O Planeta TV

Público obriga Canal Viva a reprisar Dancin Days

E mais: Confira o clipe de lançamento de "Em Família".

Por: Jeferson Cardoso

Depois de ser "humilhada" pelos fãs, o Canal Viva volta atrás e adia estreia de "A Viagem". A trama de Ivani Ribeiro, que seria exibida às 0h, substituirá "A Próxima Vítima", às 16h30.  A aclamada "Dancin Days", de Gilberto Braga sucederá "Água Viva", a partir do dia 7 de abril.

Com as mudanças, meus queridos, a novela de Aguinaldo Silva – que ocuparia o lugar de "A Próxima Vítima" – foi cancelada.

A direção artística do Viva, pela segunda vez, é derrotada pelo gosto popular. No ano passado, o canal chegou a anunciar a reprise de "Pecado Capital"; acabou recuando e optou por "Anjo Mau".

Em 2013, com a boa repercussão de "Rainha da Sucata", entre outros programas, o Canal Viva ganhou três posições no ranking de audiência da TV paga. Atualmente, segundo o Ibope, ocupa a nona posição.

Finalmente!

Como sabem, não acompanho a novelinha das nove. "Amor à Vida", pra mim, demorou uma eternidade para acabar. Não é a primeira vez que ignoro uma novela das nove. Já fiz isso com "Esperança", "Suave Veneno" e "Terra Nostra". Nunca pensei que fosse dizer isso, mas tenho saudades de "Salve Jorge". Para muitos isso é um absurdo, já que a trama de Gloria Perez não foi unanimidade, e tem o título de pior audiência do horário das 21h. A audiência, de fato é pífia, mas "Salve Jorge", pra mim, não é a pior já produzida na faixa. Enfim, não interessa o passado, falarei do presente.

"Amor à Vida", depois de seus eternos 221 capítulos, sairá de cena com uma única missão: estancar a queda de audiência das 21h. E ponto.

Walcyr Carrasco esculachou com o horário nobre da Globo; "acabou"  com o padrão de qualidade das novelas das nove. Pra mim, "Amor à Vida" tem um texto digno de "Zorra total", e cenas circenses de envergonhar a nação. Essa é a minha opinião, não estou generalizando.  Não sou o dono da verdade, nem pretendo ser. Só não posso aplaudir aquilo que não aprovo, para agradar uns e outros. O Blog Curtas & Quentes é uma coluna de opinião pessoal. Simples assim.

Mateus Solano, de fato, foi o grande destaque de "Amor à Vida". O ator tentou engrandecer o personagem, mas o autor...  Já Bruna Linzmeyer, a Linda, que não teve a repercussão merecida, pelo menos nas cenas em que acompanhei, simplesmente arrasou.

Espero que a Globo faça uma festa para comemorar o "grande" sucesso de "Amor à Vida", assim como fez com "Fina Estampa" e "Avenida Brasil". Walcyr Carrasco merece uma estátua no Projac, já que conseguiu – com a pior novela de todos os tempos – alcançar uma modesta média de 36 pontos.  Os números são importantes para a emissora, então soltem os rojões! Viva Walcyr Carrasco! Viva!

Não tenho nada contra Walcyr Carrasco, as melhores novelas que já assisti às 18h foram escritas por ele. Acontece que cansei de seu estilo. Detestei "Caras & Bocas", "Sete Pecados" e "Morde & Assopra". Foram novelas que... Enfim, quem sabe gosto da próxima. Estou aguardando ansiosamente (imagina!!!) o seu retorno às 18h.

No mais, Walcyr – que não se diz Carrasco – deveria agradecer Manoel Carlos por ter sido remanejado para as 21h. Para quem não se lembra, Maneco – que substituiria "Salve Jorge" – pediu à Globo que adiasse a estreia de sua novela.

Falando nisso...

Estou gostando das chamadas de "Em Família", mas elas estão aquém. A divulgação está fraca. Nós, que somos fanáticos por novelas, conseguimos compreender as chamadas porque acompanhamos notícias sobre. Penso que é preciso explicar melhor os perfis dos personagens para o telespectador.  E, para falar a verdade, já abusei das chamadas. Parece que a Globo só produziu duas, uma com o trio de protagonista (Helena, Virgílio e Laerte) e outra com Chica (Natália do Valle).

Não estou preocupado com a audiência de "Em Família" que, assim como suas antecessoras, começará em baixa. Torço, no entanto, para que mantenha pelos menos uns 35 pontos de média geral. Como telespectador, espero apenas que Maneco devolva o brilho ao horário nobre. Adoro as novelas do autor, com exceção de "Viver a Vida". Não irei julgá-lo por um erro. Confio em seu talento.

