O Planeta TV

ESSA FAZENDA VAI DAR O QUE FALAR?

Por: Jeferson Cardoso

Havia prometido dedicar este post à novela "Amor e Revolução", mas terei que adiar. Fica para a próxima semana já que temos outros assuntos de maior relevância. Continuarei de olho em algumas cenas da novela para chegar a uma conclusão sensata.

Estou corrigindo minha planilha com as audiências das novelas na Grande São Paulo, de acordo com o ibope eletrônico desde 1985. Decidi que não vou publicar o TOP 10 e, sim, todas. Aguardem!

Cadê a entrevista?

Não vingou a entrevista com Ricardo Linhares. Na época, ele justificou que estava ocupado com os capítulos e ficou de responder depois. E nada até o momento. Entendo perfeitamente, uma vez que, sua obrigação é com a novela. Não é fácil para um autor escrever e atender a todas as mídias. Eles já são "obrigados" a dar atenção ao grupo Globo.com e Editora Abril. Tentarei entrevistá-lo novamente para a última semana de "Insensato Coração". Antes, assim espero, pretendo publicar uma com Walcyr Carrasco. Aguardem!

A Fazenda

Vai começar mais uma temporada de "A Fazenda". A Record selecionou artistas que estão no anonimato ou que precisam de um impulso para reerguer a carreira. Alguns de personalidades bem forte, o que deve proporcionar brigas. Monique Evans, da edição anterior, pode ganhar uma nova chance.

Confira os prováveis nomes: Ana Markun, Cumpadre Washington, Dinei, Duda Yankovich, François Teles, Gui Pádua, Joana Machado, João Kléber, Marlon, Raquel Pacheco, Renata Banhara, Taciane Ribeiro, Thiago Gagliasso e Valesca Popozuda. Há quem diga ainda que Joana Machado pode ser trocada pela funkeira Heloísa Faissol e passar para o time reserva, mas a informação não foi confirmada.

Elenco fraquíssimo, não é? Sim, com certeza! Quatro deles pra mim são anônimos e nunca sequer ouvi falar. A princípio, é difícil torcer por um deles. Espero que eles consigam prender a atenção do público, uma vez que, Britto Jr., como apresentador, irrita bastante.

Torço para que a produção de "A Fazenda" mantenha ou supere o nível da edição anterior, que foi a melhor já realizada pela Record. Digo - sem medo de errar - que foi melhor que a última edição do Big Brother Brasil. Estou exagerando? Pode até ser, mas esta é minha verdadeira opinião. Não fico em cima do muro e muito menos tenho duas caras.

O Astro

Gostei da primeira semana de "O Astro", mas como disse anteriormente não pretende acompanhá-la. Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira , o elenco e a direção estão dando show. A qualidade é inquestionável, no entanto, acho vulgar as cenas de sexo. O horário permite, mas uma obra de Janete Clair não merecia um ingrediente tão... Enfim, vejo "O Astro" como uma excelente novela das seis. Pena que resolveram produzi-la em um horário tão ingrato. A audiência - de 25 pontos - na primeira semana superou as expectativas, entretanto, só nos próximos dias saberemos se o remake atingirá seu objetivo: barrar o reality "A Fazenda", da Record.

Final vergonhoso!

O que foi aquele final do reality "Ídolos"? A atração, que tinha como protagonista dois finalistas, foi ofuscada com as participações exageradas de cantores sertanejos. Zezé di Camargo, após problemas numa das cordas vocais, perdeu a voz e passou vexame cantando ao vivo. O pior ainda estava por vir: a banda Rebeldes. Se eu como telespectador senti vergonha imagina eles no palco? Desafinaram e erraram a letra da música. A participação de Claudia Leitte também foi constrangedora. A cantora recusou cantar com a banda do reality e fez playback. Envergonhada e vaiada, cantou "ao vivo" a última música. Se não bastassem todos esses vexames, a Record deixou vazar o vencedor no site oficial meia hora antes de anunciar na TV. Detalhe, o anúncio aconteceu às 1h30 (por que não esperou o dia clarear??!?!). Uma vergonha e falta de respeito, característica da Rede Record.

Em resumo, esse final só consagrou o que foi toda a edição da quarta temporada de "Ídolos" na Record: uma vergonha! O vencedor sequer merecia está na final e a culpa de todo esse fracasso, seja de audiência ou nível dos participantes, foi dos jurados.

Enfim, Record já confirmou mais uma temporada que deve ir ao ar em abril de 2012. Uma pena que a emissora nunca aprende com seus próprios erros.

Teaser Fina Estampa

Globo antecipou a divulgação da nova novela das nove, "Fina Estampa". É apenas teaser. Confira:



O teaser é simples como deve ser. Espero que as chamadas sejam bem trabalhadas e divulgadas.

Aquele Beijo?

Estou preocupado com a próxima novela das sete. Não gosto nem um pouco do título "Aquele Beijo". É do nível de "Morde & Assopra". Espero que apenas o título seja horrível, pois estou carente de uma boa novela às 19h. Miguel Falabella enfrentará um período crítico (novembro a janeiro) e – certamente – terá problemas com o Ibope. O estilo dele é diferente de Walcyr Carrasco, o que atrapalhará ainda mais.

Detestei "Negócio da China" e adorei "A Lua Me Disse". Miguel Falabella é uma incógnita. Espero que acerte! O horário das 19h, atualmente, é o mais tranquilo para a Globo.

