O Planeta TV

A crise de audiência assusta a teledramaturgia da Globo e Record

Por: Jeferson Cardoso

Nos últimos meses muito se falou da queda brusca de audiência das novelas da Rede Record. Após "Vidas em Jogo", que ainda conseguia 11 pontos, a emissora perdeu metade de sua audiência. Atualmente, "Balacabaco" registra apenas 6 pontos.

A Rede Globo, que até pouco tempo comemorava os fenômenos "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil", vive um momento bastante crítico. A reprise "Da Cor do Pecado"; a nova temporada de "Malhação"; e as novas novelas das seis ("Lado a Lado"), das sete ("Guerra dos Sexos"), e das nove ("Salve Jorge") acumulam as piores médias de seus respectivos horários. É um baque. Nunca na história deste país... diria o ex-presidente Lula.

Por partes... A re-reprise de "Da Cor do Pecado" era um fracasso previsto. Confesso que não esperava tanto. Acreditava em pelo menos 15 pontos. Quem sabe agora a emissora começa a respeitar, ou melhor, ouvir o público.

"Malhação" começou fraca, mas há duas semanas ganhou agilidade. Sou suspeito, cansei dessa novelinha e não sou fã da atual temporada. O elenco é ótimo e segue revelando talentos. A audiência, no entanto, só cai a cada temporada. Talvez pelo fato de ter perdido sua originalidade. Saudade das temporadas de 2001 e 2004, que o canal Viva está reprisando.

"Lado a Lado" é linda, mas não encantou o grande público. Começou fraca; uma imagem escura, causando estranheza à Classe C. Na verdade, essa novela nunca deveria ter sido produzida num período de horário de verão. Acredito que esse seja o maior erro. É claro, nada justifica o fracasso, mas no inverno ele não seria tão assustador.

O que falar do remake de "Guerra dos Sexos"? Dispenso comentários, amadinhos. Essa é ruim mesmo. Infelizmente deixei de acompanha-la na semana passada. A audiência é semelhante aos demais fracassos no horário (Tempos Modernos, Três Irmãs, Bang Bang e Aquele Beijo).

Quanto a "Salve Jorge", acredito já ter comentando sobre isto, mas reforçarei minha opinião. As novelas de Glória Perez só se tornam interessante a partir do terceiro mês. Claro, isso é uma opinião particular. Sou fã da autora e acompanhei praticamente todas as suas novelas. Infelizmente, ela gosta de trabalhar com um grande elenco, dividindo-os em vários núcleos. Até o cruzamento de todos os núcleos, "Salve Jorge" continuará cansativa e chata.

Não é a primeira vez que Glória Perez substitui João Emanuel Carneiro. Então, ela certamente saberia o que estava por vir. Se preferiu escrever capítulos chatos e focados no romance do casal protagonista, é porque não estava nenhum um pouco preocupada com a audiência.

Duas semanas se passaram e tenho a sensação de que "Salve Jorge" ainda nem começou. Melhor: começou, mas não sai do lugar. Está começando a irritar. O núcleo da Turquia é um dejavú e, a meu ver, tem prejudicado a novela. Haja paciência para acompanhar núcleos com temas batidos e sem nenhuma agilidade.

Como conheço o estilo da autora, sei que ela reserva ótimas viradas, que devem impulsionar os índices de audiência. Aí já é tarde, meus queridos. Todo esse fracasso, nos primeiros meses, refletirá no seu fim. No mais, Glória Perez só está colhendo o que plantou. Infelizmente, não soube prender a atenção dos saudosistas de Avenida Brasil.

Deixando a audiência de lado e voltando a falar na história, os fãs de "Salve Jorge" podem estar certos de que Glória Perez ainda surpreenderá. O tráfico de crianças é um tema que promete mexer com a sociedade.

Diante desses fracassos da Globo, a Record respira aliviada. Por enquanto, só o SBT se dá bem com o sucesso de Carrossel. Resta saber até quando.

É assustadora essa que essa queda brusca de audiência das novelas. Não esperava por isto tão rapidamente. Enfim, que venha Walcyr Carrasco, Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão, Carlos Lombardi e Cristianne Fridman para tentar reverter essa situação. Amém!

Sofro com esses fracassos, mas jamais abandonarei minhas novelas por audiência. Espero que essa fase seja passageira.

Lado a Lado, a melhor novela em exibição

"Lado a Lado" pode ter começado morna e afastado a Classe C da TV, mas, pra mim, é a melhor novela em exibição. Lembra um pouco "A Vida da Gente", a diferença é que esta obra de João Ximenez Braga e Claudia Lage sabe encantar sem ser muito depressiva.

Marjorie Estiano, para variar, rouba a cena. Que atriz fantástica! Destaco também a atuação de Caio Blat, que está brilhante com um personagem à sua altura.

A chegada da vilã Catarina, com ótima atuação de Alessandra Negrini, deu um novo gás à trama. Uma pena que a audiência não corresponde e essa linda novela seja um fracasso histórico.

Aguinaldo Silva em 2014

Em entrevista à Revista Época, Aguinaldo Silva revelou que, a pedido da Globo, substituirá Walcyr Carrasco em 2014. Uma grande surpresa, uma vez que, todos esperavam por Manoel Carlos. Entendo que a Globo está desesperada por audiência, mas torço para que siga o cronograma anteriormente divulgado. Mais cedo ou mais tarde, Maneco terá que escrever a sua última novela. Então não adianta prorrogar

The Voice Brasil

As tardes de domingo não são mais as mesmas com o incrível reality musical The Voice Brasil. Pra mim, esse programa é a grande revelação de 2012. Show, sensacional!!!

Fazenda de Verão

Sinceramente, não acompanharei essa edição do reality. O interessante de "A Fazenda" é a participação de famosos. Anônimos é coisa do Big Brother Brasil. Assisti a estreia e adorei a espontaneidade de Rodrigo Faro. Mesmo nervoso, o apresentador surpreendeu. Não há comparações com Britto Jr.. No mais, a audiência, de 8 pontos, tem correspondido, tirando a diferença de Carrossel-sem-freio, do SBT.

O retorno de Qual é a Música?!

Quando é que Gugu Liberato esquecerá a sua antiga emissora? Pelo amor de Deus, desde que migrou para Record, esse apresentador só tem apostado em quadros antigos e desnecessários. Agora resolveu ressuscitar o antigo "Qual é a Música?", grande sucesso de Sílvio Santos na década de 90. É complicado. O "Programa do Gugu" precisa de quadros inédito, interessante e, acima de tudo, popular. É o que sua concorrente (Eliana) vem fazendo.

Vamos que vamos galera! O nosso encontro continua as terças e sextas, exceto aos feriados. Até a próxima!


Deixe o seu comentário