O Planeta TV

Globo precisa saber lidar com o novo cenário de audiência das 21h

Inúmeros fatores influenciam no desempenho de Regra do Jogo, entre eles a repetição de elenco e de temas.

Por: Jeferson Cardoso

Nunca na história da teledramaturgia brasileira... Meus caros leitores, estou como vocês: assustado com o fracasso de A Regra do Jogo e decepcionadíssimo com a história apresentada por João Emanuel Carneiro. 

Acreditei na sinopse e apostei que JEC apresentaria, no mínimo, uma boa novela. Pra mim, A Regra do Jogo é melhor do que Babilônia, mas é conduzida de forma errada. Sinceramente, não entendo nada do fio condutor, da trama central. É uma confusão. Novela não é seriado. O autor que pensa assim, se dá mal. Exemplo mais recente disso foi Carlos Lombardi, com Pecado Mortal. 

Primeiro vou falar brevemente da história, depois da audiência. Uma frustração de cada vez.

Há muito tempo não me iludo com chamadas, nem mesmo com sinopses. O que importa mesmo são os capítulos no ar. No papel, a história de A Regra do Jogo me pareceu interessantíssima. Pensei: se bem conduzida, tem tudo para ser a melhor novela do autor. Hoje, passado quase 30 capítulos, acho que estava certo. Tinha, mas não é. Infelizmente, a novela de João Emanuel Carneiro não tem foco. É uma colcha de retalhos de suas obras anteriores. Estou, na verdade, frustrado com a condução da trama (que nem gancho apresenta para os intervalos) e perfis de alguns personagens. Não consigo gostar de Atena/Francineide, mesmo sendo fã de Giovanna Antonelli. O autor demorou muito para inserir essa personagem no núcleo central. Alexandre Nero está ótimo, mas seu personagem é muito complexo, incompreendido. Não curto o núcleo do Morro da Macaca; não consigo ter pena da personagem de Bárbara Paz; divirto-me com a família falida, mas não acredito naquele universo (da mulher aceitar a amante e bancar a família do marido). Resumindo: essa novela não tem um personagem que encanta. 

A Regra do Jogo é confusa, mas não é tão ruim. Com pequenos ajustes, ficando com cara de novela, pode ser que atraia a atenção do público que está cansado de abordagens repetitivas. Ainda não prende a atenção, mas todo início de novela é assim. São raras as novelas que começam bombando. A Globo e o autor precisam saber lidar com esse momento. Vejo uma rejeição à emissora [o motivo não sei, cabe a ela tentar descobrir]. Pra mim, o problema não é exclusivamente da novela.

Quanto à audiência, só lamento. A culpa não é de Os Dez Mandamentos. Isso é uma desculpa para justificar o fracasso. Óbvio que influencia, mas não está acontecendo migração de público quando encerra o capítulo da trama bíblica. Já havia comentado isso, mas muitos não tinham percebido. O público que fugiu com Babilônia dificilmente voltará. É uma realidade. Claro, uma vez ou outra aparecerá um fenômeno de 30 pontos.

Ainda é cedo para condenar A Regra do Jogo. Talvez esteja “morta” em relação à audiência. Em relação à história, não se precipitem. Daqui a pouco a novela reage – sendo líder (hahahahahaha) – e abre vantagem sobre a Record. Estão com saudades dos 33 pontos? Nada, os 26 de Babilônia já fazem falta. #Deboche

Brincadeiras à parte, torço para que JEC não mude radicalmente sua novela, piorando a situação, pois quem está gostando pode passar a odiar. Xiiii...

Eu vivi para ver novela das nove da Globo (e assinada por João Emanuel Carneiro) ser vice-líder de audiência. Que fase!

Falando em audiência, a partir do dia 1º de outubro, estão preparados para as surpresas do GfK? Sejam fortes, e não se esqueçam o fracasso de hoje é o sucesso de amanhã. Hahahahaha

E agora?

Cancelaram, melhor, dizem que adiaram, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Como assim? Como cancelam uma novela com elenco pré-escalado e a seis meses da estreia? Silvio de Abreu arrasando na direção artística! #Deboche.

A censura política foi a desculpa usada pela Globo. Entendo que uma novela com forte temática política é atestado de fracasso. Acho que, hoje em dia, não funciona nem como minissérie. 

