O Planeta TV

A audiência assustadora do horário das 18h!

Desde 2011, a Globo enfrenta baixa audiência no início da noite.

Por: Jeferson Cardoso

Desde setembro de 2011, com o fim de "Cordel Encantado", o público se afastou do horário das 18h da Globo. Após a fabulosa e encantadora novela de Thelma Guedes e Duca Rachid nenhuma outra conseguiu cativar o grande público.

Há dois anos, tramas mornas – mesmo com o apoio dos críticos especializados – não têm conseguido despertar a atenção do telespectador. Pouca gente se lembra de "A Vida da Gente" ou "Lado a Lado", obras tão queridas da mídia, porém rejeitadas. O mesmo pode-se afirmar de "Flor do Caribe", que impediu a decadência e levantou a faixa em três pontos. A novela de Walther Negrão, no entanto, fechou com uma média inferior a de "A Vida da Gente". Que coisa não?!?!.

Como pode, em apenas um ano, a Globo perder tanto público assim? O que justifica essa queda? Para amenizar a crise, e atingir um maior número de televisores ligados (share), a emissora postergou a exibição das novelas em meia hora, e atualmente são levadas ao ar após as 18h20. De nada adiantou. 

Onde está o problema? No trânsito? Na TV a cabo? Nas novas mídias, entre elas a Internet? É complicado!

Talvez seja fácil apontar o vilão, o difícil é encontrar a solução. Ou não.

Em se tratando de Ibope, o assunto é bastante complexo. Será que realmente estamos falando de números verídicos? Será que esses dados fornecidos pelo instituto realmente representam a realidade? Sinceramente, não acredito neles. Como não sou assinante, e não tenho nenhum contrato com o Instituto, não perderei meu tempo questionando a sua credibilidade.

Voltando ao assunto que nos interessa. O fato é que, em 2011, "Cordel Encantado" provou que ainda é possível uma novela das seis alcançar – com facilidade – a marca dos 25 pontos. Particularmente, acho um absurdo uma novela das seis registrar apenas 18 pontos de média.

Óbvio, muita gente acompanha novela pela internet, mas não podemos generalizar. Conheço muito gente que assiste apenas cenas avulsas, aquelas que consideram interessantes. O que talvez justifique o "fracasso" da novela na telinha.

Penso que a Globo é a responsável pela sequência de fracassos às 18h. Como pode produzir "A Vida da Gente", "Lado a Lado" e "Joia Rara" no período de horário de verão?

Sem medo de errar, afirmo: "Cordel Encantado" só alcançou o sucesso porque foi exibida no período chuvoso, no inverno. É fato!

Em resumo: Pra mim, uma novela das seis que registra médias entre 18 e 22 pontos deve ser considerada um fracasso. Uma vergonha! E pra você?

A nova novela das seis...

Só farei comentários sobre "Joia Rara" na próxima semana. Ainda é cedo para fazer uma análise. Preciso de mais uma semana para uma melhor conclusão.

Preciso, no entanto, antecipar algumas decepções. Pra quê aquela imagem escura? Por que os personagens falam ao mesmo tempo e gritam tanto? #Chateado

Por fim, estou decepcionando com a agilidade dos primeiros capítulos, e angustiado com a repetição de elenco.

Será que chega aos 38 pontos?

A novelinha de Walcyr Carrasco, "Amor à Vida", foi esticada até 31 de janeiro. Ao todo serão 221 capítulos. Com 106 capítulos exibidos, a trama acumula uma média de 35,2 pontos na Grande São Paulo. Há chances de alcançar os 38? Espero que não. Pra falar a verdade, pra mim tanto faz.

Estou com pena de Manoel Carlos. O coitado receberá o horário de um público cansado de tanta cafonice.

Novo telejornal do SBT

Silvio Santos segue brincando com a paciência do "pequeno" público do SBT. Tenho uma ótima sugestão para o nome do novo telejornal que o canal pretende estrear na próxima segunda. Que tal "SBT Piadas"?

Pecado Mortal

Na próxima quarta, às 22h30, a Record estreia a novela "Pecado Mortal". Desejo boa sorte a Carlos Lombardi, meu querido e eterno autor das 19h.

Quanto à audiência da estreia do folhetim... Hum... Sonhando alto: 12 pontos.

Minha preocupação está com o segundo capítulo. A assessoria da Record afirma que a trama terá exibição fixa às 22h30 (será?). Ou seja, às quintas-feiras, "Pecado Mortal" enfrentará a novelinha de Walcyr Carrasco por, no mínimo, dez minutos. É complicado!

Tony Ramos na próxima das nove

Protagonista da série "A Mulher do Prefeito", Tony Ramos está reservado para próxima novela de Aguinaldo Silva, com estreia prevista para agosto de 2014.

E Flávia Alessandra? Infelizmente, foi deslocada para "Além do Horizonte". Há possibilidade de ela emendar dois trabalhos seguidos? Não sei, espero que não. Estou cansado de vê sempre as mesmas caras.

A Fazenda

Quem deve vencer a sexta temporada do programinha da Record? A santinha da Bárbara Evans ou a sapeca da Denise Rocha? Há quem aposte também em Gominho, a planta do reality.

A minha torcida vai para que a direção artística da Record crie vergonha e dê prioridade à teledramaturgia.  Esse tipo de programa não sustenta uma emissora.

Rodrigo Faro é convocado para trabalhar aos domingos

Estou com pena de Rodrigo Faro. Desde que "O Melhor do Brasil" migrou para os domingos, o apresentador tem se esforçado para superar a audiência de Eliana. Por enquanto, o esforço tem sido em vão.

Antes, feliz com o "Dança Gatinho"; atualmente chorando com o "Confesso que Vivi", quadro considerado de apelo emocional.

Insatisfeita com os índices de audiência, a direção da Record convocou Faro para apresentar ao vivo o programa deste domingo (22/09). "O Melhor do Brasil" reunirá todos os eliminados da sexta temporada de "A Fazenda". Uma sugestão para o nome do quadro: "agora ou nunca"!

É isso. Obrigado pela atenção, e espero que entendam as minhas humildes opiniões. Agora é com vocês. "Amor à Vida" tem fôlego até janeiro? "Joia Rara" tem chances no horário de verão? Quem deve vencer A Fazenda?

Abraços! ;)


Deixe o seu comentário