O Planeta TV

Ousada, Meu Pedacinho de Chão fracassou no Ibope; mas pode levar o Emmy!

A novela de Benedito Ruy Barbosa termina sem alarde, com muita barriga e enrolação.

Por: Jeferson Cardoso

Globo exibe nesta sexta, 1º de agosto, o último capítulo da simplória, porém simpática, Meu Pedacinho de Chão. Não há muito que falar dessa obra prima. Acompanhei praticamente na íntegra, e me divertir demais com essa novela de Benedito Ruy Barbosa.

Preferia que tivesse sido produzida no universo rural, mas, com muita resistência, acabei-me apegando ao lúdico. Com o tempo entendi que Meu Pedacinho de Chão não era uma novela a ser levada a séria. A proposta era de encantar com poesia, fantasia; resgatar a inocência dos tempos; relembrar da infância. Hummmm... que ousadia. Um luxo! Um espetáculo!

Já sinto falta de Catarina (Juliana Paes), Epaminondas (Osmar Prado), Pituquinha (Geytsa Garcia), Lepe (Tomás Sampaio) e Zelão (Irandhir Santos). Personagens fantásticos!

As novelas de Benedito Ruy Barbosa não são tão lentas como as de Manoel Carlos, mas no final broxam. O último mês de Meu Pedacinho de Chão foi frustrante. A direção, algumas vezes, exagerou. Em alguns momentos, forçou o lado teatral dos atores e apostou em cenas – absurdamente - coloridas. A história também vegetou, com muita barriga e enrolação.

A audiência, como já se esperava, não correspondeu. Meu Pedacinho de Chão sai de cena com - minguados - 18 pontos de audiência. Tadinha, até que merecia mais.

Altos e baixos, perante a safra de novelas ruins, considero, até então, Meu Pedacinho de Chão a melhor novela de 2014 (pensou que escolheria Império com apenas duas semanas no ar? Nem sonhando! Quem sabe até o fim do ano?!?). Torço para que seja indicada ao Emmy e para que consiga a estatueta.

Império: os altos e baixos do início da segunda fase

Você deve está se perguntando o porquê de minha demora para comentar sobre a segunda fase de Império. Há algum tempo, optei por não fazer comentários no calor da emoção.

A primeira fase de Império me agradou e muito. A segunda, por enquanto, não me empolga tanto. A novela é boa, mas algumas cenas e personagens – para mim – não estão convincentes.

Aguinaldo Silva iniciou a segunda fase da novela com agilidade, drama, e um pouco de comédia. O texto afiado, sempre sarcástico. Muito bom! Por enquanto, está valendo a pena acompanhá-la.

Não quero repetir os elogios, já citados no tópico anterior. Comentarei sobre algumas coisas que estão me incomodando.

Não estou curtindo a atuação de Alexandre Nero. Não está ruim, mas oscila. Às vezes, lembra o Baltazar, de Fina Estampa. O personagem também é muito rancoroso, o que acaba, acredito, limitando o ator. A personagem de Julia Lemertz, na novela anterior, também era amargurada, credo!  Com a morte de Eliane (Malu Galli), o que será do Comendador sem um grande amor? A rixa com a ex-mulher (Maria Marta) também não me convence. É, para os dias de hoje, bem forçado.

Nesse começo de novela (reforço isso, porque posso mudar de opinião daqui a alguns capítulos), Ailton Graça (Xana Summers) e Rafael Losso (Elivaldo), pra mim, são as maiores decepções. Com atuações ruins, não consigo acreditar nesses personagens. A caracterização de Xana, a meu ver, também é exagerada.

Resumindo: sinto-me incomodado com Império por conta da interpretação de alguns atores.

No mais, só elogios.

- Drica Moraes dispensa comentários. Que atriz! Que personagem! Espero que Cora, no decorrer da novela, seja má, muito má!!! Por enquanto, na apresentação, pode continuar fria, ambiciosa e calculista.