Falando sério, é uma loucura tudo isso. Na verdade, já foi um erro ter colocado duas novelas densas (Babilônia e A Regra do Jogo) na sequência. Agora, com a liderança ameaçada, acham que a solução é conquistar a “tradicional família brasileira” com uma novela rural? Vão colocar Benedito Ruy Barbosa para substituir João Emanuel Carneiro e com uma novela escrita na década passada? Daqui a pouco vão afirmar que estou faltando com respeito com Benedito. Jamais. Respeito e tiro o chapéu, mas tenho o direito de achar que ele não tem perfil para escrever para o público - chato e rabugento -, de hoje, das 21h. E digo mais, Benedito não merece passar pela mesma situação de Gilberto Braga. Não mesmo. Silvio de Abreu, meu querido, aprove Velho Chico para depois de Candinho, de Walcyr Carrasco, na faixa das 18h. Obrigado.

Se por acaso aprovarem Velho Chico para as 21h, será que nas chamadas da novela vão dizer "do mesmo autor de O Rei do Gado"? Hahahaha #Deboche

Para as 21h, no lugar de A Regra do Jogo, a meu ver, a melhor opção é uma novela de Gloria Perez, desde que tenha poucos núcleos, e com a direção de Mauro Mendonça Filho. Só fico preocupado com a repetição de elenco. Não suporto mais as panelinhas, as mesmas caras.

Será?

Tem gente duvidando do sucesso Escrava Mãe. Talvez não lembre da força de Escrava Isaura. Tem tudo para segurar o público de Os Dez Mandamentos. Pode não dar os 20 pontos, mas vai impedir a Globo aproximar-se dos 30 pontos. Anotem.

Declínio!

Com o fim da temporada de Malhação, a reprise de Caminho das Índias afundou. A Globo sabia que não podia errar. Vacilou, dançou. Um dia aprende.

Poderiam ter apostado em Paraíso ou Renascer, que são destinadas ao público semelhante ao de O Rei do Gado.

Enfim, há muito tempo deixei acompanhar uma reprise da Globo. Não posso reclamar muito.

Verdades secretas

Estou acompanhando a última semana desta novela incrível. Uma pena não tê-la acompanhado na íntegra. Walcyr Carrasco está de parabéns. Aliás, todos [direção, elenco, produção..]. Uma produção impecável. Grazi Massafera, Drica Moraes e Rodrigo Lombardi estão dando show de atuações.

Só não digo que é a melhor novela do ano porque prefiro Além do Tempo. Mas, sem dúvidas, deve arrematar alguns prêmios. Merece.

É isso. A Regra do Jogo merece a audiência que tem? Ainda acreditam na recuperação de audiência dela? Benedito Ruy Barbosa é a salvação?  Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. 



Publicidade

Comentários (56) Postar Comentário

Lucas comentou:

Antigamente, muitas pessoas me chamavam de retrógrado e ignorante quando eu elogiava as decisões da Globo sobre assuntos delicados (vetos a beijos gays, cortes de cenas fortes, redução de cenas de sexo) e hoje só vejo que estava certo. Se alguns autores querem levantar causas ou quererem levantar polêmicas não sei e muito menos me importa. Afinal, o resultado de ser liberal é esse: fuga de espectadores, demonização da emissora, reboot das Senhorinhas de Santana (mais hipócritas do que nunca). A Globo se deixou envolver para atender uma parte do público e se esqueceu do maior. A Record se aproveitou e deve aproveitar enquanto a época das vacas gordas continuar enquanto a miséria não vem (já já vem). O que me resta é ver a Globo penando por uma novela de outra emissora, e dizer EU BEM QUE AVISEI. O que você acha Jeferson?


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, o hábito do brasileiro mudou. A fuga aconteceria. A Globo vacilou nos últimos anos - apresentando fraquíssimas novelas - e o público sumiu bruscamente. A Record está aproveitando esse momento. Pode ser passageiro para a Record, mas não para a Globo. Acho difícil vermos audiências acima dos 30 pontos [refiro-me à media geral]. Claro, às vezes, aparece um eclipse.



