O Planeta TV

Público obriga Canal Viva a reprisar Dancin Days

E mais: Confira o clipe de lançamento de "Em Família".

Por: Jeferson Cardoso

Depois de ser "humilhada" pelos fãs, o Canal Viva volta atrás e adia estreia de "A Viagem". A trama de Ivani Ribeiro, que seria exibida às 0h, substituirá "A Próxima Vítima", às 16h30.  A aclamada "Dancin Days", de Gilberto Braga sucederá "Água Viva", a partir do dia 7 de abril.

Com as mudanças, meus queridos, a novela de Aguinaldo Silva – que ocuparia o lugar de "A Próxima Vítima" – foi cancelada.

A direção artística do Viva, pela segunda vez, é derrotada pelo gosto popular. No ano passado, o canal chegou a anunciar a reprise de "Pecado Capital"; acabou recuando e optou por "Anjo Mau".

Em 2013, com a boa repercussão de "Rainha da Sucata", entre outros programas, o Canal Viva ganhou três posições no ranking de audiência da TV paga. Atualmente, segundo o Ibope, ocupa a nona posição.

Finalmente!

Como sabem, não acompanho a novelinha das nove. "Amor à Vida", pra mim, demorou uma eternidade para acabar. Não é a primeira vez que ignoro uma novela das nove. Já fiz isso com "Esperança", "Suave Veneno" e "Terra Nostra". Nunca pensei que fosse dizer isso, mas tenho saudades de "Salve Jorge". Para muitos isso é um absurdo, já que a trama de Gloria Perez não foi unanimidade, e tem o título de pior audiência do horário das 21h. A audiência, de fato é pífia, mas "Salve Jorge", pra mim, não é a pior já produzida na faixa. Enfim, não interessa o passado, falarei do presente.

"Amor à Vida", depois de seus eternos 221 capítulos, sairá de cena com uma única missão: estancar a queda de audiência das 21h. E ponto.

Walcyr Carrasco esculachou com o horário nobre da Globo; "acabou"  com o padrão de qualidade das novelas das nove. Pra mim, "Amor à Vida" tem um texto digno de "Zorra total", e cenas circenses de envergonhar a nação. Essa é a minha opinião, não estou generalizando.  Não sou o dono da verdade, nem pretendo ser. Só não posso aplaudir aquilo que não aprovo, para agradar uns e outros. O Blog Curtas & Quentes é uma coluna de opinião pessoal. Simples assim.

Mateus Solano, de fato, foi o grande destaque de "Amor à Vida". O ator tentou engrandecer o personagem, mas o autor...  Já Bruna Linzmeyer, a Linda, que não teve a repercussão merecida, pelo menos nas cenas em que acompanhei, simplesmente arrasou.

Espero que a Globo faça uma festa para comemorar o "grande" sucesso de "Amor à Vida", assim como fez com "Fina Estampa" e "Avenida Brasil". Walcyr Carrasco merece uma estátua no Projac, já que conseguiu – com a pior novela de todos os tempos – alcançar uma modesta média de 36 pontos.  Os números são importantes para a emissora, então soltem os rojões! Viva Walcyr Carrasco! Viva!

Não tenho nada contra Walcyr Carrasco, as melhores novelas que já assisti às 18h foram escritas por ele. Acontece que cansei de seu estilo. Detestei "Caras & Bocas", "Sete Pecados" e "Morde & Assopra". Foram novelas que... Enfim, quem sabe gosto da próxima. Estou aguardando ansiosamente (imagina!!!) o seu retorno às 18h.

No mais, Walcyr – que não se diz Carrasco – deveria agradecer Manoel Carlos por ter sido remanejado para as 21h. Para quem não se lembra, Maneco – que substituiria "Salve Jorge" – pediu à Globo que adiasse a estreia de sua novela.

Falando nisso...

Estou gostando das chamadas de "Em Família", mas elas estão aquém. A divulgação está fraca. Nós, que somos fanáticos por novelas, conseguimos compreender as chamadas porque acompanhamos notícias sobre. Penso que é preciso explicar melhor os perfis dos personagens para o telespectador.  E, para falar a verdade, já abusei das chamadas. Parece que a Globo só produziu duas, uma com o trio de protagonista (Helena, Virgílio e Laerte) e outra com Chica (Natália do Valle).

Não estou preocupado com a audiência de "Em Família" que, assim como suas antecessoras, começará em baixa. Torço, no entanto, para que mantenha pelos menos uns 35 pontos de média geral. Como telespectador, espero apenas que Maneco devolva o brilho ao horário nobre. Adoro as novelas do autor, com exceção de "Viver a Vida". Não irei julgá-lo por um erro. Confio em seu talento.

Confira o clipe de "Em Família".

http://gshow.globo.com/novelas/em-familia/videos/t/vem-ai/v/confira-as-primeiras-cenas-de-em-familia/3096443/

O que achei? Lindo! Muito bem produzido. Hoje em dia, não crio mais expectativas com trailers. O que de fato interessa é a novela no ar.

No horário nobre

Em 2015, Thelma Guedes e Duca Rachid devem estrear no horário das 21h. Se a ordem não mudar, elas antecederão João Emanuel Carneiro.

