Não entendo o desespero da Globo em relação a péssima audiência de Em Família. Segundo Carlos Henrique Schroeder, a emissora se preocupa apenas com a qualidade. A audiência seria consequência. Pela tese do diretor, a novela das nove não emplacou porque sua qualidade está abaixo do esperado. Certo?
Se persistir com essa ideia, Schroeder fará com que a Globo tenha uma audiência equiparada com a de suas concorrentes. Só cego não ver o estrago que ele está fazendo à frente da direção geral. Para alguns, as novas mídias justificam a queda de audiência da TV aberta. De fato, favorecem. Mas algumas emissoras fazem por merecer.
Penso que qualidade é obrigação. Ninguém quer fazer o mal feito. A TV, um produto comercial, não pode abrir mão do telespectador. Hoje em dia, com diversas formas de lazer (cinema, teatro, shoppings, vídeo-games, tv’s por assinatura, entre outros), não se pode brincar de fazer televisão. Na minha humilde opinião, como leigo no assunto, a qualidade e a audiência tem que caminhar lado a lado. Do que adianta ter qualidade se "ninguém" ver? É o caso de Em Família.
O Fantástico, que vem apresentando sinais de cansaço, será reformulado. A revista eletrônica terá ares de Encontro com Fátima Bernardes, e ganhará um palco no qual serão realizadas entrevistas e também poderão ser feitos shows de música. O que se pode esperar disso?
Quais são os objetivos da gestão de Schroeder? É preocupante. Não consigo compreender, talvez por não concordar com os seus ideais.
Será que reage?
A audiência de Em Família naufragou. A direção artística da Globo, um pouco tarde, constatou o fracasso da novela de Manoel Carlos. Na última semana, a trama marcou apenas 26 pontos de audiência na Grande São Paulo. No sábado (12), consolidou só 22. Os índices assustaram a emissora, que começou uma nova campanha.
Durante todo o fim de semana, a emissora exibiu chamadas em que atrizes como Bruna Marquezine e Giovanna Antonelli resumem as histórias de suas personagens e, dramáticas, até choram no ar. E, na manhã desta segunda, Marquezine e Julia Lermmertz foram convocadas para participarem do Encontro com Fátima Bernardes. Elas praticamente imploraram para o telespectador acompanhar o capítulo de logo mais, que exibirá o "tão esperado" beijo entre Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes).
Em Família não é uma péssima novela. Ela só não te convence a ficar com a TV ligada. Manoel Carlos tem vacilado até no texto, muitas vezes didático.
Não vamos reclamar à toa, Maneco já avisou que esse é o tipo de novela que ele sabe escrever. O engraçado é que acompanho a reprise de História de Amor, no Canal Viva, e discordo. Ele escrevia novelas maravilhosas. Pena que perdeu o dom.
Sobre a novela do ano...
Aguinaldo Silva, o Mago das 21h, se sentiu desafiado quando disse que, se ele vacilar, Geração Brasil será consagrada a novela do ano. Impus uma condição, sem – jamais – pensar que ele abrirá mão desse título. O Mago, "furioso", soltou um "Phuedam-se todos". Levei um susto. Mas depois que ele disse: "enquanto eu ainda estiver por aqui e tiver forças – ou mesmo que não as tenha – darei o máximo de mim", fiquei tranquilo, animado e feliz.
Eu, independente de ser fã, tenho plena certeza de que Aguinaldo levantará a audiência da Globo e que Falso Brilhante será uma novela histórica. No calor da emoção, disse que adorei o clipe, de apenas dois minutos, de Geração Brasil. A novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira pode ser um sucesso (e será!), mas só ofuscará a novela das nove se ela esta não cativar o público.
Desconheço novelas mais populares do que as de Aguinaldo Silva. Ele sabe como conquistar o telespectador de imediato. E, quando acontece algo de errado, sempre dar a volta por cima e com louvor. Quem acompanha esse espaço, sabe o tão quanto sou otimista e torço pelas obras do autor. Fina Estampa, por exemplo, foi uma novela do qual curti apenas um terço. Nem por isso, deixei de torcer por ela.
Em parceria com Rogério Gomes, um dos melhores diretores da atualidade, Aguinaldo Silva inicia um novo ciclo. Em Falso Brilhante, assim como em Fina Estampa, ele apostará na nova geração de jovens talentos. O elenco, ainda indefinido, está ficando muito bom.
Do pouco que o autor já adiantou em seu blog, diria que Falso Brilhante está mais para Senhora do Destino do que para Fina Estampa.
Não fiquei chateado com Aguinaldo Silva, pelo contrário. Compreendo a sua "fúria". Tornei-me ainda mais o seu fã. Venero os autores que almejam o sucesso. Que Falso Brilhante seja uma novela "felomenal" e campeã de audiência. FOM FOM!
