O Planeta TV

Emissoras de TV apostam no concorrente do Ibope; Globo ainda reluta

E mais: Danilo Gentili está prestes a cometer um grande erro.

Por: Jeferson Cardoso

O BLOG CURTAS & QUENTES VOLTA A SUA NORMALIDADE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA, 07/01! FIQUE LIGADO! =)

A partir de 2015, os números do Ibope finalmente poderão ser contestados. A GfK, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, assinou contrato com quatro das principais emissoras de TV brasileiras – Band, Record, Rede TV! e SBT.

A Gfk medirá a audiência não somente do conteúdo ao vivo, mas também do gravado, ou seja, vai medir audiência de visitas e por indivíduos. Em resumo: apresentará audiência por telespectadores, e não por pontos. Os painéis de medição serão instalados em 6.000 domicílios em 15 cidades brasileiras.

Atualmente, o Ibope conta com 4.500 domicílios em sua amostragem. Em São Paulo instalou 850 aparelhos; a GFK instalará 1600 só na capital paulista.

Assim como a Record, Band, RedeTV! e SBT, o mercado publicitário está otimista com a nova medição de audiência de TV.

A Globo, sempre fiel ao Ibope, ainda não se rendeu à GFK. Talvez, com a aprovação do mercado publicitário, ela se vê obrigada a aceitar.

Hoje em dia é surreal a comparação de audiência. Ninguém sabe como é realizado o cálculo para a pontuação do Ibope. Um ponto hoje não equivale a mesma quantidade de um ano atrás. Quem pode garantir, por exemplo, que "Salve Jorge" (34 pontos) foi menos assistida do que "Passione" (35 pontos)?

Com a GFK, a comparação será mais precisa, já que falaremos de números de telespectadores.

A comparação de audiência é um mal necessário para os sites sobre televisão. Não corresponde à realidade, mas atrai os fanáticos.

Uma curiosidade: Por que será que a Globo não quer abrir mão do Ibope? Do que será que ela tem medo? O seu monopólio já acabou há algum tempo, no entanto, ainda permanece líder isolada. E, certamente, reinará nos relatórios da GFK.

A próxima novela das nove

Aguinaldo Silva pretende contar com Alexandre Nero como o protagonista de sua próxima novela, com estreia prevista para agosto. Ele deve formar par com Lília Cabral, repetindo a dobradinha de "A Favorita".

Para o elenco, o dramaturgo pretende contar ainda com as participações de Flavia Alessandra, Adriana Esteves e Eduardo Moscovis (como vilão).  Esses três nomes, por enquanto, são apenas um desejo.

Não explodiu!

O último capítulo de "Amor à Vida" está previsto para ser exibido no dia 31 de janeiro. O folhetim de Walcyr Carrasco está longe de ser um fracasso, mas também deixa muito a desejar. Tudo encaminha para que a trama some uma média de 35 pontos, apenas um a mais que a tão criticada "Salve Jorge".

Resta saber se Manoel Carlos, em sua última novela, conseguirá manter essa preciosa média. Se "Em Família" apresentar um ritmo lento e semelhante ao de "Viver a Vida", pode-se esperar por recordes negativos. Amém!

Você sabia que "Salve Jorge" foi a novela mais comentada do ano? Fica registrada a informação.

Injustiçada!

"Pecado Mortal" pode não ser um novelão, mas é uma trama de dar inveja à direção da Globo, que atualmente passa por um momento de turbulência. A trama de Carlos Lombardi é muito bem conduzida e, pra mim, a melhor trama em exibição.  A pífia audiência, em torno 6 pontos, acredito que seja a nova realidade da Record. É a terceira novela consecutiva a "fracassar".

Lamento a baixa repercussão de "Pecado Mortal". É uma pena que a imprensa ainda esteja tão amarrada às tramas globais. Se "Pecado" fosse uma novela da Globo, certamente, seria tratada como a "melhor novelas dos últimos tempos".

Uma boa parte dos profissionais da Globo já deram uma espiadinha na trama da concorrente, e Lombardi tem recebido – nas redes sociais - bastante elogios de seus colegas, bem como, do "pequeno" público do folhetim.

No fundo, a direção artística da Globo sabe da qualidade de "Pecado Mortal", e tem estendido a exibição de "Amor à Vida" - a novela mais esculachada do horário nobre - com o intuito de prejudicá-la. A Vênus Platinada tem audiência, mas perde o seu "padrão de qualidade". Meus queridos, pensa numa novela ruim!!!

