Vamos eleger naqueles que estragaram nossa TV em 2013.
Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]
Está aberto o período de eleição. Com tantos sites fazendo votações para eleger os melhores do ano, acho injusto que na haja um prêmio para aqueles que nos fizeram assistir as piores cenas de 2013. Sério, somos obrigados a ver cada coisa desastrosa, engolir cada erro de produção, direção, roteiro e atuação, que é bom que eles saibam que não vamos aceitar qualquer coisa. Entre tantos prêmios que poderiam ser criados resolvi homenagear o “Framboesa de Ouro”, famosa cerimônia que elegem os piores do cinema.
Como o Brasil não é terra de framboesa resolvi usar algo que fosse nacional e que fosse amargo, assim como nossa decepção ao nos depararmos com coisas tão mal feitas. Esse prêmio serve como reivindicação para melhores produções televisivas.
Mas chega de papo e vamos às categorias:
PIOR NOVELA: “Além do Horizonte”, “Amor à Vida” e “Salve Jorge”.
PORQUE FOI INDICADO:
“Além do Horizonte” a menos de um menos no ar a novela despencou o ibope. Vivem falando de uma tal de felicidade, mas todo mundo é estranho, os novatos são chatos, os veteranos mal aparecem e ainda tem uma Besta na história. Que não é o telespectador, que já tratou de mudar de canal e ver a violência de “Cidade Alerta”.
“Amor à Vida”, primeira novela solo de Walcyr Carrasco no horário nobre. O título não condiz com a obra, que já descambaram geral, 99 % dos personagens não te caráter definido. Paloma é considerada uma protagonista das mais chatas e só não roubou o posto de maior sofredora de Maria do Bairro porque não perdeu a memória (Mas o Atílio perdeu). A direção é um caso a parte, segura, o que deve ser levada em conta. Já o resto beira ao drama mexicano, dos mais puros. Audiência instável.
“Salve Jorge” é considerado um fracasso, que sucedeu “Avenida Brasil”. Glória Perez trouxe um drama real, mas de modo surreal. Coisas improváveis como alguém entrar no elevador para melhorar sinal do celular foram percebidos pelos telespectadores que reclamaram em redes sociais. Além disso, erros de continuação, direção e o cabelo flex de Morena (Nanda Costa) deram o que falar nos cinco primeiros meses do ano.
VENCEDOR: "Amor à Vida".
JUSTIFICATIVA: A novela começou com uma proposta arrebatadora, mas assim que o ritmo agil dos capítulos iniciais se tornaram mais lentos, a história esfriou e chegamos a parar de torcer pelos personagens. Pior do que novela que tem a premissa de ser ruim é a novela que parece ser boa, mas decepciona.
PIOR ATOR: Henri Castelli (Cassiano de Flor do Caribe), José Mayer (Zico Rosado) e Rodrigo Lombardi (PasTHÉO de Salve Jorge)
PORQUE FOI INDICADO:
Henri Castelli voltou a fazer o mesmo papel de sempre. Seu personagem Cassiano não ganhou a simpatia em Flor do Caribe, preterido por Alberto (Igor Rickli) que roubou a cena. Henri não se empenhou em fazer de Cassiano um personagem interessante, sempre com a mesma cara de quem faz um trabalho por obrigação, não dando expressão dramática ao personagem. Fica difícil torcer por alguém assim!
José Mayer é um ator excepcional, mas com Zico Rosado não demonstrou a que veio. O personagem era um manda chuva em uma cidade, além de ser sedutor. O ator não soube definir muito bem e ora era um, ora outro. Ficou difícil entender a essência do personagem, talvez seja essa razão do publico não gostar do romance insosso de Zico com Vitoria.
Rodrigo Lombardi fez de Théo de Salve Jorge um pé no saco. Chato, querendo ser ético e até quando estava amando, o ator tinha sempre a mesma cara “Poker Face”. Além de andar como o Robocop nas maiorias da cena. O ator não soube dar vida ao personagem e por isso não ganha o prêmio “Esse cara sou eu”.
VENCEDOR: Rodrigo Lombardi por Théo de "Salve Jorge".
JUSTIFICATIVA: O ator não convenceu como protagonista disposto a tudo para salvar a heroina. O personagem era chato e Rodrigo não conseguiu extrair nada positivo dele, bem diferente de "O Astro", seu trabalho anterior.
PIOR ATRIZ: Claúdia Raia (Livia de Salve Jorge), Grazi Massafera (Ester de Flor de Caribe) e Paolla Oliveira (Paloma de Amor à Vida)
Claúdia Raia é uma atriz incrível e está certo que Livia Marini era uma personagem líder do tráfico de pessoas em Salve Jorge, mas a atriz não tinha expressão alguma e até no Faustão, comentou algo que a autora Glória Perez rebateu ao vivo sobre seu personagem. Claudia não soube como dar vida a uma personagem que não entendia.
