O Planeta TV

A audiência assustadora do horário das 18h!

Desde 2011, a Globo enfrenta baixa audiência no início da noite.

Por: Jeferson Cardoso

Desde setembro de 2011, com o fim de "Cordel Encantado", o público se afastou do horário das 18h da Globo. Após a fabulosa e encantadora novela de Thelma Guedes e Duca Rachid nenhuma outra conseguiu cativar o grande público.

Há dois anos, tramas mornas – mesmo com o apoio dos críticos especializados – não têm conseguido despertar a atenção do telespectador. Pouca gente se lembra de "A Vida da Gente" ou "Lado a Lado", obras tão queridas da mídia, porém rejeitadas. O mesmo pode-se afirmar de "Flor do Caribe", que impediu a decadência e levantou a faixa em três pontos. A novela de Walther Negrão, no entanto, fechou com uma média inferior a de "A Vida da Gente". Que coisa não?!?!.

Como pode, em apenas um ano, a Globo perder tanto público assim? O que justifica essa queda? Para amenizar a crise, e atingir um maior número de televisores ligados (share), a emissora postergou a exibição das novelas em meia hora, e atualmente são levadas ao ar após as 18h20. De nada adiantou. 

Onde está o problema? No trânsito? Na TV a cabo? Nas novas mídias, entre elas a Internet? É complicado!

Talvez seja fácil apontar o vilão, o difícil é encontrar a solução. Ou não.

Em se tratando de Ibope, o assunto é bastante complexo. Será que realmente estamos falando de números verídicos? Será que esses dados fornecidos pelo instituto realmente representam a realidade? Sinceramente, não acredito neles. Como não sou assinante, e não tenho nenhum contrato com o Instituto, não perderei meu tempo questionando a sua credibilidade.

Voltando ao assunto que nos interessa. O fato é que, em 2011, "Cordel Encantado" provou que ainda é possível uma novela das seis alcançar – com facilidade – a marca dos 25 pontos. Particularmente, acho um absurdo uma novela das seis registrar apenas 18 pontos de média.

Óbvio, muita gente acompanha novela pela internet, mas não podemos generalizar. Conheço muito gente que assiste apenas cenas avulsas, aquelas que consideram interessantes. O que talvez justifique o "fracasso" da novela na telinha.

Penso que a Globo é a responsável pela sequência de fracassos às 18h. Como pode produzir "A Vida da Gente", "Lado a Lado" e "Joia Rara" no período de horário de verão?

Sem medo de errar, afirmo: "Cordel Encantado" só alcançou o sucesso porque foi exibida no período chuvoso, no inverno. É fato!

Em resumo: Pra mim, uma novela das seis que registra médias entre 18 e 22 pontos deve ser considerada um fracasso. Uma vergonha! E pra você?

A nova novela das seis...

Só farei comentários sobre "Joia Rara" na próxima semana. Ainda é cedo para fazer uma análise. Preciso de mais uma semana para uma melhor conclusão.

Preciso, no entanto, antecipar algumas decepções. Pra quê aquela imagem escura? Por que os personagens falam ao mesmo tempo e gritam tanto? #Chateado

Por fim, estou decepcionando com a agilidade dos primeiros capítulos, e angustiado com a repetição de elenco.

Será que chega aos 38 pontos?

A novelinha de Walcyr Carrasco, "Amor à Vida", foi esticada até 31 de janeiro. Ao todo serão 221 capítulos. Com 106 capítulos exibidos, a trama acumula uma média de 35,2 pontos na Grande São Paulo. Há chances de alcançar os 38? Espero que não. Pra falar a verdade, pra mim tanto faz.

Estou com pena de Manoel Carlos. O coitado receberá o horário de um público cansado de tanta cafonice.

Novo telejornal do SBT

Silvio Santos segue brincando com a paciência do "pequeno" público do SBT. Tenho uma ótima sugestão para o nome do novo telejornal que o canal pretende estrear na próxima segunda. Que tal "SBT Piadas"?

Pecado Mortal

Na próxima quarta, às 22h30, a Record estreia a novela "Pecado Mortal". Desejo boa sorte a Carlos Lombardi, meu querido e eterno autor das 19h.

Quanto à audiência da estreia do folhetim... Hum... Sonhando alto: 12 pontos.

Minha preocupação está com o segundo capítulo. A assessoria da Record afirma que a trama terá exibição fixa às 22h30 (será?). Ou seja, às quintas-feiras, "Pecado Mortal" enfrentará a novelinha de Walcyr Carrasco por, no mínimo, dez minutos. É complicado!

