O Planeta TV

Globo brinca de fazer novela com Meu Pedacinho de Chão

E mais: Troféu Imprensa elege nesta quarta, 23/04, os melhores de 2013.

Por: Jeferson Cardoso

Fico felicíssimo com o carinho que todos têm para com o Blog Curtas & Quentes. Uma pena que alguns não sabem respeitar a opinião do próximo. Não sou jornalista, sou telespectador como você, caro leitor. Não estou aqui para agradar, e sim para ser sincero expondo o meu ponto de vista. E essa é a ideia original desse espaço. Para que possamos discutir assuntos da TV a partir de uma opinião. Cada um tem o seu autor favorito, o meu é Aguinaldo Silva. Nem por isso deixo de aplaudir trabalhos maravilhosos de outros autores como Cristianne Fridman, João Emanuel Carneiro, e tantos outros. Isso é uma grande bobagem. Se me perguntassem: qual é a melhor novela dos últimos anos? Muitos afirmariam: "claro, só pode ser uma do Mago dele". Enganam-se. Diria, sem pensar: Chamas da Vida. E aí?

Bom, vamos ao que interessa...

As opiniões podem mudar no decorrer do tempo. Por exemplo, hoje posso aclamar um programa, amanhã não mais. Isso é relativo, depende muito do que vai sendo apresentado. Para alguns, isso é falta de coerência. Se estivesse preocupado com isso, até hoje estaria aplaudindo Em Família.

Detestei a primeira fase da novela de Manoel Carlos, e aclamei o início da terceira. Elogiei o texto e as atuações de alguns atores. Hoje, não acompanho mais a novelinha. Perdi a vontade, por razões já explicadas. 

Vamos a um exemplo mais atual: Meu Pedacinho de Chão. Independente de audiência, sigo assistindo e gostando. Não é a melhor novela que está no ar, e nem espero pelo sucesso. Gosto, mas não vou tapar o sol com a peneira. Essa releitura de Benedito Ruy Barbosa é bonitinha no ar, mas não é novela. Pode ser considerada como tal, mas não a vejo assim. Parece uma mistura do Sítio do Pica-Pau Amarelo com Caça Talentos. Enfim, está mais para seriado.  

Com Meu Pedacinho de Chão, a Globo brinca de fazer novela.  É sempre válida a ideia de apostar em algo novo capaz de tirar o telespectador de sua zona de conforto, mas é preciso manter os pés no chão. Com o formato de fábula, a Globo flutua e o telespectador, aquele acostumado com novelas tradicionais, ignora.  Apostar - totalmente - no público infantil, é um tiro no escuro.  A sucessora, Boogie Oogie, será uma trama adulta. Ou seja, a emissora perderá as crianças e terá que reconquistar os adultos. Posso estar enganado, mas as novelas das 18h seguirão com audiências frustrantes. Com qualidade, mas sem o sucesso. 

No mais, se você nunca assistiu a Meu Pedacinho de Chão, veja. Garanto que entenderá a história, pois ela não sai do lugar. Sabe aquelas novelas bobinhas (de tão óbvias) e de abordagens batidas, mas prazerosas?

Dana-se a audiência, exploda-se a qualidade. Carlos Henrique Schroder emocionado, e eu preocupado.

Ridículo

O Cidade Alerta faz de tudo por audiência. Nesta segunda-feira, 21/04, o telejornal da Record parecia um urubu sobrevoando o velório do irmão de funkeiro. Quando um cantor, amigo da vítima, recusou dar entrevista ao "maravilhoso" programa, o jornalista Marcelo Rezende ficou furioso.  Esse é o chamado "jornalismo verdade".

Péssimo

Nesse feriado acompanhei o Vídeo Show. Sem dúvida, um dos piores programas da TV. A atração perdeu identidade, e não sei como reconquistarão a confiança do telespectador. Provavelmente apostarão no formato antigo. Talvez nem isso resolva. O problema maior, sem dúvida, é a presença de Zeca Camargo.  Ele é tão chato (e exagerado) que nos faz sentir a falta da dupla Ana Furtado e André Marques.

Em São Paulo, o programa registra apenas oito pontos de audiência, e há quase dez dias ocupa a vice-liderança. No ato do desespero, a direção cortou a famosa abertura e reduziu o pela metade a participação do apresentador. E quanto mais a audiência cai, mais eles mexem.

