O Planeta TV

"Pecado Mortal" é vítima de uma programação broxante

E mais: Globo envergonha com a nova abertura do Vale a Pena Ver de Novo!

Por: Jeferson Cardoso

Os principais problemas, segundo a minha concepção, que estariam prejudicando "Pecado Mortal" foram corrigidos. Nesta semana, a novela de Carlos Lombardi, sem deixar a ação de lado, investiu mais no romance. O autor também pontuou melhor a personalidade de Donana (Jussara Freire), a vilã da história. A dinâmica de seriado, com cenas muito rápidas, também foi corrigida. Outros personagens ganharam destaques, e novos núcleos foram apresentados, diminuindo o foco no protagonista Carlão (Fernando Pavão), o que estava irritando bastante o telespectador.

Aos poucos, Lombardi impõe uma característica convencional à "Pecado Mortal", o que deve facilitar o seu entendimento e, longo prazo, alcançar os tão sonhados dois dígitos de audiência.

Repito o que disse na última postagem, "Pecado Mortal" não merece a baixa audiência, hoje de 6 pontos. Carlos Lombardi e sua equipe de colaboradores estão de parabéns. A novela é muito boa, sem dúvida a melhor trama no ar.

Claro, Alexandre Avancini – diretor geral – e Lombardi erraram optando por uma dinâmica de seriado, mas, acredito, que a péssima fase em que a Record se encontra seja a responsável pela baixa audiência da novela. Atualmente, antes e nem depois do folhetim, a emissora não tem nada que chame a atenção do telespectador. "Pecado Mortal" é vítima de uma programação broxante.

Amor & Sexo

Não sou telespectador assíduo do "Amor & Sexo", mas acompanho sempre que possível. Na estreia da última temporada do programa comandado por Fernanda Lima, muitas pessoas ficaram assustadas com os peladões. O espanto, claro, para quem não sabia que o tema em questão era a nudez.

O "nu coletivo" de "Amor & Sexo" rendeu muito buxixo e até despertou a curiosidade, ou seria inveja?, da Rede Record que abordou o assunto no "Domingo Espetacular".

É verdade que o programa está bastante picante, mas o seu horário de exibição permite ir além. Para algumas pessoas, o nudismo na Globo é ousadia, e na concorrência é baixaria. Em alguns casos pode até ser, não neste. Na faixa das 23h, a Globo é acostumada a exibir cenas vulgares (de sexo) em suas minisséries...

O Ministério da Justiça classifica "Amor & Sexo" como um programa não indicado para menores de 14 anos. Ou seja, a nudez não é nenhuma falta de respeito para o referente público.

Moralismo às 23h? É regredir! É perda de tempo!

Novo Vídeo Show

Tanto blá blá blá para nada. Anotem! O novo Vídeo Show não apresentará nenhuma novidade.

Obviamente que a mudança será bem-vinda. A atual fase do "Vídeo Show" é muito ruim. O programa até que vinha traçando um bom caminho, mas do nada se perdeu novamente.

Zeca Camargo assumirá o comando de um programa totalmente descaracterizado, e pelo que pude perceber a essência do "Vídeo Show" não será retomada. O programa deixará de ser focado nos bastidores dos programas da Globo e abrirá espaço para a divulgação de notícias de cinema, moda, música e comportamento.

Boa sorte. Fica aqui a minha torcida.

Ridícula!

A Globo, incrivelmente, conseguiu piorar a abertura do "Vale a Pena Ver de Novo". Misericórdia! Confira o vídeo e tire suas próprias conclusões:

Como diz Boris Casoy: Isso é uma vergonha!!!

Água viva

Estou acompanhando a exibição de "Água Viva" no Canal Viva. Confesso que demorei certo tempo para me adequar ao estilo da novela. Acostumado com a agilidade de hoje em dia estranhei a forma como as tramas da década de 80 eram produzidas. Uma grande bobagem. Precisei pouco mais de duas semanas para mergulhar de vez no universo esplêndido que Gilberto Braga impôs à trama.

Pra mim, "Água Viva" é um tipo de novela rara, com um texto maravilhoso digno de Oscar. O elenco também é excelente, com ótimas atuações.

Estou adorando "Água Viva", que é inédita pra mim. Esse novelão deveria servir de referência para Walcyr Carrasco escrever os diálogos de "Amor à Vida".

Além do Horizonte

É simplesmente assustadora a divulgação de "Além do Horizonte". A Globo focou apenas no núcleo dos protagonistas jovens. O público não sabe, por exemplo, que Taís Araújo, Carolina Ferraz, Alexandre Nero, entre outros, fazem parte do elenco. Muita gente talentosa sequer foi divulgada.

