
Quando foi noticiado que Walcyr Carrasco escreveria uma trama para as 23h e que ela não seria um remake, como aconteceu com as outras novelas do horário, muita gente virou a cara esperando que Verdades Secretas tivesse elementos de suas novelas de época das 18h (o humor inocente ou algo a lá pastelão) ou que fosse algo como Amor à Vida, a última novela do autor para 21h, mas Walcyr surpreendeu os críticos mais afiados, com uma trama humana e envolvente.
Apesar de ser exibida as 23h, quando a tradicional família brasileira já está dormindo, ou deveria estar, Verdades Secretas tem um típico folhetim, tendo uma trama principal que poderia ter sido tirada de algum conto de fadas, mas o autor vai mais além e mostra que a realidade e sua marca marcante, a dureza, tem espaço garantido em sua trama.
Angel, ou Arletinha (bem defendida por Camila Queiroz), é a típica jovem que se muda para a casa da avó em meio a separação de seus pais. Ela sonha em ser modelo, encontra com o que era pra ser o principe encantado (que tira sua virgindade, mas depois a rejeita), mas descobre que a realidade não permite espaços para sonhos sem alicerces. Entre perder o que seria sua inocência e descobrir que o lado feio de seu sonho envolve o dinheiro fácil, Angel logo descobriu o book rosa e se prostituiu sem receios. É errado? Não. Construída sem medo de ousar, Verdades Secretas logo mostrou que o mundo é agil: pegar ou largar. E Angel pegou e se apaixonou pelo seu cliente, Alex (Rodrigo Lombardi), mas sabemos que a história não acaba assim.
Walcyr aposta em reviravoltas simples, mas de vital importância para a trama, ao contar o sonho da Cinderela Angel e sua paixão por Alex, que mistura paixão e crueldade, em um jogo onde se piscar o olho você pode perder o principal: a emoção. Com uma direção segura e uma edição caprichada, Verdades Secretas apresenta temas pesados como o submundo da moda, as drogas, a prostituição, mas o melhor, sem rotular ninguém. Há bondade e maldade em cada um.
Depois de alguns mimimis desnecessários de agências de modelos, que não gostaram de ver estampado na TV a realidade sobre o book rosa, a trama parece passar incólume aos que adoram boicotar ou causar polêmica. Pena que no horario das 21h, Alice (Sophie Charlotte) teve sua trama alterada, assim como a essência da maioria dos personagens.
Outro ponto forte de Verdades Secretas é o tom exato entre o texto e a interpretação. Longe de obras, onde o naturalismo se remete a falar o texto como nós, Verdades Secretas apresenta personagens que falam palavrão sem soar feio ou errado e até frases marcantes e de efeito ganham um ar de realidade deliberadamente crua, mas sem ser feia. O glamour do mundo da moda talvez ajude nisso.
Certa vez, Walcyr Carrasco disse que poderia se tocar em qualquer assunto em qualquer horário, mas que era necessário encontrar o tom exato, e o tom de Verdades Secretas é isso: humano, o que nos leva a pensar que talvez seja esse o grande triunfo da obra: humanizar dramas antes visto somente em revistas e outras mídias, onde rótulos permeiam o nosso imaginário (quem nunca pensou errado de quem se prostitui, sem conhecer seus motivos, que atire a primeira pedra). Sem criticar, taxar ou levantar bandeiras, Verdades Secretas é uma novela humana, bem real, mas bonita exatamente por isso, por saber que o ser humano carrega emoções dentro de si e que elas são os melhores ingredientes de um excelente folhetim. Para quem duvida ou não gosta, a resposta é uma só: Love you, love you, love you...
Comentários (7) Postar Comentário
Love you sua postagem, Walcyr fugiu do estereótipo muito bem defendido por Aguinaldo Silva em escrever novelas infantis. No momento em que estamos, em que de repente, num piscar de olhos, todo mundo resolveu virar conservador, Walcyr consegue manusear muito bem esse folhetim e se sobressair às críticas (que são poucas) no mais é só elogio.
Walcyr se superou com essa obra prima original da carreira dele,elenco afinados,texto ótimo,abertura e trilha envolvente e sexy e fotografia e tudo,conseguiu conquistar publico e audiencia ,a novela é mil vezes melhor que babilônia,que deixou a desejar,lembra um pouco dos filmes: ATRAÇÃO FATAL ,9 MEIA SEMANA DE AMOR E 50 TONS DE CINZA.
Arrisco dizer, Verdades Secretas já é a melhor novela de 2015.
Angel boba, não é todo dia que se tem um Rodrigo Lombardi mostrando a bunda pra vc! Aproveita! #SomosTodasAngel
Tenho que parabenizar o Walcyr, Verdades é a melhor novela no ar. Não lembra em nada Amor à Vida, que mais parece uma trama ridícula do Agnaldo Silva.
I love Kika, a verdadeira protagonista da novela
Verdades Secretas terminou como começou: um texto fraco, vazio, desalmado. A ideia de que todos os nossos problemas podem ser solucionados com poder, dinheiro e crimes foi uma constante em toda a trama. Não há nada mais mentiroso do que isso. Na ficção como na vida tudo está a serviço de um propósito, Mas não na mente de Walcyr Carrasco. Uma pena; dramaturgia zero para uma produção irretocável, defendida por grandes atores em atuações brilhantes.
Nunca tinha visto uma resposta tão sábia, em poucas palavras: Verdades secretas, História envolvente com fim medíocre.
A trama foi muito envolvente para um fim deplorável, ficou muita coisa pra última hora, a novela em se foi muito boa só faltou explicar ou mostra determinados assuntos que ficaram pendente
Escrita por Walcyr Carrasco, Verdades Secretas cumpriu bem a sua promessa de ser polêmica, ousada e envolvente. Mas, infelizmente, o sucesso da novela se dá mais pelas cenas picantes e de sexo ardente do que pela história em si. A trama mostra a realidade nua e crua de forma escrachada que só quem é cego não vê, mas, mesmo assim, o público insiste em ver um final de história com casamento em que amor que não existe! A maior prova disso é o Gui. Não é de hoje que Bonito e rico, vive uma vida de luxo sustentada pelo pai fazendeiro. Diz que quer estudar medicina, mas na verdade não quer fazer nada na vida. Apos conhecer Arlete na escola "Batiza" a bebida dela numa festa para estuprar Arlete. Após conseguir tirar a virgindade da garota, dá um pé na bunda dela.