O Planeta TV

Emissoras de TV apostam no concorrente do Ibope; Globo ainda reluta

E mais: Danilo Gentili está prestes a cometer um grande erro.

Por: Jeferson Cardoso

O BLOG CURTAS & QUENTES VOLTA A SUA NORMALIDADE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA, 07/01! FIQUE LIGADO! =)

A partir de 2015, os números do Ibope finalmente poderão ser contestados. A GfK, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, assinou contrato com quatro das principais emissoras de TV brasileiras – Band, Record, Rede TV! e SBT.

A Gfk medirá a audiência não somente do conteúdo ao vivo, mas também do gravado, ou seja, vai medir audiência de visitas e por indivíduos. Em resumo: apresentará audiência por telespectadores, e não por pontos. Os painéis de medição serão instalados em 6.000 domicílios em 15 cidades brasileiras.

Atualmente, o Ibope conta com 4.500 domicílios em sua amostragem. Em São Paulo instalou 850 aparelhos; a GFK instalará 1600 só na capital paulista.

Assim como a Record, Band, RedeTV! e SBT, o mercado publicitário está otimista com a nova medição de audiência de TV.

A Globo, sempre fiel ao Ibope, ainda não se rendeu à GFK. Talvez, com a aprovação do mercado publicitário, ela se vê obrigada a aceitar.

Hoje em dia é surreal a comparação de audiência. Ninguém sabe como é realizado o cálculo para a pontuação do Ibope. Um ponto hoje não equivale a mesma quantidade de um ano atrás. Quem pode garantir, por exemplo, que "Salve Jorge" (34 pontos) foi menos assistida do que "Passione" (35 pontos)?

Com a GFK, a comparação será mais precisa, já que falaremos de números de telespectadores.

A comparação de audiência é um mal necessário para os sites sobre televisão. Não corresponde à realidade, mas atrai os fanáticos.

Uma curiosidade: Por que será que a Globo não quer abrir mão do Ibope? Do que será que ela tem medo? O seu monopólio já acabou há algum tempo, no entanto, ainda permanece líder isolada. E, certamente, reinará nos relatórios da GFK.

A próxima novela das nove

Aguinaldo Silva pretende contar com Alexandre Nero como o protagonista de sua próxima novela, com estreia prevista para agosto. Ele deve formar par com Lília Cabral, repetindo a dobradinha de "A Favorita".

Para o elenco, o dramaturgo pretende contar ainda com as participações de Flavia Alessandra, Adriana Esteves e Eduardo Moscovis (como vilão).  Esses três nomes, por enquanto, são apenas um desejo.

Não explodiu!

O último capítulo de "Amor à Vida" está previsto para ser exibido no dia 31 de janeiro. O folhetim de Walcyr Carrasco está longe de ser um fracasso, mas também deixa muito a desejar. Tudo encaminha para que a trama some uma média de 35 pontos, apenas um a mais que a tão criticada "Salve Jorge".

Resta saber se Manoel Carlos, em sua última novela, conseguirá manter essa preciosa média. Se "Em Família" apresentar um ritmo lento e semelhante ao de "Viver a Vida", pode-se esperar por recordes negativos. Amém!

Você sabia que "Salve Jorge" foi a novela mais comentada do ano? Fica registrada a informação.

Injustiçada!

"Pecado Mortal" pode não ser um novelão, mas é uma trama de dar inveja à direção da Globo, que atualmente passa por um momento de turbulência. A trama de Carlos Lombardi é muito bem conduzida e, pra mim, a melhor trama em exibição.  A pífia audiência, em torno 6 pontos, acredito que seja a nova realidade da Record. É a terceira novela consecutiva a "fracassar".

Lamento a baixa repercussão de "Pecado Mortal". É uma pena que a imprensa ainda esteja tão amarrada às tramas globais. Se "Pecado" fosse uma novela da Globo, certamente, seria tratada como a "melhor novelas dos últimos tempos".

Uma boa parte dos profissionais da Globo já deram uma espiadinha na trama da concorrente, e Lombardi tem recebido – nas redes sociais - bastante elogios de seus colegas, bem como, do "pequeno" público do folhetim.

No fundo, a direção artística da Globo sabe da qualidade de "Pecado Mortal", e tem estendido a exibição de "Amor à Vida" - a novela mais esculachada do horário nobre - com o intuito de prejudicá-la. A Vênus Platinada tem audiência, mas perde o seu "padrão de qualidade". Meus queridos, pensa numa novela ruim!!!

Bobagem!

