O Planeta TV

Reprise de "O Cravo e a Rosa" decepciona os noveleiros de plantão

E mais: "A Fazenda" estaria desgastada?

Por: Jeferson Cardoso

Aos fãs do Vale a Pena Ver de Novo, meus pêsames. A TV Globo confirma a re-reprise de O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco. Sem dúvida, uma das melhores novela do horário das 18h, mas qual a necessidade de uma segunda reprise? É lamentável a decisão da cúpula global. Uma falta de respeito! Estou indignado, não pelo cancelamento de "Cobras & Lagartos", e sim porque, como telespectador, sinto-me como um trouxa. A Globo, com reprises desnecessárias, perde público a cada ano. Ainda bem. Nos últimos anos, o Vale a Pena ver de Novo perdeu aproximadamente cinco pontos de audiência. A decepção é quase que unanime, tanto que o share (número de televisores ligados) no horário vespertino é pífio. O VPVN é o carro-chefe das tardes da Globo. Se ele fracassa, tanto o Vídeo Show quanto a Sessão da Tarde traçam. 

Mesmo como fã, não perderei meu tempo assistindo novamente "O Cravo e a Rosa". Aqueles que terão o privilégio de acompanhar pela primeira vez, seja paciente. O Vale a Pena Ver de Novo se tornou um produto comercial. São inúmeros intervalos comerciais, e novela com pouco tempo de arte. Não espere por expressivos números de audiência, se alcançar 15 pontos, é lucro. Depois de sucessivos fracassos, se atingir essa marca, a Globo escalará outra re-reprise. Isso ocorrerá até que a emissora perca a liderança para o telejornalismo sensacionalista da Record ou pra as péssimas (e enésimas) reprises das novelas mexicanas do SBT.

Perdi o encanto com essas reprises da Globo, tanto que não faço questão em saber qual será a próxima. A decepção é grande, que nem comemorei o anúncio de Cobras & Lagartos. Penso que a emissora tem a obrigação de reprisar o que o público quer vê. Não o que ela acha que deve fazer. Isso é ditadura. Espero que o público se manifeste desligando ainda mais a TV. 

"A Fazenda" desgastada?

As sub-celebridades de "A Fazenda" fazem de tudo para causar. Surtada, Lu Schievo resolveu implicar com todos os peões. Pode ser uma estratégia para ganhar destaque na mídia, como também pode ser a real personalidade da blogueira. Uma coitada. Mal sabe ela que esse tipo de reality, dependendo do comportamento, prejudica a imagem.  

Tenho que admitir, gostei do elenco. A maioria desconheço, mas consegue movimentar e protagonizar bons momentos. Por enquanto, não torço para nenhum participante.  O programa peca pelo excesso. A edição é muito longa. O tempo de exibição diária deveria ser reduzido para 30 minutos. Britto Jr., para variar, segue irritando o telespectador, principalmente nas noites de eliminação. 

Em sua sexta temporada, "A Fazenda" demonstra desgaste. Mesmo com brigas e baixarias, a audiência é pífia. Apesar da baixa repercussão, o programa dá muito lucro à Record.

Tanto a Globo, com o BBB, e a Record precisam sair à procura de um novo formato de reality show. Daqui a pouco a audiência também afastará os publicitários.
 
Gugu Liberato fora dos domingos?

Sou fã dos quadros de assistencialismo apresentados por Gugu Liberato. Sinto falta do "Sonhar mais um Sonho". Sem Gugu, Record dificilmente atingirá picos 20 pontos. O Melhor do Brasil é péssimo. 

A direção artística do SBT quer Gugu fora da disputa dominical. Acho a ideia válida. As noites de quarta-feira, contra o futebol, seria uma ótima alternativa. Acredito que no horário das 21h45 à meia noite seja o mais apropriado para o ex-apresentador da Record, com chances de ser vice líder isolado.

Revenge melhora, e empolga!

O seriado "Revenge" voltou a pegar fogo. Um novelão!!! Há muito tempo não acompanhava uma série tão envolvente. Espero que a Globo exiba a segunda temporada na sequência da primeira. 

Se "Chiquititas" emplacar...

"Chiquititas" tem tudo para repetir o sucesso de "Carrossel". Se isto acontecer, a Record terá que se desdobrar para manter a vice-liderança. Falando nisso, a emissora do Bispo Edir Macedo, após crise financeira e demissões, passa por mudança de gestão.  Alexandre Raposo e Honorilton Gonçalves não fazem mais parte do grupo. Os sucessores são pessoas ligadas à Igreja Universal e não entendem nada de televisão. O futuro desta emissora é tenebroso. 

Vocês concordam com essas re-reprises da Globo? Quais as expectativas quanto ao remake de "Chiquititas"? Qual o motivo da baixa audiência de "A Fazenda"?


Deixe o seu comentário