O Planeta TV

É sucesso ou fracasso? As interpretações equivocadas dos resultados do Ibope!

E mais: quem dever ser o protagonista de Favela Chique?

Por: Jeferson Cardoso

A audiência de O Rei do Gado não é tudo isso que dizem. Não é perseguição, apenas uma conclusão, posso estar errado, mas... Substituir um fracasso é mais fácil e as comparações tendem a ser favoráveis. Como a antecessora, Cobras & Lagartos, marcou apenas 12 pontos... Se comparada ao desempenho das inéditas Malhação e Boogie Oogie, a reprise é tratada como um fenômeno.

Veja bem, apostei no fracasso, por ora como pedra, no entanto, não estou diminuindo o sucesso da reprise. É sucesso, fato. E se Cobras & Lagartos tivesse tido uma média geral de 15 pontos? O questionamento é válido para contestação, mas não é relevante para a realidade. O Rei do Gado mantém a atenção do público que acompanhou os últimos capítulos da antecessora. Ponto. No entanto, há pouquíssimo tempo, os 16 pontos de O Rei do Gado eram considerados aquém do esperado, mas como a antecessora "fracassou"...

Parece que estou entrando em contradição. Entretanto, apenas fazendo um questionamento, com os "se" e "mas". Uma bobagem.  O importante é estancar a queda, e atiçar a curiosidade do público que sente falta de uma boa novela.

O Rei do Gado mostra o tão quanto a Globo está frágil na faixa das 18h. Desde Lado a Lado, as novelas das seis, com a exceção de Flor do Caribe, declinam na audiência, e chegou ao ponto de ter um público menor que a de uma reprise.

O número do Ibope não tem importância para o telespectador, mas existem os fanáticos, como eu. Para este grupo, a audiência é subjetiva. O que é sucesso para um, é fracasso para outro. E vice-versa. A análise depende do ponto de vista de cada um.

Como dito em outro tópico, não vejo os números do ibope como antigamente. A TV está acomodada, o público também. O Rei do Gado foi uma aposta arriscada e ousada. Até o momento está dando certo, mas não é qualquer sucesso do passado que daria. Cobras & Lagartos foi um exemplo. A próxima reprise, se não atingir a mesma audiência, certamente, será considerada um fracasso. Porque sempre fazemos comparação com o desempenho da antecessora, sem levar em consideração o contexto atual.

As comparações são inevitáveis, mas é preciso saber compará-las. Tem novelas que pegam o horário de verão, Natal, Ano Novo, Carnaval, e outras não.  Tem até aquelas que enfrentam vários feriados prolongados, ou situações atípicas como as tragédias - que impulsionam os telejornais. E a tendência é que a TV paga continue crescendo.... Quem leva isso em consideração? Ninguém, nem mesmo essa pessoa que vos escreve.

A aferição do Ibope pode ser um mistério, mas não é um bicho de sete cabeças. O problema é que cada um trata a informação de um jeito. Mais moderado, vejo com sucesso uma novela das oito com 30 pontos;  das sete com 20 pontos; das seis com 17; e a reprise com 14 pontos. Essa é a realidade há alguns anos. Lado Lado (18h), Além do Horizonte (19h) e Em Família (21h) foram as vítimas. Essas apresentaram um roteiro fraco, mas vieram boas histórias e o cenário de audiência nada mudou.

Por fim, o share (porcentagem no número de televisores) é mais importante que o ponto. Se a nossa visão não mudar, trataremos como fracasso o sucesso de amanhã.  

O protagonista de JEC

A saída de Murilo Benício, do elenco de Favela Chique, deu início a uma novela. O estilo não é mexicano porque alguns nomes, acredito, são especulações.

Embora na Globo, internamente, o assunto esteja definido (será?), o buxixo continua. Alexandre Nero e Mateus Solano são as apostas da vez. Há torcida para ambos. No calor da emoção, há aqueles que consideram um melhor ator que o outro. Fanatismos à parte, são dois ótimos profissionais.

Como sabem, no passado, questionei a escalação de Nero para Império, e até pouco tempo reclamava de suas oscilações. Hoje, tiro o chapéu para ele. Esforçado, tem sido o destaque da novela das nove. Concluo que ninguém faria o Comendador melhor do que ele. Foi um acerto da direção. Quanto à suposta escalação dele para Favela Chique, penso o que seguinte:

Regina Duarte, Betty Faria, Tarcísio Meira, Tony Ramos, Lima Duarte, Gloria Menezes.... (a lista é enorme não citarei mais para evitar a fadiga)....

