O Planeta TV

Canal Viva aposta em re-reprises e decepciona noveleiros de plantão

E mais: "A Indomada" pode substituir "Anjo Mau".

Por: Jeferson Cardoso

O Canal Viva era (ou ainda é) a esperança de muitos noveleiros, como eu. A emissora, no entanto, não está fazendo jus ao seu nome. Está mais para Morta ou Reviva.

Com três horários de novelas, o Reviva, perdão, Viva não consegue surpreender. A emissora – até então – tem exibido apenas novelas que já foram reprisadas pela TV Globo.

O horário da meia-noite, antes destinado às reprises de clássicos das oito, exibirá o remake "A Viagem". A escolha da novela - mais batida que bolo e mais desgastada do que pneu careca - revoltou os noveleiros de plantão. Nada contra o novelaço de Ivani Ribeiro, e sim pela escolha da emissora. Muitos, como eu, sonhavam que a sucessora de "Água Viva" seria uma novela das oito produzida – de preferência – na década de 80. Poderia até ser uma trama já reexibida pela Globo, desde que fosse antiga e não estivesse fresca na memória.  

O Viva poderia ser referência, mas não é. Tem frustrado mais do que surpreendido. Uma pena.

É engraçado o slogan da emissora: "Viva do seu jeito!". Humm.... o meu jeito vai ser assistir aos clássicos - de verdade - na Internet ou em DVD pirata! Hahahaha! E fica a dica: "A Viagem" está na íntegra em vários sites de vídeos, como o Youtube, não perca seu tempo esperando até abril.

Falando nisso...

Well, Oxente My God! A Indomada, de Aguinaldo Silva, é a provável substituta de "Anjo Mau" no Canal Viva.

O que acho disso? Um horror! Estou cansado de re-reprises, e não pretendo assisti-la. 

Além do Horizonte

Falando sério, sem deboches, o que a Globo está esperando para tirar essa novela do ar? Não deu certo e nem vai dar. Entendo que qualquer mudança no roteiro do folhetim - realizada nesse período de Natal e Ano Novo - será em vão. A história é confusa, mas a responsável pelo fracasso da novela é a própria Globo, que poderia ter estendido "Sangue Bom" até janeiro, impedindo que "Além do Horizonte" estreasse em um período atípico.

A sucessora, "Geração Brasil", tem estreia prevista para maio, o que eu duvido muito. "Além do Horizonte", com certeza, será encurtada. Antes de qualquer decisão, a Globo precisa estudar o calendário para impedir que novas estreias aconteçam entre novembro e dezembro.

Uma alternativa seria começar "Geração Brasil" em março; e a sucessora em outubro.

No mais, ficamos no aguardo do comunicado oficial da emissora sobre o destino de "Além do Traço Retumbante".

A culpa é de Malhação?

Assim como "Além do Horizonte", "Joia Rara" tem uma audiência assustadora. Com um elenco repetido (uma mistura de Cordel Encantado e Avenida Brasil), a novela tem uma história fraca e batida. O problema está nela, e não no programa que a antecede.

Há uns três anos (se não mais), o desempenho de "Malhação" é baixo, o que pode refletir nos índices das novelas das seis. No entanto, a novelinha não pode ser considerada a responsável por fracassos das 18h. Muita calma nessa hora!!!

Não preciso ir longe para sair em defesa de "Malhação" e tentar justificar a rejeição de "Joia Rara". A antecessora, "Flor do Caribe", mesmo recebendo em baixa, conseguia médias entre 21 e 26 pontos, com picos de até 30 pontos.

"Joia Rara" despencou o horário para 18 pontos, e não consegue chamar o telespectador para a frente da TV. Recebe com 18 e entrega com 20.

Entendo que a audiência de "Malhação" pode refletir no de "Joia Rara"; mas o inverso também deveria ser levado em consideração. Um fracasso às 18h pode prejudicar a novelinha teen.  Penso que audiência de televisão funcione como um efeito cascata; ou seja, um puxa o outro.

