O Planeta TV

"INSENSATO CORAÇÃO": O QUE FALTA PARA DECOLAR?

Por: Jeferson Cardoso

Vou tentar deixar o fanatismo de lado e descrever, no meu ponto de vista, alguns problemas de "Insensato Coração". Gosto bastante da novela e, desde sua estreia, não perdi se quer um capítulo. Só que, confesso, não é uma novela que me prenda. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares precisam centralizar mais os acontecimentos. Com a entrada de novos personagens, outros ficaram deslocados. Cito, por exemplo, a história de Norma que, desde a última semana, está apagada. O foco deveria ser maior neste personagem. Fico preocupado com esse ciclo de personagens, preferiria que todos fossem apresentados de uma vez.

"Insensato Coração" comete o mesmo erro de "Passione" por não apresentar um tom de suspense. Em algumas cenas, nota-se, que o suspense faz parte, mas a direção peca. A verdade é que as novelas de hoje perderam aquele tom apresentado na década de 90. A narrativa é a mesma, mas a forma como são apresentadas não. As trilhas sonoras de suspense sempre marcam um folhetim. A última a ser exibida com a tonalidade certa foi "A Favorita", que para muitos é a melhor novela dos últimos anos.

A produção de IC precisa ficar mais atenta, uma vez que, já observamos dois erros: foto de Fábio Assunção no estúdio e erro de cronologia, na prisão de Norma. Erros bobos? Não são não!. Como espectador, exijo coerência.

Nesse primeiro mês de novela acompanhamos muitas cenas de barraco, algumas delas exageradas. Os atores estão gritando muito!!! Não é isso, como telespectador, que gostaria de ver. Não consigo torcer pelo amor de Marina e Pedro, mesmo considerando-os um dos casais mais bonitos das novelas. Pela forma como eles se conheceram, no mínimo, o romance deveria ter sido melhor explorado. Afastá-los antes de uma torcida do público, ao meu ver, foi um erro.

E cadê a comédia? Meu Deus, não tem! Maria Clara Gueiros, como disse um diretor aí, não deveria ter saído do "Zorra Total". E ainda é escalada para ser a "pegadora", pode? Sem falar que Lázaro Ramos como garanhão não convence. Não estou sendo preconceituoso, apenas realista. Se consultar as mulheres, com certeza, descobrirão que ele não tem o perfil de um galã. Espero que na segunda fase da novela, André ganhe outro rumo ou suma de vez abrindo novos caminhos para o personagem de Camila Pitanga, que até o momento está, digamos, um tapa-buraco. Agora, por favor, vamos respeitar o profissional Lazaro Ramos, que é um excelente ator, apenas o personagem não convence. O erro, portanto, são dos autores.

Quanto às atuações, gostaria de destacar dois nomes: Bruna Linzmeyer e Giovana Lancellotti, as filhas de Júlio e Eunice. São bonitas e talentosas! Preciso falar de Antonio Fagundes, Natalia do Valle, Gabriel Braga Nunes, Eriberto Leão, Paola Oliveira, Glória Pires e Deborah Evelym? São feras!

No mais, meus queridos, quero ver ação, emoção, adrenalina e muita vilania. "Insensato Coração" apresenta cenas ágeis, mas falta o principal: destacar os vilões e fortalecer o amor entre os protagonistas. Será quando esses autores acordarão para a realidade? Por fim, haja paciência para a quantidade de intervalos comerciais (de intermináveis 6 minutos cada!!!).

Algumas pessoas devem questionar, depois desta crítica, como posso gostar tanto da novela. Não sei, mas gosto bastante do texto, interpretações (de alguns obviamente) e principalmente da música de abertura: "Numa estrada dessa vida, Eu te conheci, Oh, Flor!, Vinhas tão desiludida, Mal sucedida, Por um falso amor...".

Teaser de "Morde & Assopra"

A Rede Globo se superou com o logotipo da nova novela de Walcyr Carrasco. Credo! Um horror! No teaser apresentado, nota-se, porque cogitou o nome de "Robôs e Dinossauros". A trama, na verdade, é uma colcha de retalhos de todas as últimas novelas do autor. Se vai fazer sucesso eu não sei. Gosto de comédia e, com certeza, vou dá aquela espiadinha.

Perguntar não ofende, então... Esse teaser de "Morde & Assopra" é trash? Gostaria de saber a resposta de uma jornalista do jornal O Globo. Será que ela me responde?

Até a próxima!


Deixe o seu comentário