O Planeta TV

Após fracasso de Em Família, Globo espera reerguer seu Império

A emissora aposta em Aguinaldo Silva para recuperar preciosos pontos de audiência.

Por: Jeferson Cardoso

Algumas pessoas estão comentando que Império é um remake de Suave Veneno. Há semelhanças, mas não vejo como adaptação. Talvez seja uma homenagem do autor ou uma tentativa de corrigir o que deu errado. Enfim, o que importa na verdade é que Aguinaldo Silva vem com uma novela inédita. Ele promete um novelão alucinante. Se será ou não, só saberemos após as exibições dos 200 capítulos previstos.

Chay Suede e Adriana Birolli ensaiam cena de Falso Brilhante. Foto: Divulgação

Na verdade, não existe novela inédita. Todas são colchas de retalhos. Só muda a forma de contar. De Império (título definitivo), espero apenas que não lembre em nada Fina Estampa. E, que as vilãs, Maria Marta (Lília Cabral) e Cora (Drica Moraes) sejam memoráveis como Altiva, de A Indomada; Pérpetua, de Tieta; e Nazaré, de Senhora do Destino.

Em Família

Há algum tempo, Manoel Carlos avisa que não quer mais escrever novelas, e que gostaria de se dedicar as obras mais curtas, minisséries. Fez um ótimo trabalho em Maysa. Depois disso...

Maneco substituiria Salve Jorge, de Gloria Perez. Com problemas pessoais, ele pediu para que a Globo adiasse a estreia de sua novela. O pedido foi acatado e Walcyr Carrasco assumiu o seu lugar. O desejo (de escrever minissérie) do autor, no entanto, foi ignorado.

Sem força de vontade, e com a obrigação de entregar seis capítulos por semana, Maneco escreve a sua pior novela. Em família é um marasmo, um tédio, uma vergonha!    

O estilo de Maneco é o mesmo. Ele só não tem o mesmo tesão de antigamente. Uma pena, pois o seu texto ainda é um dos melhores da teledramaturgia.

Em Família, a um mês de seu término, acumula uma média de 29 pontos. São seis pontos a menos que Amor à Vida. Deve terminar em 30 pontos. Nunca na história da TV Globo...  Essa novela fez um grande estrago no horário nobre. O público fugiu, foi para TV paga. Se já era difícil se aproximar dos 40 pontos, agora então... Maneco tem sua parcela de culpa, mas a responsabilidade maior é de Manoel Martins e Carlos Henrique Schroder, que decidiram colocar no ar uma novela sem alma, sem espírito, ou seja, morta.

Império, certamente, recuperará alguns preciosos pontos de audiência. Pode até surpreender, e espero que surpreenda, mas acho que isso não acontecerá de imediato. Em Família deixará uma cicatriz muito grande.  Na Globo, a expectativa é de que Aguinaldo Silva recupere o 35 pontos.

A falta de um antagonista

Continuo empolgado com Vitória, mas com uma pulga atrás da orelha. A novela segue com núcleos paralelos vagos, sem relação com a história central. A saída de Dado Dolabella prejudicou a história do casal de protagonistas. Sem um antagonista, o romance de Diana e Artur está sem graça. A mocinha também é ingênua. Depois de se apaixonar perdidamente em questão de horas, a joqueta acredita que seu amado seja a pessoa mais correta desse mundo. Sabe de nada, inocente. O núcleo de neonazista é interessante. Priscila (Juliana Silveira) e Paulão (Marcos Pitombo) são ótimos personagens, e seria interessante que esses vilões se aproximassem dos protagonistas. Estou sendo exigente. Sim, sou um telespectador chato. É começo de novela, vamos dar tempo ao tempo. Que não demore muito.

A Record cutucou a Globo, e debochou da novela de Manoel Carlos. O tiro, no entanto, saiu pela culatra. No Ibope, Vitória tem uma média sete pontos. São dois pontos a mais que Pecado Mortal, mas não tirou nenhum décimo de audiência da novela da Globo.

A realidade da Record é outra, e ser vice-líder já é uma vitória para essa novela da Record.  Os primeiros capítulos foram bons, e Vitória merece ser vista. Que sua audiência seja ascendente ou pelo menos estável.

