O Planeta TV

Record comete suicídio ao trocar horário de "Pecado Mortal"

A partir da próxima segunda, dia 03/02, a novela da Record disputará a preferência do telespectador com "Em Família".

Por: Jeferson Cardoso

Extra, extra, extra!!! Não posso deixar passar em branco a nova decisão da Rede Record: colocar "Pecado Mortal" para disputar a preferência do público com "Em Família".

Depois de mexer com os nervos de Rodrigo Faro, a Record resolve brincar com o telespectador de "Pecado Mortal", a novela de Carlos Lombardi, que registra uma pífia audiência as 22h30.

A decisão, que considero suicida, deve prejudicar ainda mais o desempenho de "Pecado Mortal", que tem uma média de 5,9 pontos na Grande São Paulo.

"Em Família", como toda estreia de novela, registrará – em seus capítulos iniciais - uma audiência aquém do esperado. Mas toda novela das nove, por pior que seja, consegue virar o jogo.

A direção artística da Record sonha que o público de "Amor à Vida" migrará para "Pecado Mortal". Uma ilusão. Posso estar enganado, mas tenho duas justificativas:

Primeiro: Penso que não é de interesse da maioria acompanhar uma novela que já está há alguns meses no ar.     

Segundo: A maioria do público de "Pecado Mortal" é telespectador assíduo da novela das nove da Globo.

O futuro a Deus pertence, e ninguém pode garantir que "Pecado Mortal" não conquistará pontos de "Em Família". A questão não é essa. Penso que a Record precisa consolidar um horário e respeitá-lo, conquistando a fidelidade de seu público. Às 21h isso não ocorrerá, e nem é preciso ser um falso vidente para afirmar que não será uma novela que irá derrubar "A Novela".

 "Em Família" pode começar com 30 pontos, com a imprensa destacando o seu "fracasso", mas em questão de meses estará em ascensão, com picos de mais de 40 pontos (o que seria bom para os dias de hoje, e suficiente para deixar as concorrentes no "traço"). E a Record o que fará? Mudará novamente o horário de sua teledramaturgia!.

Se a mudança de horário de "Pecado Mortal" for concretizada, a faixa das 22h ficará vazia. A Record, que já perde para o SBT no horário nobre, correrá o risco de ser ameaçada pela Band.         

Minha humilde opinião: Não há outra saída para Record a não ser testar a teledramaturgia na faixa das 20h30. É, talvez, o único horário que consiga consolidar a vice-liderança com picos de até dois dígitos de audiência. E essa não seria a melhor hora para efetuar a troca. O novo horário deveria ser efetivado com a estreia de uma nova novela, com ampla divulgação. Não entendo de grade de programação, nem preciso – essa não é minha função -, mas – como telespectador – torço para que exista sempre uma forte concorrência. E, como telespectador, sugeriria a seguinte programação: Cidade Alerta; novela (às 20h30); Jornal da Record (21h30); reality show (às 22h30). Dessa forma, a Record daria opção ao público (adulto) que ignorasse a novela das seis e da sete; o Jornal Nacional; e a novela das nove.

"Pecado Mortal é uma boa novela, bem superior as suas antecessoras (Balacobaco e Dona Xepa). Ela, no entanto, não tem estrutura de folhetim, e tem uma dinâmica parecida com a de um seriado. Uma pena. O público convencional não aprovou, e nem aprovará pelo simples fato de que novela é novela, seriado é seriado. Veja bem, isso não é uma reclamação, e sim uma constatação.

Cristianne Fridman vem aí com "Vitória", e promete uma novela tradicional, com agilidade, mas sem a estrutura de seriado. Ótimo, todos agradecem. Só não podemos esperar por uma excelente audiência, se realmente bater de frente com a novela das nove. Como fã de Fridman, não quero acreditar que "Vitória" será exibida às 21h15! Enfim, é inacreditável a competência da Record! Já lamentamos a audiência de sua nova novela, antes mesmo de sua estreia.

Justificando: Por que sou contra "Pecado Mortal" às 21h15, se sou a favor da concorrência? Simples, reforçando: Na minha visão, não se ganha audiência apostando no mesmo público. Quem é noveleiro, dará prioridade à Globo. Isso é um hábito, não se muda da noite para o dia. Eu, por exemplo, não deixarei de acompanhar a estreia de uma novela para acompanhar outra que está próximo de seu fim. Gente, isso não tem lógica!

No mais, tenho a impressão de que a audiência de "Amor à Vida" sumirá no espaço ou migrará para a TV por assinatura.

Coitada da Record. Não! Coitado de mim, que ainda perco tempo tentando analisar os motivos que a levaram a tal crise.  Aos fãs de "Pecado Mortal", meus pêsames.

E você, é a favor ou contra a mudança de horário? Se não é telespectador da novela, passará a acompanhá-la a partir da próxima semana?


Deixe o seu comentário