O Planeta TV

Programa de gosto duvidoso não "salva" domingos da Record

E mais: O "novo" Fantástico não convence; e Eliana abusa da sensualidade para vencer Rodrigo Faro.

Por: Jeferson Cardoso

O "programaço" da Record está perdendo o fôlego. A atração, de gosto duvidoso, apresentada por Geraldo Luís – que faz tudo por míseros pontos de audiência – já alcança números semelhantes ao de seu pífio concorrente, o Domingo Legal.

Não gosto desses tipos de programas, mas respeito aqueles que os veneram. O público é grande, e sei que não é de hoje que programas apelativos (e às vezes armados) sempre atraem o telespectador.

Domingo Show e Domingo Legal são programas que não acrescentam em nada. Brigam por migalhas. Não sei como Silvio Santos ainda mantém no ar um programa tão ruim. Celso Portiolli, ótimo profissional, precisa ser valorizado. Já Geraldo Luís está no lugar certo, já que sempre esteve à frente de programas que exploram a desgraça alheia.

Domingo Show, de fato, dobrou a audiência da Record e, em dias atípicos, tem índices bastante expressivos. Só que a produção do programa precisa ficar atenta, pois não é qualquer conteúdo sensacionalista que chama a atenção do telespectador.

Por outro lado, a produção do Domingo Legal não sabe mais o que fazer. Já convocou todo o elenco do SBT para participar do Passa ou Repassa que, no ato do desespero, passou a ser exibido ao vivo.

É complicado, porém compreensível. Não é fácil manter um programa no ar por quatro horas. Haja criatividade. No entanto, penso que isso poderia ser resolvido com games ou realities shows interessantes. Se não tem ideia, compra o formato de fora. É assim que o Caldeirão do Huck sobrevive há anos.

Também seria interessante que houvesse um revezamento dos quadros. Atualmente, todo fim de semana - o Domingo (que não é legal e o outro que não é show) sempre exibe os mesmos quadros. Quem aguenta?

Falar é fácil, difícil é fazer melhor. É verdade. Como sou telespectador, continuarei falando sem ter a pretensão de fazê-lo. Isso não é minha obrigação. Evito falar sobre, mas tem horas que...

O Novo Fantástico

Não curtir o novo Fantástico. Ficou uma mistura do Encontro com Fátima Bernardes e Estrelas. A Globo quer aproximar os jornalistas dos telespectadores, mas precisa ser mais objetivo.  Entendo que é uma revista eletrônica, só que é preciso ter cautela. Desde sempre, o Fantástico perde telespectador por perder o foco. O protagonista da última edição foi um robô de telepresença. É muita tecnologia, e pouco conteúdo jornalístico.

O logotipo do Fantástico também ficou feio, com cores pretas e brancas. Estão de luto? O cenário – com redação e estúdios integrados – também não é nenhuma novidade.  No mais, o programa poderia ter evitado alguns constrangimentos. Tadeu Schmidt conversando sobre futebol com bonecos (ressuscitaram a TV Colosso?).  E, no encerramento, ele e Renata Vasconcellos "fingindo" que iriam trabalhar com os computadores desligados. Para que isso?

Se o Domingo Espetacular ou Silvio Santos quisessem, seriam líderes contra o Fantástico. Fato!

Jornal Hoje

Pra mim, o Jornal Hoje é o melhor telejornal da TV aberta. Há muito tempo, a Globo devia um cenário digno a ele. Demorou, mas valeu muito a pena. O novo estúdio ficou lindo, moderno e interativo.

A emissora deveria ter trocado também o cenário do Jornal Nacional, que é mais feio que o do Jornal da Record.

Hora do Faro

A Record trocou de nome, mas o programa de Rodrigo Faro continua o mesmo. Bom e chato ao mesmo tempo. O apresentador é ótimo, mas os quadros são longos e arrastados.

Para se firmar na vice-liderança, Rodrigo Faro aposta em fórmulas que funcionaram, mas que estão desgastadas. O quadro Topa um Acordo? fez referência a Silvio Santos ao fazer "chover" dinheiro na plateia. Na sequência apostou na emoção (Confesso que Vivi), música (Domingokê) e assistencialismo. Enfim, o mais do mesmo.

Hora do Faro, na estreia, conquistou a vice-liderança com a diferença de apenas um ponto em relação ao SBT. O programa da Record vai ter que se desdobrar para barrar os modelos, que topam qualquer gorjeta para aparecerem quase pelados na TV. Eliana está apostando na sensualidade – quase vulgar – para vencer o concorrente.

Vejo um lado bom nisso tudo: a competitividade. Cada um usa a arma que achar que deve, mas opções não faltam. O pior seria se tivéssemos apenas Faustão.

Rodrigo Faro e Eliana brigam ponto a ponto a vice-liderança, e até a mesmo a terceira colocação quando são derrotados pela Band.  Eles visam à liderança, mas constantemente perdem para as transmissões do Futebol. Sabem de nada, inocentes!

Programa da Sabrina

Quando Sabrina Sato deixou o Pânico e assinou com a Record muitos, assim como eu, apostaram em seu fracasso. Esquecemos que ela, no passado, foi o grande reforço do humorístico – que naufragou após sua saída. Pânico não é o mesmo sem Sabrina.

Sabrina é esforçada, carismática, engraçada, e tem tudo para se firmar como apresentadora. Posso estar exagerando, mas me surpreendi com o desempenho dela na estreia de seu programa.

Bastante nervosa, Sabrina não deu vexame (apesar de gritar muito, mas isso é moda na TV). Claro, assistimos a uma gravação editada, mas não podemos esquecer que ela ainda é uma aprendiz. A danada soube tirar proveito de sua deficiência, e brincou com algumas dificuldades, como o de ler o TP (teleprompter).

