O Planeta TV

"Amor à Vida", a pior novela do horário nobre da Globo

"Pecado Mortal" é boa, mas é de difícil entendimento; e simplicidade de "Joia Rara" não convence o telespectador.

Por: Jeferson Cardoso

Amadinhos (saudades da Chayene! Snif!), mil perdões pela a ausência, mas devido a problemas pessoais não consegui conciliar meu tempo para atualizar o Blog. Vamos ao que interessa, afinal preciso compartilhar com vocês minhas sinceras e humildes opiniões sobre alguns assuntos.

Amor à Vida

Graças a meu bom gosto, não assisto a essa novelinha. Outro dia, por acaso, vi algumas cenas. Levei um susto!!! Fiquei me perguntando: a Globo não tem vergonha dessa atual traminha das nove? Sinceramente, Walcyr Carrasco tem superado o cúmulo da cafonice. "Amor à Vida", pra mim, é a pior novela das nove.

Pode parecer perseguição, que seja, só não concordo com o estilo esculachado e banal que Walcyr Carrasco imprime em suas novelas. Não consigo entender como um autor, que escreveu clássicos como "Xica da Silva", "Fascinação" e "Alma Gêmea", se sujeita a tanto. Ele não só se repete, como também envergonha a classe.

Não sei o motivo pelo qual "Amor à Vida" vem registrando queda de audiência, mas, acredito que o público esteja cansado e envergonhado com algumas situações. Mas conhecendo Walcyr, sei que ele fará de tudo para registrar índices expressivos na reta final de sua novelinha. Doenças, espíritos e mortes, sem duvida, serão as apostas dele.

Se fosse uma novela digna, "Amor à Vida" superaria "Fina Estampa" e "Avenida Brasil". Mesmo sendo esticada, e terminando com 221 capítulos, a novelinha deve terminar com 37 pontos (isso se não empacar nos 36), dois ou três pontos a menos que os clássicos da década.

Sendo sincero: "Amor à Vida" não merece nem 30 pontos.

Voltarei a falar sobre a nova das nove apenas em 2014, com a divulgação de "Em Família".

Joia Rara

Meus queridos, infelizmente, não curti essa novela de Thelma Guedes e Duca Rachid. Tentei, mas não consegui acompanhá-la.

A história central, pra mim, é tão boba que cansa. Os núcleos paralelos são chatos e sem graça.

Sem dúvida, "Joia Rara" é a trama mais fraca da dupla de roteiristas. Claro, digo isso com base nos 20 capítulos que acompanhei. Se melhorou, ótimo.

No mais, sinto-me frustrado. Que venha o remake de "Meu Pedacinho de Chão"!.

Pecado Mortal

Infelizmente, Carlos Lombardi não emplaca na Record. "Pecado Mortal" registra péssimos índices de audiência, algo em torno de seis a oito pontos, e, infelizmente, não vejo nada a mais além disso.

Gosto de "Pecado Mortal", mas sinto falta de romance. Por enquanto, a trama explora as cenas de ação, e esquece o básico: o amor. Na minha concepção, não há novela boa sem uma história de amor entre os protagonistas.

Lombardi precisa ficar atento a dois detalhes. Precisa explorar outros núcleos, evitando um abuso de imagem do protagonista, Carlão (Fernando Pavão). Particularmente, estou ficando cansado das perseguições e fugas do "bom moço". Ele aparece em 90% das cenas dos capítulos. Haja paciência!!! Por fim, é preciso pisar no freio e diminuir o ritmo de acontecimentos num só capítulo. "Pecado Mortal" tem ritmo de seriado, e isso dificulta o seu entendimento. Digo isso porque perdi dois capítulos e fiquei boiando. Demorei um tempo para voltar a entender a história.

Penso também que "Pecado Mortal" precisa explorar melhor a sua trilha sonora. Resumindo: Carlos Lombardi precisa deixar sua novela mais tradicional, sem abrir mão das cenas de ação.

E o drama? Bom, na Record, acho que só Cristianne Fridman sabe escrever para este quesito. Ela vem com tudo em 2014. Amém!

Sangue Bom

O próximo post será exclusivo sobre a trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, com destaque para Fernanda Vasconcellos. Aguardem!

Malhação

Alguém assiste a essa novela? Não consigo entender por que a Globo ainda insiste numa coisa que não está dando certo. Entendo que a mudança não deve acontecer do nada. A emissora precisa realizar pesquisas e encontrar uma saída para as suas tardes.

Não sei se a solução seria a extinção, mas "Malhação" precisa ser reavaliada. Não se pode aprovar e colocar qualquer coisa no ar. Há muito tempo, "Malhação" é um nada.

Que fase!

Nunca estive tão desanimado com a televisão, principalmente com a TV aberta. As emissoras, infelizmente, estão abrindo mão do convencional, do clássico, tudo para se adequar a uma realidade, que no meu ponto de vista é uma incógnita.

