O Planeta TV

Reprise de "O Cravo e a Rosa" decepciona os noveleiros de plantão

E mais: "A Fazenda" estaria desgastada?

Por: Jeferson Cardoso

Aos fãs do Vale a Pena Ver de Novo, meus pêsames. A TV Globo confirma a re-reprise de O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco. Sem dúvida, uma das melhores novela do horário das 18h, mas qual a necessidade de uma segunda reprise? É lamentável a decisão da cúpula global. Uma falta de respeito! Estou indignado, não pelo cancelamento de "Cobras & Lagartos", e sim porque, como telespectador, sinto-me como um trouxa. A Globo, com reprises desnecessárias, perde público a cada ano. Ainda bem. Nos últimos anos, o Vale a Pena ver de Novo perdeu aproximadamente cinco pontos de audiência. A decepção é quase que unanime, tanto que o share (número de televisores ligados) no horário vespertino é pífio. O VPVN é o carro-chefe das tardes da Globo. Se ele fracassa, tanto o Vídeo Show quanto a Sessão da Tarde traçam. 

Mesmo como fã, não perderei meu tempo assistindo novamente "O Cravo e a Rosa". Aqueles que terão o privilégio de acompanhar pela primeira vez, seja paciente. O Vale a Pena Ver de Novo se tornou um produto comercial. São inúmeros intervalos comerciais, e novela com pouco tempo de arte. Não espere por expressivos números de audiência, se alcançar 15 pontos, é lucro. Depois de sucessivos fracassos, se atingir essa marca, a Globo escalará outra re-reprise. Isso ocorrerá até que a emissora perca a liderança para o telejornalismo sensacionalista da Record ou pra as péssimas (e enésimas) reprises das novelas mexicanas do SBT.

Perdi o encanto com essas reprises da Globo, tanto que não faço questão em saber qual será a próxima. A decepção é grande, que nem comemorei o anúncio de Cobras & Lagartos. Penso que a emissora tem a obrigação de reprisar o que o público quer vê. Não o que ela acha que deve fazer. Isso é ditadura. Espero que o público se manifeste desligando ainda mais a TV. 

"A Fazenda" desgastada?

As sub-celebridades de "A Fazenda" fazem de tudo para causar. Surtada, Lu Schievo resolveu implicar com todos os peões. Pode ser uma estratégia para ganhar destaque na mídia, como também pode ser a real personalidade da blogueira. Uma coitada. Mal sabe ela que esse tipo de reality, dependendo do comportamento, prejudica a imagem.  

Tenho que admitir, gostei do elenco. A maioria desconheço, mas consegue movimentar e protagonizar bons momentos. Por enquanto, não torço para nenhum participante.  O programa peca pelo excesso. A edição é muito longa. O tempo de exibição diária deveria ser reduzido para 30 minutos. Britto Jr., para variar, segue irritando o telespectador, principalmente nas noites de eliminação. 

Em sua sexta temporada, "A Fazenda" demonstra desgaste. Mesmo com brigas e baixarias, a audiência é pífia. Apesar da baixa repercussão, o programa dá muito lucro à Record.

Tanto a Globo, com o BBB, e a Record precisam sair à procura de um novo formato de reality show. Daqui a pouco a audiência também afastará os publicitários.
 
Gugu Liberato fora dos domingos?

Sou fã dos quadros de assistencialismo apresentados por Gugu Liberato. Sinto falta do "Sonhar mais um Sonho". Sem Gugu, Record dificilmente atingirá picos 20 pontos. O Melhor do Brasil é péssimo. 

A direção artística do SBT quer Gugu fora da disputa dominical. Acho a ideia válida. As noites de quarta-feira, contra o futebol, seria uma ótima alternativa. Acredito que no horário das 21h45 à meia noite seja o mais apropriado para o ex-apresentador da Record, com chances de ser vice líder isolado.

Revenge melhora, e empolga!

