O Planeta TV

A NOVA NOVELA DAS NOVE É DE "FINA ESTAMPA"!

Por: Jeferson Cardoso

Confesso, quando li o resumo dos primeiros capítulos de "Fina Estampa" fiquei preocupado. Tive a impressão de que seria novela parada e sem grandes acontecimentos. Não teve nada de tão impressionante, mas foi ágil e agradável. Estou gostando e, muito desta novela.

É normal o público ignorar o começo de uma novela nova, o que não aconteceu com "Fina Estampa". Com simplicidade e objetividade, Aguinaldo Silva apresentou muito bem os seus personagens. Em poucos minutos, a história de Griselda chamou a atenção.

Parece novela das sete? Sim, por ser simples. É de uma trama assim que a faixa das nove estava precisando. Só que esta simplicidade, anotem, irá impressionar e marcar época. O que é ser simples? Em se tratando de dramaturgia, clichê!

Dos núcleos, só não gostei dos descamisados da praia. Aparentemente são desnecessários. O que mais chama a minha atenção é o de Ester, Paulo e Danielle.

Lília Cabral está supimpa e Cristiane Torloni arrasando! A primeira emociona e a segunda, pela a segunda vez interpretando uma perua, arrasa e diverte o público ao lado de seu "escravo", Crô. Torloni está um pouco exagerada, mas a personagem permite. Estou curtindo!

O elenco, com exceção dos três descamisados, está no tom certo. Todos se encaixaram muito bem. Caio Castro é uma grata surpresa. As espetaculares Alerte Salles, Julia Lemmertz e Renata Sorrah dispensam comentários. Ah, e o Português? Guaracy é uma figura, ora pôs. O ator Paulo Rocha, que defende o personagem, é outro destaque. Não posso deixar de citar Eva Wilma, que brilhou em uma única cena.

A abertura é muito parecida com a de "Brilhante", de Gilberto Braga, e daí? É mais bonita e sofisticada. Quanto a semelhança isto é um problema da Globo. Eu, como telespectador, gosto tanto da abertura quanto do seu tema instrumental. A trilha sonora da trama no geral é muito boa. Gosto quando os personagens ficam marcados pela trilha. É o que vem acontecendo.

O que não gostei? Tirando o núcleo dos descamisados, não curto a Patrícia. Adriana Birolli, tadinha, não tem culpa. A personagem que é muito chata. Vamos ver como ela (personagem/atriz) vai se comportar quando descobrir a traição de Antenor. Por fim, estou preocupado com as loucuras/alucinações de Tereza Cristina. Será que veremos uma versão de Silvia, de Duas Caras? Não suportava essa vilã!

Espero, torço e rezo para que Aguinaldo Silva, o MAGO das oito (agora das nove) mantenha um texto ácido e irônico e deixe a Tereza Cristina mais próxima de Altiva ("A Indomada") ou quem sabe Perpétua ("Tieta").

Preciso comentar sobre o desempenho de audiência? Média de 37 pontos. Os números falam por si. Detalhe: a novela termina em ABRIL de 2012.

E aí, estão gostando de "Fina Estampa"? A novela conseguirá manter o desempenho de audiência?



Deixe o seu comentário