Pela manhã, só a partir das 9h, há alternativas para as crianças. Antes, para o público adulto, há dezenas de telejornais com foco nos sofrimentos alheios. Depois, uma penca de revistas eletrônicas e programas de bate-papo.

No período da tarde, não há nada, simplesmente nada, que preste. Na Globo, o "Vídeo Show" a cada mês tem um formato diferente; o "Vale a Pena Ver de Novo" perdeu seu foco; no SBT, a tarde inteira de re-reprises de novelas; enfim, o resto é resto.

A audiência vespertina é tão crítica, que ela tem sido fundamental para os sucessivos fracassos do início de noite da Globo, SBT e Band. A Record, com tragédia (Cidade Alerta), por enquanto, respira aliviada.

Na TV, entendo, que tudo funciona como um avalanche. O fracasso da manhã atinge à tarde, que reflete à noite. No geral, a programação da TV aberta está escassa.  

Como telespectador assíduo de novelas, minha decepção maior é com a teledramaturgia. Sempre que ouço falar que fulano foi escalado para escrever para determinado horário, fico com aquela esperança. Nos últimos anos, com exceção de "Fina Estampa", "Cheias de Charme", "Avenida Brasil", "Flor do Caribe" e "Vidas em Jogo", fui surpreendido com obras que me decepcionaram.

É fácil falar, difícil é fazer. Essa frase não condiz com a televisão. Telespectador não tem obrigação de saber fazer novela, e sim de acompanhar aquilo que lhe agrada. Portanto, os autores devem sim escrever para atingir a aprovação da maioria.

Como público, sei que sou chato, exigente.Mas todo mundo é! Há aqueles que preferem drama, comédia, romance, suspense, etc. Também tem aqueles que se importa com o texto. Pra mim, uma novela não precisa fugir do convencional, precisa apenas ter uma história interessante e coerente, com alguma mensagem relevante.

The Voice Brasil

Sem dúvida nenhuma, a exibição desse reality show no horário nobre é um grande acerto da Globo. Adoro o formato desse programa musical. Sensacional! Só não é perfeito por conta de seus jurados e, principalmente, porque alguns candidatos são escolhidos a dedo pela produção.

Diante da crise de criação que a TV se encontra, "The Voice" deve ser eleito novamente o melhor programa de TV. Um prêmio merecidíssimo.

Além do Horizonte

Viram o teaser da nova novela das sete? Confira:

Gostei da sinopse dessa novela, só espero que – no ar – não seja uma trama boba. A ideia é interessante para o horário das sete. Que chegue de mansinho e surpreenda.

É isso. Fico por aqui. Agora é com vocês. Até a próxima! ;)


Publicidade

Comentários (38) Postar Comentário

Massagardi comentou:

Pecado Mortal - Na verdade o problema da baixa audiência da novela vem do que a antecede - CSI.

Se de repente as 21h30, logo após o jornal da Record, a emissora criasse uma linha de programas jornalísticos, talvez conseguisse segurar os bons índices do JR (mesmo concorrendo com chiquititas) e do Cidade Alerta (fenômeno - corta pra mim).

18:00 Cidade Alerta - Marcelo Rezende
20:45 Jornal da Record - Adriana Araújo / Paulo Henrique Amorim / Luiz Bachi
21:30 Programas jornalísticos
Segunda - LINHA VERMELHA - Marcelo Rezende - maiores crimes do mundo com simulações.
Terça - CÂMERA EM AÇÃO - Celso Freitas - cotidiano da policia, bombeiros, hospitais.
Quarta - LENTE NERVOSA - Marcos Hummel - maiores acidentes do mundo.
Quinta - REPÓRTER RECORD - Roberto Cabrini - reportagens investigativas.
Sexta - SELVAGEM AO EXTREMO - Adriana Araújo - reportagens sobre biodiversidade
22:20 Pecado Mortal

G. B. comentou:

O Blog do negativismo e da depressão. :/


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, estou deprimido com a programação da TV aberta. ;)


Aline Martins comentou:

Nossa, voltou falante! rsrs
Bom eu concordo em partes com você. Não assisto mais Amor a Vida, cansei tbem do texto e da história. Não vejo Joia Rara e Malhação. Vamos ao que eu vejo, eu gosto de Pecado Mortal. Acho boa, não me importo com o ritmo dela. Até aqui tenho me sentido bem com a novela. Eu também acho que há uma crise nas novelas, mas o que contribuiu para isso foi o tempo mesmo. As coisas mudaram, o público mudou. Ninguém mais tem aquela inocencia ao acompanhar uma novela. Eu que sou noveleira, estou sem paciência! São sempre as mesmas histórias, muito previsível. Eu acho que a novela vai ter q se adaptar a esses novos tempos. Por enquanto não aposto mais em nenhuma novela, autor, nada... Tenho que ver o material no ar para dar pitaco. Bjs.


