O Planeta TV

"Pecado Mortal" é vítima de uma programação broxante

E mais: Globo envergonha com a nova abertura do Vale a Pena Ver de Novo!

Por: Jeferson Cardoso

Os principais problemas, segundo a minha concepção, que estariam prejudicando "Pecado Mortal" foram corrigidos. Nesta semana, a novela de Carlos Lombardi, sem deixar a ação de lado, investiu mais no romance. O autor também pontuou melhor a personalidade de Donana (Jussara Freire), a vilã da história. A dinâmica de seriado, com cenas muito rápidas, também foi corrigida. Outros personagens ganharam destaques, e novos núcleos foram apresentados, diminuindo o foco no protagonista Carlão (Fernando Pavão), o que estava irritando bastante o telespectador.

Aos poucos, Lombardi impõe uma característica convencional à "Pecado Mortal", o que deve facilitar o seu entendimento e, longo prazo, alcançar os tão sonhados dois dígitos de audiência.

Repito o que disse na última postagem, "Pecado Mortal" não merece a baixa audiência, hoje de 6 pontos. Carlos Lombardi e sua equipe de colaboradores estão de parabéns. A novela é muito boa, sem dúvida a melhor trama no ar.

Claro, Alexandre Avancini – diretor geral – e Lombardi erraram optando por uma dinâmica de seriado, mas, acredito, que a péssima fase em que a Record se encontra seja a responsável pela baixa audiência da novela. Atualmente, antes e nem depois do folhetim, a emissora não tem nada que chame a atenção do telespectador. "Pecado Mortal" é vítima de uma programação broxante.

Amor & Sexo

Não sou telespectador assíduo do "Amor & Sexo", mas acompanho sempre que possível. Na estreia da última temporada do programa comandado por Fernanda Lima, muitas pessoas ficaram assustadas com os peladões. O espanto, claro, para quem não sabia que o tema em questão era a nudez.

O "nu coletivo" de "Amor & Sexo" rendeu muito buxixo e até despertou a curiosidade, ou seria inveja?, da Rede Record que abordou o assunto no "Domingo Espetacular".

É verdade que o programa está bastante picante, mas o seu horário de exibição permite ir além. Para algumas pessoas, o nudismo na Globo é ousadia, e na concorrência é baixaria. Em alguns casos pode até ser, não neste. Na faixa das 23h, a Globo é acostumada a exibir cenas vulgares (de sexo) em suas minisséries...

O Ministério da Justiça classifica "Amor & Sexo" como um programa não indicado para menores de 14 anos. Ou seja, a nudez não é nenhuma falta de respeito para o referente público.

Moralismo às 23h? É regredir! É perda de tempo!

Novo Vídeo Show

Tanto blá blá blá para nada. Anotem! O novo Vídeo Show não apresentará nenhuma novidade.

Obviamente que a mudança será bem-vinda. A atual fase do "Vídeo Show" é muito ruim. O programa até que vinha traçando um bom caminho, mas do nada se perdeu novamente.

Zeca Camargo assumirá o comando de um programa totalmente descaracterizado, e pelo que pude perceber a essência do "Vídeo Show" não será retomada. O programa deixará de ser focado nos bastidores dos programas da Globo e abrirá espaço para a divulgação de notícias de cinema, moda, música e comportamento.

Boa sorte. Fica aqui a minha torcida.

Ridícula!

A Globo, incrivelmente, conseguiu piorar a abertura do "Vale a Pena Ver de Novo". Misericórdia! Confira o vídeo e tire suas próprias conclusões:

Como diz Boris Casoy: Isso é uma vergonha!!!

Água viva

Estou acompanhando a exibição de "Água Viva" no Canal Viva. Confesso que demorei certo tempo para me adequar ao estilo da novela. Acostumado com a agilidade de hoje em dia estranhei a forma como as tramas da década de 80 eram produzidas. Uma grande bobagem. Precisei pouco mais de duas semanas para mergulhar de vez no universo esplêndido que Gilberto Braga impôs à trama.

Pra mim, "Água Viva" é um tipo de novela rara, com um texto maravilhoso digno de Oscar. O elenco também é excelente, com ótimas atuações.

Estou adorando "Água Viva", que é inédita pra mim. Esse novelão deveria servir de referência para Walcyr Carrasco escrever os diálogos de "Amor à Vida".

Além do Horizonte

É simplesmente assustadora a divulgação de "Além do Horizonte". A Globo focou apenas no núcleo dos protagonistas jovens. O público não sabe, por exemplo, que Taís Araújo, Carolina Ferraz, Alexandre Nero, entre outros, fazem parte do elenco. Muita gente talentosa sequer foi divulgada.

