O Planeta TV

Em busca de audiência, SBT e Record apostam na baixaria

E mais: Confira o clipe de "Joia Rara", a nova novela das seis.

Por: Jeferson Cardoso

Nos últimos dias, o reality "A Fazenda" tem protagonizado as maiores baixarias já vista na TV brasileira. De xingamento à cusparada, os peões mostram a cada dia o tão quanto são merecedores do convite para participarem da atração. Afinal, são celebridades no fim de carreira, e alguns de "quinta categoria". 

Nesta quarta-feira, infelizmente, estava com a TV ligada no momento da discussão entre Denise e Andressa. Foram quase 15 minutos de vergonha alheia. Era o sujo falando do mal lavado. 

Para a direção do reality show, cuspir no rosto de alguém não é agressão. Pra mim, é tão ou mais grave do que um tapa na cara. Na verdade, entendo a postura da emissora. Se tivesse que expulsar os "nojentinhos", não sobraria ninguém. E, se sobrasse, ficariam "as plantas", digo, os figurantes. A audiência, que já é pífia, seria ainda mais vergonhosa.

Monique Evans é quem se diverte com o espetáculo do circo dos horrores. Sua filha, Bárbara Evans, "a santinha", é a grande favorita ao prêmio de R$ 2 milhões. Depois de ter consagrado vencedores como Angelis e Daniel Bueno, pode-se esperar tudo de um reality show como "A Fazenda". 

Se você tem estômago forte, não perca as emoções dos próximos capítulos. Eles serão bem roteirizados, com eliminações tardias dos "vilões". A produção, para variar, sempre dando seu jeitinho para segurar os preciosos dez pontos de audiência. 

Falando nisso...

Como telespectador, penso que o "Casos de Família" é armado. Por quê? É tudo combinado, esquematizado. Nesta quarta, perdi meu precioso tempo assistindo, por alguns minutos, ao programinha de Christina Rocha. No ar, tenho a impressão de que a apresentadora é quem comanda todo o teatro. Ela é quem dá o toque para o participante entrar em ação. 

Combinado ou não, esse programinha de quinta denigre a imagem do SBT. Exibido à noite, a baixaria predomina. Agora, os "atores" convidados são orientados a falar palavrões. Cadê o Ministério Público?  

Infelizmente, essa emissora vive às sobras de seu passado. Errar uma vez é humano, errar a segunda isso não é mais um erro, e sim uma escolha. 

Enfim, apelações por míseros pontos de audiência. Mesmo com o sucesso de "Chiquititas", o SBT amarga apenas 5 pontos de média dia.  Que dó!

Mais novelas

As reprises de "Rebelde" e "Carrossel" são as apostas do SBT para o mês de setembro. A trama infantil substituirá o fracassado "Clube do Carrossel", às 18h30. Já "Rebelde" será exibida no horário nobre, às 21h15. 

Posso estar enganado, entretanto, não acredito no sucesso dessas reprises. Devem oscilar entre 5 e 7 pontos. É muito para o patamar do SBT. Triste realidade.

"Sangue Bom" não vingou!

Não vou prometer, mas tentarei, pelos menos evitarei, a falar sobre "Sangue Bom". Infelizmente, mais uma ilusão. A novelinha é boa, mas não convence. Há alguns dias deu sinal de que emplacaria, mas... Não consigo gostar de novelas sem vilões definidos e bem ativos. 

A trama de Vincent Villari e Maria Adelaide Amaral é superior à "Guerra dos Sexos", no entanto, merece a "pífia" audiência de 25 pontos. 

Não vou me estender, já citei os pontos positivos da trama. Os negativos são poucos. Os personagens de caráter dúbio e a ausência de um drama são, a meu ver, os responsáveis pelo "fracasso".

Resumindo, gosto de "Sangue Bom", mas não me prende. É mais uma que entra para a lista do "tanto faz", "mais do mesmo". 

Que venha "Além do Horizonte", com Flavia Alessandra, o sonho de consumo de Aguinaldo Silva. Tadinho. 