Jeferson Cardoso respondeu:

Hahaha, imagina Aline! Pecado Mortal precisa ser mais convencional, está muito mais para seriado. Rsrsrs



Jeferson Cardoso respondeu:

Hahaha, imagina Aline! Pecado Mortal precisa ser mais convencional, está muito mais para seriado. Rsrsrs


lourdes comentou:

realmente amor á vida de longe é a pior novela das nove.é muito repetitiva.tomei nojo do felix,ou melhor do elenco todo.


Jeferson Cardoso respondeu:

A pior de todas!!!! ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

A pior de todas!!!! ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

A pior de todas!!!! ;)


Emerson Ghaspar comentou:

É,as novelas passam por uma crise de identidade enorme, além das repetições de tema, vimos de uma hora pra outra o tema de Perséfone (a gordinha) ganhar mais destaque que a trama de Paloma, e Ninho que comprou a filha com um tablet. Enfim, Amor à Vida é uma sucessao de erros. Joia Rara falta uma trama central mais forte mas acho que é uma boa trama. As melhores novelas são Sangue Bom e Pecado Mortal, que apresenta a trama mais adulta de todas. Espero que 2014 traga boas obras.Abraços


Jeferson Cardoso respondeu:

Em 2014 teremos Benedito Ruy Barbosa, Elizabeth Jhin, Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Cristianne Fridman, Felipe Miguez e Isabel de Oliveira.... ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Em 2014 teremos Benedito Ruy Barbosa, Elizabeth Jhin, Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Cristianne Fridman, Felipe Miguez e Isabel de Oliveira.... ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Em 2014 teremos Benedito Ruy Barbosa, Elizabeth Jhin, Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Cristianne Fridman, Felipe Miguez e Isabel de Oliveira.... ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Em 2014 teremos Benedito Ruy Barbosa, Elizabeth Jhin, Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Cristianne Fridman, Felipe Miguez e Isabel de Oliveira.... ;)


carlos comentou:

Concordo Amor a vida é a pior novela das nove de todos os tempos um dramalhão mexicano!Ninguém merece!Joia rara é outra que não presta! Saudades de Cheias de Charme a última novela da Globo que assisti inteira!

André Moreno comentou:

Realmente tenho que concordar, Amor a Vida em seu primeiro capítulo foi excelente, mais agora ... Texto didático, quer parece que estamos em uma sala de aula de ensino fundamental com falar absurdas, além de cenas beirando a cafonice! Carrasco prometeu mais nao cumpre, a Globo colocar uma novela dessas no ar com tanto autor melhor é tenso! E também Carrasco merece sumir uns três anos, pra ver se recicla pq so Deus! Do mais, comprei tv a cabo, pq quem depende da TV aberta é complicado! Estou orfão de novelas! Que 2014 seja um ano com novelas boas!

Renan comentou:

Discordo. Foi tão fácil assim esquecer, o quanto mal escrita e conduzida foi "Salve Jorge"? a novela foi bombardeada de críticas, fracassou na audiência, Glória Peres fez um circo completo com a novela. Fora a história chata e totalmente "novela das 6" que foi "Fina Estampa", Aguinaldo perdeu completamente a mão com esse novela, com personagens extremamente caricatos, vide Torloni e Serrado, os personagens chegavam a serem toscos de tão caricatos. Tudo bem que "Amor a Vida" é uma novela com alguns erros, de longe a melhor dos últimos anos, mas é, sem sombra de dúvidas, superior as últimas apresentadas no horário das 9.


Jeferson Cardoso respondeu:

Eu gostava de Salve Jorge, não tenho culpa se os cri-criticos não. ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Eu gostava de Salve Jorge, não tenho culpa se os cri-criticos não. ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Eu gostava de Salve Jorge, não tenho culpa se os cri-criticos não. ;)



Jeferson Cardoso respondeu:

Eu gostava de Salve Jorge, não tenho culpa se os cri-criticos não. ;)


Juan comentou:

Para mim esse foi um ano negro para a teledramaturgia... Com exceção de Salve Jorge (Sim, eu adorava essa novela, e daí gente?) e Amor a Vida (Que está decepcionando nessa segunda fase), não vi nada de bom.Nem em Flor do Caribe, nem em Saramandaia... As novelas me desanimaram tanto que não tive coragem de ver uma cena sequer de Joia Rara. Abandonei Sangue Bom por não aguentar mais a futilidade. Quando teremos boas novelas como Gabriela, A Vida da Gente e Cheias de Charme ?????


Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha



Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha



Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha



Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha



Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha



Jeferson Cardoso respondeu:

Salve Jorge era fraca, mas o texto não eram vergonhosos. Sem falar, que Gloria arrasou do meio para o fim. Enfim, também gostei de Salve Jorge. Perante essa atual, tenho saudades. Hahahaha


Juan comentou:

Malhação.. O que é Malhação?? Isso é de comer?? Isso existe???


Luciano José Ramos respondeu:

Malhação é o que faço na academia todo dia ;)


Veja também

Publicidade