O Planeta TV

Encantadora, A Força do Querer beira à perfeição

Gloria Perez surpreende com trama envolvente e personagens interessantes.

Por: Jeferson Cardoso

Ritinha (Isis Valverde). Fotos: TV Globo

Que eu sou apaixonado por A Força do Querer, isso não é segredo. Afinal, minhas últimas postagens aclamaram o novelão. O que poucas pessoas sabem é que, para mim, essa obra idealizada por Gloria Perez, a Rainha das 21h, pelo conjunto da obra, é uma das novelas mais deslumbrantes que já assisti. Claro, digo isso no calor da emoção, vivendo intensamente, deixando o coração, a razão e a emoção dominarem meus pensamentos. Sem menosprezar outras ótimas novelas, e sem comparativos sem sentidos, tenho a convicção que essa obra beira à perfeição.  

Sucedendo A Lei do Amor, uma novela fria, sem alma e esquisita, Gloria Perez saiu de sua zona de conforto, corrigindo erros de seu último trabalho, e apresenta uma novela de enredo envolvente e de personagens interessantes. Inteligente, a autora aposta em ingredientes que faltaram às novelas rejeitadas (que ficaram abaixo dos 30 pontos de audiência). 

Desde o início, A Força do Querer caiu no gosto do público. Atípica, encanta, desde o primeiro capítulo, os noveleiros de plantão, e, principalmente as donas de casa. De imediato, Gloria deu indício de que tinha história para contar, e não uma colcha de retalhos de personagens a ser contada, com temas relevantes como compulsão por jogos, tráfico de drogas, machismo, homofobia, mudança de gênero, entre outros. Todos muito bem apresentados. A ótima recepção evitou ajustes que poderiam prejudicar o enredo. 

Todos os capítulos desta novela, sem exceção, têm: humor, drama, emoção e ação. Esses são os quatro ingredientes que compõe a fórmula do sucesso de A Força do Querer.  Os ganchos, que encerram os capítulos, com trilha incidental, ou a abertura com trilha de suspense são os charme à parte. 

A Força do Querer é uma novela de alma feminina. As atrizes dão shows em cena. Todas, sem exceção. Amo Ritinha; adoro Jeiza; venero Silvana; sou apaixonado por Ivana, Silvana, Aurora e Elvira; e divirto-me horrores com Edinalva. E morro de medo (muito medo) de Irene, que pra mim é a melhor personagem.

Há algumas cenas que nunca esquecerei: 

- A da Aurora no dia que Bibi decidiu subir ao morro. A entrega de Elizangela em cena, com aquele coração pulsando foi de lascar. Chorei! 

- Aniversário de Dedé, que pede uma festa para Bibi, mas seus coleguinhas não comparecem. Yuri (Drico Alves), então, surge fantasiado de Goku, alegrando a criança e salvando o momento. Emoção pura!!! Chorei!

Foto: Reprodução/Globo

- Elvira (Betty Faria) dançando funk no baile da favela e rebolando até o chão, chão, chão!!!!. Momento épico, divertido e contagiante. Dá-lhe Betty Faria!!!

Foto: Reprodução/Globo

- As sapatadas na cara de Irene, e cara da psicopata quando Joyce aparece no avião e diz: “com licença, esse lugar é meu”. Gritei! Que momento!!!!

- E os ganchos? Um mais macabro que o outro. Citarei dois, que estão frescos na memória, que dificilmente esquecerei: encontro de Jeiza e Bibi na casa de Cândida; e Aurora entregando esconderijo de Rubinho, que é preso. Que encerramentos!!! Onde queres Avenida Brasil, eu sou A Força. Ahhh Bruta flor, bruta flor!!!

O meu fanatismo não faz com que eu não enxergue algumas falhas. Nada é perfeito. Infelizmente, Cibele e Ruy perderam sentido na trama; Fafá de Belém não vingou como mãe de Zeca. Foi um auê nas redes sociais, mas na história, necas. Atuação broxante. E, pasmem, sei que vou mexer em vespeiro porque Bibi tem muitos fãs, mas tenho que ser sincero. Juliana Paes não me convence como bandida, já como barraqueira arrebenta. Entendem? Veja bem, não acho que a atriz esta ruim em cena, longe disto, é um de seus melhores trabalhos. Talvez seja um problema meu com a personagem, mas, em momento algum, consigo enxergar maldade na Bibi. Acho que criei uma expectativa onde não existia, ou talvez seja uma jogada da autora para a redenção de Bibi no último capítulo.   

