O Planeta TV

As estreias de "Amor à Vida" e "Dona Xepa"!

Comente sobre as estreias das novas novelas da Globo e Record.

Por: Jeferson Cardoso

O primeiro capítulo de "Amor à Vida" tinha tudo para ser uma obra prima. Só não foi porque precisou fincar os pés nos chão.

A estreia foi ágil, emocionante, envolvente, mas, em alguns momentos, parecia um dramalhão mexicano. Explico. Nada contra as tramas mexicanas, no entanto, Walcyr Carrasco foi além da imaginação.

Não convenceu a forma como a mocinha se apaixonou pelo hippie. Como abrir mão da família para ficar com um cara que acabara de conhecer? Talvez pelo fato de dar a vida ao personagem mais surreal, Juliano Cazarré não estava bem. As frases românticas ditas por ele soaram falsas e superficiais. Sua atuação, no entanto, foi salva no momento da prisão. Ali, com um perfil mais definido, o ator mostrou porque é um dos protagonistas do folhetim.

Se não bastasse um amor surreal, Walcyr Carrasco ainda brindou os telespectadores com algumas gafes.  Se a personagem de Gabriela Duarte sofria de pressão alta por que teve parto normal?  Como Paloma conseguiu esconder a gravidez da família por tanto tempo, sendo descoberta apenas quando iria fugir de casa? A mocinha dá a luz num banheiro; Félix chega e, num passe de mágica, desaparece com a criança. Ele não foi visto por nenhum cristão!!!

Outra gafe, acredito eu, apenas um deslize, na primeira cena. O pai parabeniza a filha por ter passado na faculdade de medicina somente quando chega a Machu Picchu. Por que não fizera antes?

No segundo capítulo, o personagem de Malvino Salvador, para justificar a troca de bebês, diz à família que sua mulher esperava por gêmeos. Ôh my God, diria Altiva de "A Indomada"!

A abertura, bonitinha até, precisou de vida, cores vivas! A música-tema, na voz de Daniel, também não empolga. Um porre!

Apesar dos tropeços, Carrasco estreou com o pé direito no horário nobre, com uma excelente audiência, de 35 pontos. "Amor à Vida" tem os principais ingredientes (romance, drama, e vilões) para ser um grande sucesso.

Não sabemos se Walcyr Carrasco, assim como João Emanuel Carneiro e Aguinaldo Silva, conseguirá atingir os sonhados 40 pontos, mas uma coisa é notável: a vontade dele é imensa. Isso é tudo.

No aguardo da segunda fase, com novos dramas e polêmicas e, se Deus quiser, uma comédia agradável e divertida.

Em resumo, a análise dos primeiros capítulos de "Amor à Vida":

Destaques: Susana Vieira, Paola Oliveira, Mateus Solano, Malvino Salvador

Decepções: música-tema de abertura; romance e gafes surreais.

Nota (dos dois primeiros capítulos): 8

A estreia de Dona Xepa

Epa, epa, epa como é chata a Dona Xepa. Brincadeira à parte, adorei a nova novela da Record, com exceção da personagem principal. Acho que Ângela Leal não passa a emoção que a personagem precisa. Ela também não é boa de comédia. Apenas acho. Espero ser convencido a mudar de opinião no decorrer da trama.

A estreia foi caprichada, com uma boa narrativa, lindas imagens, e trilha sonora impecável. Gustavo Reiz e sua equipe de colaboradores apresentaram um texto simples, porém objetivo. De cara arrancou risadas, e despertou o interesse em acompanhar os próximos capítulos.

No quesito audiência, "Dona Xepa" marcou 9 pontos, com picos de 10. Uma ótima audiência, porque não é fácil substituir "Balacobaco", que considero uma das piores novelas já produzidas pela Record.

"Dona Xepa" pode não ser um fenômeno de audiência, mas se manter a qualidade (e ritmo) do capítulo de estreia, com certeza, será um novelão.

Por enquanto é isso. É muito cedo para uma conclusão. No aguardo dos próximos capítulos.

Em resumo, a análise do primeiro capítulo de "Dona Xepa":

Destaques: Thais Fersoza, Luiza Tomé, Castrinho, Arthur Aguiar, Marcio Kieling

Decepções: música-tema de abertura; cenários reutilizados da novela "Rebelde"

Nota: 7



Publicidade

Comentários (48) Postar Comentário

Camila comentou:

Jeff, ameei Amor a Vida, apesar das gafes que voce comentou rsrsrs...
realmente, acho que ninguem deixou passar desapercebido. Enfim, mas vou discordar de ti com relação ao Juliano Cazarré, eu adorei a interpretação dele. Assim como o Mateus Solano, ele tá exceleeente... já soltei muuuita risada nesses 2 capítulos com ele dando pinta. O que foi ele olhando pro cazarré hoje de cima abaixo de cueca? Fora outras tiradas ótimas. Já comecei a amando/odiando o vilão.
Achei a fotografia da novela maravilhosa, as cenas de macchu pichu arrancaram suspiros.
A abertura eu também achei super frustrante. Será que eu vou aguentar escutar o Daniel esguelando por 7 meses??