Resumindo: A culpa do fracasso de "Joia Rara" é dela mesma. Tadinha!

Copa Sulamericana

A Globo, que detém os direitos de exibição da Copa Sulamericana, exibiu apenas para o estado de São Paulo a primeira partida da final entre Ponte Preta e Lanús. É por atitudes como essas que a emissora vem perdendo a confiança do telespectador.

Quer saber, a Globo só é líder de audiência porque não tem concorrência de verdade. Infelizmente, ainda não existe uma emissora capaz de bater de frente com ela. SBT e Record, lamentavelmente, brincam de fazer televisão. Pena que a TV Tupi, TV Excelsior e Manchete faliram!

Esperança: Será que o jogo de volta, que pode dar o título ao time brasileiro, a Globo terá a dignidade de exibir em rede nacional?

Os Melhores do Ano

E chegou a hora de escolhermos os melhores do ano. A minha maior dúvida é quanto ao Melhor Ator. Dúvida não, não consigo encontrar um nome para a categoria. Sei que a grande maioria escolherá Mateus Solano. Só que, como não acompanho a novelinha das nove e do pouco que vi do trabalho dele, jamais o escolheria. Pra mim, Félix é um dos piores personagens de novela. Enfim, tentarei ser coerente em minha escolha e, provavelmente, escolherei um ator que foi presenteado com ótimos diálogos e defendeu dignamente o seu personagem, que tinha tudo para ser rejeitado.

E a melhor Novela? Estou em dúvida entre "Sangue Bom" e "Pecado Mortal". E "Flor do Caribe"? Pois bem, gostei (e muito) da novela de Walther Negrão, porém suas concorrentes, na minha visão, são melhores.

Por favor, não se antecipem, vamos falar sobre os melhores do ano no próximo tópico. Se possível, apenas comentem sobre as categorias de Melhor Ator e Melhor Novela.

Obrigado pela atenção e até a próxima. ;)



Publicidade

Comentários (69) Postar Comentário

Tiago D''Avila comentou:

Jef, a culpa do fracasso de Jóia Rara é dela mesmo , a imagem escura, tramas paralelas batidas. Em 2004, a temporada de Malhação dava 34 pontos de média e pico de 42, entrega bem para Como Uma Onda, que foi um fracasso na época que deu 26, fica a conclusão é que o produto não agrada


Jeferson Cardoso respondeu:

Concordo. ;)


David Lima comentou:

Olá Jeferson, quando você irá falar do Vale a Pena Ver de Novo? Estou ansioso em saber se é mesmo Caras & Bocas que vai substituir O Cravo e a Rosa. Abraços.


Jeferson Cardoso respondeu:

Oi David, só vou falar sobre quando sair o comunicado oficial da Globo. Sabemos que tem três opções: Páginas, Cobras & Lagartos e Caras e Bocas. As duas primeiras foram vetadas pelo MJ.


Fernando Leivas comentou:

Sou um telespectador de "Além do Horizonte", e acho claro que a novela não a melhor novela que já teve no horário das 7, mas falando francamente, inventa de avaliar as 3 novelas inéditas da globo, ela é a melhor, gostei muito da trama, e acho claro que a globo, não é louca de fazer que nem o sbt e cancelar a novela assim do nada, mas não acho justo encurtar toda uma novela, por conta da audiência. A alta cúpula da globo leu a sinopse para poder aprovar, certo? sabia que a história era assim, agora eu acho que deve aguentar as consequências, por que telespectador que sinceramente ficarão decepcionados, com qualquer atitude que a globo venha tomar.


Jeferson Cardoso respondeu:

Estão colhendo o que plantaram. Rsrsrsrsrs


vagner comentou:

Sou fã de A Indomada!! Que volte logo!!!

Antonio Roland de Brito comentou:

José do Egito foi uma das melhores atrações do ano , Jéferson ! Merece reconhecimento .