Bobagem!

Alguém tem dúvida de quem será o vencedor do The Voice Brasil? Certamente será o personagem criado pelo programa, o Bigode Grosso, também conhecido por Pedro Lima.

Com otimismo, mesmo em desvantagem do gosto (duvidoso) popular, minha torcida fica para Sam Alves.

No mais, "The Voice Brasil" não cumpre com a sua missão. No horário nobre, tornou-se um programa para destacar os jurados e conquistar a audiência da Classe C. Enquanto isso o Brasil segue carente de uma Voz; de um talento; de uma grande revelação.

Com o apoio da Som Livre, o vencedor do reality deve vender meia dúzia de CD’s e depois cai no esquecimento. Sabe por quê? Por que talento não se cria, é uma virtude. Tem que ter o dom.

Mais do mesmo

Joia Rara melhorou bastante, é verdade. Thelma Guedes e Duca Rachid perceberam que a ideia original não funcionou e reescreveram alguns capítulos. A Globo intensificou as suas chamadas e audiência segue fria, praticamente congelada.   Por quê?

Alguns apontam o horário de verão, outros o péssimo desempenho de "Malhação", mas o problema não está somente aos arredores. "Joia Rara" tem uma sinopse simples, com temas batidos e repetidos. As ações dos vilões são óbvias; os casais água com açúcar; e os núcleos paralelos muito chatos.

Enfim, a novela das seis é mais do mesmo, não apresenta nada de novo e, mesmo depois de reajustes, parece não ter a pretensão.

Entendo que novela seja uma obra aberta e está sujeita a alterações, mas lamento pelas repetições de Thelma e Duca. Elas estão seguindo o mesmo caminho de Walcyr Carrasco. Uma pena.

É tenso!

Deu a louca em Sabrina Sato. A estrela do "Pânico" finalmente cedeu aos assédios da Rede Record. Com a promessa de um salário milionário, a Japa optou pela a incerteza.

Sem nenhuma experiência como apresentadora, Sato é a nova aposta da emissora – que sonha em desbancar a Globo (coitada!).

Não sou contra a escolha de Sabrina; considero válido qualquer desafio. Mas a decisão da direção artística da Record é uma furada. Penso que a emissora deveria estudar melhor o mercado e principalmente a sua grade de programação. O horário vespertino e a faixa das 21h30, que antecede a novela, estão precisando de investimentos.

Se com Sabrina, a Record espera recuperar a vice-liderança nas tardes de domingo, esqueça. Talvez consiga tal feito na estreia ou em dias de share (número de televisores ligados) alto.

Sabrina tem carisma e é esforçada. Torcerei pelo seu sucesso, mesmo sabendo das complicações e limitações da Record. No quesito audiência, espero que as empresas que pretendem anunciar no programa da Japa não fiquem tão frustradas quanto à Record.

Vai com calma!

Danilo Gentili precisa baixar a bola. A Band pode não ser uma grande emissora, mas – sem dúvida – é uma das melhores para se trabalhar. Foi a emissora quem apostou em seu talento, dando espaço em sua programação de terça a sexta. E, mesmo registrando uma audiência de três pontos, não sofre nenhuma pressão da direção artística. 

O profissional quer mais independência naquilo que faz e acha que o seu programa, não é valorizado a altura que deveria por setores da Band.  

Se trocar a Band pela Record ou SBT, Gentili vai cometer um gravíssimo erro. É um ótimo profissional, e não pode deixar o sucesso subir à cabeça. 

Segundo o jornalista Flávio Ricco, Gentili está muito próximo de assinar com o SBT. A assessoria do canal de Silvio Santos confirma a informação.

Reviva

"A Indomada" e "História de Amor" estão na lista do Canal Viva. Uma delas, ou as duas, deve estrear ainda no primeiro semestre de 2014.

As tardes negras do SBT

Continuo batendo na mesma tecla! E, por enquanto, minha tese está correta. As re-reprises de novelas estão afundando a média-dia do SBT. Há alguns meses, a emissora soltava fogos e os fãs vibravam com as audiências entre 8 a 10 pontos. Hoje, os folhetim rendem apenas 3 pontinhos. Que dó!. A queda foi mais rápida do que imaginamos. E, sendo sincero, não sei como não registra traço.