- Paulo Betti, por mais que seu personagem seja caricato, está ótimo. É o mais divertido da novela.

- Lília Cabral, como sempre, arrasadora. Adoro o sarcasmo da Maria Marta.

- Leandra Leal, excelente atriz. A sua personagem, a Cristina, no entanto, precisa deixar de ser chorona. Se não fica chata!

- Daniel Rocha, a grata surpresa. Depois de ser figurante em Amor à Vida, esse ator, esforçado e talentoso, mostra estar preparado para ser protagonista. Sem dúvida, o seu personagem será um dos destaques de Império.

Gosto de Império por ser um folhetim clássico, com humor e sem aquelas vilãs esquizofrênicas. Sentia falta de uma novela assim.

Antes da estreia, apostei que Império teria problemas com a audiência. Não precisava de bola de cristal, já que substituiria Em Família. Até o momento, a novela acumula 31,6 (32) pontos na Grande São Paulo, dois a mais que a média da antecessora.  Mesmo tendo elevado a audiência, é um bom desempenho? Sinceramente, não sei. Viciado em números, diria que não. Mas, para o atual cenário da TV, pode ser que seja.  Contudo, é importante destacar a estabilidade desde a estreia, e isso será fundamental para a sua média geral (que continuo apostando em 33 pontos).

Se Império conquistará o público, ou não, saberemos nos próximos dias. Teremos uma ideia daqui a umas três semanas, quando completará um mês no ar. Se a audiência não subir, será desculpa esfarrapada aquela de ter substituído um fracasso.

Que Aguinaldo Mago-Mestre Silva continue batalhando por melhores índices, mas que não se esqueça de que a maioria (pelo menos é o que percebo) está satisfeita com Império. Ou seja, uma mudança radical pode... enfim, meu medo é de que se repita aquilo que aconteceu com Fina Estampa. Começou maravilhosa e terminou... Misericórdia!

Estreia na segunda!

As chamadas de Boogie Oogie realmente chamam atenção. Mais um novelão clássico. Obrigado, Santa Clara. Não conheço o trabalho de Rui Vilhena, mas ouço falar muito bem de suas novelas produzidas pela TVI (em Portugal).  

Uma pena que pegará o horário de verão e, a partir do dia 19, o circo (horário político). A novela será exibida mais cedo, às 18h. Por esse motivo, não me iludo com números de audiência. Pode começar bem (quem sabe uns 19/21 pontos), mas depois...

O importante, para nós telespectadores, é que seja um Novelaço!

A partir do dia 19 de agosto...

Confira como fica a grade de programação da Globo com o circo (horário político):

12h35 - Globo Esporte
13h00 - Horário Eleitoral Gratuito
13h50 - Jornal Hoje
14h15 - Vídeo Show
14h50 - Sessão da Tarde
16h20 - Vale a Pena Ver de Novo: Cobras & Lagartos
17h20 – Malhação  
18h00 - Boogie Oogie
18h55 - Praça TV 2ª Edição
19h10 - Geração Brasil
20h00 - Jornal Nacional
20h30 - Horário Eleitoral Gratuito
21h20 - Império

Malhação às 17h20? Xiiii...

A novela da Record

Com a estreia de Império, vocês acham que abandonei Vitória, da minha queridíssima Cristiane Fridman? Não! Não mesmo! É assunto para o próximo tópico.

Vale a Pena Ver de Novo

Por falta de tempo, não estou acompanhando a reprise de Cobras & Lagartos. Também não sei se gostaria de assisti-la. Por conta da censura (Ministério da Justiça), será uma versão bem compactada. É complicado!

É isso. Fico por aqui. Será que Meu Pedacinho de Chão, se indicada, ganhará o Emmy? E qual a sua opinião a respeito da nova fase de Império?

Obrigado pela atenção, e até a próxima.


Deixe o seu comentário