Na audiência, A Força do Querer deve chegar ao fim com 35 pontos de média, elevando em oito pontos, repetindo: OITO PONTOS, o que herdou de A Lei do Amor. #NuncaPensei  Pisa mais Gloria Perez, Rainha!!! 

Outubro está chegando. O sonho está acabando. É vida que segue. 

Loucura

Não consigo entender a cabeça da pessoa que manda na programação da Record TV. Você, que é telespectador como eu, precisaria de uma bola de cristal para saber que a reprise de Os Dez Mandamentos, com Novo Mundo explodindo, bem como o lançamento de um novo telejornal, o SP Record, seriam fracassos de audiência? 

Sobre a atual fase de audiência do canal: “chocha, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente”. #Deboche

E mais: duvido que Apocalipse seja lançada em novembro. É um período complicado e logo vem as festas de fim de ano. Carinha de Anjo (SBT) em alta e a novela das nove da Globo consolidada com público superior a 30 pontos... A estreia deve ser adiada para fevereiro. Anota aí. 

Essa ideia de novela com três fases. Sei não. O Outro Lado do Paraíso tem que ser muito ruim para essa novela bíblica da RecordTV decolar.  

Falando nisso...

Tem gente falando que Walcyr Carrasco se inspirou, para não dizer copiou, três novelas mexicanas. Como telespectador, não fico preocupado com isso. Nem ligo, também gosto de mexicanas. Meu medo é deparar com uma novela apelativa (sexo, nudez) e berros (gritaria). Tá repreendido. 

Fenômeno!

Explosão de audiência, Pega Pega – no meu ponto de vista – é bem inferior as suas antecessoras, mas não é ruim. É agradável. Eu, por exemplo, assisto com frequência. E gosto, gosto muito. É uma novela – bastante ágil - com pegada de suspense, sem abrir mão do humor. Sou fã da Sandra Helena (Nanda Costa) e não consigo engolir o casal principal Luiza (Camila Queiroz) e Eric (Mateus Solano), meros figurantes. 

O primeiro capítulo, muito corrido, prejudicou o romance principal. A falta de entrosamento entre os atores também foi crucial. Claudia Souto, em sua primeira novela solo, parece trilhar o caminho certo e vem dando ouvidos a quem de fato assiste à novela. Ela viu que Luiza e Eric não eram rejeitados. O que o público não engoliu foi à forma como eles se apaixonaram. Ajustes pontuais realizados. Quem gostava, passou a gostar ainda mais. E quem diz que não foi fisgado, não consegue deixar de espiar. Sim, Pega Pega é mania nacional. Não é sucesso apenas no Sul ou no Nordeste. É em todo território brasileiro. 

A questão aqui não é se ela é melhor ou pior que as antecessoras. Isso aí é bobagem, é gosto pessoal. O que é bom pra você, pode não ser para os outros. E vice-versa. Pega Pega não deixa de ter qualidade só porque não é mega comentada nas redes sociais ou porque o seus amigos detestam. Na TV, o que vale é a opinião da maioria absoluta. O mais importante é dar Ibope e lucros à emissora.

Marcos Caruso, Camila Queiroz e Mateus Solano. Foto: Divulgação/Globo

Por fim, qualidade é um conceito subjetivo. Está relacionado às percepções de cada indivíduo. Na TV, não tem relação com Ibope e nem com repercussão.

Merece atenção

É muito boa a série #SobPressão Marjorie Estiano é uma atriz e tanto. Parabéns a todos os envolvidos.

É isso, quais as impressões de A Força do Querer? Apontem os defeitos e as qualidades da novela, bem como as cenas que marcaram vocês. O que faz de Pega Pega um fenômeno? Só não vale dizer que é a falta de concorrência. #Deboche

Agora é com vocês. Obrigado pela atenção e até o nosso próximo encontro.      


Deixe o seu comentário