Até junho, quando sairá do ar por causa da Copa do Mundo, o Vídeo Show deve ser produzido nas coxas. A partir de agosto, o bicho pega. Ou não. Só se Schroder não estiver satisfeito com a qualidade do programa. 

Vale a Pena Ver de Novo

A censura proibiu a reprise de Cobras & Largatos. Novidade nenhuma. Essa novela (maravilhosa) é muito forte, e "nunca" será exibida à tarde. A direção artística da emissora deveria apostar em outros clássicos, como Uga Uga, de Carlos Lombardi; Belíssima, de Silvio de Abreu; ou Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva. Opções que não faltam.

Reforçando: as mais cotadas para substituir Caras & Bocas são: Ti-Ti-Ti, Paraíso e Cama de Gato.

Cansa

A Globo deveria produzir, no mínimo, cinco chamadas para divulgar uma novela. É cansativo para o telespectador acompanhar a mesma chamada em "todos" os comerciais. No caso de Geração Brasil, já cansei daquela chamada que me deixou encantado.

Bobagens à parte, Izabel de Oliveira e Filipe Miguez devem melhorar o desempenho da Globo no horário das sete. Não sei se repetirá o sucesso de Cheias de Charme (30 pontos); recuperando o público de Sangue Bom (25 pontos) já está bom.

O fracasso de Além do Horizonte não reflete no sucesso de Geração Brasil. Isso é desculpa, para que não aceita a rejeição. Já tivemos exemplos que comprovam isso. Alma Gêmea, Cobras & Lagartos, Cheias de Charme foram novelas que substituíram fracassos e foram fenômenos.

Óbvio, não podemos comparar os sucessos de antigamente com hoje em dia. Estou apenas citando exemplos. É por isso que aposto modestamente em 25/26 pontos de média geral (diga-se de passagem) para Geração Brasil.

Gugu: SBT ou Band?

Muito se fala no destino de Gugu Liberato. Ele tem proposta da Band e do SBT. O profissional já percebeu que sua fase acabou. Hoje, o que importa é o dinheiro. Deve prevalecer a melhor proposta financeira.

Se retornar para o SBT, Gugu será pressionado por audiência, e passará pela mesma situação que o afastou da Record. Não é bem isso que ele quer. Se fosse, já estaria no ar.

Melhor registrar dois ou três pontos na Band (e faturar bem), do que ser pressionado e ficar poucos dias no ar. Não é?

Na rua!

Acusado de agressão, Dado Dolabella deve ter contrato rescindido. O departamento jurídico da Record encaminhou uma notificação ao ator, que se envolveu numa briga com um produtor de Vitória.

Dado, que seria um dos protagonistas de Vitória, aparecerá apenas em sete capítulos. Não se sabe como o personagem dele será banido da novela escrita por Cristianne Fridman.

Sem comentários!!! Ainda bem que o antiprofissional deu trabalho – e foi afastado - antes da novela estrear.  O pior seria se a autora precisasse reescrever os capítulos com a novela no ar. Há males que vêm para o bem.

Troféu Imprensa

Silvio Santos e jornalistas gravam nesta quarta-feira, 23, mais uma edição do Troféu Imprensa. Por conta do bom trabalho de Mateus Solano e do "selinho", melhor, beijo gay, Amor à Vida deve dominar a premiação. Se Sangue Bom for citada entre as melhores do ano, ficarei satisfeito.  E, se Pecado Mortal, ficar de fora será uma injustiça. Surpresa mesmo seria se Chiquititas não fosse citada. Vamos aguardar os votos dos cinco jornalistas "escolhidos a dedo" para definir os melhores de cada categoria.  Grandes premiações brasileiras.

Aprendiz Celebridades

Estou feliz com a estreia "fracassada" do reality show da Record. Segundo o Ibope, o programinha (com pseudos-celebridades), marcou apenas 6 pontos de audiência. Sendo sincero, como noveleiro. Quero que a emissora volte a apostar na teledramaturgia às 22h30. E, para que Vitória, seja lançada nessa faixa, torço para que a linha de shows decepcionem a direção artística.

Televisão é hábito. A Record, querendo ou não, terá que se conformar com sua realidade. A grade ideal para ela é com novela às 22h15, seguido de realities shows.

Obrigado pela atenção, e até o nosso próximo encontro. E não deixe de comentar. Abraços.


Deixe o seu comentário