O Planeta TV

Record comete suicídio ao trocar horário de "Pecado Mortal"

A partir da próxima segunda, dia 03/02, a novela da Record disputará a preferência do telespectador com "Em Família".

Por: Jeferson Cardoso

Extra, extra, extra!!! Não posso deixar passar em branco a nova decisão da Rede Record: colocar "Pecado Mortal" para disputar a preferência do público com "Em Família".

Depois de mexer com os nervos de Rodrigo Faro, a Record resolve brincar com o telespectador de "Pecado Mortal", a novela de Carlos Lombardi, que registra uma pífia audiência as 22h30.

A decisão, que considero suicida, deve prejudicar ainda mais o desempenho de "Pecado Mortal", que tem uma média de 5,9 pontos na Grande São Paulo.

"Em Família", como toda estreia de novela, registrará – em seus capítulos iniciais - uma audiência aquém do esperado. Mas toda novela das nove, por pior que seja, consegue virar o jogo.

A direção artística da Record sonha que o público de "Amor à Vida" migrará para "Pecado Mortal". Uma ilusão. Posso estar enganado, mas tenho duas justificativas:

Primeiro: Penso que não é de interesse da maioria acompanhar uma novela que já está há alguns meses no ar.     

Segundo: A maioria do público de "Pecado Mortal" é telespectador assíduo da novela das nove da Globo.

O futuro a Deus pertence, e ninguém pode garantir que "Pecado Mortal" não conquistará pontos de "Em Família". A questão não é essa. Penso que a Record precisa consolidar um horário e respeitá-lo, conquistando a fidelidade de seu público. Às 21h isso não ocorrerá, e nem é preciso ser um falso vidente para afirmar que não será uma novela que irá derrubar "A Novela".

 "Em Família" pode começar com 30 pontos, com a imprensa destacando o seu "fracasso", mas em questão de meses estará em ascensão, com picos de mais de 40 pontos (o que seria bom para os dias de hoje, e suficiente para deixar as concorrentes no "traço"). E a Record o que fará? Mudará novamente o horário de sua teledramaturgia!.

Se a mudança de horário de "Pecado Mortal" for concretizada, a faixa das 22h ficará vazia. A Record, que já perde para o SBT no horário nobre, correrá o risco de ser ameaçada pela Band.         

Minha humilde opinião: Não há outra saída para Record a não ser testar a teledramaturgia na faixa das 20h30. É, talvez, o único horário que consiga consolidar a vice-liderança com picos de até dois dígitos de audiência. E essa não seria a melhor hora para efetuar a troca. O novo horário deveria ser efetivado com a estreia de uma nova novela, com ampla divulgação. Não entendo de grade de programação, nem preciso – essa não é minha função -, mas – como telespectador – torço para que exista sempre uma forte concorrência. E, como telespectador, sugeriria a seguinte programação: Cidade Alerta; novela (às 20h30); Jornal da Record (21h30); reality show (às 22h30). Dessa forma, a Record daria opção ao público (adulto) que ignorasse a novela das seis e da sete; o Jornal Nacional; e a novela das nove.

"Pecado Mortal é uma boa novela, bem superior as suas antecessoras (Balacobaco e Dona Xepa). Ela, no entanto, não tem estrutura de folhetim, e tem uma dinâmica parecida com a de um seriado. Uma pena. O público convencional não aprovou, e nem aprovará pelo simples fato de que novela é novela, seriado é seriado. Veja bem, isso não é uma reclamação, e sim uma constatação.

Cristianne Fridman vem aí com "Vitória", e promete uma novela tradicional, com agilidade, mas sem a estrutura de seriado. Ótimo, todos agradecem. Só não podemos esperar por uma excelente audiência, se realmente bater de frente com a novela das nove. Como fã de Fridman, não quero acreditar que "Vitória" será exibida às 21h15! Enfim, é inacreditável a competência da Record! Já lamentamos a audiência de sua nova novela, antes mesmo de sua estreia.

