O Planeta TV

Remake: a falta de criatividade!

Por: Jeferson Cardoso

Minha opinião em relação à remakes gerou comentários. Pois bem, sou contra mesmo! Fui questionado porque considero Mulheres de Areia a melhor novela que já vi no horário das 18h e se não fosse o tal remake não teria como classificá-la como tal. É verdade, mas isto não faz com que mude de opinião. Vou explicar.

Na minha modesta opinião, remake é um sinal de falta de criatividade. E mais, novelas são épicas, ou seja, fazem sucesso em seu respectivo tempo. Na década de 80 e 90, os mocinhos dominavam as novelas, hoje em dia, quem comanda são os vilões. Não se sabe como será a preferência do público daqui a vinte anos, o que não garante o sucesso de um remake de A Favorita, por exemplo.

Cada novela já é um remake, pois a essência é a sempre a mesma. O que precisa-se são novas ideias, novos ares, uma nova motivação para que o público tenha gosto de acompanhar diariamente uma ficção.

Veja bem, não acho que o problema sejam os autores, muitos deles até tem ótimas ideias engavetadas, o problema são as emissoras. A Globo, pela segunda vez, solicita à Maria Adelaide Amaral uma adaptação de obras de Cassiano Gabus Mendes e insistem nas tramas de Benedito Ruy Barbosa às 18h, enquanto o autor tem uma sinopse inédita ignorada. Na Record, dispenso comentários, pois adaptar novela mexicanas é simplesmente um absurdo.

Mesmo contra, torço para que Maria Adelaide Amaral consiga repetir o sucesso de TiTiTi, bem como, Margareth Boury com a adaptação mexicana. Falando nisto, a tal "Cuidado com o Anjo", para quem gosta de vilania, deve se surpreender. São novelas que, confesso, não chamam a minha atenção, mas como noveleiro darei aquela espiadinha, quem sabe gosto e não acompanho até o final, não é mesmo?

Figuração

Quer dizer que Ana Hickmann é figurante de seu próprio programa? Coitada! Ainda tem a cara de pau de comemorar a audiência no Twitter. Tanto o programa de Ana quando o de Eliana são péssimos. Só registram audiência, quando a Globo exibe uma partida de futebol que o público de São Paulo ignora. A Record, para tentar salvar o Tudo é Possível, colocou o reality Troca de Família como quadro. Faça-me um favor, o público não é besta. Minha quereeeda, Ana Hickman, quem "explode" é o reality e não o conteúdo que seu programa apresenta.

Decepção

O Programa do Gugu é uma decepção. Não em termo de audiência, porque os índices que são apresentados estão sim dentro da previsto. Engana-se quem pensa que Gugu tem capacidade de alcançar mais que 10 a 12 pontos no horário mais acirrado da TV Brasileira. Pode até conseguir em dias de exceções, porém, sua média sempre oscilará nesta faixa. Mas, a decepção é em relação aos quadros e conteúdos apresentados. São ruins. A atração precisa de um novo fôlego, deveria começar mudando a direção. Por enquanto ficamos à espera da estreia de novos quadros.

Agradecimentos

Obrigado a todos que enviaram perguntas para Duca Rachid e Thelma Guedes. Vou selecionar algumas daqui. A entrevista será divulgada na próxima semana. Agradeço também pelo recorde de acessos que o site vem alcançando nos últimos dias. Na última semana superamos mais um. Sensacional! Muito obrigado.

No próximo tópico vamos discutir sobre o Vale a Pena Ver de Novo. Detalhe: a Globo praticamente já definiu qual será a substituta de Sinhá Moça. Aguardem!


Deixe o seu comentário