O Planeta TV

Quase dois meses depois, "Sangue Bom" ganha fôlego

"O Melhor do Brasil" tem forças contra Eliana, do SBT?

Por: Jeferson Cardoso

Quase dois meses depois, "Sangue Bom" começa a empolgar. Ainda não é um novelão, mas, de fato, é a melhor trama no ar.

"Sangue Bom" é a primeira sinopse original dos talentosos Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari (sim, sou fanzaço desses dois!!!).  O tema central (até onde você tem que ir para conquistar fama e dinheiro?) é interessante.

A trama entrou no ar sem data para terminar, o que provavelmente vem prejudicando o seu desempenho. Os primeiros capítulos foram bons, mas fraquinhos. Diferente de outras novelas da dupla de autores, "Sangue Bom" é mais alegre e menos dramática. Desde o primeiro capítulo, as tramas paralelas caminham juntas com o núcleo central. Isso fez com que a novela perdesse o ritmo e, às vezes, parecesse "empacada".

Há duas semanas, "Sangue Bom", depois de todos os núcleos devidamente apresentados, e depois de terem ido ao ar os capítulos escritos antes da estreia, ganhou novo fôlego.

Érico (Armando Babaioff) descobriu a traição de Renata (Regiane Alves) e Tito (Rômulo Neto);  Filipinho (Josafá Filho) descobriu que Perácio (Felipe Camargo) é seu pai; Bento (Marco Pigossi) e Malu (Fernanda Vasconcellos) se beijam, formando triângulo amoroso com Amora (Sophie Charlotte);  a chegada de Irene (Deborah Evelyn), a verdadeira mãe de Fabinho (Humberto Carrão). Esses foram os últimos acontecimentos, que movimentaram os últimos capítulos do folhetim.

Estou encantado com o carisma de Fernanda Vasconcellos. Ela rouba a cena com a sua linda e encantadora Malu.  Outros jovens talentos, como Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Jayme Matarazzo e Humberto Carrão, estão se destacando. Meus personagens favoritos, no entanto, são Filipinho (Josafá Filho) e Damaris (Marisa Orth).

"Sangue Bom" melhorou, mas falta a ela um grande vilão, tipo de personagem que não pode faltar numa novela que queira atingir o sucesso.

No quesito audiência, "Sangue Bom" acumula – merecidamente – uma média de 24 pontos. Fracasso? Alguma dúvida?

Amor à Vida

Perguntaram-me se estou rancoroso. Não, mas estou decepcionado com as atuais novelas. Depois de oito meses suportando "Salve Jorge", esperava por algo melhor.

Não sou fã de "Amor à Vida", e cada capítulo fico assustado com a trama. Em todos os sentidos, é muito fraca. Claro, em se tratando de Walcyr Carrasco não contava com um novelão.

Pensei que seria "apedrejado" no último post, mas percebi que a maioria concorda comigo. "Amor à Vida" lembra um pouco às novelas de Manoel Carlos, mas envergonha com a qualidade do texto. Para alguns, Mateus Solano rouba a cena. A sua interpretação, às vezes, superficial não me convence. No contexto da novela, é exagerado o jeito afeminado de seu personagem.

Em resumo, não suporto o texto cafona de "Amor à Vida"; a depressiva música de abertura; a falta química entre Paola Oliveira e Juliano Cazarré; e as vulgaridades de alguns personagens.

No quesito audiência, "Amor à Vida" tem uma média de 33,6 pontos. Um fracasso. Mas, claro, se comparada com a de "Salve Jorge", é um fenômeno.

Quem sabe daqui a pouco quando apelar para personagem careca, outra lembrança de Manoel Carlos, essa novela decola. Pra mim tanto faz os benditos números. A Globo está perdendo seu padrão de qualidade. Isto que tem me tirado do sério!!!

Festival Sertanejo, a decepção!

Como fã de reality show, esperava mais do Festival Sertanejo. De cara, o programa apresentou os finalistas. Os participantes foram apadrinhados? Ficou a sensação! Faltou emoção. Não curti. Só achei legal a dupla Hugo e Tiago na apresentação. O resto é dispensável.

A sexta temporada de A Fazenda

Anunciada para o próximo domingo, 23/06, às 21h30, a sexta temporada de A Fazenda. Na estreia, a direção promete uma "bomba".  Logo de cara vamos ter uma novidade que é uma bomba. Nunca nenhum reality show do mundo fez", afirma Rodrigo Carelli, o diretor.