Confira o clipe de "Em Família".

http://gshow.globo.com/novelas/em-familia/videos/t/vem-ai/v/confira-as-primeiras-cenas-de-em-familia/3096443/

O que achei? Lindo! Muito bem produzido. Hoje em dia, não crio mais expectativas com trailers. O que de fato interessa é a novela no ar.

No horário nobre

Em 2015, Thelma Guedes e Duca Rachid devem estrear no horário das 21h. Se a ordem não mudar, elas antecederão João Emanuel Carneiro.

A sequência: Manuel Carlos, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Thelma Guedes e Duca Rachid, João Emanuel Carneiro.

A dupla, em "Joia Rara", mostra que está seguindo o mesmo caminho que Walcyr Carrasco. Estão repetitivas e com diálogos fraquinhos. Uma férias caíria bem. Fica registrada a minha torcida para que JEC substitua a trama de Gilberto Braga. 

Curiosidade

Cadê Rafa, personagem de Vinicius Tardio em "Além do Horizonte"? Ele não seria o protagonista, a grande aposta da novela? Sem explicações, sumiram com o rapaz. Xiiiii....

Adorei!

Há muito tempo, acho que desde "Chamas da Vida", não acompanhava um novelão como "Amores Roubados". Essa minissérie tem tudo para ser o destaque do ano. Gostei do último capítulo, que por sinal foi bastante criticado. Algumas pessoas criaram a expectativa de que o personagem Leandro (Cauã Reymond) estivesse vivo, o que acabou não acontecendo. O capítulo final só não ficou perfeito porque a morte de Jaime (Murilo Benício) foi surreal. 

Desiludido!

Estou detestando a décima quarta edição do Big Brother Brasil. Nada contra a direção de Boninho, tão pouco à apresentação de Pedro Bial. Apenas não curti os participantes. Todos sem carisma. Um saco!

Percebo, que assim como Boninho, Pedro Bial anda desapegado com o reality. Enfim, BBB, assim como A F azenda, já deu o que tinha que dar!

Ameaçou!

É tenso o clima entre Record e Rodrigo Faro. O apresentador, que estava confiante nos novos investimentos em "O Melhor do Brasil", foi surpreendido pela direção artística da emissora. Ele foi comunicado de que o programa passaria a ser gravado no Rio de Janeiro, nos estúdios do RecNov, e que a equipe de produção seria totalmente modificada.

Indignado, Faro bateu de frente com bispo Marcelo Silva, vice-presidente artístico da Record, e ameaçou deixar a emissora, se as mudanças fossem implantadas.

A Record está insatisfeita com o desempenho de "O Melhor do Brasil", que constantemente perde para Eliana, do SBT, e começa a cobrar por melhores resultados.

No ano passado, pressionado, Gugu Liberato rescindiu o seu contrato.

Não sei quem está certo ou errado, acho que Rodrigo Faro precisa pensar antes de agir. Está milionário, mas se deixar a Record como fica a sua vida profissional? O SBT aguarda o retorno de Gugu, e a Globo já tem praticamente fechada a sua grade programação para 2014. Se bem que ao ser questionado para onde iria, ele teria respondido: "Para minha casa em Miami". Vida boa, e nós continuamos aqui trocando ideias sobre televisão.

Tranquila na zona do conforto!

Eliana, que está longe de ser um sucesso de audiência, festeja a vice-liderança. O programa da "rainha das tardes de domingo" tem uma média de – apenas – seis pontos. Em seus melhores dias, alcança oito. Um dia da caça, outro do caçador. Enquanto Rodrigo Faro procura o seu destino, Eliana comemora os seus pontinhos. Só precisa mandar beijinhos para a direção da Record.

Daqui a pouco Record recupera a vice-liderança, e começa o lenga-lenga tudo de novo. Já vi essa história antes. É um ciclo vicioso. Duas emissoras que brigam por pífios pontos de audiência e nunca saem do lugar.

Vale a Pena Ver de Novo

A reprise de "Caras & Bocas" vem oscilando entre 11 e 13 pontos no Ibope. A primeira semana, devido a uma boa estratégia da Globo, cravou 15 pontos. Por enquanto, a audiência do folhetim não fede e nem cheira. A Globo perdeu a confiança do telespectador, e tão cedo o "Vale a Pena de Novo" alcançará excelentes índices de audiência. A realidade é outra. Se mantiver os 14 pontos de "O Cravo e a Rosa", é lucro.

