
Não sei como funciona a metodologia do Ibope, mas é um instituto muito confuso – o que proporciona dúvidas. Prefiro não entrar em detalhes de minha opinião, visto que, é desnecessária. Não sou assinante do instituto, muito menos dono de uma emissora de TV.
Prefiro comentar sobre os desempenhos das novelas que, segundo o Ibope – nos últimos anos –, estão registrando "baixos" índices de audiência.
O instituto pode afirmar que a audiência caiu, mas não acredito. Como eles podem afirmar isso se baseando em apenas 700 domicílios? Sim, eu sei que é apenas um percentual, mas veja bem, a população brasileira aumentou e consequentemente o número de televisores também. Como o instituto continua utilizando só 700 aparelhos? É piada ou não?!?!?!
Não acredito de forma alguma que, hoje em dia, as novelas são vistas por um publico menor do que há dez anos. O surgimento de novas mídias influencia, mas não chegam a tanto.
Até um pouco tempo tinha em mente que os folhetins estavam passando por uma crise, no entanto, após "A Favorita", "Caminho das Índias", "Cama de Gato", "Escrito nas Estrelas", "Ti Ti Ti", "Caras & Bocas", e recentemente, "Cordel Encantado" mudei de opinião. Não existe crise. Existe, sim, metodologia estranha, duvidosa, confusa ou quem sabe desatualizada.
As novelas citadas tiveram repercussão tão quanto aos clássicos da década de 90 só que com índices de audiência totalmente distorcidos.
Quando os números do Ibope começaram a ficar "loucos"? Precisamente em 2006, quando do nada "Páginas da Vida" – que vinha registrando recordes de audiência – viu seus índices sumirem no espaço. Desde então, meus caros, todos os horários de telenovelas passaram a sofrer com esses benditos números. Novela das nove sofre para alcançar picos de 40 pontos; idem das sete para registrar média de 30 pontos; sem citar a novela das seis que raramente ultrapassa os 25.
O que mudou no instituto? Não sei, não quero saber, só que precisamos enxergar a nova realidade dessas médias computadas. É importante, também, ressaltar que os folhetins deram oportunidade para um afastamento do público (nada espantoso como aponta o ibope). Nesses últimos anos, tanto a Globo quanto a Record apresentaram obras que envergonharam.
Diante de tantas dúvidas é difícil dizer o que é sucesso ou fracasso. Depende do ponto de vista de cada um. Analisei bem a postura do Ibope, principalmente, nos últimos três anos. Não sei qual é a meta que as emissoras esperam, mas a audiência padrão para os dias de hoje são:
Globo
Vale a pena Ver de Novo – 18
Malhação – 20
Novela das 18h – 25
Novela das 19h – 30
Novela das 21h – 35
Record
Faixa 19h15 – 9
Faixa 22h15 – 11
É claro que essas médias são de acordo com a minha visão, após uma análise dos índices nos últimos cinco anos. E passarei a ver desta forma o desempenho das novelas. O que se pode concluir com isto? Que nenhum folhetim está conseguindo atingir se quer a "nova meta"!!!
"O Clone", que tem média de 16,4 pontos, está abaixo da meta só que elevou em cinco pontos a média da antecessora e, certamente, fechará em 18 pontos até o seu término.
"Insensato Coração", que deve ganhar mais uma semana de exibição totalizando 203 capítulos, terá que correr contra o tempo para alcançar a média de sua antecessora, "Passione".
As demais ainda é cedo para comentar, mas precisam reagir.
O que vocês acham do Ibope? Tem expectativa que alguma novela das nove ainda conquistará médias acima de 40 pontos?
Comentários (34) Postar Comentário
concordo plenamente com o seu artigo. Do jeito que tá não dá....
Porém acho que a queda de audiencia se deu em SP e RJ que tem acesso as novidades tecnologicas. nos outros estados a queda é muito menor, vide exemplo de MG e RS onde todos os horários globais tem mais ibope que SP E RJ.
Quando estreia a nova Malhação?
Na minha opinião, o ibope tambem ta doido, vemos isso quando a repercusão d euma novela ta alta, e os indices la em baixo, acredito que tem falhas e muitas... nao achoo que passione fcho apenas com 35... acho que devia ter outros meios de medição de ibope....
jefesson queria que vc comentase sobre fina estampa, sera que alguinaldo silva vai consegui os sonhados 40 pontos??
