O Planeta TV

FALTA DINAMICIDADE À "FINA ESTAMPA"!

Por: Jeferson Cardoso

É verdade, sou fã incondicional de Aguinaldo Silva, não nego. No entanto, não misturo as coisas. Estou gostando bastante de "Fina Estampa". A novela, se comparando com os capítulos iniciais de suas antecessoras – Caminhos das Índias, Viver a Vida, Passione e Insensato Coração – é infinitamente melhor. Só que, de umas duas semanas pra cá, tenho observado que a ela está ficando estranha.

Não estou conseguindo entender a personalidade de Tereza Cristina. Em um determinado momento é boba; em outro, é chata; e, por fim, histérica. Estava esperando por uma vilã de personalidade forte, obviamente, com tons de comédia – característica do autor Aguinaldo Silva. Senti a personagem boba com a chegada de Tia Íris. Em alguns momentos, beirou a infantilidade. Tereza Cristina deveria ter batido de frente com a tia e, que mesmo coagida, se comportasse como GRANDE VILÃ que não deixa a peteca cair. Não gosto de vilãs bobas!!!

Tereza Cristina, até o momento, só me agrada ao lado de Crô. Espero, rezo, peço à Santa Clara, para que o MAGO faça desta personagem uma inesquecível vilã. Daqui a duas semanas, Tereza cometerá seu primeiro crime. Será que vai continuar com esses trejeitos, digamos, infantis? Deus é pai! Às vezes, tenho a impressão de que Cristianne Torloni não está conseguindo dar o tom que personagem pede. E por que a direção não faz nada? Sinal que está tudo nos conformes, não é mesmo? Pra mim, não está!

O capítulo da última terça (4) tinha tudo para ser um marco. Porém, a direção pecou do início ao fim. Que surra foi aquela do Antenor? O ator, se passando por bêbado, não convenceu e deu vergonha. A surra foi pior ainda. Levou tanto soco para sangrar apenas no canto da boca. Calma, queridos, sei que é novela e a Globo diz que elas não têm compromisso com a realidade. Tudo bem, mas a direção tem que tomar certos cuidados para as cenas fiquem convincentes.

"Fina Estampa" apresenta uma ótima audiência, mas o MAGO, ops, Aguinaldo Silva precisa tomar cuidado. Tenho a sensação de que novela precisa de grandes impactos perante a exibição do capítulo, não apenas no começo e no fim. Isso é uma exigência minha em particular. Sinto, que para isto, os núcleos paralelos precisam se destacar mais. O romance de Juan e Leticia, por exemplo, até hoje não saiu do lugar; Solange já cansou com seus funks, bem como René Junior com seus encontros amorosos. Resumindo, "Fina Estampa" é boa, mas precisa ser mais dinâmica.

Veja bem, esse é meu ponto de vista e posso estar errado. E, pelo amor de Deus, não usem esses argumentos para tentar criar intrigas entre mim e o autor. Estou criticando – como telespectador – alguns detalhes da novela, o que é normal. E, repito, apesar desses "problemas" (segundo a minha concepção), "Fina Estampa" é uma boa novela. Quero, no entanto, que ganhe o status de EXCELENTE.

Quanto à audiência, sim, queridos, caiu e a tendência é se manter entre 36 e 38 nos próximos dias. Vem aí o horário de verão; calor; e, pra ser sincero, só acredito numa subida alucinante quando a novela ganhar um novo ritmo.

PS: Fiquei sabendo que – provavelmente nesta segunda – a abertura de "Fina Estampa" passará por modificações, o que Aguinaldo Silva já havia adiantado. É para destacar a segunda fase da trama, com Griselda – linda e rica como na foto acima.

A piriguete que arrasa

É incrível como a imprensa odeia Carolina Diekcmann. Cadê que os críticos - especialistas em televisão – falam da atuação dela em "Fina Estampa”? Diekcmann vem defendendo muito bem a sua personagem. Adoro a Teodora e a considero um dos personagens destaque da novela.

A imprensa marrom, infelizmente, só destaca a vida pessoal da atriz. Uma pena!

A expectativa por "Aquele Beijo"!

Estão lindas as chamadas da nova novela das sete, "Aquele Beijo". Estou numa enorme expectativa, uma vez que, estou há sete meses longe do horário. A novela será uma comédia, acima de tudo, romântica. Se for 20% da inesquecível, porém esquecida pela Globo, "A Lua Me Disse”, já estarei satisfeito.