Piadas e ilusões à parte, a emissora pretende confinar celebridades boas de briga. Alguns nomes estariam confirmados: Ivo Meirelles, Bárbara Evans, Yudi Tamashiro, Mulher Filé, Denise Leitão e Andressa Urach. Resta saber se eles corresponderão à altura, com barracos.

Assim como em edições anteriores, "A Fazenda" tem como missão manter a Record na vice-liderança. É uma tarefa difícil, já que será exibida após a novela "Dona Xepa", que raramente passa dos seis pontos de audiência. Oh coitado!

Aos fãs de Britto Jr. um aviso: ele aparecerá na atração todos os dias (oh my God!), diferente do que acontecia nas outras edições, quando ele só era visto nos programas ao vivo e narrava, sem aparecer, os resumos exibidos nos demais dias.

Por enquanto, não curti os nomes dos participantes confirmados. E detestei a ideia de Britto Jr. ter mais destaque. Haja paciência!

Rodrigo Faro e suas mesmices agora aos domingos!

Se a Record não investiu no Programa do Gugu porque investiria no Melhor do Brasil? Sem nenhuma novidade, a atração de Rodrigo Faro entrou para a disputa dominical. Um programa fraco, que se salva apenas pelo quadro do "Vai Dar Namoro?", e que vem se desgastando com as sufocantes danças do apresentador.

Já fui fã de "O Melhor do Brasil", hoje não sou mais. Infelizmente, tudo que é bom dura pouco. O "Vai dar Namoro?" é um ótimo quadro, só que de alguns anos prá cá perdeu o rumo. Com a inclusão do "Dança Gatinho", o quadro de namoro ficou chato. A cada beijo (combinado, armado, ou não), Rodrigo Faro obriga o telespectador a acompanhar repetidamente suas coreografias. Cansa. Melhor, já cansou.

Aos domingos, Faro não terá a mesma força que Gugu. Em São Paulo, Gugu – mesmo em queda – ainda conseguia picos de 20 pontos. No PNT (Painel Nacional de Televisão) também era líder em vários estados. Mas para a mídia e mercado publicitário o que vale mesmo é o resultado da capital paulista, né?.

Não vejo "O Melhor do Brasil" um programa forte para bater de frente com Eliana, futebol da Band, muito menos com o Faustão. Na estreia, marcou 8 pontos. Foi razoável, já que pegou pela frente a Copa as Confederações.

Quero ver é conseguir – com o tempo – os dois dígitos, com picos de mais de vinte. Se mantiver entre seis e oito pontos está no lucro.

Gugu Liberato na Band?

Sinceramente, não vejo Gugu Liberato na Band. Na emissora do Morumbi, Gugu registraria no máximo quatro pontos de audiência. Será que o apresentador quer isto para a sua carreira? Se na Record a situação era vergonhosa...

O destino de Gugu, certamente, será o SBT. E pode ser um retorno positivo. Os quadros apelativos de Gugu dão ibope, e chamam anunciantes.  Na faixa das 17h às 20h, Gugu disputaria tranquilamente pela vice-liderança.

Gugu não está preocupado com dinheiro, isto ele tem de sobra. Sabe que para qualquer emissora que for, terá grandes anunciantes. Ele quer saber é da audiência. É viciado nisto. Na Band não seria feliz, no SBT talvez.

O retorno de Gugu à TV deve acontecer em meados de agosto. Tempo suficiente para Rodrigo Faro ficar desgastado aos domingos. Espertinho né?

Vídeo Show troca de direção mais uma vez!

Sai Boninho e entra Ricardo Waddington. Será que agora o "Vídeo Show" deslancha? Duvido! O problema maior não foi resolvido. André Marques e Ana Furtado seguem à frente. Esses dois não agradam. Será que ninguém percebe isto? E mais, para que dois apresentadores? Para trocadilhos bobos e vergonhosos?

Comenta-se que com Waddington, o "Vídeo Show" focará mais na teledramaturgia. Uma bobagem. O foco maior deveria ser os bastidores, independente da área. Afinal, qual é a função deste programa?

O tempo de exibição deveria ser outra coisa a ser discutida. Uma hora de programa, que já não tem conteúdo, é certo exagero.

"Vídeo Show" perdeu seu encanto. Uma pena!

Cobras & Lagartos, a esperança!

Um novelão, fato! Mas será que recebendo com um dígito de audiência do Vídeo Show conseguirá reerguer o "Vale a Pena Ver de Novo"? Praticamente impossível.