Nesta segunda-feira, 9, Vitória começou a ser exibida com intervalos comerciais. O último bloco, no entanto, é perda de tempo. Depois de intermináveis seis minutos de merchandising, o público se depara com cenas do próximo capítulo. Pode isso?

Loucura, loucura

Como noveleiro, estou preocupado com as próximas novelas das sete. Na verdade, há algum estou decepcionado com essa faixa.  Desde Cheias de Charme, com a exceção de Sangue Bom, não acompanhamos uma novela que preste.

Guerra dos Sexos e Além do Horizonte foram decepções, e Geração Brasil não me convence. Dessas três, a que melhor se enquadrou para o horário foi o remake de Silvio de Abreu, que era uma novela convencional, mas com humor tradicional. É isso que faixa pede.

Uma novela das sete pode ter os principais ingredientes de um folhetim, mas se não tiver humor, não emplaca. E não é qualquer tipo de humor. É preciso também acertar na escalação. O personagem pode ser engraçado, mas se o ator não convencer...  Geração Brasil peca nesse sentindo.  Decidiram repetir o elenco de Cheias de Charme, e prejudicaram até Claudia Abreu. Tecnologias à parte, essa novela das sete é sem sal, sem graça.

O que o futuro nos reserva? Vem aí Alto Astral e Lady Marizete (sim, isso é nome de novela). O texto de Daniel Ortiz, com supervisão de Silvio de Abreu, pode até ser agradável para as 19h, mas Alcides Nogueira é um muito arriscado. A Globo quer superar o recorde negativo de Além do Horizonte? Como assim? Alcides ganhou o Emmy com O Astro! E daí? Uma coisa é minissérie, outra coisa é novela. São narrativas diferentes. Alcides deveria continuar na faixa das 18h, com uma trama rural – que era de seu desejo.

A melhor novela

Sou muito apegado à audiência, não deveria já que sou apenas um telespectador, mas não deixo esse vício me consumir. Tanto que, mesmo sendo um fracasso, adoro Meu Pedacinho de Chão. Pra mim, ainda é a melhor novela em exibição.  Osmar Prado, Juliana Paes e Geytsa Garcia, a Pituquinha, estão de parabéns, com atuações impecáveis. Pena que esses atores serão indicados para a categoria de coadjuvantes.

Preparem os ouvidos

A diretora Amora Mautner está voltando. Ela será a responsável pela direção da próxima novela de João Emanuel Carneiro. Preparem os ouvidos para a gritaria e para os personagens falando todos ao mesmo tempo.

Os berros deram certos (porque deu audiência) em Avenida Brasil, mas não funcionaram em Joia Rara. Particularmente, detesto gritaria, a sobreposição de vozes, cacos, improvisos. Fica feio até no teatro.

Falando na diretora, ela já começou a convidar os seus queridinhos. Cacau Protásio é nome garantido. Essa tem fôlego, e deve fazer parte do núcleo dos "vuvuzelas".

Sei que não adianta ficar se lamentando, mas... Globo, por favor, deixa Ricardo Waddington com o Gênio João Emanuel Carneiro. Obrigado.

Cobras & Lagartos

Em agosto, provavelmente, no dia 11, a Globo estreia a tão esperada reprise de Cobras & Largatos. Um novelaço de João Emanuel Carneiro, de estilo – muito – mexicano.

Infelizmente, devido à censura, assistiremos a uma reprise limitada, com muitos cortes. Mas que valerá a pena ver de novo.

Aguardo ansioso pela estreia.

Falando nisso...

De Ivani Ribeiro, A Gata Comeu, de 1985, deve ser a nova aposta do Canal Viva. Antes, no dia 7 de julho, a emissora estreia A Viagem, de 1994, também escrita pela maravilhosa e inesquecível autora.

Quando acaba?

Falam que a reprise de Dancin Days no Canal Viva é uma versão da Globo Internacional. Os cortes são grotescos, e nem assim dá agilidade à trama. Alguém sabe quando acaba esse pesadelo? Pensa numa novela ruim... Saudade de Água Viva, que era lenta – mas prazerosa de assistir.