Esses são alguns nomes que emendaram novelas nas décadas passadas. Betty Faria fez O Salvador da Pátria e Tieta, sem direito a férias.

Marco Pigossi e Isabelle Drummond são exemplos mais recentes.

Isso é a coisa mais normal em televisão. Não existe essa de imagem desgastada. Alexandre Nero, se confirmado em Favela Chique, fará todos esquecer o Comendador. Se ficar na geladeira, será apenas mais um profissional lembrado pelo último personagem que fez.

Esse é meu prefiro; esse é melhor que esse. Cada um com seus achismos. Quem, de fato, sabe o perfil ideal do ator para defender o protagonista é o autor.

O importante é que João Emanuel Carneiro, junto com Amora Mautner, faça a escolha certa.

Seja Nero, Solano, Moscovis, Assunção, Serrado... Não repetirei o mesmo do passado. O escolhido terá a minha torcida.

Acabou?!?

Não deu outra. Sem chances na Globo, Xuxa acertou com a Record. Espero que esteja à frente de um programa no horário nobre, de temporada, assim como o de Gugu.

A emissora e a apresentadora nunca tiveram boas relações. A contratação é, no mínimo, estranha. Como fã não me cabe julgá-la, e sim apoia-la. Então, boa sorte e conte com a minha torcida. 

Há vida fora da Globo, graças à Santa Clara. Isso é bom para o telespectador, inclusive para os profissionais. Dizer que é fim de carreira ir para Record, é pensar pequeno.  A saída dela da Globo é uma alerta para os profissionais que ainda estão por lá.  A começar pelas novas regras de contrato. A maioria dos atores, por exemplo, está ficando sem contrato fixo. Novos tempos!

Xuxa, empregada e de salário milionário, provavelmente, dará sua primeira entrevista na estreia de Gugu, no próximo dia 25.

Novelão

Alto Astral é de longe a melhor novela das sete dos últimos anos. Estava ficando chata, principalmente o romance dos protagonistas, mas o autor deu uma movimentada nos últimos capítulos. Daniel Ortiz, supervisionado por Silvio de Abreu, está dando um show.

Xuxa dará certo na Record? Quem deveria ser o protagonista de Favela Chique? Se tivesse recebido bem de Cobras & Lagartos, O Rei do Gado seria aclamada? Obrigado pela atenção. Boa semana, saúde, felicidades! Até o nosso próximo encontro.

OBS: A partir de agora, não aprovarei mais comentários sem assinatura. Tem gente assinando como "Eu", "X", "Y".... fica difícil! Não gostaria de ter que bloquear a opção de Anônimo. Dica de nomes bonitos, que poderiam ser usados como fakes: José, Maria, Pedro, João, Paulo, Miguel, Davi, Gabriel, entre outros. Obrigado pela compreensão.



Publicidade

Comentários (48) Postar Comentário

carlos comentou:

Jef em primeiro lugar, assista o rei do gado, ao invés de ficar criticando.... aff ...cansado disso... depois fica reclamando que as novelas de hoje não são boas como antes.. vc é mega contraditório nas suas opiniões.. se posicione meu caro. aff


Jeferson Cardoso respondeu:

Carlos, já assisti. Não estou criticando a novela, acho que você não entendeu o meu ponto de vista. Estou questionando o Ibope. E "SE" Cobras tivesse sido um sucesso? Você deveria estar acostumado com as minhas opiniões. Elas mudam mesmo, oscilam de acordo com que vai ao ar. Hoje, por exemplo, posso adorar o capítulo de uma novela, amanhã nem tanto, e depois achar ruim. Dias depois, elogiá-la novamente. É simples assim.



Julia Oliveira Sousa respondeu:

Se IMPÉRIO (do Aguinaldo Silva) fosse a substituta de AMOR A VIDA (do Walcyr Carrasco) seria considerada um FRACASSO, mas como substituiu o grande fracassso EM FAMÍLIA... subiu 2 pontinhos só.... HÁAAA!!!! ENTÃO É SUCESSO! e olha que foram só dois pontinhos a mais.


Juliano comentou:

Sempre acompanho o blog, e gosto muito :)
Alto Astral pra mim é a melhor sem dúvidas, é um folhetim tradicional com bons ingredientes para o horário das 19h. A reprise de Cobras & Lagartos sofreu muito com os cortes, deixando muitas cenas sem coerência o que comprometeu a qualidade da trama.
Bom quanto ao protagonista de Favela Chique, seria bacana a escolha de Eduardo Moscovis, longe das novelas há um bom tempo.