A impressão que tenho é de que se trata de uma novela que apostará em atores novatos. A história, pelas chamadas, parece ser digna de "Malhação". É lamentável!

Vamos ver como essa novela vai funcionar no ar. Independente do desempenho de audiência, espero ser surpreendido com uma ótima história. Amém!

Fantástico dececpciona!

Quando pensamos que o "Fantástico" reencontrou o seu rumo, eis que decepcionamos. Desde que passou a ser ameaçado pelo "Domingo Espetacular", o "Fantástico" focou em reportagens investigativas. Depois de ter se recuperado – e se distanciado da concorrente -, a atração – novamente - deixa a desejar.

Há alguns dias tem sido insuportável assistir ao "Fantástico", que tem o insuportável "Medida Certa" como quadro principal. O público já percebeu a bobagem e migrou para outros canais. No último fim de semana, tanto o Domingo Espetacular (Record) quanto o Programa Silvio Santos (SBT) ameaçaram a liderança da Globo. Por alguns minutos, o "Fantástico" amargou a terceira colocação. Na média geral pontuou, por merecimento, um de seus índices mais baixos.

Entendo que o "Fantástico" não é um programa 100% jornalístico, mas não precisa abusar com reportagens desnecessárias. Alguns quadros com celebridades, na minha concepção, poderiam servir de pauta para o "Vídeo Show".

Espero que a produção do "Domingo Espetacular" reaja e também melhore o nível das reportagens para possa realmente fazer frente ao "Fantástico". Pra mim, essas duas atrações, por enquanto, pertencem à categoria de revistas eletrônicas de péssima qualidade. E dá-lhe Silvio Santos neles!

A mágoa de Benedito Ruy Barbosa

Não tenho nada contra a pessoa Walcyr Carrasco, o meu problema com ele está no nível de qualidade de suas novelas. Tanto que saio em defesa do profissional sobre as declarações de Benedito Ruy Barbosa, que afirmou que ele estragou a história de "Esperança".

Não sei se de fato a novela foi estragada, mas lembro muito bem que tinha uma história fraca e bastante arrastada. Benedito não deu conta da pressão; ficou doente, e precisou ser substituído. Às pressas, Walcyr foi chamado. De imediato, segundo a imprensa, deu um gás a história e a audiência subiu. No fim, a Globo respirou aliviada.

Se a história não terminou do jeito que Benedito gostaria, Walcyr, certamente, não tem culpa. Pra mim, nessa altura do campeonato, a declaração de Benedito é sem fundamento. Ele deveria falar da atualidade, divulgando a sua nova novela – o remake de Meu Pedacinho no Chão. Poderia também comentar como é se sentir na geladeira da Globo.

O horário de verão

"O horário de verão não prejudica muito a audiência da novela das nove". Esse foi o argumento de um amigo quando conversávamos sobre as possíveis médias durante o horário de verão. De imediato discordei da opinião. Discordei em partes. Quando a novela é excelente ou tem grande apelo popular, o horário de verão não faz um grande estrago. Agora em se tratando da novelinha de Walcyr Carrasco...  

Na semana passada, "Amor à Vida" marcou apenas 32 pontos de média semanal. É algo semelhante ao péssimo desempenho de "Salve Jorge", que imprensa marrom tanto perseguiu. Os índices devem ser ainda pior na semana de Natal e Ano Novo.

De fato, no horário de verão, as novelas mais atingidas são das 18h e 19h. "Joia Rara" e "Sangue Bom" afundaram.  

A novela de Thelma Guedes e Duca Rachid dificilmente alcançará a média geral de "Flor do Caribe". E a nova das sete, "Além do Horizonte", pode atingir uma das médias mais baixa do horário.

O que de fato está acontecendo? O horário de verão é o grande vilão? Óbvio que não. A nova direção artística da Globo está sem rumo. Exibir novela de época num período atípico é como dar um tiro no escuro. E abusar da paciência do telespectador no horário nobre (às 21h) é um crime. Carlos Henrique Schroder, o diretor geral, pode ser o cara do jornalismo, mas não entende nada de entretenimento. Boni e Daniel Filho fazem falta ao padrão de qualidade da Vênus Platinada.

É isso. Apostam no sucesso de "Além do Horizonte"? Acreditam no sucesso do novo "Vídeo Show"? E Carlos Lombardi reverterá a baixa audiência de "Pecado Mortal"? Agora é com vocês!!! ;)

PS: Preciso justificar minha ausência nos comentários. Infelizmente, o sistema de "responder comentários" estava em manutenção, o que impedia a nossa interação. Agora está tudo OK. Obrigado pela compreensão.