O novo TV Fama

O Domingo Espetacular, o TV Fama da Record, vem explorando a vida das celebridades. A revista eletrônica – que já foi excelente – hoje é uma vergonha alheia. São quatro horas de exibição e apenas duas dedicadas ao jornalismo.

A audiência desse programa só não impressiona porque tem como concorrente o Fantástico, que também perdeu muita qualidade.

Copa do Mundo

Com a transmissão da Copa do Mundo FIFA de 2014, a TV Brasileira – nos jogos da Seleção Brasileira de Futebol - deve atingir uma audiência histórica.

A TV Globo – emissora oficial do evento – só não alcançará números extraordinários porque não está sozinha. Band e SporTV, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports e BandSports, graças a Santa Clara, são algumas das alternativas para os telespectadores. Sem a narração de Luciano do Valle na Band, serei telespectador do SporTV.

Na TV aberta, a Globo deve, facilmente, beirar a casa dos 50/55 pontos. Será?

Nossa Seleção não empolga, mas no futebol nem sempre o melhor ganha. Mesmo que não jogue bem, o importante é vencer.  Vamos ser Hexacampeão! Temos que ser otimistas! Rsrsrs



Comentários (44) Postar Comentário

Alan Medeiros Otani comentou:

Cobras e Lagartos vai dar mais que Malhação, Boogie e Geração... Tenho CERTEZA disso!!!


Jeferson Cardoso respondeu:

Alan, será? Acho que deve alcançar uma média geral de 16 pontos... Se bem que Malhação raramente passa dos 14. Rsrsrs


Thiago comentou:

- Se o Aguinaldo trazer novamente uma Maria Regina, já valerá toda a novela.
- Uma novela do Manoel Carlos já era de pressupor que não teria audiência, a narrativa é muito lenta e o público já não é mais o mesmo.
- Geração Brasil é a única novela que acompanho no momento, e é muito boa. Não vejo erro de escalação. Mas, concordo com o fato da repetição de elenco.
- Meu Pedacinho de Chão é fantástica (não acompanho, mais vejo alguns pedaços) é lamentável ter a audiência que tem, merecia muito, muito mais. Assim como Geração Brasil.
- Muito feliz e empolgado com a parceria da Amaura e do João Emanuel.
A copa do mundo vai nos mostrar e fazer entender a audiência atual da TV aberta! O público sumiu da TV aberta, as novelas e programas estão com baixa audiência pois comparamos com os números antigos. Acredito que um jogo do Brasil dará no máximo 40 pontos. E 40 pontos para um jogo do Brasil, se comparado a edições anteriores da copa é uma grande queda. E isso comprovará que uma novela das 9 que dá 35 pontos é um grande sucesso e aquelas que chegam aos 39 são fenômenos. Logo as médias hoje das novelas deveriam ser consideradas como (33 às 21h; 23 às 19h e 18 às 18h


Jeferson Cardoso respondeu:

Thiago, os Amistosos alcançaram 32 de pico.... Talvez, na Copa, nos jogos da Seleção, a Globo alcance médias entre 45/48 e picos de 50/55. Ou mais. =)



Thiago Serpa respondeu:

Eu disse que daria no máximo 40. Vocês olham os números do ibope e esquecem que as coisas mudam rápido, que os números de 2014 não podem ser comparados com o de 2012.


Thiago Hideki comentou:

Eu não gostei da sinopse de Império, achei muito simples, tudo muito básico, me decepcionei com Fina Estampa, quando parecia que ia dar uma reviravolta com Griselda mudando de personalidade para confrontar Tereza Cristina, ele prefere terminar a novela com a história em círculos. Espero por Babilônia e Sete Vidas de Lícia Manzo só o ano q vem.


Jeferson Cardoso respondeu:

E O Rebu? Promete ser um novelão, se a Globo não estragar com suas inovações tecnológicas.



Thiago Hideki da Silva respondeu:

Não gostei do final de Amores Roubados, ele tirou toda a idéia do livro que era a mocinha ser emparedada e virar um lenda. Ele modifica muito as adaptações, eu esperava ansioso por um remake de O Rebu, mas não pelas mãos dele.