Geração Brasil

Não tenho boas impressões dessa novela. A começar pelo seu título, que – pra mim – é horroroso. O elenco também é uma decepção. Confira alguns nomes: Claudia Abreu, Alejandro Claveaux, Aracy Balabanian, Bia Arantes, Chandelly Braz, Cris Nicolotti, Fiuk, Humberto Carrão, Isabelle Drummond, Leopoldo Pacheco, Luís Miranda, Luiz Henrique Nogueira, Malu Valle, Marco Pigossi, Marcos Palmeira, Maurício Destri, Sérgio Guizé, Taís Araújo e Titina Medeiros.

Certamente, você se lembrou de "Cheias de Charme". O elenco é praticamente o mesmo. Para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, popularmente conhecido como Boni, e que deu à Globo o status de "padrão de qualidade", a emissora vive um descontrole do aproveitamento do casting.

Fico bastante intrigado com essas repetições, e não criarei expectativas só porque Filipe Miguez e Izabel de Oliveira surpreenderam em "Cheias de Charme". Basta!

É isso. Fico por aqui. No próximo post, acatarei a sugestão de um leitor, e trarei informações pontuais sobre todas as novelas que serão produzidas ao longo do ano. 



Publicidade

Comentários (40) Postar Comentário

ms comentou:

Meu Deus ! acho que essa trama do filipe e da Isabel , será terrível.
Graças a Deus Walcyr sairá de cena detestei amor a vida e olha que achava S J ruim mas essa e outras do Walcyr como sete pecados e morde e assopra ; caras e bocas eu gostei , aliás será que cama de gato será reprisada no vale a pena ver de novo , falando nisso , não gosto de joia rara enjoaaaaaaaaaaaada! espero que Benedito chegue logo , gostei de todas suas novelas com exceção de paraíso , também mal vejo a hora do maneco entrar , amo suas novelas , com exceção da última que deixaram a Helena de lado , e apesar disso a atriz se saiu bem .
Gostei da reprise de dancin da'ys , muito bom , agora Jefersom me responda uma coisa , que novela do Aguinaldo seria reprisada?


Jeferson Cardoso respondeu:

Ms, vamos deixar para falar da reprise do Mago em um outro momento. Não posso falar! Rsrssrs


Thiago comentou:

Muito engraçado isso de falar que detestou Caras & Bocas, voltando ao começo de 2010 aqui no blog nos deparamos com isso: '' Na minha modesta opinião, as melhores novelas de Walcyr são Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea, mas não desmereço sua atual novela, que é ótima, MISÉRICORDIA!'' e como alguém que DETESTA uma novela consegue ''E, claro, não posso deixar de citar o núcleo de que mais gostei: Tatiana e Benjamin. Rachel Ripani voltou às novelas arrebentando! Walcyr explorou, excelentemente, o núcleo dos judeus. CHOQUEI!'' O mais engraçado é a opinião pessoal mudar tanto com o decorrer do tempo... Ser sensato e não desmentir ajuda na credibilidade. Não digo que vc amou a novela, mas seja coerente em seus posts, seria melhor continuar no ''Todos sabem que não sou telespectador assíduo de Caras; no entanto, sempre que assistia a alguns capítulos, me divertia demais e até me emocionava'' e nao ser indiferente à novela depois que já passou.


Jeferson Cardoso respondeu:

Tá, agora faça uma pesquisa completa, e localize o momento que deixei de acompanhar a novela, e quando comecei a desgostá-la. Enfim, adorava os bordões dessa novela, tanto que fiz um post dedicado ao último capítulo. Como disse, abusei do estilo de Walcyr Carrasco, mas Caras & Bocas não me desagradava totalmente, tinha alguma coisa que gostava. No geral, não fui fã. Repito: Não leve em consideração uma postagem, e sim todo o período que a novela esteve no ar. Pois, minha opinião pode sim oscilar. Não sou obrigado a ter a mesma opinião do primeiro ao último capítulo.


Wesley CRF comentou:

a morte de Jaime foi simbólica, ele morreu não quando caiu do penhasco, mas sim quando ouviu aquilo da filha...


