O Planeta TV

Com direção precisa e texto de qualidade, "Saramandaia" encanta!

Para o alívio dos fãs, e principalmente pra minha satisfação, abandonei “Amor à Vida”.

Por: Jeferson Cardoso

Olá saramandistas, mil perdões pela falta de atualização. Agora estarei presente com mais frequência. Viram a chamada de destaque do Planeta na página inicial do R7? Quase coloquei o coração pela boca. 

Vamos falar de novela, que é o que interessa. 

Saramandaia, a magia das onze!

Bom, como vocês sabem adoro novelas com realismo fantástico. Também sabem que sou contra a produção de remakes. Mas há males que vem para o bem. É o caso de "Saramandaia". 

Como estou carente de uma boa novela, a nova versão da obra de Dias Gomes, na visão de Ricardo Linhares, chegou de mansinha e conquistou o meu coração.

Pra mim, é a melhor novela em exibição. O elenco foi muito bem escolhido, com destaque para Sérgio Guizé, o João Gibão. Guizé, no meu ponto de vista, é a nova estrela global. O ator lembra muito os trejeitos de Selton Melo. Só não curti a caracterização de Vera Holtz. Ainda bem que não precisa convencer, já que é uma novela surrealista. 

Entusiamado, gostaria muito de falar sobre cada personagem, mas, no momento, serei breve. "Saramandaia" é um tipo de obra que fascina os noveleiros de carteirinha. A direção é precisa; o texto de qualidade; e a história, além de divertida, é mágica.

Aguardando os próximos capítulos dessa magia. 

Sangue Bom, antes tarde do que nunca!

Há quem afirma que novela que não convence no primeiro mês, não emplaca. Depende, há suas exceções. "Passione" e "Insensato Coração" são exemplos. "Sangue Bom", que todos acreditavam ser a novela do ano, começou fraca, mas nas últimas semanas está dando gosto de ver. 

O folhetim, até o momento, acumula uma audiência média de 24 pontos, um a mais que sua antecessora. Com quatro meses pela frente, Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, tem tempo suficiente para fugir da margem do fracasso.

Em minha modesta opinião, "Sangue Bom" é uma boa novela, e só falta a ela um(a) grande vilão(a). Se os autores continuarem apostando em conflitos bobos e amorosos, a audiência seguirá empacada.

Flor do Caribe

Confesso a vocês que fiquei quase um mês sem acompanhar essa novela. Walther Negrão puxou a mão de freio, e "Flor do Caribe" perdeu o fôlego. O foco no núcleo jovem distorceu a trama central. 

Nesta semana, no entanto, o folhetim voltou a ter ritmo, com destaque para o vilão Alberto (Igor Rickli). No próximo post comentarei mais sobre.

Dona Xepa

Infelizmente, a direção de dramaturgia da Record optou pelo humor. Não é esse tipo de novela que os telespectadores estão à procura. Desde o fim da dramática "Vidas em Jogo", a emissora nunca mais atingiu os dois dígitos de audiência. O fracasso de "Balacobaco" não foi o suficiente para a ficha cair. 

"Dona Xepa" é uma boa novela, mas é muito boba para o horário das 22. 

Boa sorte a Carlos Lombardi, que deve estrear em outubro.

Amor à Vida, tô fora!

Para o alívio dos fãs, e principalmente pra minha satisfação, abandonei “Amor à Vida”. Infelizmente, não consigo gostar desta novela. O texto é vergonhoso; algumas situações são dignas de novela infantil; e, pra mim, o Félix é um péssimo personagem.

Para não faltar com respeito com os profissionais, a partir de hoje não comentarei mais nada sobre essa atual novela das nove. 

Aos revoltados, só lamento. Não tenho problema com Walcyr Carrasco. As melhores novelas das seis que já vi, como já disse, foram escritas por ele. Só não sou obrigado a gostar de algo que não me agrada.