Só depois do Carnaval
Em entrevista ao jornal O Globo, Gilberto Braga disse que sua novela, com título provisório de Três Mulheres, será protagonizada por Gloria Pires, Camila Pitanga e Deborah Evelyn. Ele também informou que a trama tem estreia prevista para depois do Carnaval de 2015.
Diante dessa informação, é bem provável que Falso Brilhante termine em março, com aproximadamente 200 capítulos.
E a autora?
A Globo contratou boa parte dos atores que foram revelados em Rebelde, da Record. É um avanço. São bons profissionais, a exemplo de Chay Suede e Arthur Aguiar.
A emissora carioca, no entanto, precisa observar melhor o trabalho de Cristianne Fridman. É uma excelente profissional. Espero que Vitória seja o passaporte dela para a Vênus Platinada.
Ele voltou
Os fãs do SBT estavam com saudades de Silvio Santos, que desfrutou de quatro meses de férias. O todo-poderoso voltou e começou a assustar seus funcionários. Ele está cansado de gravar durante a semana, e pretende apresentar seu programa ao vivo.
Normalmente, Silvio demora dois dias para gravar seu programa. E, desde que voltou de férias, tem gravado parte do programa no mesmo domingo em que vai ao ar.
Silvio Santos quer que seu programa também seja exibido mais cedo, às 18h. Com isso, Eliana e Celso Portiolli perderiam espaço. E, como começaria mais cedo, o Programa Silvio Santos terminaria às 22h, e abriria um espaço para Gugu Liberato.
O Homem do Baú continua o mesmo.
Os protagonistas de JEC
Cauã Reymond e Giovanna Antonelli foram confirmados na próxima novela de João Emanuel Carneiro (JEC). A trama, com direção de núcleo de Amora Mautner, tem estreia prevista para novembro de 2015.
Regina Duarte, Marjorie Estiano e Luís Gustavo estariam reservados.
Meu Pedacinho de Chão
Sim, sou apegado com os malditos números do Ibope. Não deveria, já que sou um telespectador qualquer. É um vício. Uma bobagem, sei disso. O que isso tudo tem a ver com a nova novela das seis? Nada. Apenas quero explicar que não deixo de gostar de uma novela por ela ser sucesso ou fracasso de audiência.
Adorei a primeira semana de Meu Pedacinho de Chão. Estava com saudade do texto de Benedito Ruy Barbosa. Gosto da parceria de Benedito com Luiz Fernando Carvalho. O diretor entende muito bem o universo do autor. Só não curtir a linguagem de fábula, preferiria uma trama rural.
Meu Pedacinho de Chão é completamente atípica. Não a vejo como novela, porque entendo que novela é novela, e seriado é seriado. O seu formato não vai revolucionar o ramo da teledramaturgia, mas é sempre válida a ideia de apostar em algo novo capaz de tirar o telespectador de sua zona de conforto.
Ibope surtou
Uma falha na coleta de dados de audiência em tempo real, por mais de 30 horas seguidas, errou a audiência do SBT. Na prévia, a média-dia da emissora paulista, das 7h à meia-noite deste domingo (13/04), foi de 4,9 pontos. Esse índice, no consolidado, foi corrigido para 7,1. Uma diferença gritante de 45%. O programa Eliana, que na prévia tinha marcado 4,6 pontos, fechou no consolidado com 7,2. O Domingo Legal teve uma alta expressiva. Foi de 4,6 nos dados preliminares para 6,7.
Revoltado com a prévia, Fernando Pelégio, diretor de planejamento artístico e criação do SBT, criticou e desafiou o Ibope nas redes sociais. "Esse instituto, que já nos prejudicou na nossa medição no passado, vai ter que vir a público e explicar esses números de hoje [13]. Safados!", disparou.
Compreendo a revolta do diretor, os números preliminares realmente estavam estranhos. Só que é preciso saber perder. Quando a audiência é alta, o Ibope é confiável. Quando perdem, faltam com o respeito.
Gostaram de Meu Pedacinho de Chão? Em Família tem salvação? Concordam com a teoria de Carlos Henrique Schroeder?