Mas hein? E o final de Salve Jorge? O que foi aquilo Jeff?? kkkkkkkkk
Final mais sem graça FOREVER!! A invasão da boate não teve graça nenhuma, nao teve emoção alguma. Gente!!! Considero apenas pelo fato da ausencia de surpresas, já que todos sabiam o final e o que ia acontecer com os vilões.

Enfim, acho que Amor a Vida promete! Eu to super empolgada. Aguardando a segunda fase.

Pedro Henrique Gomes comentou:

Muito bom o primeiro capítulo de Amor à Vida, só que foi de espantar a cena do parto da personagem de Gabriela Duarte. Mas quem sabe a Dr. Glauce, não fez aquilo já pensando nas consequência? A médica é apaixonada pelo Bruno, e podia muito bem acabar com a vida da mulher pra ficar com o mocinho? Destaco muito o Félix, muito bom um vilão sarcástico, cansado de vilões ala Lívia Marine. Confesso que não curto a interpretação de Mateus Solano, e talvez seja a hora de mudar de ideia! Nota: 8,5.

Agradável a estréia de Dona Xepa. Ótima a interpretação de Thaís Fersoza, pelo que eu vi a vilã Rosália vai levar a novela nas costas; porque se depender da Xepa de Ângela Leal... Pelo amor de Deus, me desculpe, foi horrível ver a atriz sendo a protagonista. Talvez o erro da Record foi tentar colocar uma atriz parecida com Yara Cortes e não uma atriz que tenha talento. Outro fato de morrer foi o cenário de Rebelde, que horrível aquela escada da escola sendo a sala da mansão da Angelina Muniz. Nota: 7.

Abraço!

Luigi comentou:

Como Walcyr sermpre falou, novela é para contar história,não para informar a realidade, pelas outras novelas dele, até que não está tão surreal assim...
Malvino como sempre, precisará tirar a camisa se quiser se destacar, foi até bem, mas foi exagerado demais na ''sena'' (by Xuxa) do choro, não precisava.....Paola se saiu bem, mesmo não mostrando muito a que veio nesse capítulos...Susana reencarnando Branca Letícia...e o destaque vai para Solano, para um vilão bissexual (dizem que era gay, mas teve uma noite de amor quente com a Edith - Barbara Paz)...tiradas ótimas, até me fez rir os comentários acidos dele...um novelão,tem tudo para ser sucesso.....

Outra coisa, saiu alguma novidade sobre Páginas da Vida, será realmente que dessa vez sai a reprise, ou vão botar outra novela insossa das 18/19hs????


Jeferson Cardoso respondeu:

Há boatos de que Cobras & Lagatos entrou no páreo. Não sei se é verdade; estou sabendo apenas de Páginas da Vida.



Camila respondeu:

hmmm, comecei a gostar. Paginas e Cobras brigando?? Adorei as duas,. Tomara que seja uma dessas ne? Ninguem merece mais uma novelinha agua com açúcar no Vale a pena.


Adm Wesley Morais comentou:

Eu também reparei este mesmo erro como pode uma mulher que teve uma gravidez de risco e sofria de pressão alta por que teve parto normal? e como uma filha de médicos podem conseguir esconder dos próprios pais sua gravidez morando na mesma casa...


Jeferson Cardoso respondeu:

Coisas de novela. É até normal, só não pode exagerar muito, se não o povo não leva tão a sério. Rsrsrsrsrs.


Danilo comentou:

Gostei da estréia de amor a vida, foi ágil e emocionante ao mesmo tempo. Mas concordo com você Jeff, realmente alguns acontecimentos não convenceram. Mas é novela. Com relação a audiência esperava mais, a novela merecia ter dado 40 pontos, mas vamos aguardar. Se fosse na contagem mais antiga do ibope quanto mais ou menos amor a vida teria marcado jeff?
Quanto a sangue bom, também não entendo a audiência tão baixa, a novela é boa. Claro não se compara a ti ti ti, mas merecia estar com pelo menos 28 pontos.
Abraço Jeff


Jeferson Cardoso respondeu:

Danilo, é impossível uma novela começar com 40 pontos. Isso é coisa do passado. As médias de sábados são terríveis, o que abalada toda a média semanal. Se daqui uns dias alcançar 37/38, pode soltar fogos! Rsrsrs


Silvio comentou:

Adorei o primeiro capítulo de Amor à Vida, Mateus Solano tá surpreendendo, assim como Paola que achava chata e sem graça, mostra segurança, Bárbara Paz também tá segurando bem, agora e o Malvino Salvador? até quando vão dizer que aquele cara é ator pelo amor, hein...do mais do adorando a novela, que até agora só mostrou no núcleo central, o que era pra ter acontecido com Sangue Bom, mas quero que chegue semana que vem pra ver as outras tramas desse novelão


Jeferson Cardoso respondeu:

Silvio, não acho que Solano esteja perfeito, mas está bem. Ele, às vezes, foge do tom do personagem. Fica muito superficial.