Tony Ramos na próxima das nove

Protagonista da série "A Mulher do Prefeito", Tony Ramos está reservado para próxima novela de Aguinaldo Silva, com estreia prevista para agosto de 2014.

E Flávia Alessandra? Infelizmente, foi deslocada para "Além do Horizonte". Há possibilidade de ela emendar dois trabalhos seguidos? Não sei, espero que não. Estou cansado de vê sempre as mesmas caras.

A Fazenda

Quem deve vencer a sexta temporada do programinha da Record? A santinha da Bárbara Evans ou a sapeca da Denise Rocha? Há quem aposte também em Gominho, a planta do reality.

A minha torcida vai para que a direção artística da Record crie vergonha e dê prioridade à teledramaturgia.  Esse tipo de programa não sustenta uma emissora.

Rodrigo Faro é convocado para trabalhar aos domingos

Estou com pena de Rodrigo Faro. Desde que "O Melhor do Brasil" migrou para os domingos, o apresentador tem se esforçado para superar a audiência de Eliana. Por enquanto, o esforço tem sido em vão.

Antes, feliz com o "Dança Gatinho"; atualmente chorando com o "Confesso que Vivi", quadro considerado de apelo emocional.

Insatisfeita com os índices de audiência, a direção da Record convocou Faro para apresentar ao vivo o programa deste domingo (22/09). "O Melhor do Brasil" reunirá todos os eliminados da sexta temporada de "A Fazenda". Uma sugestão para o nome do quadro: "agora ou nunca"!

É isso. Obrigado pela atenção, e espero que entendam as minhas humildes opiniões. Agora é com vocês. "Amor à Vida" tem fôlego até janeiro? "Joia Rara" tem chances no horário de verão? Quem deve vencer A Fazenda?

Abraços! ;)



Publicidade

Comentários (46) Postar Comentário

Kamila comentou:

Olá Jeff, estou adorando Joia Rara, e também me incomodo um pouco com a imagem escura, muitas pessoas estão reclamando, e tbm não estou gostando do personagem do Domingos Montagner, personagem muito irritante. A novela na minha opinião ganhou um glamour e uma força maior com a entrada da Nathalia Dill no cap 04 que já chegou arrasando. Ainda me incomodo um pouco com a atuação da Bianca Bin, apesar dela estar melhor agora do que em suas personagens interiores, pra mim Nathalia Dill é infinitamente melhor. O que achou da atuação da Nathalia Dill Jeff? Pra mim ela é a melhor atriz da geração dela. Bjss


Jeferson Cardoso respondeu:

Kamila, ainda é cedo para comentar sobre a atuação da Dill. Acho que a dona dessa novela será Carol Dieckman. ;)


rodrigo faria comentou:

vai entender,quando a trama é lenta reclama,quando é agil reclama tambem,assim fica dificil agradar!


Jeferson Cardoso respondeu:

Rodrigo, sou um telespectador chato, confesso. Rsrsrs. Lado a Lado, digo, Joia Rara começou a ficar ágil, e os vilões estão despontando. Pena que o público se desinteressou pelas novelas das seis. #Chateado


Heron comentou:

25 pontos? Acho q essa é a media atual das novelas do horario das 19 horas! Isso sim

Tiago comentou:

Jef, se eu não me engano ,a Globo enfrentou essa mesma situação no final da década de 90, foi uma série de fracassos no horário das 18 h, Era Uma Vez, Pecado Capital, Força de um Desejo e Esplendor o curioso que na época essa novelas tiveram médias entre 25 e 28 pontos,nos padrões de hoje seria sucesso, mais tem algo que me intriga, as concorrentes não perderam muita audiência,será que o público mudou a as obras apresentadas tiveram qualidade duvidosa ?


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, na época foram consideras um fracasso. Só que hoje acredito que a crise seja maior. Nunca vi números tão baixos. Será que correspondem a realidade? Se sim, qual seria o problema do pesadelo? É tenso!


lalo comentou:

o que acontece e que o povo esta cansado de ver as mesmas caras nas novelas.e uma panelinha de autores.