Publicidade

Comentários (39) Postar Comentário

Henrique comentou:

Pecado Mortal realmente é a melhor novela em exibição (tirando, é claro, as reprises do VIVA), a Globo perdeu um de seus melhores autores, o texto do Lombardi é demais! E com certeza vc acertou em cheio na explicação pela sua baixa audiência Jeferson, a programação broxante da Record, pra mim o único dia em que eu continuo assistindo o canal é na terça quando tem O Aprendiz.
Adoro o Amor e Sexo, acho que essa está sendo a melhor das temporadas, pena ser a última =\
Torço pelo Novo Video Show, mas não acredito mto q seja lá grandes coisas.
A nova vinheta do VPVDN realmente ta escrota demais, perdeu total a identidade.
Também demorei pra acostumar com Agua Viva, me parecia mto parada, mas hj já não consigo dormir sem vê-la! Texto e Interpretações Espetaculares, tirando que é mto legal ver os atores veteranos bem novinhos!
Sobre Além do Horizonte, pelas chamadas tem tudo pra ser a pior novela ja exibida no horario, espero estar errado.
Sobre a Mágoa do Benedito, acho que não tinha como o Walcyr estragar uma novela que ja estava estragada, na época de Esperança as tramas do Benedito já não combinavam com o horario nobre, assisti a exibição de Renascer no VIVA, lembro-me de qdo criança adorava ver a noite, e achava a novela demais, realmente a novela é linda, mas chega adar sono, assim como O rei do Gado e Terra Nostra tbm, que foram de grande audiencia, mas q vendo hj em dia não teriam chance de ser exibidas a noite, Benedito não se renovou, acho q a geladeira dele vai looonge ainda, mtos remakes as 6 ainda virão, pq pro horario nobre só se ele for pra Record.

Luis Henrique comentou:

Sou um admirador do trabalho do Walcyr Carrasco. O caso de Amor á Vida não ser um sucesso de audiência talvez, na minha opinão, seja culpa da Globo. Para mim, Walcyr não é um autor de muitos dramas. Sua especialidade é novelas leves e divertidas, ele realmente viaja na imaginação. O horário nobre requer mais drama, suspense e humor e claro, uma história que tenha conteúdo, que realmente prenda a atenção do telespectador.

Marcelo comentou:

Concordo plenamente que Pecado Mortal é melhor novela em exibição e que a programação prejudica a novela, mas Jeff o que voce acha da atuação da Simone Spoladore? Eu que fiquei triste com q saida da Bianca nao consigo imagina-la como a Patricia, abraços.


Jeferson Cardoso respondeu:

Marcelo, adoro a Spoladore. Só não sou fã do Fernando Pavão.


Igor comentou:

jeff,no viva vc tbm acompanha "anjo mau" e "a próxima vítima"? curto demais essas duas novelas,ja agua viva nunca assisti, acho que não teria capacidade pra entender o jeito daquela novela,haha,que é bem diferente do jeito de hoje. Acho que a globo deveria mudar pra melhor o jeito de produzir suas novelas,pq a impressão que dá é que elas hoje são feitas de qualquer jeito, e parecem não se preocupar muito com a qualidade que é realmente exigida, com textos fracos e talz, espero muito que com o tempo isso seja feito de um jeito melhor ,e hoje em dia só o viva pra salvar mesmo,haha


Jeferson Cardoso respondeu:

Apenas A Próxima Vítima e Água Viva. ;)


ana comentou:

Pecado Mortal: O pouco que vi da novela parece ser boa, mas passa muito tarde, não acompanho.
Amor e Sexo: Vergonhoso a Record passar em seus jornais sobre o fato da "nudez coletiva". Não duvido nada daqui a alguns meses, a mesma estrear um programa falando sobre sexo. No mais, concordo com vc, o programa passa às 23h! E Moralismo às 23h é regredir! É perda de tempo!
Vídeo Show : Uma duvida, a Fernanda Lima vai ou não apresentar? Li em algum lugar que seria ela e o Zeca Camargo.
Sobre a mágoa de Walcyr: Acho que o autor quer aparecer mais que os personagens da sua novela. Ele deveria era tá estudando e aprimorando a escrita, pq o texto, toda a trama de Amor a Vida tá muito ruim.
Além do Horizonte: Faltou apresentar os personagens mesmo!. Só deu espaço aos novatos.
HORÁRIO DE VERÃO: Aqui no nordeste é ainda pior, passa a novela das 19h e das 20h em seguida!