Jeferson Cardoso respondeu:

Com certeza, muito bem produzida.


val comentou:

jef sobre as reprises das novelas do canal viva sinceramente nao perco as novelas que reprisam, mas o canal ta deixando a desejar com re-reprises, eu acho que a produção nao quer e ter trabalho com novelas dos anos oitenta porque nao reprisam Roda de fogo,louco amor,selva de pedra ( 86 ),dancin days,mandala,o salvador da patria ou tieta no horario da meia noite e a tarde fica a viagem,a gata comeu,cambalacho,vereda tropical,brega e chique hum seria um maximo rever,mas eles insistem em reprisar novelas dos anos 90 que a globo ja passou varias vezes no VPVN ninguem merece.Espero que o canal reveja essa questao afinal de contas pagamos e queremos ver classicos e nao re-reprises ne verdade?Sobre alem do horizonte acredito que a globo perdeu mesmo a essencia de como fazer um bom novelao.Aprovando sinopse toscas,sem contar com o elenco insuportavel sem simpatia nenhuma com o telespectador,a direção,iluminação,abertura ainda da pra aproveitar ja o resto e aguardar o termino mesmo ate abril fazer o que ne.

Camila comentou:

Aiii, fiquei megaa ultra feliz em saber que A Indomada voltará!! Sempre quis vê-la novamente. Amo essa novela.
Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque de novoo.... Eva Wilma arrasou.


Jeferson Cardoso respondeu:

Camila, calma. Rsrsrs. Não estou afirmando que a novela será reprisada. Disse que é a mais provável. Com a rejeição de A Viagem às 0h, alguma coisa pode mudar. Vamos aguardar! Rsrsrss


André Moreno comentou:

Melhor Ator: Marcos Pigossi
Melhor Novela: Sangue Bom ( Pq não tem outra melhor rs)
Jeff Além do Horizonte deve ser encurtada logo, pq jaja cai pra 10 pontos e a Globo vai penar pra subir, coitada de Geração Brasil!


Jeferson Cardoso respondeu:

10 pontos? É o Carrossel/Chiquititas da Globo?


Lucas comentou:

quanto a melhor novela entre sangue bom e flor do caribe,acho flor muito melhor..uma novela otima,mas opinião é opinião,quanto melhor ator conserteza vou eleger o grande ator mateus solano,felix o melhor personagem do ano,mas como sei sua opinião sobre a novela,mas não foi só ele que arrazou esse ano,jeff voce pode escolher entre atores que arrazaram esse ano,marco pigossi que defendeu muito bem o bento,e sergio mamberte que brilhou como grande vilão dionisio,com uma historia original sobre guerra mundial,ele arrazou com cenas imocionantes,e com um texto otimo sem duvida era um dos melhores personagens da novela.....
já eu acho que vou ser unico diferente de todos quanto a escolha da melhor novela kkkkkkkkkk..pra mim a novela do ano é o profeta,assisti ela pela primeira vez esse ano no vpvdn e adorei,novelão fantastico,pra mim é a melhor que assisti esse ano....
jeff só mas uma pergunta ,uma curiosidade,porque voce não faz mas enquetes no oplanetatv para escolher os melhores do ano,como voce fazia no ano retrasado e deixou de fazer o ano passado...


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, optei por não fazer enquetes porque os resultados não estavam sendo coerentes. Os fãs do SBT estavam usando "robôs" que burlavam as pesquisas. Então optei por usar o Curtas & Quentes para interagir sobre isso com os leitores.


Thiago comentou:

Félix é uma porcaria de personagem. Exageraaaaaaado, sem graça. Ele vendendo hot dog com a camisa amarrada mostrando o umbigo foi mais constrangedor que zorra total. Melhor ator do ano: Marco Pigossi.
Ah, Vinícius Tardio tbém merecia o prêmio, ops, brincadeira kkkk.
Ansioso pra ver a média de pontos que terá além do horizonte na semana natalina, 11 pontos?


Jeferson Cardoso respondeu:

Não sou fã de Solano, mas ele não é um ator ruim. É mediano. Ele, infelizmente, tem tido um azar de pegar uns textos que só Santa Clara na causa. Rsrsrsrs


Veja também

Publicidade