A sequência: Manuel Carlos, Aguinaldo Silva, Gilberto Braga, Thelma Guedes e Duca Rachid, João Emanuel Carneiro.

A dupla, em "Joia Rara", mostra que está seguindo o mesmo caminho que Walcyr Carrasco. Estão repetitivas e com diálogos fraquinhos. Uma férias caíria bem. Fica registrada a minha torcida para que JEC substitua a trama de Gilberto Braga. 

Curiosidade

Cadê Rafa, personagem de Vinicius Tardio em "Além do Horizonte"? Ele não seria o protagonista, a grande aposta da novela? Sem explicações, sumiram com o rapaz. Xiiiii....

Adorei!

Há muito tempo, acho que desde "Chamas da Vida", não acompanhava um novelão como "Amores Roubados". Essa minissérie tem tudo para ser o destaque do ano. Gostei do último capítulo, que por sinal foi bastante criticado. Algumas pessoas criaram a expectativa de que o personagem Leandro (Cauã Reymond) estivesse vivo, o que acabou não acontecendo. O capítulo final só não ficou perfeito porque a morte de Jaime (Murilo Benício) foi surreal. 

Desiludido!

Estou detestando a décima quarta edição do Big Brother Brasil. Nada contra a direção de Boninho, tão pouco à apresentação de Pedro Bial. Apenas não curti os participantes. Todos sem carisma. Um saco!

Percebo, que assim como Boninho, Pedro Bial anda desapegado com o reality. Enfim, BBB, assim como A F azenda, já deu o que tinha que dar!

Ameaçou!

É tenso o clima entre Record e Rodrigo Faro. O apresentador, que estava confiante nos novos investimentos em "O Melhor do Brasil", foi surpreendido pela direção artística da emissora. Ele foi comunicado de que o programa passaria a ser gravado no Rio de Janeiro, nos estúdios do RecNov, e que a equipe de produção seria totalmente modificada.

Indignado, Faro bateu de frente com bispo Marcelo Silva, vice-presidente artístico da Record, e ameaçou deixar a emissora, se as mudanças fossem implantadas.

A Record está insatisfeita com o desempenho de "O Melhor do Brasil", que constantemente perde para Eliana, do SBT, e começa a cobrar por melhores resultados.

No ano passado, pressionado, Gugu Liberato rescindiu o seu contrato.

Não sei quem está certo ou errado, acho que Rodrigo Faro precisa pensar antes de agir. Está milionário, mas se deixar a Record como fica a sua vida profissional? O SBT aguarda o retorno de Gugu, e a Globo já tem praticamente fechada a sua grade programação para 2014. Se bem que ao ser questionado para onde iria, ele teria respondido: "Para minha casa em Miami". Vida boa, e nós continuamos aqui trocando ideias sobre televisão.

Tranquila na zona do conforto!

Eliana, que está longe de ser um sucesso de audiência, festeja a vice-liderança. O programa da "rainha das tardes de domingo" tem uma média de – apenas – seis pontos. Em seus melhores dias, alcança oito. Um dia da caça, outro do caçador. Enquanto Rodrigo Faro procura o seu destino, Eliana comemora os seus pontinhos. Só precisa mandar beijinhos para a direção da Record.

Daqui a pouco Record recupera a vice-liderança, e começa o lenga-lenga tudo de novo. Já vi essa história antes. É um ciclo vicioso. Duas emissoras que brigam por pífios pontos de audiência e nunca saem do lugar.

Vale a Pena Ver de Novo

A reprise de "Caras & Bocas" vem oscilando entre 11 e 13 pontos no Ibope. A primeira semana, devido a uma boa estratégia da Globo, cravou 15 pontos. Por enquanto, a audiência do folhetim não fede e nem cheira. A Globo perdeu a confiança do telespectador, e tão cedo o "Vale a Pena de Novo" alcançará excelentes índices de audiência. A realidade é outra. Se mantiver os 14 pontos de "O Cravo e a Rosa", é lucro.

Geração Brasil

Não tenho boas impressões dessa novela. A começar pelo seu título, que – pra mim – é horroroso. O elenco também é uma decepção. Confira alguns nomes: Claudia Abreu, Alejandro Claveaux, Aracy Balabanian, Bia Arantes, Chandelly Braz, Cris Nicolotti, Fiuk, Humberto Carrão, Isabelle Drummond, Leopoldo Pacheco, Luís Miranda, Luiz Henrique Nogueira, Malu Valle, Marco Pigossi, Marcos Palmeira, Maurício Destri, Sérgio Guizé, Taís Araújo e Titina Medeiros.

Certamente, você se lembrou de "Cheias de Charme". O elenco é praticamente o mesmo. Para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, popularmente conhecido como Boni, e que deu à Globo o status de "padrão de qualidade", a emissora vive um descontrole do aproveitamento do casting.

Fico bastante intrigado com essas repetições, e não criarei expectativas só porque Filipe Miguez e Izabel de Oliveira surpreenderam em "Cheias de Charme". Basta!

É isso. Fico por aqui. No próximo post, acatarei a sugestão de um leitor, e trarei informações pontuais sobre todas as novelas que serão produzidas ao longo do ano. 


Deixe o seu comentário