Algumas pessoas gostam de fazer comparações, então preciso citar as antecessoras. Não curti "Salve Jorge", e não fui fã de "Fina Estampa". Como assim? Bom, Aguinaldo Silva,o mago das nove, vacilou em sua última novela. Tinha tudo para ser um fenômeno histórico, no entanto, transformou "Fina Estampa" numa obra infantil. Ficou boba, porém divertida. Já Gloria Perez não preciso nem comentar. 

Fico no aguardo de Manoel Carlos, mesmo sabendo da grande chance de decepção. Será que vamos ter uma novela digna de Mulheres Apaixonadas ou de Viver a Vida? 

Além do Horizonte

A novela novela das sete terá cara de Malhação, mas deve lembrar mesmo "Aquele Beijo". Brincadeiras à parte, ainda é cedo para zuações. No elenco estão confirmados: Fiuk, Giovanna Lancellotti,  Juliana Paiva e  Rodrigo Simas. Outros nomes, como Taís Araújo e Camila Morgado, devem ser oficializados nos próximos dias.

O folhetim, de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, com supervisão de João Emanuel Carneiro, estreará em novembro, sucedendo "Sangue Bom". 

As novelas do Canal Viva

Outro dia critiquei a novela Felicidade, de Manoel Carlos. De fato, a trama, até o centésimo capítulo, é chatíssima. Depois, é um novelão. A narrativa desta novela é uma coisa impressionante. Vale a pena ficar acordado até altas horas acompanhando essa obra prima. Quero deixar claro que não retiro nada do que disse antes sobre o folhetim. Os três primeiros meses, pra mim, são ruins. No contexto geral, "Felicidade" é uma boa novela. 

"Rainha da Sucata" é outra novela que se assemelha com "Felicidade". Depois de dois meses de capítulos mornos, Silvio de Abreu deixa a novela impecável. O dramaturgo sabe fazer viradas como ninguém.  Essa semana foi ao ar uma cena antológica, de quase 20 minutos ininterruptos, com Tony Ramos e Regina Duarte. Sou fanzaço desta novela, uma das melhores do autor. 

"Renascer", para os jovens, deve ser uma trama arrastada. Na verdade, é. Não sei explicar, mas tenho um carinho muito especial com esta novela. É uma das primeiras que acompanhei. Hoje em dia seria considerada uma novela fraca, mas para 1993 era uma novidade. O marco de "Renascer", para mim, são os diálogos e algumas cenas memoráveis, como a morte de José Inocêncio (Antonio Fagundes).

O Canal Viva está de parabéns. Que continue nos presenteando com clássicos.

Comentaristas prejudicam as transmissões da Copa das Confederações

Os craques da Seleção Brasileira surpreenderam na Copa das Confederações. Neymar, Fred, Daniel Alves e cia chegaram à final dos sonhos, já que enfrentarão à Seleção da Espanha. Certamente, será um jogaço! 

Falando em futebol, não posso deixar passar em branco a péssima participação de Ronaldo Fenômeno nas transmissões da Globo. O cara é craque de bola, mas como comentarista é uma vergonha. O constrangimento é nítido no ar. Nem Galvão Bueno tem paciência com o coitado. 

Pena do Caio Ribeiro, que foi rebaixado para o Central da Copa. Dos ex-jogadores, a melhor aposta da Globo é Roger Flores, do SporTV. 

Do outro lado, Neto segue avacalhando as transmissões da Band, sempre se desculpando com as suas falhas. Se alguém discordar da opinião dele... Outro dia, o funcionário da Band xingou os jogadores da Selação. Coitado! 

PS: E A Fazenda heim? Ainda não tive tempo de acompanhar. Darei aquela espiadinha neste fim de semana.

Qual é a melhor novela em exibição? O que vocês (sinceramente) estão achando de "Amor à Vida"? 

O espaço é de vocês. Não esqueça que os comentários passam por prévia aprovação, e podem demorar (ou não) cerca de 2 horas para serem liberados.



Publicidade

Comentários (39) Postar Comentário

gabriel comentou:

Muito bom os comentarios, pena que nao curta Amor a Vida, pois a novela e otima....


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, uma pena mesmo.


Conceição Paulino comentou:

Jeferson, adorei o post, você é um grande profissional!
Eu adoro "Amor à Vida" e "Sangue Bom".

