O Planeta TV

José Luiz Datena mostra que a Record é imatura

Por: Jeferson Cardoso

A Rede Record, que insiste em brincar de fazer televisão, foi golpeada por José Luiz Datena. Golpe pequeno diante da grande falta de planejamento da emissora.

Há seis meses, a emissora queria de qualquer jeito ressuscitar o "Cidade Alerta". Não satisfeita com o sucesso da série "Todo Mundo Odeia o Chris", que "explodia" em várias praças como Rio de Janeiro e Belém, a emissora queria mostrar – mais uma vez – que não sabe respeitar seu público e que tem "força" para bater de frente com a Globo. Para isto, queria usar o seu jornalismo – que no passado lhe rendeu frutos.

O plano, obviamente, fracassou. O povo não é trouxa. Os fãs do seriado Chris logo se migraram para a Globo e até mesmo para o SBT. A Record, que planejou o retorno do telejornal, ficou a ver navios. Tadinha, não é?

Com o "novo" Cidade Alerta observa-se que a Record está despreparada para e totalmente sem rumo. É claro que um bom profissional à frente de um projeto ajuda, o que não é o caso de Datena (existem dezenas de profissionais melhores que ele). Só que acima disto, um telejornal - para atingir o sucesso - precisa de conteúdo e de uma estrutura não só local como também nacional.

Esse "Cidade Alerta" é uma vergonha! Usam e abusam de reportagens que já foram apresentadas no "Domingo Espetacular". Só exibem matérias produzidas em São Paulo. Quem quer assistir um jornal assim? Resultado: fracasso absoluto em rede nacional. Se a emissora pensa somente nos paulistas deveria criar uma grade de programação específica para eles.

A volta do "Cidade Alerta" era desnecessário. E contratar Datena, o cúmulo do absurdo. Não vou aqui expressar o que acho deste jornalista, até mesmo porque não quero perder o meu tempo. Esperar que a emissora aprenda com este golpe é pouco. Já deveriam ter aprendido há muito tempo. São erros atrás de erros.

Rede Record é uma emissora imatura, que infelizmente não tem uma direção composta de profissionais capacitados para ajudá-la a ameaçar a Rede Globo. Por enquanto é ilusão e se não tomarem cuidado pode se tornar em um pesadelo.

Troca-troca na programação

Há alguns dias expressei meu repúdio à troca de horário de "Rebelde" e "Jornal da Record". Essa troca, podem anotar, será um vexame nos próximos dias. E a solução será: o desrespeito. Eles não entendem que o problema do "Jornal da Record" está em seu conteúdo. Um jornal com uma hora de duração jamais conseguirá fazer sucesso, para isto precisa ser enxuto. O que se ver são matérias banais só para preencher espaço na programação. E digo mais: às 19h30 temos três alternativas de telejornais. Record, querendo ou não, terá que dividir o público com o SBT e Band. Coitada!

Enquanto isto, a Globo faz a festa. Sem Rebelde às 19h, a novela "Morde & Assopra" se aproxima dos 40 pontos. Como é bom ter uma concorrente desestruturada não é mesmo?

Por fim, quero - como telespectador - agradecer ao DATENA. Para bom entendedor, poucas palavras bastam!

Tchau!


Deixe o seu comentário