O Planeta TV

"CORDEL" É ESPETACULAR E "REBELDE" SURPREENDE!

Por: Jeferson Cardoso

Cordel Encantado é espetacular!!!

Essa novela é arretada! Perfeita! Não consigo deixar de acompanhá-la e as autoras surpreendem a cada capítulo. Thelma Guedes e Duca Rachid, mais uma vez, mostram que são talentosíssimas. Não lembro quando foi a última vez que assisti uma novela tão espetacular. Sim, para alguns devo estar exagerando, mas estou encantado com esse Cordel!

Rebelde

Diante do que é apresentado nas tramas inéditas (com exceção de Cordel Encantado e Vidas em Jogo), estou começando a mudar de ideia quanto à produção de remakes.

"Bela, a Feia" foi muito bem reproduzida pela Record. "Ti Ti Ti", a mega surpresa de 2010. E "Rebelde", confesso, está me surpreendendo.

Na verdade, meus queridos, fui contra remakes por achar que deveria ser uma cópia fiel, mas estava equivocado. Ou melhor, remake não é bem a palavra certa. "Bela, a Feia", "Ti Ti Ti" e "Rebelde" são na verdade readaptações, baseadas em ideias, ou seja, uma nova versão - o que permite ao autor mudar, adaptar, acrescentar, etc.

Quem acompanha a versão brasileira de "Rebelde", sabe que ela não tem nada a ver com a versão original. A autora Margareth Boury usou apenas a ideia básica: seis protagonistas, uma banda, alunos em escola privada centrada em uma educação rígida e conflitos com família.

Gosto de "Rebelde", não nego, e prefiro ela à "Morde & Assopra". Nada contra a novela da Globo, apenas não me chama atenção. Gosto de comédia e romance, por isto, estou bem servido com o remake brasileiro.

Que venha "Guerra dos Sexos", que deveria ser reescrita por Vicent Villari, mas será reescrita pelas mãos de seu criador, Silvio de Abreu.

Vale a Pena Ver de Novo

Fiquei sabendo que a próxima novela a ser reprisada pela Globo será uma produção das 19h. A mais cotada é Cobras & Lagartos, mas comparações com a nova de Miguel Falabella preocupam a direção da emissora. Para quem não sabe, os dois folhetins tem como tema principal uma sofisticada loja de luxo.

Globo não esticará suas novelas

A emissora carioca, apesar dos excelentes índices de audiência, não esticará "Cordel Encantado" nem "Morde & Assopra". Todo o cronograma será mantido.

A nova novela das seis, "A Vida da Gente", de Lícia Manzo estreará no dia 19 ou 26 de setembro. Já "Aquele Beijo", de Miguel Falabella, tem sua estreia marcada para 17 de outubro.

SBT e Record brincam de fazer televisão

Enquanto a Record sonha em ser líder, o SBT repete os seus erros. A grade de programação da emissora de Silvio Santos é instável e seus diretores seguem brincando com a paciência do telespectador. Nesta semana, a assessoria do canal chegou a emitir uma nota informando que o programa de Roberto Justus teria seu dia de exibição alterado. Horas depois, voltaram atrás. A TV é uma gangorra nas mãos de pessoas que acham que entendem de televisão.

Para variar, a Record se inspira nos erros de sua concorrente direta. A novela "Vidas em Jogo", por exemplo, é exibida em duas versões pelo Brasil. Em São Paulo, o folhetim tem dois blocos comercias enquanto as regiões Norte e Nordestes são obrigados a acompanhar três blocos intermináveis de seis minutos.

A falta de respeito não pára por aí. A série CSI teve seus episódios inéditos interrompidos. O que colocaram em seu lugar? Reprises!!! O público não perdoa essas atitudes e, atualmente, a série – que chegou a 20 pontos de audiência – pena para alcançar pífios sete pontos.

Vidas em Jogo ainda não começou!

Estou gostando de "Vidas em Jogo", mas sinto que o folhetim ainda não começou. Às vezes, tenho a sensação de que a novela está arrastada. É gostosa de assistir, o texto é bom, a sinopse idem, mas quando as vidas estarão em jogo por causa do bolão?

Não consegui gostar, ainda, das atuações de André Di Mauro e Sandro Rocha.

Amor e Revolução, ou seria, apelação?

Estou preocupado com os rumos que Tiago Santiago está dando à "Amor e Revolução". Após a cena de beijo gay, que achei exageradíssima, o autor vem apostando em sexo. Graziella Schmitt, coitada, vem aparecendo nua em algumas cenas. Posso estar enganado, mas não é isto que o público quer ver. Deveria se preocupar mais com a dramaturgia do que com o apelo sexual.

Tiago, esforçado como sempre, está tentando de todas as formas subir os índices de audiência de sua novela. Pena que o teto do SBT, no horário nobre, é de seis a oito pontos. Uma pena.

Silvio Santos deve cancelar a exibição de novelas às 22h e reabrir – pela milésima vez – às 20h15. Ainda querer a fidelidade do público. Coitados!

Até a próxima!


Deixe o seu comentário