O Planeta TV

Força Gloria e Salve Jorge!

Por: Jeferson Cardoso

É assustador a falta de respeito de algumas pessoas com a autora Gloria Perez. Alguns, com o intuito de aparecer e até mesmo de perseguir, têm dificultado a interação da autora com seus fãs nas redes sociais.

"Salve Jorge" ainda não engrenou na audiência, mas é preciso entender que cada autor tem o seu estilo. Qualquer um, com a exceção de Aguinaldo Silva (talvez não!), que fosse substituir João Emanuel Carneiro não conseguiria manter os bons índices e estaria passando pela mesma situação. O mesmo deve acontecer com Manoel Carlos, que sucederá Walcyr Carrasco. São autores de estilos totalmente diferentes.

É normal essa rejeição de "Salve Jorge" no começo. Infelizmente, estreou no primeiro dia do horário de verão e vem pegando uma sequencia de feriados prolongados. Em São Paulo, por exemplo, é feriado até a próxima quarta-feira. É mole?

Gloria Perez tem aplicado o "salve block" (ato de bloquear) às pessoas que confundem a forma de criticar com implicâncias e perseguições. As críticas fazem parte um processo, mas é preciso manter o respeito com o profissional. Aqui neste Blog, por exemplo, por diversas vezes fui obrigado a ser mal educado com pessoas que passam do limite. O certo seria ignorar, mas o sangue ferve nas veias e, antes do bloqueio, é preciso fazer a pessoa entender o tão quanto ela está sendo infeliz. Recentemente, Walcyr Carrasco, no começo de "Morde & Assopra", também sofreu ataques.

"Salve Jorge" é uma boa novela. A única coisa chata é o núcleo turco. A autora, nessa altura do campeonato, certamente, já percebeu os erros e acertos de sua trama e caberá aos telespectadores aguardar os próximos capítulos. Como se sabe, uma novela estreia com uma margem de capítulos escritos, este caso foram 25. Nesta semana, serão exibidos os capítulos escritos após a estreia. Mas, somente a partir do capítulo 40 é que sentiremos os ajustes. No capítulo 37, previsto para ir ao ar no dia 2 de dezembro, Morena (Nanda Costa) será traficada.

Como noveleiro, estou satisfeito com "Salve Jorge". Ainda não perdi sequer nenhum capítulo e estou ansioso pelos próximos. Óbvio, sinto falta de um pouco de agilidade em alguns núcleos, mas a trama está longe de ser ruim. É questão de gosto. Claro, uma novela não feita para agradar a minoria, então aguardemos as reviravoltas de Gloria Perez. Um lembrete: independente da audiência, as reviravoltas já fazem parte dos scripts da autora. Quem acompanhou os últimos trabalhos dela sabe do que estou falando. Haja coração!

Média nacional

A direção da Globo, em nota, se diz satisfeita com o desempenho de audiência de suas novelas e diz que a diferença é grande em relação à concorrência. Segundo a emissora, segue as médias no PNT (Painel Nacional de Televisão): "Lado a Lado" tem 23 pontos, "Guerra dos Sexos" registra 27 e "Salve Jorge", 34 pontos.

Gugu Liberato, o apresentador milionário

Não sou vidente, no entanto, há alguns meses, disse que a Record iria pressionar a produção do Programa do Gugu. Há seis meses, a atração dominical vem perdendo público para Eliana, do SBT. Após sucessivas derrotas de audiência, Gugu é obrigado a mexer. Na próxima semana estreará o quadro "Qual é a Musica?", clássico do SBT comandado por Silvio Santos. Posso estar enganado, mas dificilmente esse quadro dará mais audiência que o "Sonhar Mais um Sonho". Acredito que exibir mais cedo ou revezar esse quadro de grande apelo popular é um dos maiores erros da direção deste programa. A audiência começou a cair quando inverteram o horário do "Sonhar" com o da ultrapassada "Escolinha".

Enfim, não acredito numa saída de Gugu da Record. Sinto que ele está feliz na emissora e seu programa atrai os grandes anunciantes. A pressão por audiência é normal. Na verdade, o baixo ibope é um reflexo do atual cenário da emissora. O resto é sensacionalismo da imprensa marrom.

O destino de Ana Hickmann na Record

Com o fim quase decretado do "Tudo é Possível", qual será o destino de Ana Hickmann na Record? A loira também está à frente do "Programa da Tarde", outro programa que parece estar com os dias contados.

Será que a parceria da Record com Hickmann está próximo do fim?

Até o nosso próximo encontro, que deve acontecer na manhã DESTE SÁBADO.


Deixe o seu comentário