O Planeta TV

Globo estica "Salve Jorge"; substituta estreia em junho!

Por: Jeferson Cardoso

Com direção geral de Mauro Mendonça Filho, já que Wolf Maya não faz mais parte, a próxima novela das nove, de Walcyr Carrasco, tem estreia prevista para 10 de junho. Devido ao feriado de Corpus Christi, no fim de maio, a direção da Globo optou por prolongar "Salve Jorge" em três semanas.

Com uma audiência ascendente, hoje oscilando entre 34 e 38 pontos, a Globo respira aliviada. Mesmo quando esteve em baixa, marcando apenas 30 pontos, a trama de Gloria Perez nunca foi ameaçada pela a concorrência. Agora, no auge, registra mais que o quíntuplo da audiência da segunda colocada.

Em conversa com Gloria Perez, não consegui a confirmação da prolongação de "Salve Jorge". A autora apenas afirmou que não terminará a sua novela em uma semana de feriado: "nunquinha", disse.

Com a substituta de "Salve Jorge", ainda sem título, estreando em junho, a novela de Manoel Carlos estreará tranquilamente em janeiro.

"Salve Jorge" terminará com 197 capítulos, quebrando a regra da quantidade de capítulos dos últimos anos, de no máximo 185 capítulos.

Com essa esticadinha, será que "Salve Jorge" garante pelos menos 34 pontos de média geral? Até o momento, o folhetim acumula apenas 31 pontos. É tenso!

Manipulação define

Há alguns dias tenho observado uma "manipulação" no BBB13. Comentarei apenas sobre o último ocorrido. Os outros não vêm ao caso.

Durante a prova do líder, neste domingo, quando Bial fez algumas perguntas (até imbecis) para os participantes, ficou clara a "manipulação". Enquanto uns respondiam as perguntas tolas, outros foram premiados com um nível mais avançado. Foi o caso de Andressa, que foi obrigada a responder "o dia, mês e ano da abolição da escravatura".

Mas por que isto tudo soa como manipulação? Simples: a produção, dependendo do escolhido, poderia facilitar ou dificultar nas perguntas, já que não tinha uma regra pré-estabelecida.

A edição também poupou Kamilla da eliminação, não exibindo a sua discussão com Fernanda, onde a sister apelou e chamou a "coleguinha" de égua.

Nasser, provavelmente, deve ser o próximo eliminado. Como todos sabem, ele é uma de minhas opções dentro do jogo. Aliás, era. O cara perdeu o foco no jogo. Só quer saber de namorar e eliminar Fani. Com isto, a minha torcida passa a ser para Fernanda. Nasser pode até não ser eliminado, já que Maroquita 'assinou' a sua sentença, entretanto, continuarei torcendo pela mineira.

Quem deve vencer essa edição? Kamilla e Maroca, as mais prováveis, já não estão com nada. Sendo coerente, continuo torcendo por um novato, desde que não seja a tal Kamilla, óbvio.

O Profeta

A baixa audiência de "O Profeta" pegou muita gente de surpresa. Confesso que não esperava por tamanho fracasso. Ainda é cedo para julgar o desempenho da reprise, mas o óbvio também precisa ser dito: a novela não faria milagre da noite para o dia, ainda mais recebendo o horário em baixa.

Esses capítulos iniciais de "O Profeta" são chatinhos. Daqui a pouco, com a força dos vilões, talvez, emplaque. Por que talvez? Porque enquanto a Globo mantiver a "dezena" de intervalos comerciais, a audiência continuará tenebrosa. #Fato

Chamadas não me iludem mais!

Já se foi o tempo que as chamadas de novelas conseguiam me iludir. Depois de sucessivas decepções, aprendi que só se deve julgar uma novela com os capítulos no ar e, principalmente, após os dez primeiros capítulos. Assim tenho feito nos últimos anos.

As divulgações de "Flor do Caribe" são legais. Li os seis primeiros capítulos e não me empolgaram. Resta saber como ficará no ar. Só não pode ser tão fraquinha a ponto de não ter ganchos entre intervalos e encerramento de capítulos, como acontece com a frustrante "Lado a Lado".

Salve Jorge

Como melhorou essa novelinha de Gloria Perez. Há uma semana, estamos acompanhando outra novela. Uma pena que não podemos apagar todos os capítulos anteriores. No próximo post, darei minha opinião quanto a esta obra. Deixa-me tentar assimilá-la. Ainda é tudo muito confuso.

O desespero do SBT

Preocupada, a direção do SBT decidiu encurtar a reprise de "Jamais te Esquecerei". A emissora teme o pior com o fim de "Carrossel", em junho. Se a situação está preta agora, imagina se "Chiquititas" não emplacar. A única solução, sem dúvida, é tentar melhorar os índices na faixa vespertina.

Betty, a Feia

Uma pena a RedeTV! reprisar esta novela no horário das 18h15. Certamente, não dará certo. Está no meio do tiroteio dos telejornais da Band e Record. Sem falar que as donas-de-casa (que ainda estão ligadas na programação da TV aberta) não abandonam a novela das seis da Globo.

"Betty, a Feia" é uma novela divertidíssima, que deveria ir ao ar às 19h30 ou 20h30. Em um desses horários, certamente, alcançaria a média de dois pontos, o que seria excelente para atual fase em que se encontra a RedeTV!.

Nos bastidores, comenta-se que Boni estaria tentando comprar as ações da RedeTV. Será? Quem dera. Assim teríamos uma emissora de qualidade.

O Teste armado de João Kleber

Que é armado, todos sabem. O tal "Teste de Fidelidade" retomou a programação da RedeTV! na madrugada do último sábado. Essa vergonha alheia alcançou a vice-liderança por alguns momentos, com picos de 3 pontos (e 8% de share). Não duvido que, em breve, chegue a ameaçar o "Altas Horas".

É um tipo de programa que, infelizmente, tem um público cativo. Uma pena João Kleber desperdiçar o seu talento (de entreter) à frente de um programa tão baixo e insignificante.

João Kleber é "doente" por audiência. Em seu programa matinal, certamente, apelará de todas as formas por pífios pontinhos.

Gugu desorientado

A grande contratação de 2008 pela Record, Gugu Liberato, tem decepcionado. A atração dominical do "pintinho amarelinho" não ocupa mais a vice-liderança e já vê a Band ameaçar a sua terceira colocação.

O pior é que, em meio a desespero, sob o comando do péssimo diretor Homero Salles, Gugu optou por cancelar o "Sonhar Mais um Sonho", o seu quadro mais popular. Resultado: com o terrível "Desafio Musical", a atração amargou a sua pior média, com 5 pontos.

E mais, para tentar vencer Eliana, Gugu resolveu investir num quadro semelhante ao "Rola ou Enrola", da concorrente. Aquele tal "Quer Viajar Comigo?" é uma das piores invenções dos últimos anos. O pior é que insistem em algo que não funcionou, e nem funcionará.

A situação de Gugu é tensa, mas é fácil de ser controlada. Para isto, a atração precisa voltar ao seu horário habitual, das 16h30 às 20h30. Deixando o quadro mais popular, para a parte final a partir das 18h. Enquanto continuar sendo exibido às 15h, seguirá traçando lindamente. Não tenho bola de cristal, é o óbvio.

Finalmente, depois de muita espera, saiu a minha nomeação. Já estou trabalhando, como concursado. Minha meta, a partir de agora, é dedicar mais ao Blog Curtas & Quentes e às novidades do Portal O Planeta TV. A documentação do site está feita; estou só aguardando o novo layout para começar a implantá-lo. Obrigado a todos pela compreensão.


Deixe o seu comentário