Justificando: Por que sou contra "Pecado Mortal" às 21h15, se sou a favor da concorrência? Simples, reforçando: Na minha visão, não se ganha audiência apostando no mesmo público. Quem é noveleiro, dará prioridade à Globo. Isso é um hábito, não se muda da noite para o dia. Eu, por exemplo, não deixarei de acompanhar a estreia de uma novela para acompanhar outra que está próximo de seu fim. Gente, isso não tem lógica!

No mais, tenho a impressão de que a audiência de "Amor à Vida" sumirá no espaço ou migrará para a TV por assinatura.

Coitada da Record. Não! Coitado de mim, que ainda perco tempo tentando analisar os motivos que a levaram a tal crise.  Aos fãs de "Pecado Mortal", meus pêsames.

E você, é a favor ou contra a mudança de horário? Se não é telespectador da novela, passará a acompanhá-la a partir da próxima semana?



Publicidade

Comentários (34) Postar Comentário

Kayque Netto comentou:

Não precisa ser a mãe Diná para fazer uma previsão mais correta do que esta: Pecado Mortal vai fracassar! É competir com o alto padrão de uma novela da globo, no estilo novelão, contra uma novela, como você mesmo ponderou, tem narrativa de seriado, e já está próxima de seu fim. Não sei o que se passa na cabeça dos executivos da record, mas vendo tamanha decisão errônea, torço para que afunde ainda mais em audiência, primeiro para tomarem uma lição, segundo para parar com a implicância ridícula contra a Globo.

É ridícula, porque tentam imitá-la. Não montam uma grande de programação diferente, que possa dar de fato alternativa ao telespectador. Colocar uma novela para concorrer com outra, é burrice, e não está dando ao público a oportunidade de pegar no controle remoto e procurar por uma programação diferenciada.

A televisão brasileira peca por copiar a globo. Dentre as três emissoras abertas mais de maior popularidade, o sbt se destaca, não pela grade voadora, ou a falta de criatividade em sua programação, que aliás, tem se fixado em reprises infinitas, mas por entender seu lugar, e não ficar agredindo a globo, que ainda é líder em audiência. Suas chamadas convidam o telespectador da emissora concorrente a conhecer a sua programação, algo que pode parecer esquisito, mas eu admiro no Silvio Santos: A humildade!


luiz gustavo respondeu:

Que comentário muito sensato, sua visão é claramente correta!


Emanuella comentou:

Jeff, estou curiosa pra ver em família e não verei pecado mortal. Até porque na primeira semana será apresentado um compacto da novela. Se a mesma já tem estrutura de seriado, como vou entender a história encurtada?

E pode acreditar, a novela da Cristiane será sim exibida às 21h30 (isso se não houver outra mudança até lá, rssrsrs). De acordo com a notícia, para o segundo semestre, o plano da emissora é exibir uma novela bíblica na faixa das 20h30 e outra novela, no caso "Vitória", competindo com a novela das 21h. Pode até dar certo, sei lá, mas tv é hábito. A audiência de pecado e muito baixa sim, mas quem assiste não merece respeito?

LRS comentou:

Acho que a Record precisa urgentemente de alguém que entenda de tv ou vai cada vez mais afundar. Uma pena já que a emissora tem bons profissionais mas não conseguem alguém que saiba montar uma grade para enfrentar a poderosa TV Globo coisa que não é difícil já que a poderosa também se encontra totalmente perdida.
Torço muito pela record afinal a emissora já mostrou que tem capacidade de produzir boas novelas, mas esse caminho que ela ta seguindo não acho que vai conseguir muita coisa.

Mikael Silva comentou:

Acredito que suas ideias são "Globais". Sempre percebi que suas críticas foram duras sobre a Record.
Não se pode concluir algo que ainda não aconteceu!
Eu com toda certeza não tenho do que reclamar, acredito que Pecado Mortal é uma opção muito melhor no horário do que as ideias repetidas da Globo!


