dirtiarreda, gente, ele ainda é novo. Vamo da o premio pra ele?

Gente, bjos!


Tabba respondeu:

Tabem acho Camila, atigamente a Globo tinha mais respeito, divesidade, atessao conós, hj em dia, passa o que quer, num simporta conquinós quer assisti.


Francisco comentou:

aPESAR DA BAIXA AUDIENCIA DE SANGUE, ESTOU AMANDO

Eri Silva comentou:

Sangue Bom é sem dúvidas um dos melhores folhetins das 19h. E considerando que é dificil encontrar uma novela gostosa de ver, já é para mim uma das 5 melhores que vi na minha vida até agora. Destaque para a comédia que amarro de rir, não há quem nao diverte com a Barbara Ellen e a Damáris. Talvez hoje o público quer novelas mais ageis depois do fenomeno cultural Avenida Brasil.


Jeferson Cardoso respondeu:

É, pena que a novela começou morna e confusa com todos os núcleos tendo destaque ao mesmo tempo.


Júllio di Avlis comentou:

Eu voltei a assistir Sangue Bom depois da entrada da Irene oque melhorou muito a novela, agora com o encontro dela com o Plínio deve ficar melhor ainda, falta à meu ver um casal central de verdade, não consigo torcer pra Amora e o Bento, nem Malu e nem Giane, que por sinal é chatíssima, curto a trilha muito bem escalada, e a Damaris é mais do mesmo, já enjoou...
Deixei de acompanhar Saramandaia, ficou chata então não posso opinar.
Estou curtindo demais Chiquititas, mais pelo saudosismo que ela representa de uma época tão boa na minha vida...
Compactar Revenge foi o fim da picada, falta de respeito com o telespectador por parte da Globo.
Estou curtindo demais A Fazenda pra mim uma das melhores edições.
Torço pra Sheila e pra Rita...
Jef, não quero ser chato, mas não sei se acontece só comigo, mas quando estou navegando aqui pelo site essa propaganda do Dove fica abrindo sozinha descontrolada, e toda hora tenho que ficar fechando muito chato isso.
Será que com mais alguém acontece?


Jeferson Cardoso respondeu:

Júllio, a publicidade só abre se passar o mouse em cima. Rsrsr



Andrew respondeu:

Comigo também acontece isso, mas fazer o que se é assim que o site fatura$ com propagandas...



Jeferson Cardoso respondeu:

Andrew, pois é! Rsrsrsrs


Bru comentou:

A Globo me decepcionou com Revenge! Realmente a serie agora que ia começar a pegar fogo a emissora faz isso... A novela das sete nem assisto, especialmente pelo fato dos primeiros capitulos... E sobre a próxima novela das 9 Bruna Marquezine, fazendo Julia lemmertz nova não combina mesmo! Acho isso um pouco falta de criatividade da Globo... Agora se fosse a Issabelle Drummond, com certeza a situação seria outra!

D. comentou:

Adoro Sangue Bom, amo demais a Amora. Saramandaia desisti na primeira semana. Não chega aos pés de Gabriela.
Chiquititas faço minhas as suas palavras, Jeferson.
Revenge não vejo. A Fazenda muito menos.


Tabba respondeu:

Isselá nome de cristão: AMORA Ja cumessou errano porai, podia bota um nome mas popula tipo: prepeta socorro amurim.


Adriano comentou:

Jeff, o que você está achando da interpretação da Ellen Roche, eu adoro o personagem dela e acho merecido o destaque que ela vai ganhando na globo. Sangue Bom melhorou muito, estou acompanhando todos os dias e agora sim consigo gostar da personagem Giane, estava achando Isabelle muito apagada, mais ela é linda e tem muito carisma, a virada da personagem está sendo bem construída, aposto que ela tira o posto de Malu como favorita, que na verdade é Fernanda Vasconcellos está muito bem no papel.
E Flor do Caribe Jeff? Essa semana está ótima, novelão das 18 hrs.
Saramandaia está mais devagar, mais ainda aposto nela,quero ver mais efeitos especiais. Chiquititas, evolução na teledramaturgia do SBT, está na hora de voltar a investir em novelas no horário das 22:30, também estou gostando, porque os atores começarão a olhar diferente para o SBT, já que a audiência é maior que as novelas da RECORD.
O cravo e a Rosa confirmada :(

Vitor comentou:

Sangue Bom, ao meu ver, não emplaca porque muitas pessoas, após o fim da péssima Guerra dos Sexos, esperavam uma novela como Cheias de Charme, que encantasse desde o início. E Sangue Bom foi muito ruim no seu primeiro mês, foi melhorando mas até agora não me agradou totalmente.