Matou a pau Jeferson, principalmente quando vc citou as novelas de A Favorita a Cordel, realmente essas novelas tiveram muita, mais muita repercussão mesmo, e o Ibope vem dizer que foram fracas ou medianas impossivel, como vc falou tiveram tanta repercussão quanto os Classicos de 90. Tipo não da pra crer que Tititi teve uma audiencia menor que Começar de novo por exemplo, impossivel. Na época de A Favorita me lembro que o dono da banca dizia que as revistas sobre a novela vendiam como nunca.
Pois bem parabens Jef e concordo com vc em gênero, número e grau. Abç
Lógico,que a metodologia do ibope foi alterada conforme o tempo,mas a essencia é a mesma.O Ibope mede a audiência de acordo com o perfil da população, por exemplo,em SP há 10% de domícilios da classe C com 4 pessoas, sendo dois adultos e duas crianças,então, do total dos domicilios com medição, em SP,haverá 10% de domícilios da classe C com 4 pessoas, sendo dois adultos e duas crianças,isso é apenas um exemplo,mas o que quero mostrar é que o Ibope não mede a audiência em número,ele aponta o perfil do telespectadores para que os anunciantes saibam aonde investir para atingir um público-alvo.
Foi esse público que mudou e muito,é só comparar os dados do censo de 2000 com o de 2010,as pessoas estão vivendo mais, casais estão tendo menos filhos,há mais gente com ensino superior,etc.
Outro fato notável é em relação ao setor de serviços,há mais estabelecimentos funcionando até mais tarde,e de fim de semana.Enfim, a TV,deixou de ser a principal fonte de entreterimento do brasileiro, o próprio Florisbal disse isso, em recente entrevista ao uol.
De forma geral,é errado falar que se o número atingido no ibope hoje é menor que o de antes que o produto repercuti menos ou mais.Além disso que hoje,se você perde a novela,você pode assitir,depois na internet,ou ler o resumo num site, numa revista.
Olha tem muitas coisas que devem ser analisadas,mas repondendo a pergunta final do seu post, sim acho q algum dia alguma novelaa volte a dar mais de 40 pontos do ibope.
Acho que IBOPE mudou a forma de contabilidade,porque mudou o valor do ponto..Antes cada ponto era equivalente a 47.000 telespectadores,hoje é igual a 60.000.Com isso eles deveriam traçar uma forma de contar e transformar esse valor de forma que as metas antigas e já estabelecidas permanecessem,até para ter uma forma de comparar médias e ver se houve ou não fulga do público...
Jeff,vc ainda me deve a lista dos auytores que merecem uma chance sde se tornarem solo..Aguardo no próximo post...
E nem dá pra culpar o telespectador (inteligente). Com tantas novelas ruins, uma atrás da outra, já era de se esperar. A última novela em que vibrei foi a Favorita. :flora:
Olha, não é querendo puxar sardinha, mas aposto que Fina Estampa, sim, quereeedos, conseguirá esse feito de atingir a casa dos quarenta. Há muitos boatos de que Aguinaldo está escrevendo uma novela BEEEM popular e que Christiane Torloni, como a malvada Tereza Cristina, vai arrebentar a boca do balão.
É só aguardar. :ebaeba:
Jeff vc concorda que paraiso Tropical foi um dos maiores sucessos da década ?
Jeff vc acha que passione foi o maior fracasso da história da Globo?
É realmente muito duvidoso. Com apenas 700 aparelhos, como podem garantir que a novela marcou determinada "pontuação"??? É muito relativo, pois num dia, pode os 700 aparelhos estarem sintonizados no SBT e os milhares de lares restantes em SP sintonizados na Record...
O ibope deveria ser medido de outra forma, talvez com um número mais preciso de aparelhos...
Fina Estampa está com cara de que vai ser boa. O elenco é bom e Torloni tem que ser uma vilã bem maquiavélica, pois vilanias sempre atrai a atenção do telespectador.
A última novela que vi inteira foi A FAVORITA. Caminho das Indias eu perdi os 70 primeiros capítulos mas depois começei a assistir e gostei, Viver a Vida foi aqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeela morosidade (sem vilão, sem história), aí veio Passione, que em alguns momentos, CANSAVA, mas foi um novelão. Insensato Coração eu não vi nenhum capítulo ainda e não pretendo. Novela das seis a última foi Paraíso e das sete...bem... faz teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeempo que não vejo...
Talvez volte a ver televisão com Fina Estampa. Até lá, SUPER ME CONTENTO com VALE TUDO e em breve ROQUE SANTEIRO!!!!!!!!!!