O Planeta TV

O déjà vu causado pela repetição de autores na Globo

A "panelinha" é perceptível e pode prejudicar ascensão das novelas.

Por: Jeferson Cardoso

Silvio de Abreu, quando anunciado como o Diretor de Dramaturgia da Globo, fez com que os fanáticos [como eu] tivessem uma esperança de que ele resolveria os problemas [ou pelo menos tentaria] relacionados às escalações equivocadas [repetitivas] e também de sinopses [de pouco interesse popular]. Ainda é cedo para julgar o seu trabalho, até mesmo porque as novelas aprovadas na sua gestão só serão exibidas a partir de novembro, com a estreia de Totalmente Demais.

Por ora, só não consigo compreender [até entendo, mas não vem ao caso] o motivo pelo qual Daniel Ortiz foi convocado para escrever mais uma novela das sete, em pouquíssimo intervalo de tempo. O mesmo acontece com os autores de Malhação, Rosane Svartman e Paulo Halm. São bons profissionais, fato. Não há o que se discutir. Mas, meus caros, também é preciso valorizar os outros [que há muito tempo esperam por oportunidades]. Na gaveta, existem sinopses interessantes, que poderiam ser aproveitadas. Daniel Ortiz fez um ótimo trabalho em Alto Astral; e Rosane Svartman e Paulo Halm deram sobrevida à Malhação. No entanto, penso que eles precisam de descanso. Não duvido da capacidade deles, nem mesmo que suas próximas novelas farão sucesso. O problema é o desgaste. Eu, como telespectador, já cansei da escalação de mesmos atores, e já estou ficando de saco cheio de repetições de autores, que trabalham com os mesmos diretores e elenco; e que usam e abusam de situações parecidas. Fica a sensação: “vamos escrever mais uma novela, só mudaremos a forma de contar a história”. Paciência.

Benedito Ruy Barbosa há quase dez anos tenta emplacar Velho Chico, que finalmente será produzida em 2016. Já Walcyr Carrasco [dando nome aos bois] faz o que quer, no horário que escolher. Se não bastasse isso, o diretor de teledramaturgia ainda favorece o “afilhado”.

Se Totalmente Demais fracassar, dirão que a culpa é das “férias”, que os autores não tiveram. Se atingir o sucesso, dirão que o certo é continuar apostando em quem está fazendo sucesso. Já vi essa novela antes e lembro bem dos protagonistas: Izabel de Oliveira e Filipe Miguez.

Para entenderem a minha visão, darei um exemplo: depois de Além do Tempo, deveria ser Velho Chico; na sequência Trem Bom, de Mauricio Gyboski, para depois Candinho, de Walcyr Carrasco.

Do jeito que está, só fracassando para mudar. Não torcerei para que isso aconteça, mesmo cansado [sem paciência]. Que os fortes estejam preparados para a mesma história caipira de sempre às 18h; e de uma Malhação na faixa das 19h.

Quando vocês estiverem cansados [abusados] e perceberem as mesmices dos autores e panelinhas, entenderão a minha indignação, e torcerão para que a Globo dê oportunidades aos “novatos”.

Nada demais

Gostei, e muito, do teaser de A Regra do Jogo. Das chamadas, ainda não. Tenho a sensação que os anúncios tentam valorizar os intérpretes [a beleza física + sensualidade], não os personagens. Bobagem!!! Por enquanto, só quero o fim de Babilônia. A Globo sabia fazer divulgações mais interessantes. Não sei por que desaprendeu.

Calma, não confunda. A Regra do Jogo será um novelão, disso não tenho dúvida. Estou falando das chamadas, beleza? Lembrando que o importante mesmo é a novela no ar. Ansiedade me define.

Como admirador e fã de João Emanuel Carneiro (JEC), estou convicto do sucesso de A Regra do Jogo. Acredito que fará sucesso de imediato. Do pouco que sei da sinopse já a considero melhor que Avenida Brasil. Obviamente, posso mudar de opinião. Isso depende de como a novela será apresentada.

Razoavelmente bem

A reprise de Caminho das Índias está pontuando bem, com médias entre 14 e 15 pontos. Há quem diga que é fracasso só porque a antecessora [O Rei do Gado] elevou – em quatro pontos – a média do horário. Se tivesse recebido de Cobras & Lagartos [12 pontos], era considerada um fenômeno. #Deboche

É por isso que digo: os números de audiência cada um julga como quer.

É segunda!

