O Planeta TV

O IBOPE É UMA PIADA! PRONTO FALEI!

Por: Jeferson Cardoso

Não sei como funciona a metodologia do Ibope, mas é um instituto muito confuso – o que proporciona dúvidas. Prefiro não entrar em detalhes de minha opinião, visto que, é desnecessária. Não sou assinante do instituto, muito menos dono de uma emissora de TV.

Prefiro comentar sobre os desempenhos das novelas que, segundo o Ibope – nos últimos anos –, estão registrando "baixos" índices de audiência.

O instituto pode afirmar que a audiência caiu, mas não acredito. Como eles podem afirmar isso se baseando em apenas 700 domicílios? Sim, eu sei que é apenas um percentual, mas veja bem, a população brasileira aumentou e consequentemente o número de televisores também. Como o instituto continua utilizando só 700 aparelhos? É piada ou não?!?!?!

Não acredito de forma alguma que, hoje em dia, as novelas são vistas por um publico menor do que há dez anos. O surgimento de novas mídias influencia, mas não chegam a tanto.

Até um pouco tempo tinha em mente que os folhetins estavam passando por uma crise, no entanto, após "A Favorita", "Caminho das Índias", "Cama de Gato", "Escrito nas Estrelas", "Ti Ti Ti", "Caras & Bocas", e recentemente, "Cordel Encantado" mudei de opinião. Não existe crise. Existe, sim, metodologia estranha, duvidosa, confusa ou quem sabe desatualizada.

As novelas citadas tiveram repercussão tão quanto aos clássicos da década de 90 só que com índices de audiência totalmente distorcidos.

Quando os números do Ibope começaram a ficar "loucos"? Precisamente em 2006, quando do nada "Páginas da Vida" – que vinha registrando recordes de audiência – viu seus índices sumirem no espaço. Desde então, meus caros, todos os horários de telenovelas passaram a sofrer com esses benditos números. Novela das nove sofre para alcançar picos de 40 pontos; idem das sete para registrar média de 30 pontos; sem citar a novela das seis que raramente ultrapassa os 25.

O que mudou no instituto? Não sei, não quero saber, só que precisamos enxergar a nova realidade dessas médias computadas. É importante, também, ressaltar que os folhetins deram oportunidade para um afastamento do público (nada espantoso como aponta o ibope). Nesses últimos anos, tanto a Globo quanto a Record apresentaram obras que envergonharam.

Diante de tantas dúvidas é difícil dizer o que é sucesso ou fracasso. Depende do ponto de vista de cada um. Analisei bem a postura do Ibope, principalmente, nos últimos três anos. Não sei qual é a meta que as emissoras esperam, mas a audiência padrão para os dias de hoje são:

Globo

Vale a pena Ver de Novo – 18
Malhação – 20
Novela das 18h – 25
Novela das 19h – 30
Novela das 21h – 35

Record

Faixa 19h15 – 9
Faixa 22h15 – 11

É claro que essas médias são de acordo com a minha visão, após uma análise dos índices nos últimos cinco anos. E passarei a ver desta forma o desempenho das novelas. O que se pode concluir com isto? Que nenhum folhetim está conseguindo atingir se quer a "nova meta"!!!

"O Clone", que tem média de 16,4 pontos, está abaixo da meta só que elevou em cinco pontos a média da antecessora e, certamente, fechará em 18 pontos até o seu término.

"Insensato Coração", que deve ganhar mais uma semana de exibição totalizando 203 capítulos, terá que correr contra o tempo para alcançar a média de sua antecessora, "Passione".

As demais ainda é cedo para comentar, mas precisam reagir.

O que vocês acham do Ibope? Tem expectativa que alguma novela das nove ainda conquistará médias acima de 40 pontos?


Deixe o seu comentário