Alguém tem dúvida de quem será o vencedor do The Voice Brasil? Certamente será o personagem criado pelo programa, o Bigode Grosso, também conhecido por Pedro Lima.

Com otimismo, mesmo em desvantagem do gosto (duvidoso) popular, minha torcida fica para Sam Alves.

No mais, "The Voice Brasil" não cumpre com a sua missão. No horário nobre, tornou-se um programa para destacar os jurados e conquistar a audiência da Classe C. Enquanto isso o Brasil segue carente de uma Voz; de um talento; de uma grande revelação.

Com o apoio da Som Livre, o vencedor do reality deve vender meia dúzia de CD’s e depois cai no esquecimento. Sabe por quê? Por que talento não se cria, é uma virtude. Tem que ter o dom.

Mais do mesmo

Joia Rara melhorou bastante, é verdade. Thelma Guedes e Duca Rachid perceberam que a ideia original não funcionou e reescreveram alguns capítulos. A Globo intensificou as suas chamadas e audiência segue fria, praticamente congelada.   Por quê?

Alguns apontam o horário de verão, outros o péssimo desempenho de "Malhação", mas o problema não está somente aos arredores. "Joia Rara" tem uma sinopse simples, com temas batidos e repetidos. As ações dos vilões são óbvias; os casais água com açúcar; e os núcleos paralelos muito chatos.

Enfim, a novela das seis é mais do mesmo, não apresenta nada de novo e, mesmo depois de reajustes, parece não ter a pretensão.

Entendo que novela seja uma obra aberta e está sujeita a alterações, mas lamento pelas repetições de Thelma e Duca. Elas estão seguindo o mesmo caminho de Walcyr Carrasco. Uma pena.

É tenso!

Deu a louca em Sabrina Sato. A estrela do "Pânico" finalmente cedeu aos assédios da Rede Record. Com a promessa de um salário milionário, a Japa optou pela a incerteza.

Sem nenhuma experiência como apresentadora, Sato é a nova aposta da emissora – que sonha em desbancar a Globo (coitada!).

Não sou contra a escolha de Sabrina; considero válido qualquer desafio. Mas a decisão da direção artística da Record é uma furada. Penso que a emissora deveria estudar melhor o mercado e principalmente a sua grade de programação. O horário vespertino e a faixa das 21h30, que antecede a novela, estão precisando de investimentos.

Se com Sabrina, a Record espera recuperar a vice-liderança nas tardes de domingo, esqueça. Talvez consiga tal feito na estreia ou em dias de share (número de televisores ligados) alto.

Sabrina tem carisma e é esforçada. Torcerei pelo seu sucesso, mesmo sabendo das complicações e limitações da Record. No quesito audiência, espero que as empresas que pretendem anunciar no programa da Japa não fiquem tão frustradas quanto à Record.

Vai com calma!

Danilo Gentili precisa baixar a bola. A Band pode não ser uma grande emissora, mas – sem dúvida – é uma das melhores para se trabalhar. Foi a emissora quem apostou em seu talento, dando espaço em sua programação de terça a sexta. E, mesmo registrando uma audiência de três pontos, não sofre nenhuma pressão da direção artística. 

O profissional quer mais independência naquilo que faz e acha que o seu programa, não é valorizado a altura que deveria por setores da Band.  

Se trocar a Band pela Record ou SBT, Gentili vai cometer um gravíssimo erro. É um ótimo profissional, e não pode deixar o sucesso subir à cabeça. 

Segundo o jornalista Flávio Ricco, Gentili está muito próximo de assinar com o SBT. A assessoria do canal de Silvio Santos confirma a informação.

Reviva

"A Indomada" e "História de Amor" estão na lista do Canal Viva. Uma delas, ou as duas, deve estrear ainda no primeiro semestre de 2014.

As tardes negras do SBT

Continuo batendo na mesma tecla! E, por enquanto, minha tese está correta. As re-reprises de novelas estão afundando a média-dia do SBT. Há alguns meses, a emissora soltava fogos e os fãs vibravam com as audiências entre 8 a 10 pontos. Hoje, os folhetim rendem apenas 3 pontinhos. Que dó!. A queda foi mais rápida do que imaginamos. E, sendo sincero, não sei como não registra traço.

Essas novelas do SBT são fogo de palha. Daqui a pouco não assusta mais nem o péssimo "Programa da Tarde". Enfim, no que se diz audiência, SBT e Record estão cada vez mais unidas no fundo do poço.

É isso. Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo. O nosso próximo encontro acontecerá na segunda semana de janeiro. Espero por vocês! Até já!


Deixe o seu comentário