Lucas respondeu:

O público fugiria de uma forma ou de outra, mas a Globo acelerou o processo e de lambuja ganhou rejeição. E o pior disso tudo é que A Regra do Jogo não merece essa rejeição. Por isso negativaram tanto o meu comentário, ficam chateados com isso e pensam que sou um desses que gostam dessa rixa ridícula. Também ficaria chateado, mas é necessário tocar na ferida. Uma pena.



Augusto respondeu:

E verdades secretas que vive batendo recordes e apresenta muito mais polêmica??



Lucas respondeu:

O horário das 23h é melhor de se trabalhar esses temas e não há tanta discussão porque o horário é propício. O das 21h não. É o cargo-chefe e o mais assistido da emissora ela tem que tomar mais cuidado com o que vai apresentar já que só agora a Globo descobriu que o público é chato.


Thiago comentou:

Não sei aonde que a novela a regra do jogo é vice. Se na media fechada fecha com 24, 25 e 27. cada uma.


Miguel respondeu:

durante o confronto com os dez mandamentos a regra do jogo é vice sim so que a globo estica ao maximo o jornal nacional para que a regra do jogo fuja de os dez mandamentos ou seja quanto os dez mandamentos acaba a regra do jogo fica ainda mais 1 hora no ar assim faz ela tirar a diferença



Jeferson Cardoso respondeu:

É vice em Belém e Recife. Em São Paulo, há quase uma semana perde no confronto direto com Os Dez Mandamentos. Em outros estados, a diferença é mínima. #QueFase


Vlad comentou:

Caramba!!!!!! 30 pontos agora já é sucesso!!!kkkkkkkkkkkkkk Entao o mago fez história !! sua "maravilhosa" Império vai ficar na história ....quem te viu, quem te vê ####deboches??? posso copiar???? abraço


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim. O fracasso de hoje é o sucesso de amanhã. Se Velho Chico marcar 30, dirão que é fenômeno. #Deboche


LUCCAS comentou:

Eu não gosto de novela rural !1 bah não curto mesmo , tenho 29 anos e sou o cara que cresci com a minha mãe e pai vendo novela! Aliás a minha família é a tal tradiocional! E eles não migraram para a novela da RECORD!! Virei fã do JEC qndo eu vi A Favorita , que novela,, o que foi aquele cap 1OO?? bah nunca vou esquecer !! Pra mima Globo deveria reprisar TERRA NOSTRA , eu não gosto dessas novelas assim , curto a coisa rápida. AVENIDA BRASIL foi incrivel!! Mas essa A REGRA DO JOGO eu assisto , mas tá complicado de acompanhar!1Não gosto dp morro da cacaca, não gosto da tal familia falida , aquilo lá é ruim de mais ,eu concordo com o que vc disse sobre a traição e a mulher ficar morando lá !!! É ridiculo !! Bah eu fiquei esperando muito por uma novela do JEC , mas só tá me decepcionando!! Eu odeio novelas das 21h, mas essa eu queria ver e vou seguir acompanhando!É bem confusa, o JEC gosta de revelar os segredos ao longo da novela!! Porém realmente ela não chamou muito atenção no sentindo de não ter o foco principal!! A FAVORITA, ''' quem está falando a verdade? em quem devemos confiar?.. '' bah isso era incrivel, o marketing .AVENIDA BRASIL ,, ' ela vai me pegar , roubou tudo que era do meu pai, matou ele , vou me vingar'' incrível também!! E essa?? qual é o tema?? Qndo o NERO falou que faltou marketing rrealmente .. mas e que marketing?? '' quem está na facção?? quem é o chefão? ' o publico tá muito chato, na atual situação o público não quer saber de brincadeiras e joguinhos de ''o que parece ser não é'!!


Heitor Leitte respondeu:

Isso eu concordo Luccas! A Regra do Jogo não tem um fio condutor forte, de impacto, como A Favorita e Avenida Brasil.



Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, não tem fio condutor. Estou frustrado, pensei que teria. É complicado.


