O Planeta TV

Com direção precisa e texto de qualidade, "Saramandaia" encanta!

Para o alívio dos fãs, e principalmente pra minha satisfação, abandonei “Amor à Vida”.

Por: Jeferson Cardoso

Olá saramandistas, mil perdões pela falta de atualização. Agora estarei presente com mais frequência. Viram a chamada de destaque do Planeta na página inicial do R7? Quase coloquei o coração pela boca. 

Vamos falar de novela, que é o que interessa. 

Saramandaia, a magia das onze!

Bom, como vocês sabem adoro novelas com realismo fantástico. Também sabem que sou contra a produção de remakes. Mas há males que vem para o bem. É o caso de "Saramandaia". 

Como estou carente de uma boa novela, a nova versão da obra de Dias Gomes, na visão de Ricardo Linhares, chegou de mansinha e conquistou o meu coração.

Pra mim, é a melhor novela em exibição. O elenco foi muito bem escolhido, com destaque para Sérgio Guizé, o João Gibão. Guizé, no meu ponto de vista, é a nova estrela global. O ator lembra muito os trejeitos de Selton Melo. Só não curti a caracterização de Vera Holtz. Ainda bem que não precisa convencer, já que é uma novela surrealista. 

Entusiamado, gostaria muito de falar sobre cada personagem, mas, no momento, serei breve. "Saramandaia" é um tipo de obra que fascina os noveleiros de carteirinha. A direção é precisa; o texto de qualidade; e a história, além de divertida, é mágica.

Aguardando os próximos capítulos dessa magia. 

Sangue Bom, antes tarde do que nunca!

Há quem afirma que novela que não convence no primeiro mês, não emplaca. Depende, há suas exceções. "Passione" e "Insensato Coração" são exemplos. "Sangue Bom", que todos acreditavam ser a novela do ano, começou fraca, mas nas últimas semanas está dando gosto de ver. 

O folhetim, até o momento, acumula uma audiência média de 24 pontos, um a mais que sua antecessora. Com quatro meses pela frente, Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari, tem tempo suficiente para fugir da margem do fracasso.

Em minha modesta opinião, "Sangue Bom" é uma boa novela, e só falta a ela um(a) grande vilão(a). Se os autores continuarem apostando em conflitos bobos e amorosos, a audiência seguirá empacada.

Flor do Caribe

Confesso a vocês que fiquei quase um mês sem acompanhar essa novela. Walther Negrão puxou a mão de freio, e "Flor do Caribe" perdeu o fôlego. O foco no núcleo jovem distorceu a trama central. 

Nesta semana, no entanto, o folhetim voltou a ter ritmo, com destaque para o vilão Alberto (Igor Rickli). No próximo post comentarei mais sobre.

Dona Xepa

Infelizmente, a direção de dramaturgia da Record optou pelo humor. Não é esse tipo de novela que os telespectadores estão à procura. Desde o fim da dramática "Vidas em Jogo", a emissora nunca mais atingiu os dois dígitos de audiência. O fracasso de "Balacobaco" não foi o suficiente para a ficha cair. 

"Dona Xepa" é uma boa novela, mas é muito boba para o horário das 22. 

Boa sorte a Carlos Lombardi, que deve estrear em outubro.

Amor à Vida, tô fora!

Para o alívio dos fãs, e principalmente pra minha satisfação, abandonei “Amor à Vida”. Infelizmente, não consigo gostar desta novela. O texto é vergonhoso; algumas situações são dignas de novela infantil; e, pra mim, o Félix é um péssimo personagem.

Para não faltar com respeito com os profissionais, a partir de hoje não comentarei mais nada sobre essa atual novela das nove. 

Aos revoltados, só lamento. Não tenho problema com Walcyr Carrasco. As melhores novelas das seis que já vi, como já disse, foram escritas por ele. Só não sou obrigado a gostar de algo que não me agrada.