O seriado "Revenge" voltou a pegar fogo. Um novelão!!! Há muito tempo não acompanhava uma série tão envolvente. Espero que a Globo exiba a segunda temporada na sequência da primeira. 

Se "Chiquititas" emplacar...

"Chiquititas" tem tudo para repetir o sucesso de "Carrossel". Se isto acontecer, a Record terá que se desdobrar para manter a vice-liderança. Falando nisso, a emissora do Bispo Edir Macedo, após crise financeira e demissões, passa por mudança de gestão.  Alexandre Raposo e Honorilton Gonçalves não fazem mais parte do grupo. Os sucessores são pessoas ligadas à Igreja Universal e não entendem nada de televisão. O futuro desta emissora é tenebroso. 

Vocês concordam com essas re-reprises da Globo? Quais as expectativas quanto ao remake de "Chiquititas"? Qual o motivo da baixa audiência de "A Fazenda"?



Publicidade

Comentários (53) Postar Comentário

Paulo comentou:

O que será que houve para a globo alterar o vale a pena ver de novo? Muito estranho, já estava certo a reprise da boa cobras e lagartos não que o cravo e a rosa seja ruim, longe disso, mas a novela de João Emanuel Carneiro merece uma reprise pelo sucesso que foi.

Roberto comentou:

Jeferson, a primeira temporada de Revenge é ótima! O final dela é sensacional, vale muito a pena assistir. Infelizmente, na minha modesta opinião, a segunda temporada se arrastou, ficou chata e perdeu o foco, tanto que já acabou há quase 2 meses e eu sequer vi o final, faltam ainda uns 5 episódios pra terminá-la. Espero que a terceira temporada consiga recuperar minha atenção e venha contudo! Quanto ao VPVN, mais me parece que a Globo tá com inveja do SBT e resolveu adotar o mesmo critério, reprisar as novelas 500 vezes. Abraço!


Emanuella respondeu:

Roberto, a 2ª temporada de Revenge fica boa do meio pro fim, e o último episódio é sensacional! Vale a pena ver.


Igor comentou:

jeff,o que eu não entendi foi o fato de a globo ter cancelado cobras e lagartos. foi por causa do ministério publico ou algum outro motivo em especial? O cravo a rosa pode ate ser boa,mas depenará com certeza nas tardes

André Cutrim comentou:

Eu fiquei extremamente chateado, pois uma reprise ótima de Cobras e Lagartos trocada por re reprise ... Enfim, a Globo perca na tarde, e isto traz numeros pífios para os filmes da tarde e malhação .... Boa sorte pra quem irá rever este grande sucesso, mais estou cansado de tudo Walcyr rs! Sinto que a Globo tem medo de perder este autor, pois muitas novelas deles ja reprisaram e reprisaram .... Meus pesames para as tardes da Globo!

Gilmar JM comentou:

Concordo com quase tudo que você disse no texto. Só não acho as reprises de novelas do SBT péssimas, pelo contrário, acho ótimas, ótimas, baratas e eficientes, já que até Marimar, fiquei pasmo, anda sendo vice. Se a Globo que tem um acervo gigantesco e é muito mais rica que o SBT anda apostando em rereprises não há como cobrar do SBT abrir mão das suas. Lembrando que a emissora ainda brinda os telespectadores com a inédita Cuidado com o anjo. A Fazenda, não assisto, aliás não assisto nada do genero, não gosto desses programas de confinamentos. Sobre Chiquititas, pelo que tem sido mostrado o SBT melhorou com relação a Carrossel, o investimento é maior e eu acho e torço para que dê pelo menos dez pontos, pois assim a emissora continuará investindo nesse diferencial que é fazer novelas infantojuvenis.

Jr Habnov comentou:

Sobre Revenge, vc afirma que a mt tempo não acompanhava uma série tão envolvente, esse é o problema meu caro, vc não assiste séries e te afirmo sem erro que Revenge não é 5% do que Dexter, Breaking Bad, The Killing, True Blood, Greys Anatomy, The Good Wife são e Six Feet Under e Desperate Housewives foram.