Vale a Pena Ver de Novo

"O Cravo e a Rosa" nem começou e já se fala na substituta. "Cobras & Lagartos", de João Emanuel Carneiro, é a mais cotada. O autor está participando da edição dos capítulos. A novela, como se sabe, foi reclassificada para maiores de 12 anos, com isso a Globo precisa adequá-la para exibi-la no horário da tarde. 

Depois de ter afastado o público do "Vale a Pena Ver de Novo", a Globo tentará salvar as suas tardes. Tadinha!

Como assim?

A Record transformou os 28 capítulos de "José do Egito" em 37 (como assim?). A minissérie terá sua exibição estendida até outubro. Muda-se a direção, mas não muda a atitude. Infelizmente, essa emissora é uma ilusão. 

Pecado Mortal

Em setembro, "Pecado Mortal", a nova superprodução da Record. É assim que a trama de Carlos Lombardi está sendo divulgada. Adorei a logomarca. Simples, mas bonita. Espero que a abertura seja à altura.

Confira o teaser da novela:

"Pecado Mortal" ainda não tem data de estreia confirmada, mas será na segunda quinzena de setembro, entre os dias 17 e 25.

Clipe Joia Rara

A novela do ano está chegando. Confira o clipe de lançamento da novela de Thelma Guedes e Duca Rachid:

http://globotv.globo.com/rede-globo/joia-rara/v/joia-rara-entre-no-clima-da-nova-novela-das-seis/2772016/

Uma pena uma produção como está ser exibida em pleno horário de verão. Não espere por altos índices de audiência. Se mantiver os números de "Flor do Caribe", é lucro.

Gostaram do clipe de "Joia Rara". E da logomarca de "Pecado Mortal"? Por que "Sangue Bom" não emplacou? Abraços. ;)



Publicidade

Comentários (31) Postar Comentário

Adriano comentou:

Realmente a situação do SBT é digna de pena, 7 novelas, sendo apenas 2 inéditas?
Gosto de Rebeldes e assisti na primeira exibição, se não fosse no horário de Amor a Vida, eu assistiria novamente, acho que a audiência deve ficar entre 7/9 pontos na primeira semana, depois deve oscilar entre 4/7...acho que se concorresse com Malhação,seria capaz até de atingir a liderança.
Uma vergonha reexibir Carrossel, sinceramente torço pra que a audiência fique entre 2/4 pontos, acho impossível, mas...
Apesar de Joia Rara enfrentar o horário de verão, acho que a novela deve ficar entre 23/25 pontos de média, na verdade pra mim não interessa o ibope, com o vídeo de apresentação, vem novelão por aí. Natália Dill e Mariana Ximenes deve sobressair a atuação de Bianca Bin.


Jeferson Cardoso respondeu:

Adriano, 25 pontos no verão é um fenômeno. Assim espero. ;)


Rafael comentou:

Você não consegue fazer uma publicação sem falar o nome Aguinaldo Silva? Que fixação infantil é essa, meu caro? Procura um tratamento, isso é doença...


Jeferson Cardoso respondeu:

Obrigado, mas ainda não descobriram a cura.


Wilson Mota comentou:

Meu caro Jeff. Você acredita no sucesso d Pecado Mortal e o SBT vai reprisa o Carrossel de novo pela amor de Deus. Boa Noite


Jeferson Cardoso respondeu:

Wilson, a audiência de Pecado Mortal depende apenas da Record. Se colocá-la num confronto de 10 min com novela da Globo, a audiência será no nível de Dona Xepa. Essa é a realidade. Carlos Lombardi não tem como fazer milagre, com a falta de estratégia da Record.


elisa comentou:

novela do ano joia rara pra que tanta expectativa?Com elenco tão fraco Bianca Bin affff,post fraco ,a fazenda tá como diabo gosta,e por que o elogio a Angelis,devia comentar sobre dona xepa ,melhor novela do momento


Jeferson Cardoso respondeu:

Elisa, sou fã da dupla Thelma e Duca, se Joia Rara for 20% do que Cordel Encantado já ficarei satisfeito. ;)


Rodrigo comentou:

Quem escreveu isso tudo sobre A Fazenda e o Casos de Familia? Aff o bom é assistir baixaria mesmo,não programas cult e chatos!

