O Carioca voltará à Globo após um hiato de cinco anos.
Segundo informações do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, a Globo confirmou o fechamento dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2025, marcando o retorno do torneio à emissora após um hiato de cinco anos. O contrato, negociado com a agência Brax, inclui exibição em todas as plataformas da Globo: TV aberta, TV paga e pay-per-view (Premiere). A assinatura oficial do contrato está prevista para o início de dezembro, após a aprovação final pelos clubes participantes.
Divisão com a Band: A Band também transmitirá o Carioca, tanto na TV aberta quanto no canal fechado BandSports. Porém, os jogos compartilhados entre as emissoras serão restritos às finais. Na primeira fase, Globo e Band exibirão partidas diferentes.
Clubes participantes: O contrato abrange Flamengo, Botafogo, Fluminense e os clubes menores. As 11 partidas do Vasco como mandante não estão incluídas, pois o clube negocia seus jogos separadamente com outras plataformas, incluindo a própria Globo.
Exibição na TV aberta:
A volta do Campeonato Carioca é vista como uma oportunidade para a Globo aumentar as assinaturas do Premiere, especialmente no início do ano, antes do início do Campeonato Brasileiro. O movimento também reflete a importância da competição para o mercado do Rio de Janeiro e regiões adjacentes.
A última vez que a Globo transmitiu o Carioca foi em 2020. Naquele ano, a emissora encerrou o contrato após alegar quebra de exclusividade, quando o Flamengo exibiu jogos em suas plataformas próprias. Desde então, a disputa entre a Globo e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro segue na Justiça.
Com o retorno do Carioca, a Globo promete uma ampla cobertura e planeja divulgar o movimento como um "retorno para casa" do torneio, que foi transmitido pela emissora de 1974 a 2020 sem interrupções.