Jeferson Cardoso respondeu:

A Fernanda Lima não fará parte da equipe do novo Vídeo Show. ;)


Thiago Hideki comentou:

Em relação a Além do Horizonte, as chamadas não mostram os atores veteranos que você citou, porque eles apareceram ao longo da história, daí eles querem implantar o clima de mistério na novela, você pode ter certeza que nem os próprios autores sabem o que vai ser a história, um ou outro detalhe está determinado, eles vão escrever e decidir o que será o quê junto com o público, se duvidar o final vai ser no mesmo estilo de lost, uma INCÓGNITA. Sei lá, tô meio na dúvida, pelo que eu vi das chamadas, o que eu vou gostar vai ser do trio das irmãs Ana lá q promete ser engraçado, mas esperar pra ver.
Quanto ao Benedito, por favor né, Esperança parecia ser muito bonita, poética e tudo mais, mas as novelas deles sempre são muito arrastadas, ele devia agradecer pelo Walcyr ter segurado as pontas pra ele, ele poderia muito deixar de ser arrogante e dividir a autoria das novelas dele com alguém, acho que um bom parceiro poderia dar o ritmo da novela que ele não sabe imprimir.

Daniel comentou:

A Tv Acritica, que transmite a record em Manaus está mantendo Pecado Mortal as 22h30, competindo com a segunda linha de shows da globo. Amor a vida passa as 20h15, o jornal nacional entra as 18h30 e em seguida vem sangue bom as 19h15. a record daqui passa todo mundo odeia o cris das 19h15, após o jornal da record (18h40) até as 21h30 quando entra CSI. Ah, na globo saiu do ar a sessão da tarde! depois do vale a pena passa series da disney e logo depois malhação!


Jeferson Cardoso respondeu:

Nossa, a Globo possui três grades no horário de verão. O futebol aí é exibido gravado?


Gilmar JM comentou:

Pecado Mortal, para mim só perde de Sangue Bom e Chiquititas. É uma ótima novela e concordo em partes que o ibope ruim é culpa da emissora, mas também tem outro lado muitas pessoas podem não ter entrado na onda da novela e nem todo mundo gosta do Carlos Lombardi, eu estou adorando o texto, mas como já disse nem todos pensam assim. Sabe por que digo isso. Chiquititas pega do SBT Brasil que não contempla o público da novela e pega com 3, 4 pontos e eleva pra 11, 12. Então quer dizer quando algo tem que fazer sucesso faz. Mas torço muito por Pecado Mortal que dá um banho por exemplo na chaterríma Amor à vida. Eu sou fã do Walcyr e tirando Amor à vida não tenho nada que reclamar dele e concordo ele fez o que podia pra salvar Esperança. Também sou fã do Benedito, mas nessa ele pisou na bola. O que ele queria, que o Walcyr entrasse dentro da mente dele para escrever a novela igual ele escreveria. Isso não existe. Além do horizonte uma correção: Taís Araujo não participará já que ela foi deslocada para Geração Brasil, a próxima da dupla de Cheias de Charme. Também estou achando as chamadas muito fracas. Essa novela vai ser assim ou vai agradar muito ou vai espantar mais o público das 7 que já não está muito nessas duas últimas novelas. Estou na dúvida com ela. Vou esperar a estreia primeiro.


Jeferson Cardoso respondeu:

Nossa, Taís não fará a novela? Que coisa!!! Dessa não sabia. Que mico!!!!! Imagina, eu pelo menos seis alguns nomes, já a grande maioria perante as chamadas.... Rsrssrs


Gilmar JM comentou:

Esqueci de comentar anteriormente. Essas novas vinhetas da Globo estão uma porcaria. As antigas eram bem mais bonitas. Se era para mudar para pior era preferivel ter deixado como estava. Vídeo Show só digo uma coisa estão inventando moda e posso estar engano mas acho que isso não vai prestar.


Jeferson Cardoso respondeu:

Essas vinhetas são inspiradas no grafismo do Windows, né? Cópia sim ou certeza? Rsrsrsrs


Mario Sergio comentou:

A novela das 9 é tipo o seriado Melrose Place, que os personagens vão mudando de personalidade com o andar da carruagem (só que o seriado era bom)
Walcyr está péssimo e deve voltar para o horario das 18h.
Agora culpa-lo pelo fracasso de Esperança é mesmo demais. A novela foi um fiasco do começo ao fim. Tenho uma revista da época
que falava do fiasco de audiencia das tres novelas: Esperança, Beijo do Vampiro e Sabor
da Paixão.
E quanto a Pecado Mortal, caro colunista, por que tres atrizes talentosas estão esquecidas?
Juliana Didone, Mel Lisboa e a tudo de bom
Bianca Byington.


Jeferson Cardoso respondeu:

Mário, o Lombardi tem essa mania de deixar muitos veteranos como figurantes de luxo. ;)



CucaDiTrevi respondeu:

hoje por acaso vi a novela das 9 e percebi como as personagens mudaram de personalidade, Amarilis q era uma pessoa boa virou uma bruxa maltratando criança kk, alias q cena mal feita por sinal.


Veja também

Publicidade