Jeferson Cardoso respondeu:

Diz a lenda que sou recordista. Assim você me deixa confuso. =)


Igor Souza comentou:

Não acompanho a novela todos os dias, apenas de vez em quando. Acho uma boa trama, e também sou contra o novo horário! Não vou deixar de assistir a estreia de "Em Família" para assistir "Pecado Mortal". Acho, como você, que o horário das 20h30 ou 20h00 seria melhor. Tomara que a Record caia em sí, e acabe com esse troca, troca. Tomara que reprisem "A Escrava Isaura". Não tem nada a ver com o assunto, mais eu adoro essa novela!

Fernando Pinheiro comentou:

Jeff eu ainda quero me iludir que a record vai manter Pecado mortal as 21:30 até chegar ao final e dai vitória será lançada as 20:30, rezo por isso na verdade. E a faixa das dez ouvi falar da estreia de um reality show apresentado pelo Rafael Cortez, que eu acredito que não ocorra na próxima segunda.


Jeferson Cardoso respondeu:

Fernando, ando tão desiludido que não sinto mais nem pena! Tomara que a nova grade de programação da emissora alcance o traço de audiência. =)


Rico comentou:

Nossa só Globais ve esse site??? Dá lhe Pecado Mortal

anonimo comentou:

Audiencia de Pecado mortal vai despencar!!Nao acho Pecado mortal uma novela boa!!Pra mim a GLOBO sempre produziu grandes novelas e minsiseries.Qto tpo a GLOBO faz novelas!!A record so tem 10 anos!!de fazer novelas produziu uns 16 novelas!!E a globo mais mil!!Deste de 1970 ate hoje sou novelas otimas!!EM FAMILIA sera um sucesso!!Aguarde!!Pecado mortal sera desastre as 9hs!!Bate de frente com GLOBO!!Jamais vou largar de assistie em familia pra mudar de canal!!

mairo comentou:

Mas que suicídio é esse se a novela esta dando somente 5 pontos???????? a globo passou amores roubados e a novela ainda estaca com 5 pontos!!!!!! Pior que ta não fica!!!!!!!!!!!!! e mais a record não pode passar pecado as 20:30 por causa da classificação indicadiva que é 14, e essa classificação somente depois da 21 horas!!!!!!!!

Glauber Robert comentou:

Gente é um tiro no pé , por varias vezes a Record mudou seu o horário de teledramaturgia !!! se pecado mortal tivesse sua exibição as 19 horas venceria tranquilamente " A QUEM Do horizonte " , num passado não muito distante , as novelas da Record como " A Escrava Isaura" e prova de amor dava audiência estrondosa !!! a globo já se consolidou no seus horários de novelas , tanto que seu publico é fiel , mesmo com as mudanças de horário :

- malhação antigamente passava pontualmente as 17 e 30 atualmente as 18 horas

- Novelas das 6 passam as 18 e 30
- Novelas das 7 passam as 19 e 40
e o tradicional horário das novelas das 8 virou novela das 21 e 30

e por ai vai , pecado mortal é maravilhosa assisto na maioria das vezes é uma das melhores que já passaram !!! sinto em dizer mais se for para esse horário vai ser mais uma novela esquecida !!!! por que pega também 30 minutos de " Chiquititas" , horário também já fiel das novelas do SBT !!! , sinceramente sou contra , que começa um pouco mais cedo !!!! afinal vai prejudicar feio a novela da Cristianne Fridman que por sinal sempre da um banho com seu texto !!! como em \" Chamas da vida" e " Vidas em jogo" !! se que não tem nada a ver com o assunto mais a Record poderia lançar seus grandes sucessos em DVD , marcas da paixão , a escrava Isaura , prova de amor , roda da vida , vidas cruzadas entre outras !!! seria maravilhoso !!

Veja também

Publicidade