"Saramandaia" eu gostei bastante, mas achei inferior à "Gabriela", que pra mim foi a melhor novela das onze até agora. Mas vou continuar assistindo. Pra mim é a melhor novela de Dias Gomes, muito melhor que "Roque Santeiro" e "O Bem-Amado!!". E Ricardo Linhares está conseguindo conduzir muito bem essa nova versão. Só acho que a Globo Marcas deve começar a vender as imagens do Santo Dias em miniatura...

Sobre o Viva, quero lhe fazer uma pergunta, Jeferson:

Alguns colunistas de jornais famosos escreveram que as possíveis substitutas de "Rainha da Sucata" é "Água Viva" e "Selva de Pedra" (1986). Qual dessas duas você prefere para ocupar o horário de 00:00 hs??


Jeferson Cardoso respondeu:

Conceição, prefiro Selva de Pedra.


Júllio di Avlis comentou:

Oi Jef, aleluia, o blog saiu do limbo... Brincadeira.
Bom, Concordo com você: Saramandaia é o que há em questão de novela: Impecável, a melhor da atualidade.
Perdi o gosto de assistir Sangue e só a vejo esporadicamente por isso nem vou comentar sobre...
Pra mim Flor do Caribe perdeu o posto de melhor para Saramandaia mas ainda é ótima...
Amor à Vida, credo prefiro não comentar, é o novo lamento das nove...
Infelizmente não tenho tempo de acompanhar o Viva a lamento muito pois sou viciado em tramas antigas mas Ameiiiii Resnacer e Rainha da Sucata...
Sobre Felicidade duas cenas me são memoráveis e não as vou comentar aqui por que acredito ainda não foram (re)exibidas, comento depois.
Ainda gosto de Dona Xepa, não é um novelão mas a prefiro à Amor à Vida...
Sobre a Copa não assisto pois acho uma bobagem; tanto entusiasmo por nada além do mais um país como Brasil, que tem uma saúde publica vergonhosa, uma educação mais vergonhosa ainda jamais deveria sediar uma Copa...
Sobre A Fazenda você esta perdendo umas das melhores temporadas que assisti, começou com tudo...
E você gosta da Copa Jef?


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, adoro futebol. Estou acompanhando os melhores momentos de A Fazenda. As sub-celebridades estão aprontando! Rsrsrs


Er comentou:

Se Dona Xepa competisse com Sangue Bom teria melhor retorno. Novelas da record tem que explorar a realidade que ela passa todos os dias nos seus noticiários.


Jeferson Cardoso respondeu:

Sei não heim, às 19h, a Record é consolidada pelo público masculino.



Júllio di Avlis respondeu:

Concordo com você, acho que teria melhor audiência, quem sabe os 02 dígitos que a Record tanto sonha...



pedro respondeu:

acho que dona xepa teria um bom retorno as 20h30 competindo com carrossel que já pedeu o folego e com chiquititas que ninguem sabe o que vem por ai.


Admirador do JEC comentou:

Jefinho mudou radicalmente de opinião. Todos aqui sabem que ele rasgou seda durante toda a exibição de Fina Estampa e agora diz que não gostou da trama de El Mago???????? Quereeeeeeeeedos, o que aconteceu? O Mago por acaso negou entrevista pro blog? Tá chateado com ele?
Ou mudou de idéia e seu novo autor preferido é o JEC?

Por falar em JEC, Avenidão tá fazendo o maior sucesso no exterior, novela brasileira mais vendida pro exterior. FOM FOM. E teve blogueiro que disse que essa fantástica novela tinha barriga? Vai entender e explicar isso agora!
Ai, como eu sou bandido. Adorooooooooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijos quereeeeeeeeeeeeeeeeeeeedos


Jeferson Cardoso respondeu:

Fui fã Fina Estampa até capítulo 70, mais ou menos. Depois, apenas me divertia com as infantilidades da vilã e do Crô. Acredito, que se você relê os posts anteriores, constatará isto. Você gosta de uma intriga. Entenda, meu autor favorito/predileto/idolatrado é Aguinaldo Silva. Nem por isto sou obrigado a gostar de tudo que seja escrito por ele. Apenas gostei de Fina Estampa. Ponto final.