Prefiro comédia a melodrama, ou seja, dificilmente não vou me apegar a essa trama de Miguel Falabella. Dou risadas só com as chamadas, imagina então durante os capítulos. Vem novelão!

Quanto à audiência, meus queridos, esqueçam! Mas se querem focar nela, preparem-se porque vêm aí os Jogos Pan-Americanos, horário de verão, festas de fim de ano e, ufa, o carnaval. Não é brinquedo não! Torço por uma média geral de 28 pontos, o que não é fracasso considerando o período atípico.

Boa sorte, Miguel e cia.

Lombardi, o fera das sete, vem aí!

Não é segredo para ninguém a minha admiração pelo trabalho de Carlos Lombardi. Infelizmente, acreditei em boatos e repliquei a notícia que ele teria se recusado a mudar a sinopse de sua próxima novela. É tudo mentira! O fera das sete, Lombardi, na verdade, entrou em acordo com a Globo para que Wolf Maya pudesse assumir a direção geral. Em uma conversa que tive com o autor, ele – educadamente – explicou que a Globo não pediu alteração nenhuma em sua sinopse, que já foi aprovada, e que se pedisse não haveria problema algum. Não seria a primeira, nem a última vez.

É isso! Lombardi voltará em 2013 com uma novela que tratará de viagem no tempo. O título provisório é "João Ao Cubo".

Vale a Pena Ver de Novo

É surpresa o fracasso da re-reprise de "Mulheres de Areia"? Não! O que talvez surpreenda sejam os baixíssimos índices, entre 12 e 15 pontos. Eu, particularmente, esperava algo em torno dos 15 e 17 pontos. A novela é fantástica, mas – cá entre nós – precisava reprisá-la pela terceira vez? Complicado entender as escolhas das reprises...

Falando em reprise, em dezembro, "Top Model" invade as tardes do Canal Viva. Que maravilha! Essa novela é inédita pra mim. U-Hu!

A Fazenda

Não mudei de opinião em relação a esse reality show. Se dependesse de mim, a emissora pegava o prêmio e doava para uma instituição de caridade. Monique Evans, provavelmente, levará os R$ 2 milhões. Como acho Monique uma péssima atriz, se é que me entendem, minha torcida vai para Joana. Se bem que há chances de Raquel Pacheco virar o jogo.

Enfim, essa temporada de "A Fazenda" foi tediosa, com exceção as provas do Desafio Semanal – que foram muito bem elaboradas.

JOANA GANHOUUUUUUUUU! U-HU!!!!!!!!!!!! Que maravilha! Vibrei tanto, mas tanto! Vocês não tem noção!

Que venha "O Aprendiz"!

Patrocinadores afastam Rafinha Bastos do CQC

Senti vergonha da postura da Band diante do caso de Rafinha Bastos. Ele foi expulso do CQC porque os patrocinadores ameaçaram, não pelo fato propriamente dito. Ele, como se sabe, brincou com a gravidez da cantora Wanessa Camargo: "Eu comeria ela e o bebê", disse.

A emissora deveria ter comunicado o afastamento dele imediatamente. Não suporto pessoas que se acham humoristas e brincam com a vida dos outros.

Enquanto isto, o "Pânico na TV" continua no ar. Difícil entender os rumos da televisão.

As tardes da Record...

A programação vespertina da Record é um porre. Não consigo entender como uma emissora que sonha em ser líder não tem vergonha de usar reprises e, às vezes, re-reprises de programas da casa. Nem mesmo a RedeTV! abusa tanto da paciência do telespectador. O fiasco é tão grande que o SBT samba em cima.

A emissora já tentou de tudo para reerguer a faixa horária e, quando começa a engrenar, mudam os horários de exibição. Eles não gostam do status de sucesso, queridos.

Espero que a re-re-re-re-re-re-re-reprise de Marimar (SBT) deixe os bispos de cabelo em pé.

A melhor novela do ano?

Galera, qual é a melhor novela do ano: O Astro ou Cordel Encantado? Que dúvida! Vem cá, e "Fina Estampa" não está entre as minhas opções? POR ENQUANTO não, queridos! Nem "Insensato Coração"? Essa passou longe!

Tchau!



Deixe o seu comentário