Jonathas Malheiros respondeu:

Dexter >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Spartacus >>>>>>>>> Revenge


Antonio Marques comentou:

jeff A globo mais uma vez não aprende reprisar pela terceira vez O cravo e a Rosa ninguem merece já desistir estou assistindo O profeta que é a minha preferida já vou ficar com saudades, mais assistir outra re-reprise de novo nunca vou migrar para o Viva aguendar o Walcyr em dose dupla no VPVN e no horario nobre, não se assuste em 2014 vier uma outra re-reprise do autor novamente Alma gemia é o fim


Jeferson Cardoso respondeu:

Espero que a audiência desabe ainda mais. ;)


Gilmar JM comentou:

Lembrei de uma coisa, de uma notícia que li ha tempos. Teve uma época em que novelas exibidas no Vale a pena ver de novo como Senhora do Destino e Alma Gêmea chegavam a dar mais audiência que Malhação e que a novela das 6. A emissora não gostou, teve medo do mercado reagir mal com uma reprise da tarde dando mais ibope que as inéditas. Depois disso, não sei se é conicidência, o Vale a Pena Ver de novo começou a apostar em rereprises ou em novelas não tão fortes assim. Com essa escolha de O cravo e a rosa tenho tudo para acreditar que esse boato é verdadeiro, ou seja, a Globo está satisfeita com esse ibope entre 12 e 15 pontos do Vale a pena ver de novo porque a mantem na liderança e não se aproxima da audiência das inéditas. E mais só vão reagir quando a liderança for realmente ameaçada o que por enquanto não está acontecendo. Então a missão de O cravo e a rosa é essa dar cerca de uns quinze pontos, no máximo uns 18, não mais que isso. Pensem nisso.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, isso não justifica uma re-re-re-re-reprise. O Cravo com 18 pontos? Talvez, na reta final. E olhe lá!



Gilmar JM respondeu:

Isso que eu disse Jeff no máximo 18. Eu também não estou justificando, só disso que pode ser isso, mas também tem a tal da classificação indicativa e o medo da novela ser reclassificada bem no meio. E já aconteceu. No SBT Camaleões Classificada para dez anos foi reclassificada para 12, e a emissora teve que adiantar a novela porque o setor que regula deu só duas semanas para a emissora se adequar. Mas enfim são hipóteses e mesmo assim não justificam porque a emissora tem um vasto arquivo de novelas que não foram reprisadas ainda e que tem classificação livre.


Rafa Godoy comentou:

A globo fez a mesma coisa que fez o canal viva no mês passado.Canal que voce elogiou no ultimo post. Prometeu uma coisa e passou outra rererererereprise. Estava ancioso pra ver Amazonia e me voltam com a casa das sete mulheres. Tomei birra do Canal Viva. Para mim, perdeu a credibilidade. E na verdade mesmo, prefiro o cravo e a rosa, que assisti a versão da globo internacional de 114 capitulos que tem pra download e amei. Uma hora cobras e lagartos volta, se bem que ainda prefiro Caras e Bocas.
ps: A Fazenda acabou pra mim ano passado quando vi participantes como a grotesca Gretchen ter sido privilegiada em uma prova. Nunca mais vi. Abraçoo

saul comentou:

O VPVDN deveria ser um programa que atendesse qualquer novela, tanto às que fizeram sucesso como os fiascos. A Globo começou a errar desde quando reprisou Sinhá Moça. A partir daí, a sessão de reprises global pra mim acabou. Não vou perder meu tempo vendo os conflitos da Catarina e do Petrúcio, nem veria as maldades da Leona e as peripércias do foghuinho, pois o Vale já acabou. Se o MP não libera os novelões da 9, por que então não reprisar novelas com baixa repercussão?


Aguinaldo Rocha respondeu:

"Cobras & Lagartos" com baixa repercussão? Só se for na caverna onde você habita!


Veja também

Publicidade