O que é aquela Damáris? As vezes acho a personagem tão exagerada... também há os que moram na casa de Perácio todos são chatos, personagens sem graça, os da agência do Natan também.....

Mas temos Bento, Malu, Maurício, Lucindo, Giane, Érico e outros em compensação, que são bons personagens. O vilão Fabinho tem poucas ações na novela e a Amora ninguém sabe se é mocinha, vilã ou apenas uma patricinha, aí a novela peca também.

Enfim, parece que falta algo mais em "Sangue Bom", falta uma "pegada" da novela para conquistar o publico de vez, talvez ela consiga, mas vai ser difícil recuperar os telespectadores...... Como Cheias de Charme faz falta!

Quanto a Saramandaia também estou decepcionado e considero sim o mico do ano: a novela não tem ritmo, não acontece nada e muitos personagens também ficam sem função como é o caso da personagem do Tarcisio Meira. E, para mim, esse negócio de lobisomem, fulana de 200 quilos, beltrano com raízes nos pés, ciclano com formigas no nariz, afastou o telespectador.

Quanto a Fazenda não posso falar nada porque não assisto. E fugindo um pouco do foco: Desisti de "Amor a Vida" também, as duas primeiras semanas da novela foram ótimas mas agora se perdeu e está com tantos erros quando Salve Jorge kkkkkkk.

E uma pergunta: Quanto a nova temporada da Malhação? Você acha que a Globo deveria desistir da novelinha?


Jeferson Cardoso respondeu:

Vitor, ainda não assisti a nenhum capítulo. Não sei do que se trata a nova temporada da novelinha. Rsrsrsrs


Fabio Dias comentou:

Vamos por partes:
AMORA,
Segundo definição de um amigo, do qual eu concordo muito, apesar de não torcer.
Amora foi criada na rua, marginalizada, sem os cuidados dos pais e abandonada pela irmã. Muita gente diz que ela foi amada no orfanato e isso não justifica. Justifica sim, por mais que haja cuidado e carinho, viver em orfanato é absolutamente traumatizante, ainda mais para uma criança que tinha família e foi abandonada. Depois disso, ela foi adotada por Bárbara Ellen e viu seu mundo mudar. Embora saísse da pobreza, foi jogada a um mundo fútil em que sentimentos, solidariedade e cuidados não são vistos.

Ninguém nasce com moral e ética. Essas são duas características adquiridas ao longo da vida. Quando criança Amora foi abandonada, quando adolescente foi criada num mundo irreal em que apenas o materialismo tem valor. Junte aos traumas da infância as inúmeras vezes em que ela precisava de carinho, mas teve apenas trabalho em busca da fama como retorno.

Amora não é má. Não é perversa e longe de não ter carisma, como alguns tentam pintar. Essa definição é imediatista e, principalmente, superficial. É preciso ir ao fundo, no âmago da personagem para entendê-la, tentar buscar razões para justificar seu estilo de vida.

A personagem é fascinante justamente por ser complexa. É uma menina frágil que usa a fama, a competitividade e a imposição para conseguir sobreviver no meio em que foi criada. Amora aprendeu que apenas os melhores sobrevivem neste mundo e ela tenta ser a melhor de qualquer forma, seguindo exemplos dos modelos que teve na vida.

Por que ela precisa ser caridosa e boa? O que ela ganhou com isso? Na infância, foi uma ótima criança, resultado: perdeu os pais, a família e viveu como órfã. Agora, adulta, abdicou de toda sua vida equilibrada para viver um grande amor e qual foi o resultado? Perdeu tudo que conquistou ao longo da vida. Como uma pessoa assim pode ser apenas boa?