Sem muita esperança, acredito, mesmo com a péssima fase, que a trama conquiste pelo menos 15 pontos de média.

Sai de Baixo Chatice!

Adorei o primeiro episódio da temporada especial de Sai de Baixo produzido pelo Canal Viva. A pessoa que teve a ideia de resgatar esse seriado merece um prêmio. É a melhor sitcom já produzida pela Globo.

"Sai de Baixo" estava divertidíssimo, porém incompleto. Faltou o humorista Tom Cavalcante.

Parabéns ao Canal Viva pela produção e cobertura, mostrando todos os detalhes no Reviva. Só lamento a restrição do público. Os famosos foram preteridos.

Bola Dividida

A situação da RedeTV! é tão lastimável. Se não bastasse a volta de João Kleber, com suas armações, a emissora envergonha colocando ótimos profissionais à frente de um péssimo programa esportivo.

Com cenário virtual e apenas 30 minutos de duração, "Bola Dividida", mesmo com bons comentários de Luiz Ceará e Juarez Soares, é o pior programa esportivo da TV brasileira. Com Silvio Luiz no comando não poderia ser diferente.

O apresentador não tem ânimo; faz comentários desnecessários; enfim, não sabe conduzir o programa. Com o tempo reduzido, os comentaristas limitam seus argumentos.   

A equipe também é pequena, e conta com poucos repórteres.  Nas entradas ao vivo, os repórteres tentam conversar com pessoas comuns, que muitas das vezes não entendem de futebol. Há também interações através das redes sociais, a única coisa relevante.

Bola Dividida é perca de tempo. O traço de audiência é justificável. Uma vergonha!

Agora é com vocês. O que estão achando de "Sangue Bom" e "Amor à Vida"? Rodrigo Faro vai conseguir manter a vice-liderança aos domingos? E "A Fazenda" decola com esses possíveis participantes?

Abraços!



Publicidade

Comentários (49) Postar Comentário

Gabriel comentou:

Mais uma vez batendo na mesma tecla em relação à "Amor à Vida". Seus comentários, acerca da novela, são precipitados, acredito que são bastante rígidos para uma novela que ainda não encontrou seu rumo. Mas não estou defendendo a novela, tem seus altos e baixos, como qualquer outra novela, por enquanto prefiro esperar a novela completar seu segundo mês, que é tempo suficiente para fazer uma análise sobre o que estar no ar. Também achei chato o comentário acerca do Walcyr Carrasco... Ele é um dos melhores autores! "No contexto da novela, é exagerado o jeito afeminado de seu personagem". Calma, você conhece o contexto da novela? Eu realmente fiquei bastante curioso. Solano às vez derrapa no personagem, mas se é isso que o autor quer dele... assim seja! Temos de aceitar, ou não, basta não assistir a novela. A grande falta de Sangue Bom é justamente o que foi comentado, um vilão. A novela não é ruim, tem humor, dramas... mas falta um personagem antagonista (de verdade). No mais, espero por Saramandaia. Precisamos descobrir o que é "voar..."!


Jeferson Cardoso respondeu:

Precipitados não, porque estou comentando o que está sendo levado ao ar. Não estou curtindo a novela, não sou obrigado a gostar. Se melhorar, quem sabe.



Carlos respondeu:

Precipitado não! Concordo plenamente com o Jeferson. A novela já me cansou em menos de 3 semanas e todas vez que aparece alguma nota, matéria ou o que seja sobre a qualidade desse folhetim somos logo relembrados sobre o fracasso de Salve Jorge. Minha gente, Glória Perez saiu de cena há mais de um mês.. Amor à vida é chata, sem graça, sem novidade e principalmente, SEM COR!! Acendam a luz amarela, produção... Novela em preto-e-branco em pleno 2013? Félix, a bicha má, de tão exagerada, errou o passo e nem faz sombra à INESQUECÍVEL CARMEM LÚCIA.. Jeferson, parabéns, pela matéria, muito pertinente!!



