O Planeta TV

Canal Viva aposta em re-reprises e decepciona noveleiros de plantão

E mais: "A Indomada" pode substituir "Anjo Mau".

Por: Jeferson Cardoso

O Canal Viva era (ou ainda é) a esperança de muitos noveleiros, como eu. A emissora, no entanto, não está fazendo jus ao seu nome. Está mais para Morta ou Reviva.

Com três horários de novelas, o Reviva, perdão, Viva não consegue surpreender. A emissora – até então – tem exibido apenas novelas que já foram reprisadas pela TV Globo.

O horário da meia-noite, antes destinado às reprises de clássicos das oito, exibirá o remake "A Viagem". A escolha da novela - mais batida que bolo e mais desgastada do que pneu careca - revoltou os noveleiros de plantão. Nada contra o novelaço de Ivani Ribeiro, e sim pela escolha da emissora. Muitos, como eu, sonhavam que a sucessora de "Água Viva" seria uma novela das oito produzida – de preferência – na década de 80. Poderia até ser uma trama já reexibida pela Globo, desde que fosse antiga e não estivesse fresca na memória.  

O Viva poderia ser referência, mas não é. Tem frustrado mais do que surpreendido. Uma pena.

É engraçado o slogan da emissora: "Viva do seu jeito!". Humm.... o meu jeito vai ser assistir aos clássicos - de verdade - na Internet ou em DVD pirata! Hahahaha! E fica a dica: "A Viagem" está na íntegra em vários sites de vídeos, como o Youtube, não perca seu tempo esperando até abril.

Falando nisso...

Well, Oxente My God! A Indomada, de Aguinaldo Silva, é a provável substituta de "Anjo Mau" no Canal Viva.

O que acho disso? Um horror! Estou cansado de re-reprises, e não pretendo assisti-la. 

Além do Horizonte

Falando sério, sem deboches, o que a Globo está esperando para tirar essa novela do ar? Não deu certo e nem vai dar. Entendo que qualquer mudança no roteiro do folhetim - realizada nesse período de Natal e Ano Novo - será em vão. A história é confusa, mas a responsável pelo fracasso da novela é a própria Globo, que poderia ter estendido "Sangue Bom" até janeiro, impedindo que "Além do Horizonte" estreasse em um período atípico.

A sucessora, "Geração Brasil", tem estreia prevista para maio, o que eu duvido muito. "Além do Horizonte", com certeza, será encurtada. Antes de qualquer decisão, a Globo precisa estudar o calendário para impedir que novas estreias aconteçam entre novembro e dezembro.

Uma alternativa seria começar "Geração Brasil" em março; e a sucessora em outubro.

No mais, ficamos no aguardo do comunicado oficial da emissora sobre o destino de "Além do Traço Retumbante".

A culpa é de Malhação?

Assim como "Além do Horizonte", "Joia Rara" tem uma audiência assustadora. Com um elenco repetido (uma mistura de Cordel Encantado e Avenida Brasil), a novela tem uma história fraca e batida. O problema está nela, e não no programa que a antecede.

Há uns três anos (se não mais), o desempenho de "Malhação" é baixo, o que pode refletir nos índices das novelas das seis. No entanto, a novelinha não pode ser considerada a responsável por fracassos das 18h. Muita calma nessa hora!!!

Não preciso ir longe para sair em defesa de "Malhação" e tentar justificar a rejeição de "Joia Rara". A antecessora, "Flor do Caribe", mesmo recebendo em baixa, conseguia médias entre 21 e 26 pontos, com picos de até 30 pontos.

"Joia Rara" despencou o horário para 18 pontos, e não consegue chamar o telespectador para a frente da TV. Recebe com 18 e entrega com 20.

Entendo que a audiência de "Malhação" pode refletir no de "Joia Rara"; mas o inverso também deveria ser levado em consideração. Um fracasso às 18h pode prejudicar a novelinha teen.  Penso que audiência de televisão funcione como um efeito cascata; ou seja, um puxa o outro.

Resumindo: A culpa do fracasso de "Joia Rara" é dela mesma. Tadinha!

Copa Sulamericana

A Globo, que detém os direitos de exibição da Copa Sulamericana, exibiu apenas para o estado de São Paulo a primeira partida da final entre Ponte Preta e Lanús. É por atitudes como essas que a emissora vem perdendo a confiança do telespectador.

Quer saber, a Globo só é líder de audiência porque não tem concorrência de verdade. Infelizmente, ainda não existe uma emissora capaz de bater de frente com ela. SBT e Record, lamentavelmente, brincam de fazer televisão. Pena que a TV Tupi, TV Excelsior e Manchete faliram!

Esperança: Será que o jogo de volta, que pode dar o título ao time brasileiro, a Globo terá a dignidade de exibir em rede nacional?

Os Melhores do Ano

E chegou a hora de escolhermos os melhores do ano. A minha maior dúvida é quanto ao Melhor Ator. Dúvida não, não consigo encontrar um nome para a categoria. Sei que a grande maioria escolherá Mateus Solano. Só que, como não acompanho a novelinha das nove e do pouco que vi do trabalho dele, jamais o escolheria. Pra mim, Félix é um dos piores personagens de novela. Enfim, tentarei ser coerente em minha escolha e, provavelmente, escolherei um ator que foi presenteado com ótimos diálogos e defendeu dignamente o seu personagem, que tinha tudo para ser rejeitado.

E a melhor Novela? Estou em dúvida entre "Sangue Bom" e "Pecado Mortal". E "Flor do Caribe"? Pois bem, gostei (e muito) da novela de Walther Negrão, porém suas concorrentes, na minha visão, são melhores.

Por favor, não se antecipem, vamos falar sobre os melhores do ano no próximo tópico. Se possível, apenas comentem sobre as categorias de Melhor Ator e Melhor Novela.

Obrigado pela atenção e até a próxima. ;)


Deixe o seu comentário