Obrigado pela atenção, e até a próxima! ;)
Comentários (44) Postar Comentário
Jeff, parece até que você mudou de opinião com medo do Aguinaldo Silva. Sabe que ele sempre ler sua coluna e quis mostrar que esta do lado dele. Não desmerecendo o trabalho dele claro, também aposto em ''Falso Brilhante'' mas com certeza você não faria isso tudo se O Mago não tivesse postado ''Phuedam-se todos''. Lamentável o seu MEDO dele. Enquanto à Em Família pra mim não tem mais salvação... já pode acabar! Meu pedacinho de chão é encantadora pra uma série tipo sitio do pica pau amarelo. Não tem nada de novela! Estou adorando a escalação da novela do JEC. Sorte do Aguinaldo Silva que a novela do JEC não vai suceder a dele. Sendo assim ''Falso Brilhante'' iria logo, logo ficar esquecida ;)
Acho o Schroder melhor que o Florisbal, porque o anterior era um banana pois deixava as coisas tudo do jeito que estava. Vide os fracassos de dramaturgia do periodo em que o Florisbal comandou a Platinada, nem fazia relançamento . Onda que voltou agora na gestão Schroder. O que dizer também das inversões, tinham que ter deixado SDT 14h30 e Vale a Pena há tempos. Acho que tinha de ser feito antes. Mas acho que aos poucos o Schroder vai acertar porque errar é humano
A globo está descendo ladeira à baixo. Infelizmente a record está em sua má fase, se não o pessoal da globo estaria se vendo preocupados. Falso Brilhante, não tendo gente rolando a escada, eu agradeço. E sobre Cristianne Fridman, a autora não é idiota, vai sair de um lugar aonde ela é dona de um trono, para ir ser figurante em emissora que se acha a última trakinas do pacote?! Pra quê mais autores na globo?
Tanto o blog, o site também anda meio abandonado Jeff. O que houve?
A globo viveu durante muito tempo em função de sua qualidade, o "padrão globo". Esse padrão realmente perdeu a linha desde os anos 1990 quando a audiencia passou a ser em tempo real. Mas não há nenhuma emissora hoje que consiga manter o telespectador ligado nela em todos os horarios. Só a globo faz isso. Quem consegue ver somente o SBT? Ninguém! Quem consegue ver somente a record? Ninguém! A inovação de Meu pedacinho de chão a transporta aos anos 1980, mais parece Castelo Ratimbum. Não é vanguarda, é retrocesso. Mas, é válido. Agora bem que a Record poderia voltar a fazer remakes de tramas brasileiras! Com um Carlos Lombardi na mão, pq não fazer remake de "Vereda Tropical" ou "Bebê a bordo" ou mesmo "Quatro por quatro"? Perde pq gosta! Quando a globo contratou Ivani Ribeiro regravou todos os grandes sucessos dela na tv tupi! De "mulheres de areia" a "o profeta". Aprende record! Em família não vinga com uma protagonista helena sem sal! Homenagear alguém é uma coisa, confundir as bolas é outra! Julia Lemetz não tem perfil de estrela! São várias as cenas que deveriam ser dela que estão na boca da Natália do Vale.
Novela da família , a pior novela do século , até os dinossauros dormem . Chamem o Silvio de Abreu e Gilberto Braga para consertarem . Matem o Gabriel Praga ea Helena Da júlia . Slave Jorge
Acredito que o diretor geral da Globo anda tirando a emissora da sua zona de conforto de décadas e que muitos criticaram. Agora quando aparece alguém e que promove mudanças e aposta no risco, as pessoas não entendem o motivo disso. As vezes "brigo" com você por causa da audiência rsrs porque acho que no futuro próximo a audiência não vai ser parâmetro pra nada.
Texto perfeito. Eu também não me agrado dessa nova direção da Globo. Estão querendo ser moderninhos demais, inovadores demais, mas se esquecem do alvo que é o público. E se audiência não fosse importante não precisaria fazer mudanças em Em família, que pra mim não tem mais jeito. Meu pedacinho de chão, linda, bem acabada, mas não me agrada preferia uma boa e normal novela rural do Benedito como Paraíso por exemplo. Estou felicíssimo com a volta do Silvio que está cada dia melhor e meus parabéns aos diretores do SBT por peitarem o ibope. A emissora vem sendo garfada há tempos. Quando está bem à noite como é o caso, dão um jeito de tirar de tarde. Eu não acredito na audiência das novelas da tarde, que são boas. Acho que menos de 5 é invenção do ibope. Quanto a Falso Brilhante pode não ser a novela do ano, mas será a salvação das 9.
post pouco interessante,essa troca de confete com aguinaldo,rssssss.E a velha insistência de querer Fridman na globo,fazer o que lá?Aguardando um melhor conteúdo,no próximo post!Em família sem salvação!Agora ninguém tem coragem de dizer que o casal lésbico não agradou,afugentou público,isto é que dá ficar insistindo em uma temática saturada,aliás falta o casal gay em meu pedacinho de chão
Os primeiros capítulos de Meu Pedacinho de Chão encantaram a mim e a minha família. Uma história simples e bem contada por Benedito e Luiz. O ator que faz o menino Cerelépe, Juliana Pães e Osmar Prado estão roubando a cena, o melhor de tudo é poder proporcionar para a criançada algo de qualidade, que vá contra os "telejornalescos" do horário.
Creio que o melhor lugar para Fridman é a Globo, ela tem muito talento para se limitar na Record e a Globo necessita de sangue novo como o dela. Aliás, a teledramaturgia da Record se limitará tão somente as séries bíblicas, haja vista que Vitória será o "últimato" da Record. Jeff atualize o blog com maior frequência, suas opiniões são sensatas e coerentes com a atual conjuntura da tv aberta e por sua vez necessárias!