Fernando Pinheiro comentou:

Bom minha opinião sobre o SBT é que simplesmente deu louca na produção. Que isso gente 7 novelas ( 2 inéditas) é um tiro no próprio pé. O que o sbt precisava, era contratar alguém, e fazer um programa legal para o inicio de noite, tipo das 17:30 às 19:30, com algum apresentador conhecido e que tivesse sorteio de prêmios, algo de adivinhar, tipo um "charme" com adriane galisteu. Daria certo acredito.
Já sobre a nova produção das 18 e a nova novela da Record, meu comentário é o mesmo, novelas de época em horário de verão, duas coisas que sinceramente não combinam. Qual tua opinião jeff?


Jeferson Cardoso respondeu:

Fernando, isso se chama contenção de gastos. A crise não atingiu só a Record. A Globo e SBT já há algum tempo estão se prevenindo. A Band e a Record foram as que mais investiram nos últimos anos, e sentiram o peso da inflação, e da frágil estabilidade em que o país se encontra. ;)


Junior comentou:

Sou grande fã da atriz Malu Mader, obrigatoriamente assisto todas as novelas das quais ela participa...mas Sangue Bom eu não consigo, não me prende, novela chata...totalmente diferente de Ti Ti Ti da mesma autora. O que vc acha do desempenho da Malu como Rosemere...Sou suspeito para dizer, pois fã é sempre fã...e só de vê-la na tv fico feliz.


Jeferson Cardoso respondeu:

Junior, pra mim, a personagem de Malu Mader é a pior de Sangue Bom. Rsrsrsrs


Gilmar JM comentou:

Silvio Santos falou que não pretende ganhar da Globo naquela entrevista lembra. Quem queria ser primeira é a Record. Então se mesmo repleto de reprises o SBT ainda da 5 pontos de média parabéns para a emissora. E o Casos de Família sempre foi essa baixaria e acho certo que o SBT fez. O programa semanal às 11 da noite. 11 da noite é classificação 18 anos, não é um horário para crianças, eu quem não gosta é só não assistir, é o meu caso. Em termos de audiência O privilegio de amar está dando mais que o programa dava de tarde e as quartas o programa deu mais que o SBT costumava dar. Ponto pra emissora. Rebelde aposto entre 7 e 9. Sangue Bom vale pela metalinguagem, pelo humor, mas a parte folhetinesca dela é fraca e confusa, mas mesmo assim não perco um dia. Mas a melhor no ar para mim é sem dúvidas Flor do Caribe. Joia Rara pode ser linda, bem dirigida, mas o povão não olha isso, pode passar pelo mesmo problema da Linda Lado a Lado que foi perfeita, mas não agradou ao grande público.


Jeferson Cardoso respondeu:

A questão não é classificação indicativa, é a falta de vergonha mesmo. Tudo bem, pode baixar o nível. Já vi essa novela antes, e sei o resultado. É só questão de tempo.



Gilmar JM respondeu:

Não disse que gosto do Casos e nem que aprovo, só acho que a baixaria no programa não é novidade e que à noite e uma vez por semana é mais adequado pro programa. E que o resultado foi bom.


IGOR MARTIM comentou:

Eu gosto muito de Sangue Bom, a ponto de não perder um capítulo. É uma pena que a novela não emplacou, mas tem isso né ? As vezes a trama é boa, mas foi lançada em um momento errado, em horário errado...


Jeferson Cardoso respondeu:

A novelinha é boa, só é fraca. Faltou um vilão ou vilã. Enfim, já já acaba e entra no esquecimento. Rsrsrs


jose antonio comentou:

joia rara caramba que video lindo,,um elenco maravilhoso!!!!

Veja também

Publicidade