Carlos respondeu:

Consertando: toda vez que aparece alguma nota, matéria..



zenival respondeu:

Concordo contigo amigo o walcir e o Joao Emanuel sao um dos melhores autores da geração.A novela dele ta otima melhor que salve salve jorge,tem muitos nucleos que da pra ser explorados,bom vilao que o mateus ta fazendo,agora a Paola e o Juliano realmente nao combinam nada,mas ele deve resolver isso ai pois precisam de antagonista pra a historia e sangue bom precisava de um (a ) vilao (ã) mesmo tava comentando essa semana pra novela bombar.Esperar pra ver.


thiago moreno comentou:

o que falta no video show é a volta da angelica, quem foi o maluco que tirou o melhor quadro do video show??? depois q boninho entrou ele boicotou o video game com a pessima ideia de colocar anonimos, fazer algo "cultural" trazendo artistas velhos pra fala da carreira e passa toda semana, isso era ridiculo

solução pras tardes da globo é facil, Jornal Hoje das 13:20 até as 14:00h, o video show das 14:00 as 14:25 e depois 20 minutos da angelica com o video game, com a volta dos famosos, angelica ficava a vontade, brincadeiras de cantoria, o paredão, o quem onde como cuma? enfim nao ia dar outra vez os 25 pontos q dava, mas aposto que entrega com uns 15 pontos pro vale a pena isso ia!!


zenival respondeu:

Realmente o programa precisa focar mais nos bastidores.


Maria Eduarda comentou:

Não sei porque tanta cisma com Walcyr, para mim seu grande erro foi morde e assopra. Só. As das 6 vc mesmo disse que foram clássicas, Gabriela foi excelente. Caras e Bocas foi a última ótima novela das sete( até cheias de charme) so sete pecados que cansou e morde e assopra foi ruim. Já ta repetitivo esse papo. Espero que cobras e lagartos não recupere o horário, torço por uma novela das 8, principalmente por celebridade e duas caras.

Igor comentou:

jeff,deixo meu protesto pelo por que de voce não ter falado de saramandaia? essa é uma que teno uma boa esperança,assim como cobras e lagartos no vale a pena ver de novo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Igor, Saramandaia será assunto para após a estreia. Acho a divulgação muito fraca, muito em cima da hora.


Júllio di Avlis comentou:

Nem vou perder meu tempo falando de Amor à Vida pois parei de acompanhar, lamento muito, pois sou fã de Carrasco desde Fascinação: Decepção...

Faro aos domingos foi uma piada: Mais do Mesmo em outro dia; nada de novidade...

Acredito também que o destino de Gugu seja realmente o SBT, ele é a cara da emissora e em qualquer emissora que ele vá é impossível não lembrar da Logomarca do SBT.

A Fazenda tem (Ou tinha tudo) pra bombar se não fosse o insuportável do Britto na apresentação...

Eu curti o Festival Sertanejo, acho que tanto você Jef, quanto outros apreciadores de Reality, esperavam o mesmo rame-rame de sempre e na minha opinião esse foi o diferencial legal do programa, logo de cara surpreendeu, mostrando os finalistas, talvez mais uns dois ou três episódios sejam necessários para uma análise mais completa. a dupla de apresentadores também foi positiva com sua espontaniedade, é esperar pra ver...
Sangue Bom melhorou muito com a entrada da Irene, mas ainda parece uma salada mista. Foi impressão minha ou mexeram sutilmente na abertura de Sangue? Seja como for ainda prefiro Flor do Caribe.
Quanto ao Vídeo Show, bom, é um caso perdido, cansa bater na mesma tecla, desgasta...
E Dona Xepa e José do Egito Jef? Parou de acompanhar?
Estou curtindo as duas produções...


Jeferson Cardoso respondeu:

Jullio, só acompanho (às vezes) Dona Xepa. José do Egito, como já havia dito, só acompanhei os dois primeiros capítulos. Não concordo com a exibição de apenas um capítulo por semana. Isso não funciona.


elisa comentou:

Sangue bom não gosto,não tem jeito,so gosto de Dámaris.Melhor novela Dona xepa e aguardando Saramandaia.O problema não é o Faro,mas o pgm,tinha de ser outro pgm,Melhor do Brasil chato>esperando Saramandaia,me desculpe mas achar Sangue Bom melhor novela piada Jeff


Jeferson Cardoso respondeu:

Elisa, pra mim, piada é considerar Amor à Vida uma boa novela. Isso é gosto, cada um tem o seu. Rsrsrsrsr


Thiago comentou:

Amor à vida não é espetacular, mas acho que você pegou um pouco pesado. Acredito que vai melhorar, o Walcyr sabe se tocar e mudar o que não surte efeito, ao contrário de Glória Perez.
Você disse que os famosos foram preteridos da plateia do sai de baixo, eu achei que tinham ido só famosos, me enganei.
Brito Jr. e a fazenda pra mim passam mais despercebidos que os programas da rede tv.
Ontem assisti um capítulo completo de sangue bom e acho a novela fraca. Mas adorei as cenas da Ingrid Guimarães fazendo cosplay de avenidão Brasil e a trilha sonora idêntica me fez rir.