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, só que achei a cena ridícula. Muito surreal, afinal ele caiu de um penhasco e só morreu depois? Está bom, é novela! Rsrsrsrs



Alexandre Corneli respondeu:

a Ciça em Amor à Vida caiu de um penhasco também e não morreu. ahauahauah. ta bom, vindo do Walcyr tudo pode acontecer né. ..eehehehe


Tiago comentou:

Num post anterior, vc defendia que para reprisar uma novela, é uma burocracia, a Globo por razões da classificação horária e o Canal Viva por direitos autorais e imagem, mais fica um pergunta agora com a reprise de Água Viva, pedida pelo público, a Globo deveria ouvir o público reprisar as novelas mais pedidas, fazendo uma edição bem compacta, exemplo Laços de Família e Mulheres Apaixonadas daria certo, o ministério público não seria tão rigoroso ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Tiago, o Viva, há algum tempo vinha cogitando a reprise de Água Viva. Acho que ela não teve problema quanto os direitos autorias e imagem dessa novela, tanto que troca por A Viagem foi uma surpresa. Infelizmente, a censura (MJ) tem sido rigorosa com as escolhas do Vale a Pena Ver de Novo. Há três anos, a Globo tenta emplacar "Páginas da Vida"... Penso que não vale a pena reapresentar as novelas das nove num formato compacto. Que graça tem? Dependendo da novela, alguns núcleos ou personagens teriam que ser praticamente eliminados.


Vicente comentou:

Cara, fiquei completamente encantado com o que foi mostrado nesse trailer de "Em Família". A novela nem estreou ainda e já virei fã de carteirinha. Manoel Carlos em sua melhor forma!


Jeferson Cardoso respondeu:

É, Em Família tem para ser sucesso. Vamos ver como serão os capítulos.


Fernando Pinheiro comentou:

Jeff, Vitória tem tudo para ser um novelão, mas a record vai conseguir fazer com que a novela acabe sendo mais um dos fiascos de audiência, a emissora nem cogita, a hipótese da troca de horário. E agora?


Jeferson Cardoso respondeu:

Fernando, concordo com você. Vitoria deveria ser exibida mais cedo


DANIEL comentou:

O retorno de DANCIN´DAYS é válido, mas lançaram essa novela em DVD e o que vi...xiii...as cenas de Mario Lago são um PORRE! Deveriam exibir uma novela que a globo nunca reprisou: SELVA DE PEDRA! Acho incrível idolatrar Aguinaldo Silva, ele já escreveu pelo menos dois grandes fracassos do horário nobre, e em uma época que as novelas costumavam dar 60 pontos! SUAVE VENENO e O OUTRO! Tanto que durante muito tempo a globo o proibiu de escrever tramas urbanas, e se deu bem com adaptações literárias como PORTO DOS MILAGRES e FERA FERIDA. Queria muito era ver as co-produções internacionais da globo no VIVA: EL CLON (o clone - tv azteca), ENTRE EL AMOR Y EL DESEO (corpo a corpo - tv azteca), MARIDO EN ANQUILLER (fina estampa - telemundo), VALE TODO (vale tudo - telemundo). Outra coisa boa seria reprisar programas dos anos 1980 como CLIP-CLIP, BALÃO MÁGICO, TELETEMA e CASO VERDADE.


Jeferson Cardoso respondeu:

Daniel, fiquei sabendo que Dancin só vale a pena até o capítulo 50. Depois só Santa Clara na causa! Será? Se bem que Água Viva também perdeu muita qualidade. Enfim...


Augusto comentou:

zorra total tem um texto mais versátil do que amor a vida uahauahua que decepção foi essa novela mas salve jorge ainda acho pior rs


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahaha


Kayque Netto comentou:

Um dos melhores vídeos de lançamento que eu já vi de novela, foi com Em Família. Se até agora foram gravados 18 capítulos e vimos tudo isso, é de se esperar um grande retorno do autor e um novelão, em gênero, numero e grau, como vem sendo tratado nos bastidores. A sinopse me encantou, o elenco idem. Trilha sonora perfeita, pelo que foi divulgado até agora. Aguardo pela novela ansiosamente, sempre curti o estilo do Manoel Carlos, e nesta novela em especial, tem colocado agilidade, o que foi perdido em seus últimos trabalhos.


Jeferson Cardoso respondeu:

Kayque , o vídeo está muito bom. As trilhas das novelas de Maneco geralmente são ótimas, principalmente as internacionais.