Essas novelas do SBT são fogo de palha. Daqui a pouco não assusta mais nem o péssimo "Programa da Tarde". Enfim, no que se diz audiência, SBT e Record estão cada vez mais unidas no fundo do poço.

É isso. Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo. O nosso próximo encontro acontecerá na segunda semana de janeiro. Espero por vocês! Até já!



Publicidade

Comentários (43) Postar Comentário

Igor Martim Conceição comentou:

Sabrina esteve no lugar certo, na hora certa e com pessoas certas, por isso conseguiu se firmar no pânico e escapar do rótulo de ex BBB. Acontece que carisma por si só não sustenta uma apresentação de um programa que é algo bem sério. Se ela afundar, não tem volta.

André Cutrim comentou:

Jeff, em relação a novela do Maneco sabemos que o estilo dele é o de sempre e a direção de JM valoriza imagens e frusta as vezes na agilidade, se Amor a Vida mesmo com texto ruim tem agilidade e sofre imagine se Maneco fizer como em Viver a Vida ... Xiii, teremos recordes negativos e Aguinaldo malhará para subir com o ibope, pois novelas do Maneco são mais para as classes médias/altas .... Mais tomara que ele imprima algo diferente, não importa só apenas um texto impecável como sabemos que ele possui, mais agilidade hoje em dia é extremamente importante, e que ele tenha aprendido com a péssima Viver a Vida!


Jeferson Cardoso respondeu:

André, você tem razão. Conhecemos o estilo do autor, e ele não vai mudar. Só espero, no entanto, que não escreva uma novela morna como "Viver a Vida".


rogerio comentou:

sabe ..gosto de suas opinioes , criticas e defesas , acho valido , realmente você entende de tv , de novelas , programas e etc....enfim acompanho seu site a muito tempo , muito mesmo , mais vejo como você torce pelo fracasso das outras emissoras que não seja a record , não sei como você defende uma tv que copia ate o domingo legal (jesus) como você pode criticar uma obra prima como joia rara e elogiar uma novela tao ruim como pecado mortal por que eu vou te falar uma coisa se a novela fosse boa daria uma boa audiência mesmo pegando do show da fé e entregando pro super pop , a audiência de joia rara , alem do horizonte não ta boa realmente , mais as das outras emissoras não estão boas e sinal que o povo faz e desligar a tv mesmo , o sbt vive afundado em fracasso mais não sai copiando o que a globo faz como a record , torço pelo sucesso de todas as emissoras e acho que você que vende opiniões não pode ser tao recordista , desejando ámen para o fracasso do trabalho de alguém ...acho que voce precisa ser mais coerente em suas opinioes e defender apenas uma emissora e um tiro no pé!


Jeferson Cardoso respondeu:

Rogério, Pecado Mortal é uma ótima novela, muito bem escrita, dirigida e talz. Joia Rara também é, no entanto, é muito óbvia, repetitiva. Sou contra sim as re-re-reprises de novelas mexicanas nas tardes do SBT. Uma emissora que se preze não precisa ter mais 50% de sua programação com enlatados. Essa é a minha tese, há muito tempo. Você está misturando as coisas, estou elogiando Pecado Mortal, não a TV Record. Menos, por favor.


Tiago D Avila comentou:

Eu li nesses dias, num site especializado em TV, que Manoel Carlos, pretende dar um ritmo mais acelerado em suas novelas, Viver a Vida,foi o trabalho mais fraco do autor,mais acho que não combinava pra ser novela das 9, lembro que le fez a sinopse ás pressas ,seu estilo sempre foi assim. Mas Jef, não sei voce concorda comigo, ele é o único autor que foge dos padrões de mocinha e vilã, suas novelas, as personagens do mal são sempre fingidas de meninas sapecas, não concorda comigo ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Tiago, acho que Maneco repetirá vários assuntos e abordagens nessa sua última novela. Particulamente, adoro as vilãs de Maneco. Lembra da Laura (Por Amor), Marta (Páginas da Vida) e Débora (Felicidade)?


Marcelo comentou:

Achei muito interessante esse capítulo especial de Pecado Mortal com a realidade alternativa, porém apareceu na novela a primeira coisa que me desagradou o Picasso ser irmão do Carlão. Boas Festas Jeff.


Jeferson Cardoso respondeu:

Valeu Marcelo!!! Pecado Mortal está incrível. Lombardi está surpreendendo as expectativas.


