O Planeta TV

"Amor e Revolução": gostei, mas precisa melhorar!

Por: Jeferson Cardoso

Há um tempo afirmei neste espaço que o SBT dificilmente conseguiria – com novela – recuperar a sua vice-liderança. Dias depois fui pego de surpresa com a contratação de Tiago Santiago. Levei um susto, mas não mudei de opinião. O problema de audiência da emissora é um caso irreversível. Não tenho nada contra a emissora de Silvio Santos, mas certas atitudes (não vou citá-las novamente, tenho certeza que acompanha o canal sabe do que estou falando) fizeram com o que o público se afastasse e até mesmo pegasse raiva. Como telespectador, tenho raiva do SBT. Mas como gosto muito de televisão e gostaria de ver o fim do monopólio na mídia, quero ver uma reação da emissora. É por esse motivo que estou confiante no sucesso de "Amor e Revolução", folhetim lançado na noite desta terça-feira (05).

O primeiro capítulo da novela, na minha humilde opinião, ficou dentro da expectativa. Por incrível que pareça, os cenários ficaram ótimos; a fotografia linda; a abertura e trilha sonora idem.

No entanto, as interpretações de alguns atores deixaram a desejar e o texto, a princípio, é repetitivo, o que dá a sensação de ser uma trama chata. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "revolução" foi citada e a frase "Eu sou pai e minha mulher é mãe" foi, digamos, desnecessária. O depoimento no final do capítulo deveria ser de no máximo um minuto.

O tema da novela é interessante, mas a ditadura militar deveria ser apenas um pano de fundo. Retratar todo o período pode cansar e prejudicar o seu entendimento. Sabemos que nem todo brasileiro tem o conhecimento dessa história e, cá entre nós, politicagem é um saco!

No mais, meus queridos, não podemos julgar uma novela pela sua estreia. Vou continuar assistindo.

Quanto à audiência... Fiquei triste com a média de 7 pontos; pico 9 e 12% de share. O primeiro capítulo merecia um pouco mais. Torço para que nesta quarta contra o futebol registre no mínimo 9. Não podemos esquecer que o folhetim é exibido na emissora que ocupa a terceira posição do ranking da audiência e recebe do péssimo Programa do Ratinho. Não há santo que faça milagre.

Então quer dizer que se "Amor e Revolução" fosse exibida na Record ou Globo a audiência estava garantida? Não! Teria uma audiência melhor, mas talvez não atingisse a meta da outra emissora. Acho que uma audiência de 8 pontos para essa novela está dentro da realidade do SBT. Acima disto é lucro e abaixo é.... preocupante!

Morde & Assopra

Diante de tantos assuntos, os comentários sobre essa novela ficaram para depois. O próximo post (prometo!!!!) será dedicado a ela. O que posso antecipar – e reafirmar – é que a trama tem uma sinopse fraquíssima e muito repetitiva. Não tenho paciência...

Gostaram de "Amor e Revolução"?


Deixe o seu comentário