O Planeta TV

"Amor à Vida", a pior novela do horário nobre da Globo

"Pecado Mortal" é boa, mas é de difícil entendimento; e simplicidade de "Joia Rara" não convence o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Amadinhos (saudades da Chayene! Snif!), mil perdões pela a ausência, mas devido a problemas pessoais não consegui conciliar meu tempo para atualizar o Blog. Vamos ao que interessa, afinal preciso compartilhar com vocês minhas sinceras e humildes opiniões sobre alguns assuntos.

Amor à Vida

Graças a meu bom gosto, não assisto a essa novelinha. Outro dia, por acaso, vi algumas cenas. Levei um susto!!! Fiquei me perguntando: a Globo não tem vergonha dessa atual traminha das nove? Sinceramente, Walcyr Carrasco tem superado o cúmulo da cafonice. "Amor à Vida", pra mim, é a pior novela das nove.

Pode parecer perseguição, que seja, só não concordo com o estilo esculachado e banal que Walcyr Carrasco imprime em suas novelas. Não consigo entender como um autor, que escreveu clássicos como "Xica da Silva", "Fascinação" e "Alma Gêmea", se sujeita a tanto. Ele não só se repete, como também envergonha a classe.

Não sei o motivo pelo qual "Amor à Vida" vem registrando queda de audiência, mas, acredito que o público esteja cansado e envergonhado com algumas situações. Mas conhecendo Walcyr, sei que ele fará de tudo para registrar índices expressivos na reta final de sua novelinha. Doenças, espíritos e mortes, sem duvida, serão as apostas dele.

Se fosse uma novela digna, "Amor à Vida" superaria "Fina Estampa" e "Avenida Brasil". Mesmo sendo esticada, e terminando com 221 capítulos, a novelinha deve terminar com 37 pontos (isso se não empacar nos 36), dois ou três pontos a menos que os clássicos da década.

Sendo sincero: "Amor à Vida" não merece nem 30 pontos.

Voltarei a falar sobre a nova das nove apenas em 2014, com a divulgação de "Em Família".

Joia Rara

Meus queridos, infelizmente, não curti essa novela de Thelma Guedes e Duca Rachid. Tentei, mas não consegui acompanhá-la.

A história central, pra mim, é tão boba que cansa. Os núcleos paralelos são chatos e sem graça.

Sem dúvida, "Joia Rara" é a trama mais fraca da dupla de roteiristas. Claro, digo isso com base nos 20 capítulos que acompanhei. Se melhorou, ótimo.

No mais, sinto-me frustrado. Que venha o remake de "Meu Pedacinho de Chão"!.

Pecado Mortal

Infelizmente, Carlos Lombardi não emplaca na Record. "Pecado Mortal" registra péssimos índices de audiência, algo em torno de seis a oito pontos, e, infelizmente, não vejo nada a mais além disso.

Gosto de "Pecado Mortal", mas sinto falta de romance. Por enquanto, a trama explora as cenas de ação, e esquece o básico: o amor. Na minha concepção, não há novela boa sem uma história de amor entre os protagonistas.

Lombardi precisa ficar atento a dois detalhes. Precisa explorar outros núcleos, evitando um abuso de imagem do protagonista, Carlão (Fernando Pavão). Particularmente, estou ficando cansado das perseguições e fugas do "bom moço". Ele aparece em 90% das cenas dos capítulos. Haja paciência!!! Por fim, é preciso pisar no freio e diminuir o ritmo de acontecimentos num só capítulo. "Pecado Mortal" tem ritmo de seriado, e isso dificulta o seu entendimento. Digo isso porque perdi dois capítulos e fiquei boiando. Demorei um tempo para voltar a entender a história.

Penso também que "Pecado Mortal" precisa explorar melhor a sua trilha sonora. Resumindo: Carlos Lombardi precisa deixar sua novela mais tradicional, sem abrir mão das cenas de ação.

E o drama? Bom, na Record, acho que só Cristianne Fridman sabe escrever para este quesito. Ela vem com tudo em 2014. Amém!

Sangue Bom

O próximo post será exclusivo sobre a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com destaque para Fernanda Vasconcellos. Aguardem!

Malhação

Alguém assiste a essa novela? Não consigo entender por que a Globo ainda insiste numa coisa que não está dando certo. Entendo que a mudança não deve acontecer do nada. A emissora precisa realizar pesquisas e encontrar uma saída para as suas tardes.

Não sei se a solução seria a extinção, mas "Malhação" precisa ser reavaliada. Não se pode aprovar e colocar qualquer coisa no ar. Há muito tempo, "Malhação" é um nada.

Que fase!

Nunca estive tão desanimado com a televisão, principalmente com a TV aberta. As emissoras, infelizmente, estão abrindo mão do convencional, do clássico, tudo para se adequar a uma realidade, que no meu ponto de vista é uma incógnita.

Pela manhã, só a partir das 9h, há alternativas para as crianças. Antes, para o público adulto, há dezenas de telejornais com foco nos sofrimentos alheios. Depois, uma penca de revistas eletrônicas e programas de bate-papo.

No período da tarde, não há nada, simplesmente nada, que preste. Na Globo, o "Vídeo Show" a cada mês tem um formato diferente; o "Vale a Pena Ver de Novo" perdeu seu foco; no SBT, a tarde inteira de re-reprises de novelas; enfim, o resto é resto.

A audiência vespertina é tão crítica, que ela tem sido fundamental para os sucessivos fracassos do início de noite da Globo, SBT e Band. A Record, com tragédia (Cidade Alerta), por enquanto, respira aliviada.

Na TV, entendo, que tudo funciona como um avalanche. O fracasso da manhã atinge à tarde, que reflete à noite. No geral, a programação da TV aberta está escassa.  

Como telespectador assíduo de novelas, minha decepção maior é com a teledramaturgia. Sempre que ouço falar que fulano foi escalado para escrever para determinado horário, fico com aquela esperança. Nos últimos anos, com exceção de "Fina Estampa", "Cheias de Charme", "Avenida Brasil", "Flor do Caribe" e "Vidas em Jogo", fui surpreendido com obras que me decepcionaram.

É fácil falar, difícil é fazer. Essa frase não condiz com a televisão. Telespectador não tem obrigação de saber fazer novela, e sim de acompanhar aquilo que lhe agrada. Portanto, os autores devem sim escrever para atingir a aprovação da maioria.

Como público, sei que sou chato, exigente.Mas todo mundo é! Há aqueles que preferem drama, comédia, romance, suspense, etc. Também tem aqueles que se importa com o texto. Pra mim, uma novela não precisa fugir do convencional, precisa apenas ter uma história interessante e coerente, com alguma mensagem relevante.

The Voice Brasil

Sem dúvida nenhuma, a exibição desse reality show no horário nobre é um grande acerto da Globo. Adoro o formato desse programa musical. Sensacional! Só não é perfeito por conta de seus jurados e, principalmente, porque alguns candidatos são escolhidos a dedo pela produção.

Diante da crise de criação que a TV se encontra, "The Voice" deve ser eleito novamente o melhor programa de TV. Um prêmio merecidíssimo.

Além do Horizonte

Viram o teaser da nova novela das sete? Confira:

Gostei da sinopse dessa novela, só espero que – no ar – não seja uma trama boba. A ideia é interessante para o horário das sete. Que chegue de mansinho e surpreenda.

É isso. Fico por aqui. Agora é com vocês. Até a próxima! ;)


Deixe o seu comentário