Grazi Massafera transformou Ester de Flor do Caribe em uma nuvem, numa novela solar. O personagem só chorava e a atriz sempre com cara de choro. Mesmo erro cometido por Henri Castelli. Fez uma protagonista tão boa que torcíamos por vilão. É com base no que o ator dá que o autor escreve. Será que ela fez curso com o tal cigano Igor?
Paolla Oliveira fez sua Paloma ser tão odiada, que a campanha pro personagem morrer no Twitter é enorme. Paolla não soube construir a personagem que foi ofuscada pela bicha má Felix. Com os primeiros capítulos focados no vilão ficou difícil para atriz construir a heroína, agora Paloma tem a mesma cara pra tudo. Paolla não conseguiu salvar o personagem, mas poderia...
VENCEDORA: Grazi Massafera por Esher de "Flor do Caribe".
JUSTIFICATIVA: Numa disputa acirrada entre atrizes, Grazi acabou ganhando o prêmio de pior atriz. Té certo que sua personagem era uma sofredora, mas a atriz em nenhum momento se esforçou para torna-la marcante e fazer o público torcer por ela, isso as 6 da tarde quando as donas de casa param para assistir.
PIOR ATOR/ ATRIZ COADJUVANTE: Julio Rocha (Jacques de Amor à Vida), Vera Fischer (Irina de Salve Jorge), Flávia Alessandra (Érica de Salve Jorge e Heloísa de Além do Horizonte).
Qual a função de Julio Rocha em “Amor à Vida”? Seduzir Pilar? Não, fazer cara de “o que estou fazendo aqui?”. O ator não acrescenta em nada na novela e pelo desempenho do ator, seu personagem já poderia ter saído da novela. O ator não sabe muito bem o que fazer em nenhuma das situações.
Vera Fischer estava fazendo laboratório para o remake de “Eu, Robô”, aposto. Mesmo que o personagem fosse desnecessário, a atriz não quis roubar a cena, sequer mostrar seu talento, além de não transformar seu personagem em algo interessante, diferente de Totia Meirelles, ambas em personagens pequenos. Quem sabe a Vera não ganha um personagem em Futurama, como uma robô brasileira.
Flávia Alessandra é indicada por duas obras: Além do Horizonte e Salve Jorge, mas por motivos diferentes. Na novela das 8 por fazer uma personagem tão sem sal, que até hipertensos perceberam. A personagem não tinha carisma, apelo popular e o pior: química, com qualquer personagem e olha que a personagem Érica pegou bastante gente. Já na atual novela das 19h, Flávia volta a interpretar a robô Naomi de “Morde e Assopra”.
VENCEDOR: Vera Fischer por Irina de "Salve Jorge"
JUSTIFICATIVA: A personagem passava 99% do tempo sentada, fazendo a contabilidade, mas isso não quer dizer que ela não poderia ter ao menos circulado pelo cenário. Pode ter sido erro da direção, mas Vera poderia ter lutado por sua personagem, que entrou praticamente muda e saiu calada.
PIOR ROTEIRO: Amor à Vida, Dentista Mascarado e Salve Jorge.
Amor à Vida trouxe situações impecáveis, além de diálogos escritos para o público que vê Galinha Pintadinha. Entre loucuras na novela, teve Amarilys gritando uhuu após achar que a fertilização não deu certo e ir pra cama com o marido do melhor amigo.Além de sequestro de Paulinha, prisão de Paloma, todos com furos que o telespectador sacou.
Dentista Mascarado, programa de estreia de Marcelo Adnet não conseguiu fazer rir. Os autores, responsáveis por sucessos como “Os Normais” e não conseguiram fazer algo engraçado, o que afastou o público de um horário já critico na Globo, o das sextas feiras depois do Globo Repórter.
Salve Jorge tinha uma premissa interessante, mas o texto falho e a lentidão levaram pessoas a fugir da trama, já que estavam acostumados com um texto mais ágil. A autora fez algumas justificativas no Twitter quando o público percebeu as falhas.
VENCEDOR: "Dentista Mascarado"
JUSTIFICATIVA: Os autores, já consagrados por trabalhos anteriores não conseguiram expressar muito bem a idéia do seriado, que fez o público desistir de assistir a obra. O trabalho de Marcelo Adnet, conhecido do publico não conseguiu ser utilizados pelos autores e a trama se perdeu.
E vocês, o que acharam dessa primeira parte da eleição dos piores do ano? Concordam, discordam? Vamos eleger os piores e mostrar que estamos atentos e que não queremos o pior.
Comentem, compartilhe.