Jeferson Cardoso respondeu:

Juliano, muito obrigado. Cobras também teve oscilação no horário de exibição, e alguns capítulos foram exibidos às 14h30, mas ninguém leva isso em consideração. Só quando O Rei do Gado for exibida na faixa e apresentar uma queda. É desse jeito ou não é?


Anderson Schneider comentou:

Bom pra mim a melhor novela em exibição é Boogie Oogie, gosto muito do texto e da interpretação de vários atores... Pra mim o problema de Alto Astral é não ter um vilão capaz de tudo pra se dar bem, vejo muito isso no Marcos, mas quero ver ele sofrer nas mãos da Suely, gostaria mesmo era que ele se apaixonasse por ela, ai sim eu ficaria fá dessa novela... Outro problema de Alto Astral é o Caíque mim incomoda bastante esse gritos de estérico que ele dar nossa da vontade de entrar na televisão e dar na cara dele, troco até de canal quando ele começar com essas cenas... Agora em relação ao protagonista de Favela Chique ( nos que título ruim ) torço com certeza pro Mateus Solano, mas adoraria ver Eduardo Moscovis ou Marcelo Serrado.

Mateus comentou:

Eles falaram tanto que Xuxa tinha pacto com o diabo. Agora ela assina contrato com a Record. Imagina Grande sessão de descarrego da Igreja Universal; Xuxa cantando tá na hora, tá na hora, tá na hora de brincar; e o povo caindo pelo chão se descabelando e estrebuchando com o Diabo no corpo; as obreiras em transe gritando Aleluia.... Eu pagaria para ver uma cena dessa. Será que ela vai se tornar cantora gospel. já estou imaginando a capa do jornal Universal... "Eu aceitei Jesus". Esse é o Brasil


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahahahahahaha!


helena comentou:

a melhor novela na minha opinião e alto astral...adoroa historia....gosto muito e torço pelo emerson e a gaby....falando nisso que homem lindo que o sergio malheiros se tornou pegava facinho kkkkkkkk

rebeca comentou:

eu amo o marco pigossi e a isabelle drumonnd

Diego comentou:

eu acho q o rei do gado ta mandando muito bem,a ultima vez q o vpvn teve novelas q marcaram no começo 15 e 16 foram chocolate,mulheres e o clone.
eu nao quero o nero como protagonista de favela nao,ah q saco néh,tem tanto ator na globo q daria muito bem pra fazer,a globo esses anos pra ca ta uma decepção horrivel!!!

Carolina Saboia comentou:

Xuxa na rede Record é retrocesso. Não que ela fosse avançar na Globo, mas na Record será mal aproveitada. Há tempos que a emissora do bispo sua na briga pela segunda posição. Não acredito que a Xuxa fará tal milagre. Será mais uma naquela confusa programação, que visivelmente está desgastada e totalmente bagunçada.
Para o protagonista, pessoalmente, meu voto vai pro Fabio Assunção, mesmo sabendo que ele ñ levará a melhor. Fabio sempre foi um ator versátil e há tempos que merece voltar às novelas. Fora que seria completamente novo vê-lo interpretando um texto do JEC. Porém, como a dúvida está entre Solano e Nero, prefiro Solano. Ele precisa tirar o Félix da cabeça do público e nos surpreender novamente, apesar de nunca ter feito tramas ágeis, como normalmente as novelas de JEC são. Enfim, que os diretores façam a melhor escolha e nos apresentem coisa boa!

Victor Hugo comentou:

Exatamente!! E se cobras tivesse sido um sucesso? Além de tudo, os dois primeiros capítulos de cobras explodiram em audiência, com 18 pontos, por que foram exibidos as 17:35. Mas daí no restante da semana a globo adiantou caras e bocas e exibiu cobras só às 17:20. A partir daí, a audiência só caiu. Isso passou meio despercebido na época, mas quem se atenta com a relação horário de exibição/audiência deve ter percebido!! Aaaah, e sobre O Rei do Gado, essa novela tem muitas cenas fortes que pecisam ser cortadas ou ela é leve? Abraços!!

Andre comentou:

O fato é que depois que trocaram Sessão da tarde com VPVN o audiência caiu, pq com filmes chatos e sem interesse das donas de casa ninguém merece... Deveria voltar ao modo antigo e talvez melhorasse a audiência, porem se a Globo nao ta preocupada quem somos nos. Importante e os ganhos com merchandisings q tem mais tempo q as reprises!

Veja também

Publicidade