Jeferson Cardoso respondeu:

De uma certa forma você tem razão. ;)


Elizabeth comentou:

Acho que a Nathalia Dill é a atriz com mais fãs alienados da televisao. Nao é possível uma atriz com uma dicção péssima como a dela ser considerada boa. Ela é querida e bonita, mas boa atriz?
E o pior é que ela é protegida e faz parte da patota! Depois de fracassar em Avenida Brasil foi contemplada com vila de Joia Rara.
A tática hoje em dia parece ser dar uma ma atuação e sere recompensado pr ela.
Nathalia em Avenida Brasil, Caio Castro em Fina Estampa. Foram fracos mas já estão ai de volta.
Sinto muito, mas se a Nathalia é considerada a melhor, a coisa esta feia.


Jeferson Cardoso respondeu:

É uma boa atriz. Espero que consiga despontar em Joia Rara. ;)


Andre lino comentou:

Jeff me lembro que no final dos anos 90 a globo enfrentou baixas audiencia n horario das 18:00 mas no inicio de 2000 veio o cravo e a rosa e salvou depois as posteriores novela registraram medias baixas ou medianas ai veio chocolate com pimenta e leventou o horario depois cabloca que registrou uma excelente audinecia tbm mas depois veio como uma onda e afundou o horario ai entra o fenomena da decada no horarios das 18:00 alma gemea e depois dela nehuma novela conseguiu media tao impressionante onde eu quero chegar com isso embora nao curta amor a vida acho que esta na hora da globo trazer walcyr de volta pra 18:00 e claro se joia rara nao se recupera oque vc acha dessa ideia jeff?


Jeferson Cardoso respondeu:

André, as audiências das 18h sempre foram instáveis. É um horário complicado, quando as pessoas estão saindo do trabalho... Enfim, o que estou questionando é o porquê desses índices terem despencado tanto em menos de um ano. É assustador!!!!


Eduard comentou:

A baixa audiência das novelas das seis é resultado de um processo natural que vem ocorrendo com o surgimento das novas mídias e com a ascensão da classe C. Eu, particularmente, adoro Joia Rara e adorei Lado A Lado, mas não tenho tempo de assistir porque chego do serviço quase sete horas, quero comer alguma coisa, tomar banho... Sempre vejo na internet, à noite, com um dia de atraso. O IBOPE contabiliza isso? Não! Muitas novas opções surgiram no "cardápio de entretenimento". As pessoas estão podendo escolher. Isso vai fazer com que a audiência das novelas despenquem, óbvio. Acredito que o futuro da TV será justamente sua extinção. Os programas vão funcionar no sistema on demand, onde o telespectador vai escolher o que quer assistir e em qual horário. Infelizmente, é o que nos espera...


Jeferson Cardoso respondeu:

Pois é, também precisa ter cuidado quando for contabilizar a audiência pela internet. Tem muita gente que vê apenas trechos, não um capítulo todo. O surgimento das novas mídias justifica essa queda repentina? Sei não, tenho minhas dúvidas. Tem algo errado, espero que a Globo consiga descobrir. Se está ruim hoje, imagina amanhã. É tenso!


Lucas comentou:

Os noveleiros das 21:00 não rodam mais até chegar novamente a sua vez? Aguinaldo Silva foi autor de uma novela há pouco tempo e já ano que vez será de novo?

E não tenho pena do Maneco não, tenho pena é do público que vai aguentar outra Helena, diálogos longos e didáticos, Leblon aqui, Leblon ali! E possivelmente José Mayer mesmo beirando os 65 anos, fazendo o tipo garanhão!! rsrs


Jeferson Cardoso respondeu:

Lucas, respeito sua opinião, mas discordo dela. Os textos de Maneco são dignos de um Oscar. As novelas podem ser chatas, arrastadas, mas possuem conteúdo. ;)


Dira comentou:

A Vida da gente foi uma excelente novela e é lembrada com muito carinho pelo público, pode não ser lembrada por vc, não faça das suas opiniões verdades absolutas.
Concordo com vc em relação aos textos do Maneco, são novelas didáticas sim e o encanto de suas novelas está justamente no texto, bem como o de Lícia Manzo.
Por que é tão difícil aceitar que o povo tá deixando de ver novela? ninguém aguenta mais essas novelinhas chatas, fracas com histórias que a gente já viu váaaaaaaarias vezes. Essa Flor do Caribe que o diga, ohh novelinha fraca, com toda a cafonice ainda prefiro a novela das 9, apesar de ser um desastre tb.
Até o blog perdeu audiência, tá incrivelmente chato, imagine as novelas. heheh


Jeferson Cardoso respondeu:

Sim, é lembrada pelo seu "pequeno" público. Desde quando opinião particular é uma verdade absoluta?


Veja também

Publicidade