Manoel respondeu:

Como você disse, Quereeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo! Eu acompanhei o blog durante toda a exibição de Fina Estampa e te garanto que o Jefferson sempre deixou clara a sua opinião acerca da novela. Ele não mudou de uma hora para outra. E praticamente, repetindo, praticamente, todas as novelas desses últimos anos possuem barrigas, o que não quer dizer necessariamente que ela seja ruim ou não. Enfim, é sempre bom pesquisar e pensar antes de falar qualquer coisa. :D



Admirador do Admirado do JEC respondeu:

Meu idolo Admirador do JEC, que saudade de vc. Queria tanto um blog/ twitter seu pra que eu possa acompanhar suaas criticass.. quereeeedo, tenho que te falar uma coisa: tô achando que vc ta se preocupando muito com as opiniões do Jefinho... Ai ai.... Que que tem se ele gostou ou nao de Fina Estampa?? Fala o que vc ta achando de Amor a Vida... Faça uma intriga mais atual, pq Fina Estampa é passado.


Igor comentou:

jeff,a minisserie "amazonia" pode ser reprisada ainda pelo viva? era uma serie boa,curtia na época,o que vc achou dela?

Donna Santta comentou:

Sinceramente. eu estou ADORANDO Amor à Vida, melhor novela desde Avenida Brasil. Aquele instrumental das maldades do Félix é show. Novela dinâmica, com temas interessantes e bem dramática. Tiro o chapéu pro Walcyr pra essa novela que certamente fechará com 37 ou 38 pontos de média.

P.S. Não se preocupem queridos, amanhã ou daqui a um mês o blogueiro vai dizer que sempre AMOU Amor à Vida e que assiste todos os dias.


Luciano respondeu:

¬¬ Novela dinâmica? Desde quando?



Anaa respondeu:

Realmente dinâmica não caracteriza a maioria das histórias paralelas que tem em "Amor a vida". Pelo contrário, até então, tá repetitivo demais.... A história da Valdirene está sendo sempre igual, A história da persnagem do Caio Castro está sempre igual, da personagem Fabiana Carla tbm... Espero que mude isso ! Agora Amor a vida tem sim varios temas interessantese é beeeemmm dramatica!



Francisca Maria Arrafaellasson respondeu:

Gente. Se as personagens mudassem suas características a cada capítulo a novela seria uma loucura!!! Lógico que as personagens têm que manter um perfil até o fim da novela, a não ser que a mudança tenha algum objetivo para o desenrolar da trama. As personagens citadas acima, tem mais é que o mesmo. Você queria que a Perséfone virasse homossexual por exemplo, ou que o Caio Castro se apaixonasse pela Suzza Vias? Pelo amor de Deus, é muito leigo querendo entender de novela. Amor à Vida está ótima. Muito boa, com certeza vai passar Fina Lixxeira. Concordo com a Donna Santta. Xou de bola! Por que você não ajuda a tomar de conta desse blog? Você escreve super bem e isso aqui tá abandonado. Tá parecendo a RECORDDD



Anaa respondeu:

Francisca, não falei que as personagens tem que mudar a cada capítulo. Só acho que não precisa repetir a mesma formula tantas vezes. Por exemplo, as mesmas situações foram repetidas para a personagem da Valdirene nas participações de Neymar, Pato, Belfort, soube que vai ter ainda o Cielo e o Luciano Huck... As mesmas situações se repetem com a Persofone, ela tenta da em cima de alguem e não acontece nada.. Fica previsivel demais, o que, pra mim, torna a novela chata. Agora assim, essa é a minha opinião. Realmente sou leiga (não escrevo novelas, não sou critico de textos literarios, não acompanho pesquisas de mídias), mas sou telespectadora, e acho que posso expor minha opinião assim como vc..até pra que os realmente "conhecedores" de novelas saibam as opiniões do público e vejam o que esta dando certo ou errado na obra.