Gilmar JM comentou:

De novo a má vontade com o SBT. As novelas em média registravam seis e não oito, dez pontos. Essas eram audiências de alguns dias e não a média. O SBT estreou no lugar do drama Cuidado com o anjo a Comédia Por ela sou eva, por isso até acho que o público rejeitou a novela que vem dando entre 3 e 4 pontos e com isso fez a audiência das outras cairem, mas mesmo assim na maioria dos dias ainda são vice. Quando passar as festividades ficará provado mais uma vez que o SBT está certíssimo em continuar apostando em suas novelas à tarde, que você está errado e que este comentário seu não passa de perseguição com a emissora. Eu sou fã, não sou fanático com o SBT, mas ver alguém torcendo contra aquilo que agente gosta não é fácil e outra o Danilo tem tudo pra fazer sucesso no SBT. O Jô não fez quando o gênero de programa que ele faz nem existia no Brasil? Salve Jorge a novela mais comentada do ano simplesmente porque rendia altas gozações, mas que fique claro eu gostava de Salve Jorge e gosto de Amor à vida e o povo gosta porque se não gostasse já tinha largado. Ibope só digo que é muito bom ter um concorrente pra ele. Feliz natal e um ótimo 2014 para você e para todos que passam por aqui.


Jeferson Cardoso respondeu:

Gilmar, meu querido, não é má vontade. Quero o bem da emissora. Ela não pode se afundar com re-reprises de novelas mexicanas. Essa programação atual é uma vergonha!!! Digo isso não é de hoje, e a tendência é piorar. Mas, enfim, parecem que estavam satisfeitos com os 5/7 pontos que vinham marcando.


Gilmar comentou:

Eu nunca entendo esses negócio de medir audiência. Quer dizer que num pais que tem mais de milhões de telespectadores, a audiência é medida apenas por 4.500 deles? Esses telespectadores tem em seu aparelho de TV um bagulhinho que dirá o que ele assiste e em cima dele é que se faz a audiência das TV? Cara, quanto mais eu tento entender como funciona, menos eu entendo e menos ainda eu acho importante essas audiências registradas por uma minoria.


José Neto respondeu:

Isso se chama estatística, rs :)



Jeferson Cardoso respondeu:

Exatamente, José Neto.


Renato comentou:

A Madrasta é uma ótima novela, melhor do qualquer outra exibida atualmente.

Fernando Pinheiro comentou:

Vim aqui falar de "Além do Horizonte", eu me pergunto o que deu de errado nessa novela, por que ela não responde por bons índices, se fosse da record eu entenderia toda essa perseguição da impressa. Eu não sei, mas acho que tu deveria assistir uns dois capítulos, a novela tá começando a se encaminhar, e pelo menos para mim, eu fico com aquela vontade de quero mais, cada vez que sobe os créditos anunciando o fim do capítulo diário, e olha que em uma novela das 7 não sentia isso desde "Cheias de Charme".


Sr. R respondeu:

Concordo!



Jeferson Cardoso respondeu:

Fernando, até que a imprensa não está perseguindo essa novelinha. Já inventaram até que a Globo está satisfeita com a audiência. Hahahahahaha


Layon comentou:

GfK - Tomara que registre o que real mesmo. E tomara que as emissoras levem em conta os índices de Brasília e Belém, por exemplo.
A NOVA DAS 21h - Vai ser boa!!!
AMOR À VIDA - Entenda-se como hot-dog, palhaço, e que salguei a santa ceia!
PECADO MORTAL - Estou gostando bastante! Belo parecer dado, Jef.
THE VOICE BRASIL 2 - Deixei de ver. Perdeu o interesse meu.
JOIA RARA - Ainda é bijuteria! Nem para penhorar serve!
SABRINA SATO NA RECORD - Loucura! Vai sumir de vez na mídia.
DANILO GENTILI NO SBT - Loucura! Vai trocar mais de horário do que modelo em dia de desfile.
REVIVA - Ainda não tenho TV a cabo!
AS TARDES NEGRAS DO SBT - O preço do comodismo!
Jef, o que achou da campanha da Globo sobre a TV digital?
Valeu!
[[REGINALDO ROSSI - 1944| 2013]]


Jeferson Cardoso respondeu:

Layon, por se tratar de estatística, a GFK não vai registrar a realidade. Espero, no entanto, que esse instituto apresente números coerentes. Os do Ibope são estranhos, às vezes, surreais.


Veja também

Publicidade