Diego Vladesko comentou:

Jefferson, mais uma semana li sua coluna e me irritei profundamente com você. Para criticar tem que pelo menos saber um pouco do assunto que está falando. Essa semana vou exemplificar o equívoco em relação ao elenco de “Geração Brasil”.
Você citou o Boni, que na semana passada falou sobre o mau aproveitamento do elenco da Globo. Pois bem! Tenho quase certeza que ele se referia a outros tipos de problemas de escalação de uma novela como reserva antecipada e recusa por parte dos atores. Nos mais de 30 anos dedicados ao Plim-Plim, Boni repetiu inúmeros pares românticos, exemplos: Susana Vieira e Jose Wilker em “Anjo Mau” (1976), “A Próxima Vítima” (1995); Claudia Raia e Alexandre Borges em “Engraçadinha” (1995), “Mulher” (1999); Regina Duarte e Francisco Cuoco em “Selva de Pedra” (1972), “Sétimo Sentido” (1982). Listai apenas na gestão do todo ex-poderoso da Globo. Após a saída de Boni, esses casais voltaram a se cruzar em diversas novelas. Impossível não lembrar de Lília Cabral e José Mayer também. É muito comum a repetição da mocinha e mocinho por puro e simples hábito do telespectador em ver o mesmo casal na telinha. Afinal, TV é hábito, bordão famoso de Jose Oliveira Sobrinho e corretíssimo.
“Geração Brasil” tem por obrigação melhorar os índices do horário e será uma comédia rasgada, debochada. Tem tudo pra explodir!!! Então, voltando ao elenco da próxima das 19h, segue uma lista dos nomes que não estavam em “Cheias de Charme”: José Wilker, Fiuk, Luiz Carlos Vasconcellos, Joaquim Lopes, Débora Lamm, Arlindo Lopes, Julia Konrad, Valentina Bandeira, Max Lima, Cris Nicolotti, Marília Martins, Daniel Ribeiro, Daniel Santos Ferreira, Ana Terra, Andrea Dantas, Murilo Benício, Marco Pigossi, Theodoro Cochrane, Lázaro Ramos, Luís Miranda, Miguel Roncato, Leandro Hassum, Sérgio Guizé, Nando Cunha, Júlia Rabello, Débora Nascimento, Bia Arantes, Jessica Ellen, Johnny Hooker, Samuel Vieira, Malu Valle e Maurício Destri. Muita gente, e gente excelentíssima, né?!
Enquanto fala tanta asneiras você esquece dos principais assuntos da semana. Não comentou Mônica Iozzi no BBB, não tocou no assunto dos programas de Danilo Gentili e Rafinha Bastos… Muda o foco cara!!!


Thiago Hideki da Silva respondeu:

Mas aí é diferente,são casais que fizeram sucesso em novelas e que foram repetidos em outras pelo mesmo sucesso que fizeram. É totalmente diferente de repetir um elenco inteiro de outras novelas,no caso que você citou, Cheias de Charme e Sangue Bom. Ainda mais porque no caso dessa última, corremos o riso de pouco tempo entre ela e Geração Brasil, pois Além do Horizonte tem chances de ser encurtada. Mas que é um exemplo ainda melhor, é só você ver Joia Rara, que vive sendo comparada com Cordel Encantado pelo mesmo elenco e tramas parecidas.



Júnior Poncciano de Almeida respondeu:

Virei seu fã, Diego!



Diego Vladesko respondeu:

Sim, é um hábito a repetição de casais e elenco. Essa prática se intensificou quando efetivamente surgiram os núcleos de produção. Os diretores de núcleos sempre tem sua \"panelinha\". E Júnior, muito obrigado! Isso só me faz querer escrever mais.



Jeferson Cardoso respondeu:

Meu caro Diego, em sua visão, você afirma ter certeza de que Boni se referia a outros tipos de problemas de escalação de uma novela. Pois bem, não faço essa visão, mas pressuponho de que ele está se referindo ao absurdo que somos obrigados a acompanhar. Não vou citar exemplos, não preciso. Pra mim, essa sua comparação com as escalações de hoje com a do passado não faz sentido. Hoje em dia, a imagem de um ator não fica sequer um mês fora do ar. Quando não está numa novela, está num seriado. Não estou questionando o talento do elenco de Geração Brasil, e penso que comédia rasgada e debochada não seja garantia de audiência. Sinceramente, não estou preocupado se o que penso seja asneira pra uns e outros. Como disse, o Blog Curtas & Quentes é uma coluna de opinião pessoal. Para criticar não preciso entender do assunto, preciso apenas assistir a um determinado programa. Não mudarei meu foco, comentarei apenas o que assisto. Não sei nada, e nem tenho interesse pelos programas de Gentili e Rafinha Bastos. Mônica Iozzi, coitada, está apenas pagando pela língua. Ela falava tão mal do BBB... Não tenho nada a declarar sobre a participação dela no reality show.


Veja também

Publicidade