Lucas comentou:

geração brasil:se isso for novela,tenha dó...que novela idiota,tonta.não tem historia,personagens tontos,sem graça,atuaçoes forçadas..conclusão..uma das piores novelas do horario..chata pacas..cade os autores que escreveram cheias de charme ??
meu pedaçinho de chão:novelinha encantadora,texto impecavel,adoro..
em familia:assisto de vez em quando,é agradavel,o texto é otimo,mas é mais lenta que um burru,não aconteceu nada desde que estreio,maneco aposta em cenas longas cansativas,e em personagens que todo o publico odeiam,quem aguenta bruna marquezine,atriz pessima,e a personagem ridicula,fora os outros tantos da lista...destaque apenas para reynaldo gianecchini,que esta arrazando com o drama do cadu(que ja chegou ao fim tambem)..
proxima novela do joao emanuel carneiro:não gosto do estilo desse autor,suas novelas são muito exageradas,e tem nucleos paralelos terriveis,a unica esseçao foi a favorita que foi incrivil,cobras e lagartos era sem noção,da cor do pecado tinha um nucleo central fantastico,mas os paralelos terriveis,e avenida brasil,foi chata pacas,era muito exagerada,personagens vulgares que gritavam a novela inteira,texto cafona,e muita enrolação..
vpvdn:amo caras e bocas,novelão,texto incrivel,e historia genial,o jeito que walcyr conduz a trama é simplesmente incrivel,uma mistura de drama e comedia..novelão..agora vira cobras e lagartos,não gosto dessa novela,é muito exagerada,e sem noção..preferia cama de gato..
Imperio:essa promete,a sonopse é otima,o elenco idem,tem tudo para ser um novelão..fora que apostara nos atores da nova geração:daniel rocha,marina ruy barbosa,adriana birolli,rafael cardoso...vão arrazar esses jovens talentos..fora que tera grandes vilãs,lilia cabral,e drica moraes são grandes atrizes,vamos ver como serão as personagens..se forem igual a nazare e tereza cristina ja esta feito o sucesso...aguinaldo fara igual a fina estampa alavancara a audiencia do horario nobre..tomara né jeff


Mundo das Novelas respondeu:

Mds, dizer que Caras e Bocas é um novelão e Cobras e Lagartos é ruim é um tremendo tiro no pé, mas realmente, há gosto pra tudo nesse mundo o.O



Jeferson Cardoso respondeu:

Alavancar a média do horário será uma tarefa fácil para Aguinaldo. Mas será que assistiremos a um novelão? =)



Louca Pelo Lira respondeu:

Geração Brasil está sendo uma ótima novela, Meu Pedacinho de Chão deveria ser no horário da manhã, para crianças. Não acompanho muito essa novela, vejo só quando a net não pega a tv paga... Que sotaque ridículo.



Renato Dantas respondeu:

Nao acho Cobras e Lagartos uma novela tao ruim assim, e acho que vai dar mais audiencia que Caras e Bocas, adorava a novela Tais Araujo e Carolina Dieckmann eram as melhores junto com Marilia Pera, Lazaro Ramos e Mara Manzan. Tambem gostava muito de Cama de Gato assisti do começo ao fim, acho que ela poderia ser a proxima reprise, estou ansioso pra ver Cobras e Lagartos pena que ela vai ser muito picotada, mas so de poder ver ela de novo ja vale a pena.


Moraes comentou:

Aguinaldo Silva com certeza deve marcar mais que Salve Jorge e Em Família talvez até do que Amor a Vida. Porque ele, assim como Walcyr e Glória, sabem o que o grande público quer e conseguem virar o jogo no quesito audiência nem que para isso tenham que mudar a sinopse. E Aguinaldo com Império parece que não fugirá a regra, fará de tudo para alcançar 35/36 de MG porém um 34 já pode ser considerado regular

Lucas comentou:

jeff,estão tds falando que cobras e lagartos salvara as tardes da globo,e explodira na audiencia para cima dos 18,kkkkkk,só porque a novela foi um sucesso,e é uma das mais pedidas,kkk,o povo não percebe que o publico do horario das 7,não é o mesmo do vpvdn,e que os tempos são outros,o profeta foi um sucesso na sua primeira exibiçao,liderava a lista de mais pedidas,e quando foi reprisada fiascou legal...a minha aposta é que cobras mantenha a audiencia de caras,ja vai tah no lucro,pois veremos um novela picotada,acho que marcara entre 13 e 15 pontos,que ja esta otimo,talves marque mais,mais acho dificil...e vc o que acha jeff ??


