O Planeta TV

Além do Horizonte: história morna e fracas interpretações

"Caras & Bocas", de Walcyr Carrasco, a nova reprise da Globo?

Por: Jeferson Cardoso

Vinicius Tardio e Juliana Paiva, os protagonistas da trama das sete

O fracasso de "Além do Horizonte" não é nenhuma novidade. Desde as chamadas, isso era notório.

Confesso que gostei dos dois primeiros capítulos, que remeteram ao seriado Lost. Apenas gostei, com um pé na frente e o outro atrás. As péssimas interpretações de Thiago Rodrigues, Vinicius Tardio e Christiana Ubach, bem como, um elenco digno de "Malhação", estão entre as decepções.

A empolgação inicial foi frustrada a partir do terceiro capítulo. O suspense perdeu a força, e a novela passou a enfatizar a procura da felicidade. A partir daí, "Além do Horizonte" deixou de ser interessante e se tornou uma grande bobagem. Em uma semana, o tema irritou o telespectador.

Apostar em rostos novos é sempre válido, no entanto, é uma loucura o nível de interpretação dos protagonistas. Thiago Rodrigues não passa a emoção que o personagem exige; Vinicius Tardio demonstra insegurança; e Juliana Paiva é para protagonizar uma novela. Deixando o suspense de lado, "Além do Horizonte" está mais para Malhação imatura. Não parece uma novela das sete.

Outra ousadia da Globo foi abrir mão da comédia romântica às 19h. Investir em semelhanças com seriados – ou fugir do convencional – não agrada ao público do horário. Os fracassos retumbantes de "Tempos Modernos" e "Bang Bang" não foram os suficientes para convencer a emissora dessa tese.

Ainda é cedo para ter uma melhor conclusão de "Além do Horizonte". Por enquanto, concluo apenas que a história – apesar de arriscada – é agradável, e se mantiver um suspense coerente tem tudo para manter acesa a atenção do "pequeno" público. Uma pena que a insegurança e as fracas interpretações desanimam e nos fazem pensar o contrário.

Por fim, ressalvo positivamente apenas a abertura.

Pecado Mortal, mais um fracasso da Record

Uma correção: A péssima programação da Record não é principal responsável pelo fracasso de "Pecado Mortal". De fato, prejudica, mas, infelizmente, a novela de Carlos Lombardi não agrada o grande público. Na última quarta, 6/11, a novela recebeu com 15 pontos de "A Bíblia" e, mesmo competindo com futebol, fechou com média de 7.

Pra mim, depois que "Sangue Bom" saiu de cena, "Pecado Mortal" é a melhor trama em exibição. A novela é boa, e não consigo compreender a baixa audiência. Óbvio que não esperava por dois dígitos, mas cinco pontos é o cúmulo do absurdo.

Independente da audiência, ou do fracasso, estou curtindo a novela. Só Santa Clara na causa!

Joia Rara: não empolga!

A novela das seis não é ruim, mas é muito óbvia, boba e pouco convincente. Sou fã de Thelma Guedes e Duca Rachid só que "Joia Rara" não empolga.

Considero a história fraca; elenco batido; texto fraco; situações óbvias; vilões sem carismas; e não posso deixar de citar o péssimo núcleo do cabaré, onde a gritaria toma conta.

Acredito que o problema dessa novela não está no tema (budismo); o enredo em si é muito fraco. Para tentar driblar a péssima audiência, de 19 pontos, as autoras resolveram assassinar Silvia (Nathalia Dill), a vilã da história.

Outra personagem que deve ganhar mais destaque é de Iolanda (Carolina Diekcmann). O grupo de discussão apontou que não compreende o motivo dela continuar casada com Ernest (José de Abreu). As autoras apostarão no drama da personagem, intensificando o clima de terror na mansão, explicando o porquê do medo dela.

Os telespectadores não se sujeitam mais a histórias bobas. Não é mesmo?

Domingo da Gente

Quem acompanha essa coluna sabe o quanto desprezo a programação dominical, dia em que as emissoras se matam por pífios pontos de audiência.   

A Rede Record, totalmente desorientada, decidiu ressuscitar o "Domingo da Gente" – que no passado foi comandado por Netinho de Paula. Reformulada, a atração reestreou sem nenhuma empolgação, reciclando quadros de programas estrangeiros e até mesmo nacionais. Os convidados, os mesmos de sempre, marcaram presença, entre eles Rodrigo Faro e boa parte dos participantes da última edição de "A Fazenda". Um tédio.

Sem pauta, a produção do "Domingo da Gente" resolveu apelar para a vida pessoal da apresentadora. Adriane Galisteu, que conduziu a estreia, se viu obrigada a responder perguntas da plateia, e protagonizou um quadro contando os dramas de sua vida. A apresentadora também se sujeitou a quebrar ovos na cabeça. Tadinha. 

Entre os micos, Galisteu abriu o programa com um "boa tarde". Isso, às 11h.

Audiência: Na média geral, "Domingo da Gente" (5 pontos) perdeu para o péssimo "Domingo Legal" (7 pontos), e manteve a média do horrível "Tudo a Ver".

Se a direção artística da Record esperava mais, só lamento. O "Domingo da Gente" é mais um mico da emissora!

Preciso comentar!

Há poucos meses, Gloria Perez era metralhada pela imprensa marrom e perseguida por invejosos nas redes sociais. "Salve Jorge" começou mal, mas se reergueu. Demorou elevar seus índices, mas quando subiu, bombou.

"Amor à Vida", que pra mim é a pior novela do horário das 21h, tem apenas um ponto a mais que sua antecessora. A Globo viu a audiência dessa novela afundar, e desde a semana passada intensificou suas chamadas. Ou seja, a trama de Walcyr Carrasco foi relançada. É incrível o poder desse autor na emissora.

Como sou da torcida do contra, estou satisfeito com a audiência de "Amor à Vida", que deve terminar no máximo com 36 pontos de média geral. Isso se não empacar nos 35!

Falando em Walcyr...

O homem é poderoso! Com a proibição de "Cobras & Lagartos", a Globo escolheu "Caras & Bocas" para substituir "O Cravo & Rosa". A estreia está prevista para o dia 6 de janeiro. Finalmente, uma excelente escolha, apesar de que foi nessa novela que Carrasco começou a se repetir.

Água Viva: novelão!

Alguém acompanha a sensacional "Água Viva" no Canal Viva? Gente, isso que é novela. Lourdes Mesquita é uma vilã incrível, daquelas que dá vontade de bater.

É um tipo de novela, com ótimas interpretações e texto impecável, que dar gosto acompanhar.  Uma pena que os capítulos são curtinhos.

Até a próxima! =)


Deixe o seu comentário