E vai começar o drama de Xuxa. Infelizmente, a imprensa exigirá da profissional altíssimos índices de audiência. Será uma perseguição, anotem.

Como fã, não perderei um só programa. A mim [telespectador] não interessará os números, e sim o conteúdo. Sinto que, na Record, Xuxa está mais a vontade e disposta a fazer sucesso. Isso é bom, é o primeiro passo para atingir o objetivo. Uma

Assim como Gugu, Xuxa, mesmo concorrendo com Verdades Secretas, deve pontuar bem no programa de estreia. Aposto em 12/13 pontos de média. Depois, passada a curiosidade, tudo se acomodará e ela disputará a vice-liderança com o SBT (Programa do Ratinho e Máquina da Fama).

Tomara que eu esteja enganado, e que Xuxa faça muito sucesso, principalmente nas redes sociais, assim como o MasterChef. 

É de casa!

O que achei desse novo programa da Globo? Nada, uma grande bobagem. Brincadeira.

O programa de estreia foi chato e confuso. Faltou uma identidade. Talvez, com ajustes, descubram o formato ideal. Não é fácil fazer sucesso [de audiência] nas manhãs de sábado. É um horário de público limitado. O importante, neste caso, para a emissora é o faturamento em patrocínio. 

É de Casa não agradou a maioria do público e fracassou na audiência. Internamente, preocupou porque, de cara, perdeu para os desenhos do SBT. A Globo, certamente, já percebeu o que não funcionou. No passado, ajustaram o Encontro com Fátima e o público logo se acostumou. O mesmo deve acontecer com o É de Casa.

Agradável surpresa

Nesses dias que fiquei ausente do Blog, aproveitei para assistir alguns capítulos de Verdades Secretas. Confirmei o que já havia comentado: Walcyr Carrasco escreve uma ótima novela. Farei um breve comentário, sem entrar nos detalhes, pois não acompanho a novela na íntegra.

A história é excelente. A novela é bem desenvolvida; envolvente; de ótimos intérpretes e personagens; e muito bem produzida. Uma parceria de sucesso entre autor, diretor e atores. Rodrigo Lombardi, Grazi Massafera, Rainer Cadete, Agatha Moreira e Camila Queiroz, pra mim, são os destaques. Marieta Severo até incluiria na lista, mas acho que ela dá sempre o mesmo tom às suas vilãs [até lembro de Deus nos Acuda].

O autor, incrivelmente, apresenta uma novela de qualidade, abordando e apresentando assuntos que correspondem à realidade. O texto, às vezes, é didático e moralista, mas isso faz parte de qualquer roteiro de um capítulo de novela.

Verdades Secretas é excepcional, e vale a pena acompanhar. Parabéns a todos os envolvidos.

Esculachada

Perdi o interesse por I Love Paraisópolis. Percebi que a história é fraca e que não sai do lugar. A antecessora [Alto Astral] também era assim, mas era mais melodramática; mais folhetim.

I Love não é ruim, mas é o tipo de novela que não me agrada. O primeiro mês foi muito bom, depois virou esculacho. Isso não me incomoda, até gosto de novelas surreais e debochadas, o problema é que essa novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira não me convence em cenas que não são para serem levadas a sério. Exemplo: não consigo acreditar num vilão como o Grego (Caio Castro); porque não entendi qual é a dele no universo proposto pelos autores. 

Os núcleos são soltos e os personagens [na maioria] fúteis. Nem mesmo o casal de protagonistas tem uma história interessante. O que salva mesmo esta novela é a trilha sonora [perfeita], que tem feito milagres na maioria das cenas. Hoje, acho que foi isso que iludiu. Rsrsrs

Ainda bem que a novela é sucesso de público, assim não serei acusado de mudar de opinião porque a audiência caiu. # Deboche

É isso, fico por aqui. Apostam quanto para a estreia de Xuxa? A reprise de Caminhos das Índias é fracasso? O que estão achando de I Love Paraisópolis? É de Casa tem salvação? Também estão surpresos com Walcyr Carrasco? O espaço é de vocês, até o nosso próximo encontro. ;)



Publicidade

Comentários (43) Postar Comentário

winter is coming comentou:

o que me incomoda no "é de casa" é a péssima ana furtado, o fato de ser uma mistura do mais vc + bem estar + encontro. os programas da globo estão todos muito idênticos... e sinceramente a globo deveria olhar pro público infantil. está aí uma geração cada vez mais desligada da tv e ainda ignora esse público?
espero que a regra do jogo seja excelente pq estou sentindo falta de acompanhar uma novela com entusiasmo. além do tempo é gostosinha, mas o horário não me permite assisti-la.
sobre xuxa: que ela se reinvente e obtenha sucesso.