Elisa comentou:

Acho que VS nao é ruim,mas sejamos sinceros muito da audiencia se deve a nudez e cenas quentes.Se fosse em outro canal seria apelação,mas na Globo é arte!Acho que Além do TEmpo pode dividir melhor novela com os Dez Mandamentos !,não tente ignorar os méritos da novela bíbblica.Não aguentando mais a babação da mídia emcima da Grazi Massafera,sim tá atuando melhor,mas assistindo uma entrevista de Marília Pera e ela explicou isto muito bem no canal Viva.Quando vc tem um autor que escreve pra você ,um boa direção e uma edição que lhe favoreça já e muito!E eu ja tinha falado Avenida Brrasil não era grande coisa.A sorte foi Mel Maia na primeira fase.Alias os diálogos de VS são pobres.Walcy plagiou .A sorte é a direção da novela e o apelo sexual!


Jeferson Cardoso respondeu:

Penso que Verdades Secretas fez sucesso porque retratou a realidade, sem ter o medo de chocar. Realmente o texto de Walcyr Carrasco é questionável, mas sua história é genial.


Elisa comentou:

Melhor novela Os dez mandamentos e Alem do tempo,Melhor diretor Mauro Mendonça e Alexandre Avancini,Melhor texto Sete Vidas,Melhor fotografia Alem do tempo,Melhor trilha sonora Sete Vidas!Melhor atriz Irene Ravache,Atriz coadjuvante Adriana Garambone>denise del Vecchio,Melhor ator Petronio Gontijo,ator coadjuvante Paulo Gorgulho.Melhor ator mirim a menina que fez a Miriã


Jeferson Cardoso respondeu:

Grazi Massafera tem que ganhar todos os prêmios como atriz coadjuvante. Rsrs


Mateus comentou:

Tenho a mesma opinião sobre A Regra do Jogo. Dá pra conquistar potenciais telespectadores? Até dá, mas o JEC vai ter que escrever uma "nova" novela em cima desta; fazer um plot twist, algo que lhe permita remodelar a história da novela. Posso estar viajando, mas creio que essa rejeição tenha a ver com um sentimento de deja vu. As últimas novelas das 21hrs foram ambientadas em periferias do RJ - ou, em poucos casos, SP - com o mesmo perfil de mocinha. Já deu, ne?
Acho que é um tiro no pé colocar novela com temática rural às 21hrs. É ignorar o fato de que o Brasil é um país de jovens. Dificilmente vai dar certo. O público mudou, tem outros interesses.
Escrava Mãe tem todos os ingredientes para ser uma novela de sucesso. O público normalmente aceita bem novelas de época.


Jeferson Cardoso respondeu:

É, mas temos que ser realistas. A novela de Maria Adelaide Amaral que foi cancelada seria um desastre. Velho Chico é uma boa opção. Adoro o texto de Benedito Ruy Barbosa, mas não sei se tenho paciência para as suas novelas arrastadas. Se a Globo quer conquistar a "tradicional família brasileira" não tem outra saída. Rsrsrs. Só não sei se terá a audiência que sonha.


TV comentou:

No próximo post do "Curtas e Quentes" escreva bem mais sobre o fenômeno e contra todos os prognósticos chamado de VERDADES SECRETAS. Se possível, um inteiro, hehehehehe, porque merece e muito. Obrigado!


Jeferson Cardoso respondeu:

Não posso, não assisto todos os dias. Rsrsrs


Elisa comentou:

Rodrigo Lombardi boa atuação.Isto sim e deboche! Atuação canastrona .O que ele mostrou de bom nesta nnovela só a bunda! Mesmo assim prefiro a bunda do Goanechini.Revendo Presença de Anita ,texto maravilhoso,vejo o quanto Verdades Secretas é mixuruca!


Jeferson Cardoso respondeu:

Nossa, Rodrigo Lombardi me surpreendeu. Evoluiu muito. O texto da novela é fraco mesmo.


Wandercley comentou:

Manas, depois de muitos anos finalmente a rede record se encontrou na teledramaturgia e achou um novo horizonte sem se assemelhar a rede globo, que mesmo com essa descoberta de novos rumos da emissora de seu edir, continua sendo a melhor no quesito qualidade. Infelizmente, tanto esse site quanto qualquer outro trabalha na função de "chutar cachorro morto" ou seja com os novos rumos da record a globo tem sendo alvo de O FIM e qualquer outro tipo de comentário que faça dela a pior emissora no quesito teledramaturgia, mas no fundo temos conhecimentos que nela se encontra os melhores atores, autores, diretores e bla bla bla e a record apenas recicla (ou tenta) o que a globo joga fora.

Veja também

Publicidade