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, tem que melhorar, se não ficará empacada nos 34/35 pontos, o que seria um fracasso. Não faça comparação com Salve Jorge, é um caso a parte. A meta é de 40 pontos.



Carlos respondeu:

Amor à vida também é um fracasso = fato!! A meta do horário é alcançar 40 pontos e até agora está bem longe!! imagina quando a novela chegar à metade!! vai despencar ainda mais..


Gelso comentou:

Não entendo vc..as vezes acho que vc se contradiz..ha pouco tempo a melhor novela pra vc era flor do caribe e agora é sangue bom..se felix de amor a vida é afeminado paciência o personagem é assim e foi escrito para esse fim e a novela não é ruim e agora esta começando a melhorar..concordo que até agora não seja a melhor em exibição mais não é a pior


Jeferson Cardoso respondeu:

"ha pouco tempo"... você resumiu minha justificativa. Pra mim, Sangue Bom já superou Flor do Caribe. Não pode? Tenho a obrigação de considerar a novela das seis a melhor até o seu último capítulo?



carlos respondeu:

Eu também gostava de Flor do Caribe, mas a novela se perdeu. Grazzi é fraca e sempre dá azar às novelas (Flor do Caribe, Aquele Beijo, Tempos Modernos, Negócio da China, Desejo Proibido e Páginas da Vida).. até agora essa moça não mostrou a que veio... Sangue bom é dinâmica, alto astral, romântica, engraçada, redondinha, simplesmente a melhor do momento


Erick comentou:

Vamos com calma porque o andor é de barro. Taxar Amor à vida de fracasso agora é, no mínimo, desconhecer de televisão e das infinitas possibilidades que a trama tem de reverter os números. Se não me engano, está a apenas 1 ou 2 pontos abaixo de Avenida Brasil e acredito que chegará perto na média final. Lembro que com algumas semanas de Caras & bocas você disse que a novela "não era sucesso, apenas não passava vergonha como Três irmãs" e posteriormente, foi obrigado a engolir o fenômeno que foi a novela do macaco, não superada por nenhuma outra no horário até hoje, nem na média, nos recordes e muito menos nos picos. Prefiro aguardar os próximos capítulos desta história.


Jeferson Cardoso respondeu:

Não estou taxando a novela um fracasso. Ainda tem muita história pela frente, só acaba em janeiro. Apenas afirmo que não estou curtindo a novela, principalmente o seu texto, bem como a vulgaridade. No quesito ibope, ainda não é um fenômeno, nem fracasso. Digamos que não fede nem cheira. Rsrsrsrsrss



carlos respondeu:

No momento, a novela é um fracasso sim! média de 33 ??? a meta é 40!


Jhonatan comentou:

To passando a concordar contigo em relação à nova novela das nove. Amor à Vida perdeu a graça na passagem de tempo e o Ninho ta me enjoando. O Félix ta deixando de lado as maldades e está focando no humor, que por sinal, ta muito apelativo. O que foi a cena dessa segunda!? O autor ta escrevendo uma novela pra família? ou pra homens e mulheres no cio? Jackes abrindo uma bebida na direção do órgão genital, na cara do Félix e do telespectador. !! Perdeu minha admiração essa novela. Os únicos que me cativaram foram a, Valdirena, a Elizabeth Savalla, a Leila, o Thalles, a Marina Ruy Barbosa e minha linda Suzana Vieira como Pilar. Entre outros, que mesmo bons não merecem meus comentários. E cadê a Bruna Linzmeyer!? seu personagem nem aparece direito. Enfim. Em relação a Sangue Bom eu to amando a novela, só odiando a falta de criatividade dos autores em colocar a Tina como emprega da Bárbara como feito em Avenida Brasil. Amo a Malu! E as outras atrações me recuso a comentar. Quero falar de Flor do Caribe. Amava a novela, mais agora to odiando. Ester só chora! Todo capítulo. Aff. Realmente a rede globo ta perdendo sua essência, mais ainda é superior as outras.


[email protected] respondeu:

Meio mundo de personagens em Amor à vida não aparece direito.. Cadê Leona Cavali? Carolina Casting? O casal gay também não teve quimica.. não agradou!! Danielle Winits de médica é força demais a barra... Saudades de Maria Vanúbia!!! PI PI PI no recalque


Veja também

Publicidade