Tv comentou:

Pensei que falaria mais de Verdades Secretas. Da próxima vez faz um tópico especial e bem longo por favor hehehehe porque a novela é excelente e merece. Obrigado!


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi, não posso aprofundar porque não assisto a todos os capítulos. Estou acompanhando avulsamente. É uma excelente novela. Às vezes, não vejo devido ao horário de exibição.


Tiago comentou:

A Globo tinha que acabar com essa panela de autor e diretor, e escalacão dos mesmos autores, isso compromete a audiência .Ilove, trama perdeu foco, situações dignas de humor a la Zorra. Sobre Verdades Secretas, o Walcyr se redimiu, depois da péssima Amor à Vida, trama envolvente, personagens bem construídos. O autor quase abandonou seus vícios, de vez em quando aparece, nada que comprometa a história., por último Xuxa na Record, acho que ela no início, vai demorar a engrenar sua atração no ibope, pois ela tem cara de Globo.Ancioso por A regra do Jogo, JEC, vem com tudo


Jeferson Cardoso respondeu:

Tiago, não comemora. Candinho vem aí, e Walcyr repetirá seus vícios Rsrsrrs


bufo comentou:

Jeff entendo que você também tem sua vida social para cuidar, mais quase um mês depois você se lembrou do blog, as vezes é chato ficar sem atualizações nesse espaço. Já que não da pra você atualizar com.mais freqüência, pq não pedi pra algum de seus redatores te ajudar com o espaço! Seria bom pois assim não ficaríamos tão ansiosos pelas postagens. Obg pela atenção, gosto muito de seu site! Abraço...


Jeferson Cardoso respondeu:

Obrigado, fiquei uns dias afastado por compromissos profissionais e problemas pessoais. Já passou, a atualização voltará a ser semanal. Obrigado pela compreensão.


Guilherme comentou:

Não acho Caminho das índias fracasso até pela meta do horário é uma boa audiência, é inferior a O rei do gado como já era esperado que fosse, é uma novela claramente inferior, mas deve dar boa audiência. Em relação á I love paraisopolis, detesto essa novela desde o começo e sabia que ela ficaria o que ficou, um amontoado de personagens soltos, sem uma trama, um foco. Walcyr tá acertando dessa vez, depois do show de bobeiras que ele cometeu em Amor a vida, ele tá mais adulto em Verdades secretas, embora pra mim o grande nome da novela seja a direção do Mauro Mendonça filho que faz milagres às vezes também.


Jeferson Cardoso respondeu:

I Love Paraisópolis virou uma Fina Estampa. Rsrrsrs


Clayton Avelino comentou:

Saudades da época em que a Globo fazia ótimas chamadas para os seus programas, em especial as novelas, hoje cada chamada tem uma voz e não apresenta direito a história.


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é Clayton, as chamadas não tem encanto. Fica reforçando do "Mesmo autor de Avenida Brasil", o que é uma bobagem para o telespectador comum, que não se importa com esses detalhes.


Sinesio comentou:

O que me irrita e um dono de blog comentar algo que não assiste! Como assim? Sem contar a demora em colocar assuntos em pauta!


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahaha só comento o que assisto, pode ficar tranquilo. Para falar de Babilônia ou Verdades Secretas não preciso viver para elas, apenas assistir às cenas que pretendo comentar. ;)


Chantal anndere comentou:

Não vejo a hora de rever o cravo e a rosa chocolate com pimenta e alma gêmea misturadas se tornando candinho walcyr divo uma por ano takento define


julio respondeu:

Jeff está muito pessimista! Se for parecida come ssas ai vai ser sucesso!


liberda lamarque comentou:

Acho que deveriam tirar os outros apresentadores e deixarem somente a Ana Furtado ela tem experiência em programas fo tipo pois já apresentou o encontro lindamente


Augusto respondeu:

hehehe o povo não entendeu o seu sarcasmo. foi né?


luzia comentou:

Faltou vc falar da nova malhacao jeff


Jeferson Cardoso respondeu:

Ótima, adorei o último capítulo. Foi uma excelente temporada. Fará falta.


Veja também

Publicidade