Elisa Fagundes respondeu:

Francisca Maria Arrafaellasson sem duvidas deve ter uma vasta experiência em novelas. Pelo menos agora eu sei que novela é boa é aquela em que os personagens mantem o mesmo perfil até o fim da novela. Pra quê dinamismo, pra quê reviravoltas em novelas?? Novela boa é aquela em que os personagens mantem o mesmo perfil até o fim da novela! Obrigada Francisca Maria Arrafaellasson, foi muito bom ler uma critica de uma pessoa tao profissional e expert como a senhora!



Francisca Maria Arrafaellasson respondeu:

Gente, eu só quis dizer que a personagem não precisa mudar de perfil a cada segundo. Se a personagem é uma periguete frustrada, ela será assim até o desfecho da novela, momento em que ela OU continuará sendo uma periguete frustrada ou vai conseguir dar o golpe da barriga. Se a Perséfone é uma técnica de enfermagem que não arruma um namorado, assim tb ela será até o fim. Minha gente, que esculhambação nammm. Não sou uma expertise em novelas, mas tenho minhas experiências que não cabe expô-las aqui. Lógico que os telespectadores podem expor suas opiniões, ou irem pra Fazenda. Excesso de dinamismo descaracteriza a novela. A unica coisa que acho exagerada são as expressões do Félix, o resto tá PERFEITA. A novela está sim DINAMICA. Querem mesmice? Esperem a próxima novela das 21h, do Aguinaldo Silva.


César Silva comentou:

A única novela que estou acompanhando atualmente é "O Profeta". Na época da exibição original eu não consegui acompanhar a novela, então pra mim está sendo praticamente uma trama inédita, e simplesmente estou AMANDO! Ainda não entendo o motivo da baixa audiência. Pra mim, essa é a melhor novela em exibição, apesar de ser uma reprise.

Saramandaia ainda não vi, mas parece ser boa também, vou tentar ver na próxima semana.

Já "Amor a Vida", eu meio que "larguei mão" também. A fotografia dessa novela me irrita, além disso a trama não me prende, não sei se é pelo texto ou pela direção, enfim, não estou acompanhando mais. A personagem da Paolla Oliveira é muito sem sal, tadinha. Em "O Profeta" ela está muito mais convincente, mas acho que a culpa não é dela, a personagem que é ruim mesmo. Tatá Werneck, que eu amo, é uma das melhores coisas da novela e olhe lá também (as vezes a Valdirene cansa e eu penso: "Tatá, volta pra MTV!"). "Salve Jorge" (que também não era grande coisa) me prendia mais na frente da TV que "Amor à Vida" (podem me julgar se quiserem!!).


Luciano respondeu:

A tatá não pode mais voltar prá MTV pois essa emissora está falindo. Parece que vai funcionar até outubro. Depois será canal pago comandado pela MTV amaericana.



César Silva respondeu:

Eu sei, Luciano, foi só um modo de dizer...


Pedro comentou:

Amor a Vida deu uma melhorada, eu não á abandonei, continuo ainda a assistindo.
A Fazenda tá muito massa na minha opinião, melhor do que a do ano passado. O elenco mesmo recheado de sub-celebridades é muito bom, cheio de gente polêmica. Por enquanto estou torcendo para a Barbara Evans, gosto do jeito dela, ela é autêntica e abusada, não é chata e mimada como muitos dizem. Queria sua opinião na próxima semana sobre o seu preferido e se está gostando.
Abraços!

Danilo comentou:

Vi apenas o primeiro capitulo de saramandaia e gostei muito é uma ótima novela. Sangue bom também estou curtindo é uma boa novela, e concordo com você Jeff só falta um grande vilão ou vilã. Flor do caribe não curto é chata e sem graça. Amor a vida não acho ruim e nem boa é assistivel e só, esperava mais dessa novela. Mas oque realmente lhe prejudica é a imagem escura e sem brilho!


Luciano respondeu:

Concordo. Que padrão de imagem é essa? Parece tudo cinza, muito esquisito.


Veja também

Publicidade