Algumas pessoas gostam de fazer comparações, então preciso citar as antecessoras. Não curti "Salve Jorge", e não fui fã de "Fina Estampa". Como assim? Bom, Aguinaldo Silva,o mago das nove, vacilou em sua última novela. Tinha tudo para ser um fenômeno histórico, no entanto, transformou "Fina Estampa" numa obra infantil. Ficou boba, porém divertida. Já Gloria Perez não preciso nem comentar. 

Fico no aguardo de Manoel Carlos, mesmo sabendo da grande chance de decepção. Será que vamos ter uma novela digna de Mulheres Apaixonadas ou de Viver a Vida? 

Além do Horizonte

A novela novela das sete terá cara de Malhação, mas deve lembrar mesmo "Aquele Beijo". Brincadeiras à parte, ainda é cedo para zuações. No elenco estão confirmados: Fiuk, Giovanna Lancellotti,  Juliana Paiva e  Rodrigo Simas. Outros nomes, como Taís Araújo e Camila Morgado, devem ser oficializados nos próximos dias.

O folhetim, de Marcos Bernstein e Carlos Gregório, com supervisão de João Emanuel Carneiro, estreará em novembro, sucedendo "Sangue Bom". 

As novelas do Canal Viva

Outro dia critiquei a novela Felicidade, de Manoel Carlos. De fato, a trama, até o centésimo capítulo, é chatíssima. Depois, é um novelão. A narrativa desta novela é uma coisa impressionante. Vale a pena ficar acordado até altas horas acompanhando essa obra prima. Quero deixar claro que não retiro nada do que disse antes sobre o folhetim. Os três primeiros meses, pra mim, são ruins. No contexto geral, "Felicidade" é uma boa novela. 

"Rainha da Sucata" é outra novela que se assemelha com "Felicidade". Depois de dois meses de capítulos mornos, Silvio de Abreu deixa a novela impecável. O dramaturgo sabe fazer viradas como ninguém.  Essa semana foi ao ar uma cena antológica, de quase 20 minutos ininterruptos, com Tony Ramos e Regina Duarte. Sou fanzaço desta novela, uma das melhores do autor. 

"Renascer", para os jovens, deve ser uma trama arrastada. Na verdade, é. Não sei explicar, mas tenho um carinho muito especial com esta novela. É uma das primeiras que acompanhei. Hoje em dia seria considerada uma novela fraca, mas para 1993 era uma novidade. O marco de "Renascer", para mim, são os diálogos e algumas cenas memoráveis, como a morte de José Inocêncio (Antonio Fagundes).

O Canal Viva está de parabéns. Que continue nos presenteando com clássicos.

Comentaristas prejudicam as transmissões da Copa das Confederações

Os craques da Seleção Brasileira surpreenderam na Copa das Confederações. Neymar, Fred, Daniel Alves e cia chegaram à final dos sonhos, já que enfrentarão à Seleção da Espanha. Certamente, será um jogaço! 

Falando em futebol, não posso deixar passar em branco a péssima participação de Ronaldo Fenômeno nas transmissões da Globo. O cara é craque de bola, mas como comentarista é uma vergonha. O constrangimento é nítido no ar. Nem Galvão Bueno tem paciência com o coitado. 

Pena do Caio Ribeiro, que foi rebaixado para o Central da Copa. Dos ex-jogadores, a melhor aposta da Globo é Roger Flores, do SporTV. 

Do outro lado, Neto segue avacalhando as transmissões da Band, sempre se desculpando com as suas falhas. Se alguém discordar da opinião dele... Outro dia, o funcionário da Band xingou os jogadores da Selação. Coitado! 

PS: E A Fazenda heim? Ainda não tive tempo de acompanhar. Darei aquela espiadinha neste fim de semana.

Qual é a melhor novela em exibição? O que vocês (sinceramente) estão achando de "Amor à Vida"? 

O espaço é de vocês. Não esqueça que os comentários passam por prévia aprovação, e podem demorar (ou não) cerca de 2 horas para serem liberados.


Deixe o seu comentário