O Planeta TV

O fracasso das novelas: a culpa não é só do verão!

Por: Jeferson Cardoso

Amadinhos, quede meu cheiro? Enquanto muitos criticam "Guerra dos Sexos", prefiro acompanhar "Que Rei Sou Eu?". Sim, diariamente assisto dois capítulos desta novela. Reservei o horário das 19h30 às 21h para isto. É a primeira vez que acompanho esta obra e, por enquanto, estou adorando. Em 2013, pretendo assistir "O Astro" e "Gabriela", obras que não pude acompanhar na íntegra. Tem ainda a série "Revenge", a sensação do momento.

Muito se fala na queda de audiência da TV nos últimos anos. Essa crise não é de agora. Vem desde 2006, quando a Globo ainda exibia "Páginas da Vida". A novela de Manoel Carlos alcançava recordes de audiência e do nada caiu. Na época, o autor foi considerado o responsável pela queda. Ninguém percebeu que começava ali começava uma nova era. Somente com o lançamento dos próximos folhetins é que a ficha caiu.

O que vivenciamos hoje é consequência de diversos fatores. Em minha modéstia opinião, são:

1 – Os novos autores (Cristianne Fridmann, Thelma Guedes e Duca Rachid, João Emanuel Carneiro e Maria Adelaide Amaral) apresentam um novo ritmo às novelas, despertando a atenção da grande massa. Quando os veteranos entram em cena, com seus métodos antigos, a audiência volta a sua normalidade, às vezes, bem abaixo do esperado. O choque é grande. A concorrência direta da TV, hoje em dia, são as novas mídias (internet, celular) e para conseguir pretender a atenção do telespectador é preciso apresentar tramas ágeis, com drama e pitadas de humor. As últimas novelas de sucesso apostaram nisso. A agilidade deve vir em primeiro lugar. O público não aguenta mais histórias que não saem do lugar. Vide "Salve Jorge", um déjà vu, que começou empacada.

2 – É preciso também conhecer o público alvo. "Guerra dos Sexos", por exemplo, apresenta um humor que não tem a cara do horário das 19h. Idem, "Balacobaco", da Record, que apresenta muito humor para um horário que exige mais drama.

3 – Por fim, o horário de verão. Não é desculpa, é a realidade. Nesse período, os números sempre foram menores. Claro que nada justifica o fracasso das novelas atuais. Mas esse fator deve sim ser levado em consideração. Por exemplo, os últimos grandes sucessos das 18h marcaram médias de 26 pontos, então se "Lado a Lado" estivesse marcando 22/23, esses números seriam considerados bons para o período atípico. Não é o caso. O atual folhetim das seis registra apenas 18 pontos. Aí, o problema é outro. A culpa não é do verão.

É isso meus queridos, nesse novo tempo não veremos mais números históricos. Recentemente, até mesmo a Rede Globo estava festejando os 50 pontos alcançados nas duas últimas semanas de "Avenida Brasil". A trama foi considerada um fenômeno, mas "só" marcou 39 pontos de média na Grande São Paulo.

Brevemente, as metas de audiências das novelas deverão ser adequadas para essa nova realidade. As emissoras, no entanto, não podem se acomodar. É preciso frear essa queda tão repentina e assustadora.

Uma pequena observação: A Rede Globo tem uma parcela de culpa no fracasso de suas atuais novelas. A emissora fez quatro lançamentos (Lado a Lado, Da Cor do Pecado, Guerra dos Sexos, Salve Jorge), um atrás do outro. Não houve tempo suficiente para uma boa divulgação e adaptação do publico. Foi um pecado estrear "Guerra dos Sexos" no primeiro dia do horário político, entrando trinta minutos mais cedo. Outro erro foi estrear "Salve Jorge" junto com o horário de verão. Erros como estes, poderiam ter ser evitados, uma vez que esse calendário é divulgado com antecedência. A emissora deveria ter se adequado a eles.

Fazenda de Verão

Infelizmente, estou acompanhando esse reality apenas no dia de formação de roça e noite de eliminação. Essa edição, sob o comando de Rodrigo Faro, é uma das melhores. A participante Angelis, querendo superar Theo Becker e Nicole Bahls em barraco, aprontou uma daquelas no seu primeiro dia. A coitada surtou ou está querendo quinze segundos de fama.

Enfim, é uma pena esse reality ser exibido às 20h30. Tudo indica que nas próximas semanas seu horário será alterado para as 22h15, com exibição após "Salve Jorge". Só não entendo por que não é assim desde a estreia. Porque mudar somente agora? A Rede Record está perdida. Antes miravam a Globo e agora está desesperada tentando se manter na vice-liderança, hoje disputadíssima com o SBT.

Vale a Pena Ver de Novo

Fiquei sabendo que as novelas mais cotadas para o Vale a Pena Ver de Novo são: Páginas da Vida, O Profeta e Desejo Proibido. A estreia da substituta de "Da Cor do Pecado" deve acontecer no fim de janeiro ou começo de fevereiro.

Até!


Deixe o seu comentário