Programa da Sabrina não inovou no formato, e apostou nos tradicionais quadros de namoro e entrevistas com celebridades. O programa é bom, talvez um acerto da Record para as noites de sábado. É uma opção para quem não suporta a novela das nove da Globo.

Na audiência, Programa da Sabrina surpreendeu e cravou 10 pontos. Óbvio que essa audiência não será mantida, o que não concretiza o fracasso da atração. Penso que se garantir médias entre 6 e 7 pontos já é lucro. O que importa é a vice-liderança, pois anunciantes tem de sobra. 

Homenagem?

Um dia após a morte do dançarino, a produção do Esquenta! decide gravar em sua homenagem. Convidou a mãe e amigos da vítima; e Regina Casé chamou os amigos mais próximos. O certo seria cancelar a gravação, previamente agendada. Mas não, uma semana antes o programa havia registrando sua pior audiência, apenas 8 pontinhos na Grande São Paulo. 

Pois bem, gravaram com Casé aos prantos e com música evangélica ao fundo. Exibiram o drama no domingo, e audiência quase que dobrou. Objetivo atingido com muito sucesso. Falta de respeito? Nem um pouco. Tudo em homenagem ao dançarino. Na Globo, tributo. No SBT, solidariedade. Na Record, sensacionalismo. Não é?

Elenco de Falso Brilhante

Finalmente (amém) conseguiram fechar o elenco de Falso Brilhante (título definitivo). Aguinaldo Silva, o Mago das 21h, e o diretor Rogério Gomes apostarão na nova geração de atores da Globo. Confira:

Elenco 1ª Fase: Alejandro Claveaux, Marjorie Estiano, Chay Suede, Adriana Birolli, Vanessa Giácomo e Thiago Martins.

Elenco 2ª Fase: Lilia Cabral, Alexandre Nero, Leandra Leal, Caio Blat, Andreia Horta, Daniel Rocha, Maria Ribeiro, Malu Galli, Drica Moraes, Rafael Losso, Erom Cordeiro, Nanda Costa, Flávio Galvão, Elizângela, Júlio Machado, Ravel Andrade, Roberto Birindelli, Letícia Isnard, Othon Bastos, Roberto Pirillo, Marina Ruy Barbosa, Zezé Polessa, Tato Gabus, Rômulo Arantes Neto, José Mayer, Suzy Rêgo, Joaquim Lopes, Juliana Boller, Paulo Betti, Klebber Toledo, Rafael Cardoso, Cris Vianna, Paulo Rocha, Ailton Graça, Ana Carolina Dias, Roberto Bomfim, Dani Barros, Viviane Araújo, Josie Pessoa, Jonas Torres, Jackson Antunes e Letícia Birkheuer.

Muito bom. Gostei. Só senti a falta de nomes como o de Eva Wilma e, claro do memorável José Wilker.

Sabemos pouco da sinopse, mas o autor promete um novelão. É o que a Globo está precisando. Só espero que Aguinaldo não se acomode com a audiência, e que Falso Brilhante seja boa do início, meio e fim. Sendo diferente de Fina Estampa, que desandou a partir do capítulo 70.

Falso Brilhante tem data de estreia prevista para 28 de julho. Tenho minhas dúvidas.  Acredito que seja antecipada para o dia 14, já que Em Família...  

Além do Horizonte

Gosto de Além do Horizonte, mas compreendo o seu fracasso. Se uma novela não emplaca no começo, dificilmente é sucesso. E os dois meses iniciais dessa novela foram terríveis. Os autores Marcos Bernstein e Carlos Gregório não souberam introduzi-la, e a direção apostou num elenco fraco e desconhecido.

Além do Horizonte quando melhorou e ficou com cara de folhetim já era tarde demais. O público não se interessou mais pela história. Sai de cena com apenas 20 pontos de audiência na Grande São Paulo, a pior média do horário das 19h.  

A audiência é vergonhosa, no entanto, pra mim, Além do Horizonte é bastante superior a outros fracassos como Três Irmãs, Bang Bang, Tempos Modernos e Guerra dos Sexos.

Descarto os capítulos iniciais da novela, mas não a condeno por isso. Os autores não conseguiram driblar a péssima audiência, mas me surpreenderam. Além do Horizonte ficou interessante, com agilidade e ganchos maravilhosos.

Espero que a Globo dê uma nova chance para Marcos Bernstein e Carlos Gregório. Eles merecem.

Geração Brasil

Estou animado com a nova parceria de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez. Aposto em Geração Brasil. Não brinquei quando disse que ela tem tudo para ser a melhor novela do ano, isso se Falso Brilhante vacilar.

Empolgado, acho que a primeira semana da novela alcançará 24 pontos de audiência. Um fenômeno? Longe disso, mas, de imediato, o suficiente para ser um sucesso. Abaixo disso não significa que será fracasso, mas se demorar emplacar...

Dos autores de Cheias de Charme, segunda, às 19h30, todos ligados em Geração Brasil.

Vitória

A nova novela da Record já tem uma data de estreia pré-definida: 2 de junho, uma segunda-feira. O horário de exibição ainda não foi confirmado, mas tudo indica que será mesmo às 21h30.

O que farei se Vitória concorrer com Falso Brilhante? Não há outra saída. Assistirei uma na TV e outra no computador. Uma coisa é certa: serei telespectador das duas.   

Ainda acredito que Vitória será exibida às 22h30. Com fã e admirador de Cristianne Fridman, sou otimista quanto a isso.

Gostaram do elenco de Falso brilhante? O que acharam do desempenho de Sabrina Sato? Rodrigo Faro se firmará na vice-liderança? E quais as expectativas por Geração Brasil?

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. Não deixe de comentar. ;)


Deixe o seu comentário