A impressão que tenho é de que se trata de uma novela que apostará em atores novatos. A história, pelas chamadas, parece ser digna de "Malhação". É lamentável!

Vamos ver como essa novela vai funcionar no ar. Independente do desempenho de audiência, espero ser surpreendido com uma ótima história. Amém!

Fantástico dececpciona!

Quando pensamos que o "Fantástico" reencontrou o seu rumo, eis que decepcionamos. Desde que passou a ser ameaçado pelo "Domingo Espetacular", o "Fantástico" focou em reportagens investigativas. Depois de ter se recuperado – e se distanciado da concorrente -, a atração – novamente - deixa a desejar.

Há alguns dias tem sido insuportável assistir ao "Fantástico", que tem o insuportável "Medida Certa" como quadro principal. O público já percebeu a bobagem e migrou para outros canais. No último fim de semana, tanto o Domingo Espetacular (Record) quanto o Programa Silvio Santos (SBT) ameaçaram a liderança da Globo. Por alguns minutos, o "Fantástico" amargou a terceira colocação. Na média geral pontuou, por merecimento, um de seus índices mais baixos.

Entendo que o "Fantástico" não é um programa 100% jornalístico, mas não precisa abusar com reportagens desnecessárias. Alguns quadros com celebridades, na minha concepção, poderiam servir de pauta para o "Vídeo Show".

Espero que a produção do "Domingo Espetacular" reaja e também melhore o nível das reportagens para possa realmente fazer frente ao "Fantástico". Pra mim, essas duas atrações, por enquanto, pertencem à categoria de revistas eletrônicas de péssima qualidade. E dá-lhe Silvio Santos neles!

A mágoa de Benedito Ruy Barbosa

Não tenho nada contra a pessoa Walcyr Carrasco, o meu problema com ele está no nível de qualidade de suas novelas. Tanto que saio em defesa do profissional sobre as declarações de Benedito Ruy Barbosa, que afirmou que ele estragou a história de "Esperança".

Não sei se de fato a novela foi estragada, mas lembro muito bem que tinha uma história fraca e bastante arrastada. Benedito não deu conta da pressão; ficou doente, e precisou ser substituído. Às pressas, Walcyr foi chamado. De imediato, segundo a imprensa, deu um gás a história e a audiência subiu. No fim, a Globo respirou aliviada.

Se a história não terminou do jeito que Benedito gostaria, Walcyr, certamente, não tem culpa. Pra mim, nessa altura do campeonato, a declaração de Benedito é sem fundamento. Ele deveria falar da atualidade, divulgando a sua nova novela – o remake de Meu Pedacinho no Chão. Poderia também comentar como é se sentir na geladeira da Globo.

O horário de verão

"O horário de verão não prejudica muito a audiência da novela das nove". Esse foi o argumento de um amigo quando conversávamos sobre as possíveis médias durante o horário de verão. De imediato discordei da opinião. Discordei em partes. Quando a novela é excelente ou tem grande apelo popular, o horário de verão não faz um grande estrago. Agora em se tratando da novelinha de Walcyr Carrasco...  

Na semana passada, "Amor à Vida" marcou apenas 32 pontos de média semanal. É algo semelhante ao péssimo desempenho de "Salve Jorge", que imprensa marrom tanto perseguiu. Os índices devem ser ainda pior na semana de Natal e Ano Novo.

De fato, no horário de verão, as novelas mais atingidas são das 18h e 19h. "Joia Rara" e "Sangue Bom" afundaram.  

A novela de Thelma Guedes e Duca Rachid dificilmente alcançará a média geral de "Flor do Caribe". E a nova das sete, "Além do Horizonte", pode atingir uma das médias mais baixa do horário.

O que de fato está acontecendo? O horário de verão é o grande vilão? Óbvio que não. A nova direção artística da Globo está sem rumo. Exibir novela de época num período atípico é como dar um tiro no escuro. E abusar da paciência do telespectador no horário nobre (às 21h) é um crime. Carlos Henrique Schroder, o diretor geral, pode ser o cara do jornalismo, mas não entende nada de entretenimento. Boni e Daniel Filho fazem falta ao padrão de qualidade da Vênus Platinada.

É isso. Apostam no sucesso de "Além do Horizonte"? Acreditam no sucesso do novo "Vídeo Show"? E Carlos Lombardi reverterá a baixa audiência de "Pecado Mortal"? Agora é com vocês!!! ;)

PS: Preciso justificar minha ausência nos comentários. Infelizmente, o sistema de "responder comentários" estava em manutenção, o que impedia a nossa interação. Agora está tudo OK. Obrigado pela compreensão.


Deixe o seu comentário