Os complexos da personagem são fascinantes por isso. O momento atual de sofrimento é, provavelmente, um estratagema para torná-la mais preparada para o público gostar. Mas é inegável que ela sofre injustiça por todos os lados de todos os personagens. Ela se entregou completamente a um amor fadado ao fracasso, visto que Bento - que o público torce - diz que a ama, mas não demonstra, pois nunca a apóia e a qualquer problema está do lado de Malu, a irmã de Amora que, posa de moça perfeita (e tem seus traumas também), mas não está importando com o pior momento da vida da irmã - diz que se importa, se solidariza, mas balela, só palavras, pois fica feliz com o sofrimento da irmã tentando roubar tudo que é dela.

Amora - apesar de eu não torcer para ela como vc, admito: é A personagem fundamental para movimentar Sangue Bom. A grande protagonista. E Sangue Bom do jeito que está, poderia durar um ano!

SANGUE BOM
Sangue Bom é o tipo de novela que exige muito do telespectador, muito mais até que Avenida Brasil. Ela precisa de total atenção para ela, para assim entender todas as nuances da trama. A novela contém cenas muito rápidas e importantes para seu entendimento. Essa semana mesmo desviei atenção um minuto, e perdi uma cena. Eu demorei para pegar toda essência da novela, pq no início minha atenção não foi total à ela. Hj tem dias q qdo assisto por cima, revejo o capítulo no dia seguinte. NÃO, não consigo ver novela e twittar, principalmente com Sangue Bom. Às vezes um pouco de didatismo faria bem para seu entendimento, pq ela é ZERO didática e, isso afasta o telespectador comum.

NO GERAL, eu amo Sangue Bom, e por mim ela poderia durar um ano!
Aliás já está definido a sua data de término?


Francisco respondeu:

Parabéns meu amigo. Valeu a pena ler o texto rsrsrs. Pq nao escreve para o planeta tv, seus argumentos são mto bom



Tabba respondeu:

Fabio, parabeins pela eisplicacoes, vc é xxxxoouuu. Mas o poblema nao é o que aconteceu no paçado da AMORA, o poblema é que a Xarlloty num tá danuconta da peçonage... Justamente, é um pedasso de papeu difisil de intrepetar, e tinha que te coilocado uma atista mais responsaveçl. Já penso se butasse a Nada Vasconcelha, ou a Juliana Digdone, a Biaca Binho, otras atistas que fizesse esse papeu mais legau ok? Bjos



Jeferson Cardoso respondeu:

Fábio, concordo com a explicação quanto o perfil da Amora. Só que é um tipo de personalidade que dificilmente a grande maioria aceitará. Isso prejudica. O caráter dúbio dela, certamente, irrita. Entendo que tem que chegar um momento que essa personalidade precisa ser definida. Ela é má ou mocinha? Isso não pode ficar claro somente na reta final. Se é mocinha, precisa sofrer. Se é má, precisa aprontar. Por enquanto, ela só demonstrar ser patricinha e egoísta.



Fábio Dias respondeu:

Obrigado pelos elogios galera! Jeferson! Entenda: Amora não é mocinha e nem vilã! Ela é a protagonista de Sangue Bom, sem ela a novela não teria tanta graça. Não teria tantos conflitos. Concordo com vc, essa ousadia em manter uma protagonista com um caráter mais torto, e diria até humano, pq não somos bonzinhos o tempo todo, prejudica sim e muito a trama no quesito audiência, pq é como disse, afasta o telespectador comum! Mas não é a primeira novela a ter uma protagonista assim. Nice de Anjo mau, Nina de Avenida Brasil, Donatella era toda torta em A Favorita. etc Acho que o grande problema de Sangue Bom é que no geral, ela é uma novela complexa, tudo entrelaçado, mas foi apresentado de uma forma nada didática e isso atrapalhou seu entendimento e afastou o telespectador. Acho que um pouco de didatismo, é bom para qualquer novela e em Sangue Bom repito é ZERO!!!! Twitter FABIODIASR


Veja também

Publicidade