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, acho que fica nos 16 pontos de média geral, dois a mais que Caras & Bocas. Rsrsrsrs



Mundo das Novelas respondeu:

Olha meu caro, O Profeta foi mal na reprise porque era uma novela ruim mesmo! Não entendo o porquê do sucesso em 2006. Fracassou porque é uma novela muito parada, monotona, enfim, por isso a novela flopou feio, e ela nunca foi uma das mais pedidas, engana-se você. A novela com certeza marcará boa audiência, que vai ter média +18 pontos de média geral isso já éh exagero, mas pelo menos uns 1617 a novela terá garantidos, bom pelo menos depois dessa bosta da reprise de Caras e Bocas teremos uma novela que preste no Vale a Pena ;)


Mikael Gomes comentou:

jeferson voce tem alguma novidade das proximas reprises do canal viva , depois da gata comel, as novelas futuras?


Jeferson Cardoso respondeu:

Mikael, não faço ideia. =)


anonimo comentou:

Será que cara e coroa não irá voltar? Danci'n day's é ruim assim gente?
Em família chama atenção só a história principal, maneco é bom escitor amo hda.
cobras e lagartos deve dá bons índices, espero que após esta venha uma das oito como paraiso tropical.
Imperio realmente lembra suave veneno que foi ótima.
Gosto do alclides Nogueira e acho que ele deve escrever pras 18hs.
Meu pedacinhp de chão é muito boa, e geração detestável.

anonimo comentou:

ah! Mikel
quais são as novelas mais pedidas do vale a pena ver de novo?

Diego comentou:

ué jefferson,dancin days nao ta passando sem cortes?pensei q tava passando a novela inteira,ela é legal,afinal é um dos grandes classicos da tv,por enquanto esta morna,vai ficar bom quando a julia voltar rica,poderosa e de cabeça erguida,mas sinceramente,prefiro mil vezes agua viva,nossa,um novelao,ela era lentinha mas prendia muito a atençao e era muito fantastica,amava todos os personagens,eu amava a stella,ela era muito hilaria,adorava a tia irene,a eloisa mafalda arrebentou nessa personagem,adorei ver ela com uma personagem boazinha,pois só vi ela com personagens má e chata,a isabela garcia tava uma gracinha como a maria helena,alias todos os personagens foram fantasticos,sinto muitas sdds desse novelao,outra coisa jeferson,vc disse q a gata comeu é uma das apostas pra voltar,mas ela voltará no lugar de quem?espero q nao seja no lugar de dancin days pois espero a volta ou de pai heroi ou de baila comigo no lugar.
e falando em horario das 7,morro de saudades de cheias de charme e sangue bom,sangue bom foi meia bobinha mas era engraçada pakas,os personagens da casa verde era muito hilarios,a barbara ellen por exemplo era fantastica,uma perfeita satira bem humorista da carminha,adorava a malu,a giane,odiava a amora(pitanga como dizia tia madá rsrs),a tina,o lucindo e a damaris eram super loukos rsrs,geraçao brasil nao conseguiu me prender,uma pena,pois esperava muito dessa novela,uma pena os autores nao terem conseguido repetir a mesma dose de cheias de charme.
tou ancioso por imperio,e espero q aguinaldo nao descepciona,ele foi sempre um autor otimo,sempre conseguiu prender o publico em suas novelas por mais estupidas q fosse,ele é tipo uma continuaçao de janete clair,pois ela tinha cada ideias loucas mas q davam certo e as novelas dela sempre eram recorde de audiencia!!!Espero q Imperio faça a globo voltar pros 40 pontos,coisa q pode demorar pq em familia conseguiu deixar o horario das 9 no mais fundo do poço,nem salve jorge afundou tanto o ibope das 9 como em familia afundou,mas se imperio cativar do começo tem grandes chances de marcar os 40,dedos cruzados néh rsrs


Jeferson Cardoso respondeu:

Diego, normal. É que não gosto do estilo, narrativa, atuações e da sinopse de Dancin's Days. Acho bem fraquinha.


Veja também