Gabriel comentou:

Concordo em tudo em relação a essa trama do Walcyr, essa música de abertura é uó, piegas demais, bem ao estilo dele. Aposto em uma média de 33 pontos pra essa novela.
Em relação a dona xepa, eu odeio a record, mas num é que eu gostei da novela. Só acho que Gustavo Reis poderia dar um pouco mais de nitroglicerina à trama, por exemplo: terminou na personagem da Thais pensando "esse cara vai ser meu" (isso é tão clichê e tão demodê nas novelas de hoje) poderia ter terminado já com um plano em ação dela pra acabar com o casamento do marcio kieling.

Em "amor a vida" estou gostando do Félix e to ansioso pra ver a Tatá.

Jhonatan comentou:

poxa só isso !? nem comentou o final de SJ.

Emfim. Eu amei a estréia de Amor à Vida, em relação as falhas achei necessárias para a história. O parto ser normal é pq eles eram pobres e não tinham dinheiro pra pagar a cesária. a mãe dele já tinha conseguido que ela tivesse a criança no hospital, conseguir cesária é demais né! e outra, ela morrer por cesária ñ teria graça. Félix fugindo com o bebê teve explicação sim, teve uma briga, todos focaram na briga e nem o dono do bar ficou no balcão, portanto não viram ele fugindo com a bebê.
Mais uma que eu achei meio sem explicação, mais aceitei por ser novela, é pq a mulher que fez o parto de Paloma tinha uma tesoura na bolsa, o esqueiro tudo bem, ela pode fumar, agora tesoura? era pra que? ia cortar unha no ônibus!? mais é novela então... tbm ñ gostei do Ninho no início só depois que ele foi preso. Morri de rir com o Félix. Como não amar odiar o vilão das nove k! Enquanto eles terem se apaixonado rápido, ñ tinha como num capítulo explicar tanta coisa. todo mundo não aceita amor à primeira vista numa novela das 18:00 então! Dona Xepa ñ vi, dormi haha. vou ver pela net.


Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge? Acredito que já havia falado tudo sobre esta novela. É coisa do passado. Rsrsrs. Bom, quanto aos meus questionamentos sobre as gafes, tenho certeza de que muitos também os fizeram. A explicação da morte do bebê foi, no mínimo, hilária: "eram gemeos"! Hahahahahahaha. Está divertido!



Freddy Silva respondeu:

ENFIM... não tem dois M. Fica a dica.


Admirador do JEC e WC comentou:

Mais um vez discordo muito de você.
O primeiro capítulo de Amor à Vida foi sensacional. Nota: 9,5. Ágil, e não foi enrolação. Se fosse com outros autores (Manoel, Aguinaldo.... e companhia), o que foi apresentado no primeiro dia demoraria uma semana. Só não dei nota máxima pela frase dita por Malvino no final do capítulo, que destoou do contexto. Mas no geral, foi perfeito esse capítulo, apesar de ser looooooooongo. Cenas maravilhosas, dignas de cinema.
O segundo capítulo foi ainda melhor. Nota: 10,0. O drama está ótimo e o autor explorou muito bem em cada cena. Até a comédia apareceu com diversas frases hilárias do vilão Félix.
Destaque absoluto para Mateus Solano. Impecável. Nota : 10,0. Já ganhou as redes sociais, no twitter só dá ele. Será o Carminha de cuecas. adoroooooooooo
A abertura pareceu chata no primeiro dia, mas no segundo capítulo já me acostumei. Nota: 9,0. Daniel, com seu romantismo, consegue passar a letra.
Enfim, aos poucos vou comentando aqui, mas sinto que mais uma vez veremos o Jefinho exaltar os erros ao invés de reconhecer a a genialidade do autor fantástico que é o WC.
Foi assim com JEC, e já vejo isso novamente com WC. Realmente, é uma pena ele só reconhecer o trabalho de AS.
E se vocês perceberam, agora sou admirador do WC também e vou defender a trama dele aqui. Mas também criticar quando for preciso.
OK darlingsssssssssssss?

MTvasco comentou:

Amor a Vida é um novelão de primeira que até parece um filme e as pessoas assim como você Jefferson só da olhar para os erros e não vê a historia linda apresentada na novela que é o principal motivo pra ligar a TV e assistir 200 capitulos toda noite.. :) acho que pra você só tem erros na televisão não vejo um acerto vindo dos seus comentários

Veja também

Publicidade