Datena na Band?

Datena teve um encontro com Johnny Saad, dono da TV Bandeirantes, e surgiram boatos de que ele pode retornar à emissora. Vem cá, que profissional é esse? Deus me livre! Ficarei calado, é melhor!

Surpresa!!!

Carente de ótimas novelas, há algum tempo, optei por assistir novelas clássicas que nunca tive a oportunidade de acompanhar ou até mesmo as que marcaram minha infância. São elas: "Renascer", "Vamp", "Vale Tudo", "Pedra Sobre Pedra", "Renascer" e "Tieta".

Com o término de "Tieta", novelão de primeira, optei por assistir – pasmem – "A Favorita". Como assim, Jeferson?!?! Veja bem, na época não acompanhei a trama porque optei por seguir com a segunda temporada da saga "Os Mutantes – Caminhos do Coração". No entanto, diferente do que muitos afirmavam, nunca disse que "A Favorita" era uma péssima novela, pelo contrário. Relembre alguns de meus comentários:

**************************

03/08/08
Segundo os especialistas, esta semana “A Favorita” deve bater recordes de audiência. Daí eu pergunto: recorde de que? Só se for o recorde de 41 pontos que a novela atingiu até agora! Em relação a novela, muitas pessoas estão confundindo audiência com o enredo que João Emanuel Carneiro vem apresentando. Queridos, a novela é espetacular, é a melhor desde “Belíssima”, porém, reafirmo: é um fracasso de audiência.

05/08/08
Acabo de acompanhar o capítulo de “A Favorita” em que FLORA foi revelada como ASSASSINA! E que assassina!!! Caramba, que novela meus queridos! Sim, estou chocado, não pela novela em si, mas pela bruta interpretação de PATRÍCIA PILLAR! Estou fascinado pela serial killer. O capítulo em si foi ótimo, surpreendente e emocionante.

07/12/08
A disputa entre “Os Mutantes” e “A Favorita” foi espetacular e quem saiu ganhando foi o telespectador que tive a oportunidade de escolha. O monopólio na TV Brasileira precisa acabar, mas para isto, a concorrência precisa fazer bonito para bater de frente com forte qualidade da TV Globo.

11/05/08
E uma pergunta fica no ar: “A Favorita” emplaca ou não? Meus queridos percebi em vários comentários, que muitos aqui são fãs do autor João Emanuel Carneiro. E, eu também sou. Apesar de seu estilo mexicano, ele, sabe como ninguém escrever novelas envolventes e populares. Mas, vamos com calma... Quem está em crise é a TV Globo e não os seus autores!

29/05/08
Há mais ou menos um mês eu já sabia deste zumzum em relação a novela “A Favorita” ser uma cópia de “Dancyn Day’s”. Resolvi omitir a informação até que fui informado que esta informação estava causando transtornos internamente na TV Globo. Não deu outra, hoje é notícia nos jornais. Não vejo nada demais, pois, qualquer semelhança pode ser mera coincidência. Não é mesmo?

03/06/08
E a novela “A Favorita”? A história é boa, o autor João Emanuel Carneiro é craque, mas o seu diretor deveria ficar de boca fechada, mas já que não ficou, vamos esperar o que ele garantiu: recordes de audiência. Por enquanto, vai ter que pedalar para conseguir os seus objetivos... Foi bem a estréia da nova novela das 8, mesmo ofuscada pelos mutantes, agradou quem assistiu. Agora vem cá, aquela abertura é de Malhação não é mesmo? (hahahahahahahaha). É Malhação Pura! Que falta de criatividade gente!

15/06/08
A jornalista Patrícia Kogut, especialista e competente na área, é uma das que implicaram com “Os Mutantes”. Para ela é Deus no céu e “A Favorita” na terra e, quando se refere à trama de Tiago Santiago, sempre cita alguns adjetivos do tipo: bizarro, trash, entre outros. Na verdade, bizarra está sendo a audiência da novela “A Favorita”, bem como aquela abertura de “Malhação”.

**************************

É verdade, não nego, achei que João Emanuel Carneiro exagerou e deixou "A Favorita" muito mexicana. Na época fiquei perplexo com o estilo mexicano do autor e até usei termos como "circo" e "espetáculo mexicano".

A partir desta semana passo a acompanhar a trama de João Emanuel Carneiro, que é praticamente inédita pra mim. Tenho certeza que não vou mudar de ideia em relação à mexicanização, mas não posso ignorá-la por causa disto. Como disse estou carente de boa novela e de vilões como a Flora. Então "A Favorita" é a trama ideal.

Repito: Nunca disse que não assistiria "A Favorita"; critiquei, mas não a esculachei como fez uma jornalista do grupo O Globo com "Os Mutantes", da Record. Admiro bastante o profissional João Emanuel Carneiro, mesmo ele sendo esnobe com boa parte da mídia (só concede entrevista para o grupo O Globo).

E aí, meus queridos, fiz uma boa escolha? Será que vou gostar de "A Favorita"?

"A noite vai ter lua cheia. Tudo pode acontecer. A noite vai ter lua cheia. Quem eu amo vem me ver...". O novelão está chegando. Dia 5 de setembro, de Ivani Ribeiro, "Mulheres de Areia" um clássico que SEMPRE Vale a Pena Ver de Novo!.



Deixe o seu comentário