Desde que estreou a pouco mais de três semanas, Babilônia, atual trama das 21h da Rede Globo, que raramente começa antes das 21h20, está dando o que falar. Primeiro uma ameaça de boicote devido ao beijo de Teresa (Fernando Montenegro) e Estela (Natália Timberg) rolou na mídia, depois dizem que foi a novela Carrossel do SBT quem mingou a audiência da trama e por último sobrou até para Os Dez Mandamentos da Record a culpa do pífios números da trama da Globo. Tudo balela, o fracasso e o sucesso de uma novela depende somente dela.
Enquanto a trama das 9 não acontece devido a falta de história, sim porque é isso que falta de verdade, a Record vem na contramão e apresenta uma trama que pode ser clichê, já que é retirada de um livro da Bíblia, mas que traz um frescor novo a um antigo filão.
Centrada na história de Moisés (Guilherme Winter), a trama apresenta muito mais do que a Bíblia diz, sempre mostrando personagens com estereótipos comuns de bonzinhos e mauzinhos. Os Dez Mandamentos humaniza personagens que eram vistos como algo intocável ou de bondade ou de maldade.Todos possuem duas facetas, o que torna cada vez mais interessante.
Tendo como referência somente a Bíblia ou outras mídias que já apresentaram a mesma trama, Os Dez Mandamentos recria seu próprio Egito com uma cenografia, figurino e caracterização com um tom acima do que foi o pais naquela época, mas TV é isso, é beleza e em nenhum momento isso torna a trama menos interessante. A direção segura e a excelente fotografia tornam a trama cada vez mais com cara de cinema. Ponto pra trama
Os Dez Mandamentos começou com um texto e até o capítulo de ontem terminou com outro. Sim, os primeiros capítulos da trama foram recheados de textos empostados e didáticos que parecem que foram escritos pelos autores do Telecurso 2000. Agora o texto caminha para o mais natural possível, já que é uma trama épica repleta de nomes que não fazem parte de nossa cultura e por isso o público demorou para memorizar os personagens.
O curioso de Os Dez Mandamentos é que ele vem suceder Vitória, trama escrita por Cristianne Fridman, que tentou a todo custo levar sua trama com o máximo de recursos que tinha. Vitória além de mau divulgada era só um tapa buraco na emissora que a tratava mais como prejuízo do que como potencial lucro. Cara e muito bem produzida, Os Dez Mandamentos tem ganhado destaque em todos os programas da casa e chega em um momento em que a maioria das emissoras tem cortado gasto. Quer dizer que pra divulgar Vitória não tinha grana e pra divulgar Os Dez Mandamentos tem?!
Nada contra a produção ter temática bíblica, pelo contrário, esse tipo de programa tem público cativo, mas falta a Record entender que novela é coisa cara e por isso perder dinheiro não é questionável. Será que sua sucessora Escrava Mãe terá a mesma importância para a direção da casa? Só o tempo dirá. Só por ser liderada por evangélicos que uma produção desse tipo foi feita ou o objetivo é seguir por um novo mercado? Talvez as duas coisas.
Enquanto Os Dez Mandamentos se utiliza de uma história conhecida, com outros ingredientes folhetinesco para aumentar a audiência da emissora devemos esperar por grandes surpresas, afinal a bíblia é repleta de tramas com crueldade e injustiças, o que pode trazer uma nova versão para a história. Enfim enredo não vai faltar e alcançar os dois dígitos esperados pela Record não vai ser necessariamente graça de Deus e sim de trabalho em equipe. Esperamos por uma boa história e pra isso precisamos saber que elas existem, portanto Record:divulguem mais suas novelas.
Comentários (40) Postar Comentário
Gentem, mas o Emerson não tinha saído do site?? Mi-ni-na! Tô passada e muito feliz que ele voltou! Minhas preces foram ouvidas!!
o texto é meio sarcastico..principalmente nas fotos..deveriam tratar com mais importancia uma produção dessa magnitude..o mercado agradece e o povo brasileiro tambem, afinal é cultura sem apelação e grandes efeitos.(imparcialidade).
È um espetaculo maravilhoso! Merece todo sucesso.
MELHOR NOVELA DA ATUALIDADE, ADORO ESSE MOMENTO MÁGICO DA TV BRASILEIRA.
Eu não entendo o escarcéu que esse site faz em torno dessa novela. A novelinha dá 12 pontos contra 24 de Babilônia é uma diferença mais que gritante, é "berrante". Esse site trata essa novela como se desse 40 pontos e eu tenho certeza que se ela fosse exibida na Globo, seria só mais uma, já Babilônia exibida na record seria o alicerce do primor de novelas, seria elogiadíssima, porque pelo que vejo a Rede Globo tem por obrigação de fazer mais de 30 pontos, se não é fracasso, já a record fazendo MISERÁVEIS 12 pontos é um êxito total. Não vejo absutamente nada de ruim em Babilônia, a trama tem história de raízes atraentes, ganchos em cada capítulo, vilãs e mocinha excepcionais, quanto à audiência, coisa que eu não preocupo, pq não tenho que me preocupar com isso, eu não a mínima. O que tá faltando pra aumentar a audiencia da novela é um núcleo pobre bem cafona, uma barraca, uma lona, muita gritaria e uma comédia pastelão bem clichê pq é disso que os brasileiros gostam. Ridícula essa postagem com figurinhas querendo rebaixar a trama global (coisa que mais rebaixada ainda é essa trama bíblica, rebaixada em 12 pontos a menos kkkkkk) isso é o que dá colocar qualquer um pra escrever coluna.
"Agride a quem assiste" quer dizer que a bonequinha da universal se sente agredida com a novela mas não com o jornalístico da tarde da emissora da "fogueira santa". Querida estou com tanta pena e concomitantemente tanta preguiça de vc. Sonha Alicinha, Rede Globo continua soberana e não vai ser por causa de medíocres como vc que ela vai deixar de ser. O que esperar de alguém que ver a record...
Essa novela da Record é um lixo, baixa produção,figurinos que deveriam ser épicos parecem ter saído da máquina de lavar do antigo Egito. Kkkkk
Esse boicote começado por políticos evangelicos de moral duvidosa. Eles têm medo que as ovelhinhas descubram as falcatruas do político evangelico corrupto,interpretado por marcos palmeira. Babilonia é uma obra prima. Só em ver Fernanda Montenegro e Glória Pires juntas já me emociona.
Sou católico mas não deixo de assistir nenhum capítulo. Parabéns a Record e os atores pelo espetacular trabalho realizado na novela, incluindo também os diretores e outros assistentes.
começa e decadência da tv globo, que por muitos anos manobrou em todos os setores da nossa sociedade, como nada é eterno, então tudo acaba. o Brasil mudou de cara e hoje não é um país comandado por uma junta militar onde a globo nasceu com pompas militares. hoje somos 200 milhões de pessoas e vivemos em uma democracia das mais respeitadas. a programação é horrível, suas novelas ´só fazem sucesso porque não tinha uma outra emissora para bater de frente , meus parabéns a RECORD e SBT, que começam a crescer e alguns horário começa alcançar a liderança para o desespero da ex- emissora líder. a escrava mãe a próxima novela da RECORD também vai ser sucesso e tome desespero da globosta...